Haibane Renmei - Um retorno à Confederação das Penas de Carvão.



Falarei novamente sobre Haibane Renmei, desta vez do material extra relacionado à obra, especialmente dos doushinjis e do artbook lançados por Yoshitoshi Abe, a fim de cumprir meu costume de sempre, mensalmente, postar algo relacionado à Artbooks e afins. 



Bem não tratarei dos pormenores do enredo, pois já fiz uma postagem acerca do anime, e os doushinjis, tirando algumas exceções, abordam o apresentado no mesmo, sendo que vocês poderão ver minhas considerações acerca da obra no seguinte link:

Resumindo, Haibane Renmei, traduzido como Federação das Penas de carvão, ou ainda "Une fille qui a des ailes grises", em francês, é originário de uma série de doushinjis desenhados por Yoshitoshi Abe (o desenhista de Serial Experiments Lain) a partir de 1.998 e abandonados por decorrência da série animada, sendo que nunca foram terminados.

Não é novidade eu repetir que gosto bastante dos desenhos do Yoshitoshi Abe, seu character design e como ele utiliza as cores, sempre puxando para os tons pastéis.

Nestes doushinjis o character design mudou bastante até chegar no qual é usado no anime e inicialmente não possuíam uma estória fixa, Yoshitoshi Abe, segundo ele mesmo, criou as personagens antes de um possível enredo, por pura liberdade artística, por querer retratar personagens com asas de anjos e auréolas, sendo uma escolha puramente estética. Contudo, alguns dos doushinjis abordam exatamente o enredo do anime, isto em uma fase em que seus desenhos e ideias já estavam consolidados, contudo, rapidamente o anime os ultrapassou, e então foram deixados de lado.

Em Charcoal Feather Federation, podemos observar os desenhos mais antigos relacionados à Haibanne Renmei, como seus conceito originais e primeiros esboços. Neste trabalho, Abe admite seu propósito inicial, desenhar o maior número de garotas possível com auréolas e asas! Sem contudo atribuir qualquer poder especial, ou necessidade de ajudarem alguém, tanto é que para criar o conceito das "anjas" por assim dizer, Abe apenas pegou algusn desenhos rejeitados e colocou asas e auréolas e pronto, criou-se anjos. Ele admite que no ano que criou Haibanne Renmei a intenção dele era apenas desenhar pessoas de meia idade, mães e pais, segundo ele mesmo.

Nota-se que realmente, seus primeiros anjos não faziam correspondência às personagens do anime:









Bem, como, percebe-se que o restante do trabalho se resume a momentos engraçados e informações técnicas dos anjos. Nota-se também um simplicidade nos traços, beirando quase como esboços, sem o refinamento técnico de uma arte final:















Haibane Lifestyle Diary é um artbook em que Abe aborda aspectos técnicos de Haibane Renmei, notadamente o character design dos personagens, plantas das cidades, roupas e sapatos, além de algumas esquetes cômicas:




























Haibane of Old Home 1, 2 e Extra, são doushinjis que retratam fielmente o ocorrido no início do anime. O primeiro livro corresponde a primeira metade do episódio 01 do anime, junto com algumas ilustrações coloridas, como vocês podem perceber nesta prévia:








O segundo volume cobre a última parte do primeiro episódio e o começo do segundo, junto com mais ilustrações coloridas. 










Por último, o volume extra trás material inédito e de importância para o enredo do anime, onde mostra detalhadamente o passado de Reki, bem como algumas gravuras, sendo um retrato de Reki e duas pinturas feitas pela mesma:







Bem, agora entremos no Artbook propriamente dito, com gravuras relacionadas ao unoverso de Haibane Renmei:



































Bem, assim termino a postagem do dia, espero que tenham apreciado o singular trabalho de Yoshitoshi Abe, até uma próxima! E esperem por mais Abe em breve!

Postagens mais visitadas