Ryutai - Uma imersão na criatividade de Yoshitoshi ABe.



Yoshitoshi ABe dispensa apresentações, bem como já deu as caras algumas vezes no blog, seu trabalho em Serial Experiments Lain é memorável, mas não podemos esquecer de outras obras que utilizaram seus desenhos, como Haibanne Renmei, já devidamente analisada no blog e que além do desenho a estória é de sua autoria.


Por ser um ilustrador profissional, ABe lançou uma séria de coletâneas de desenhos durante sua carreira, os chamados Artbooks, por vezes desenhos aleatórios ou derivados de uma outra obra, como Serial Experiments Lain e Haibanne Renmei, ambos artworks já apresentados no Blog.

ABe também possui uma grande quantidade de doushinjis lançados, lembrando que Haibane Renmei surgiu justamente de um. No presente Post irei apresentar uma pequena coleção de desenhos do artista publicada com o nome Ryutai em meados de 2003. Neste pequeno artbook, ABe possuía um objetivo bem singelo, apenas disponibilizar ao público alguns de seus desenhos, sendo que em suas próprias palavras disse que ficaria muito grato se gostassem deles.

Na própria obra ABe afirma ser essa publicação uma forma de se libertar das amarras da indústria dos animes, sendo que para trabalhos animados tinha que adaptar seu traço e seguir ordens da produção a respeito de personagens e etc. Então Ryutai, criado e editado em apenas uma semana! Serviu como válvula de escape para o desenhista encontrar a si mesmo, o que é bastante vantajoso visto o estresse da rotina poder criar efeitos negativos em sua capacidade artística.

Os desenhos desse Artbook são dos mais variados, não seguem uma temática pré-estabelecida, mas, como quase sempre, seus desenhos se resumem em mulheres, ou seres femininos por assim, dizer, que é uma predileção do autor. O traço é um tanto experimental, embora não fuja do habitual do artista, mas percebe-se uma maior liberdade criativo nos respectivos desenhos. Portanto desfrutem o trabalho de ABe aqui apresentado. Até mais.















Postagens mais visitadas