Bicycle Life With Kawaii Girls. Ciclismo Como Você Nunca Viu Antes!



O Artbook da vez é o "Bycicle Life with kawaii Girls", não se trata de ilustrações de um único autor mas de uma excelente coletânea de obras de vários mangakas, animadores, ilustradores japoneses. Essa coletânea teve como objetivo incentivar a popularização das bicicletas, e nada melhor para divulgação do que unir o que é útil e agradável para japoneses, bicicletas e garotas kawaii. O Artbook reúne 40 artistas, tendo como tema, uma garota e uma bicicleta, incluindo grandes nomes como Range Murata, Yoshitoshi ABe, Shirow Miwa, entre outros. 

Alguns ilustradores são mais conhecidos, outros mais obscuros. A maioria das bicicletas apresentadas são realmente existentes, algumas já a venda e outras apenas protótipos, além, claro, de bicicletas inteiramente inventadas pelos desenhistas. Mas o Artbook em suas 168 páginas não se resume nas ilustrações, mas é um complexo compêndio sobre ciclismo. Para cada artista há informações sobre o modelo da bicicleta utilizada como inspiração, algumas inclusive pertencem ao próprio autor, bem como em alguns caso entrevistas, dicas, e etc... 

Além disso, há espaço para matérias sobre diversos temas relacionados à bicicletas, sobre empresas, lojas especializadas, protótipos, etc. Em virtude desta grande abrangência, somente vou expor as ilustrações e algumas páginas correlacionadas, visto que o objetivo da postagem é divulgar o trabalho dos autores e o post ficaria muito extenso e pesado, além de fugir um pouco do objetivo. Outro motivo é que o entendimento das matérias e informativos ficam prejudicados de qualquer forma por não haver tradução nem para o inglês, estando a maioria dos textos em japonês. Farei comentários sobre cada artista para situar o leitor, como informações sobre no que ele trabalha, obras publicadas e coisas do gênero.

A ilustração da capa coube ao ilustrador Range Murata, que já apareceu aqui no blog em Futurhythm - Range Murata e o Ritmo do Futuro, famoso por ser o ilustrador de obras como Last Exile e Blue Submarine n. 6, além de participações em Solty Rei e Animatrix. Bom, suas ilustrações são muito bem feitas e esta não foge a regra exibindo uma bicicleta futurística e uma loli em trajes e posição provocantes, que é o seu tema preferido.

Agora temos em sequência um bom conjunto de ilustrações feitas por Akatsuki Katoh. Como eu disse, haveria artistas mais e menos famosos. Quanto ao Akatsuki Katoh, parece que ele ainda não trabalhou em muita coisa, destacando a light novel de Shinrei Tantei Yakumo. Quantos aos desenhos, eles são muito bonitos remetendo ao Reino Unido pela decoração e temática, apresentando sua curiosa bicicleta portátil (Brompton/M3R), que é muito prática e versátil, além de conferir uma maior segurança ao ciclista, pois pode ser levada para qualquer lugar, que não tenha um detector de metais claro!







Na sequência temos uma grande ilustração feita por um grande ilustrador que já é figurinha carimbada no Blog, Yoshitoshi ABe, famosos por Serial Experiments Lain, Haibane Renmei, entre outros. Uma paisagem um tanto mais étnica com uma curiosa bicicleta que chama a atenção pelo seu formato, a STRIDA 3.3.







A próxima ilustração é de autoria de Kitarou Kousaka, um dos maiores animadores de todos os tempos, não sem razão, trabalhou como animador na maioria das obras do Estúdio Ghibli, inclusive do ganhador do Óscar A Viagem de Chihiro, e também em outros grandes sucessos como Nausicaã of the Valley of the Wind e Akira. Além de um grande animador ele é fã de ciclismo, inclusive dirigiu e criou um filme sobre o tema Nasu: Summer in Andaluzia, sendo único filme de animação japonesa selecionado para o festival de Cannes.




Agora é a vez de Mohiro Kitou, autor de mangás conceituado pelas suas histórias complexas psicologicamente como Bokurano e a polêmica Narutaru. Eu particularmente não sou muito fã de seu Character Design, penso que o destaque ficou para a bela bicicleta Lotus. Mohiro Kitou recebeu uma atenção especial nesta coletânea, visto ter em suas páginas uma pequena one-shot de sua autoria sobre ciclismo (não diga!). Infelizmente encontra-se em japonês e fica difícil dar mais detalhes. 

Edição de última hora: Não posso afirmar, mas tenho quase certeza que as ilustrações e a one-shot de Mohiro Kitou sejam derivadas do mangá Noririn de sua autoria, o qual trata justamente de ciclismo! Isso devido à protagonista ser idêntica à garota ilustrada, bem como pela temática de ciclismo.













Esta bem humorada ilustração é de autoria de Iou Kuroda, mangaka japonês autor de obras premiadas como Sexy Voice and Robo e Nasu. Inclusive, é de se ressaltar que o filme dirigido por Kitarou Kousaka Nasu; Summer in Andaluzia foi adaptado de parte do mangá Nasu de Iou Kuroda.





Agora temos a ilustração e bicicleta de Toshitoh Asari, mangaka mais famoso por ser o assistente do character design de Neon Genesis Evangelion, mas também desenhou alguns mangás e criou alguns animes originais um tanto obscuros.




Bicicleta e garota por Keitarou Arima, mangaka mais conhecido pela obra Tsukuyomi: Moon Phase.




Garota e bicicleta futurista por Okama. Okama é um mangaka de obras como Tail Star, mas também ficou responsável pelo character designs de animes, como vários da série Pretty Rhythm.




Agora temos o trabalho de Takamichi, publicou alguns mangás, mas ficou famoso no Japão por desenhar as capas da revista lolicon Comic LO. A bicicleta de sua ilustração é uma Mobily Genius, retrátil.



Aqui temos uma belíssima ilustração de Mahiro Maeda. Maeda é um grande animador com muita história, sendo responsável pela animação e direção de animes (de todos ou de alguns episódios) como Kill La Kill, Full Metal Panic, Neon Genesis Evangelion e dos filmes do reboot da franquia, Animatrix, Macross, e do filme do estúdio Ghibli Omoide Poroporo, entre muitos outros, a lista é longa.



Esta bela ilustração retratando uma ciclista em uma competição é de autoria de Hideki Yamada, autor de mangás Ecchi, seus trabalhos não fazem muito o meu gênero de leitura portanto não conheço nada dele.



Tomohiro Hirata fez o próximo desenho, mesclando uma paisagem real com seus traços, ele é outro famoso diretor, animador e responsável pelo storyboard de dezenas de animes, tais como Afro Samurai e Trinity Blood.




Ousada e sensual ilustração de Tomokazu Nakano. Nakano não é lá muito famoso, foi responsável pelo character design Queen's Blade: Rebellion.



Bom, o próximo artista não contribuiu com uma única ilustração, mas com uma pequena One-shot, que mesmo em japonês dá pra entender o que se passa, e que envolve uma bicicleta (ah vá!!). Quem fez esta historieta foi Ashita Morimi, autor de mangás ecchi e hentais.






Agora temos outra ótima ilustração, desta vez seu autor foi Masaki Hirooka, famoso por ilustrar games, principalmente Castlevania: Order of Ecclesia.



Shin Hashimoto desenhou esta aqui, embora eu não tenha achado informações sobre quem seja Shin Hashimoto, nada mal sua arte conceitual.



Outro ilustrador de alguém na qual eu não consegui encontrar informações pessoais, somente uma página sua na internet de hentai. Bom, é uma imagem bem ousada, dado ao estilo do autor, eu diria que a bicicleta futurística representada na ilustração serviu bem ao propósito de exibir a garota desenhada, se este foi o propósito do autor, o que é muito provável.


Fumihiro Katagai, repsonsável pelo design mecânico de animes como Hitsugi no Chaika, Last Exile, Shangri-la e Show by Rock!!, nos apresenta algumas belas ilustrações.







Ilustração de Masae Hashimoto, autor de mangás como Blue Jasmine e Jiraya.


Curiosas ilustrações em estilo 3D de Tomoko Yoneyama.





Desenho por Ryusuke Hamamoto, também conhecido como Ryu Moto, autor mais conhecido pela paródia de Evangelion, Petit Eva: Evangelion@school. Ultima Girls de sua autoria já foi adaptado em anime.



Ilustração steam-punk de Motonobu Hori. Hora é um animador que já trabalhou em animes como Psycho-Pass, Blue Exorcist, nos filmes de Berserk, Paranoia Agent, Sword Art Online, entre outras, inclusive trabalhou em A Viagem de Chihiro.



One-shot de uma única página de Sayman Dowman cujo entendimento fica prejudicada por eu não entender japonês. Sayman Dowman é autor de algumas obras interessantes, como Nickelodeon e Voynich Hotel.



Ilustração de Butternuts, que eu não faço ideia que seja uma pessoa, ou uma empresa de design, etc.



Ilustração de Toi8 (este autor de mangás é chamado assim mesmo), mais conhecido pelo character design de animes como N. 6 e Maoyuu Maou Yuusha.



Bonita ilustração, pena eu não ter conseguido informações de seu ilustrador MI-KO Sato.


Outra bela ilustração, desta vez de Hirotaka Maeda, mais conhecido pelo Character Design de animes como Dance With Devils VitaminXAddiction.


Aqui temos uma ilustração de Tokiya Sakuba, ilustrador famoso por desenhar os cards de Pokémon Trading Card Game.


Criativa e bem humorada ilustração de Tomomi Ozaki, animador de animes como Gosik e Le Chevalier D'Eon.


Shin Nagazawa ilustrou o próximo desenho, assim como Tokya é mais famoso por ilustrar o jogo de cards de Pokémon.


Menina com Sua Shimano portátil. Este desenho foi feito por Nabe Ryu.


Ugetsu Hakua nos apresentou dois desenhos de ambientação futurística. Um de uma bicicleta mais tradicional e outra com o design menos usual. Ugetsu Hakua fez o character design de alguns animes, como Burst Angel.




Bom, esta ilustração foi feita por Siro, um ilustrador japonês que desenha para diversas mídias.


Ilustração de Kouji Ogata, mais conhecido pelo character design de Boogiepop Phantom.


A próxima ilustração foi feita por Teruhiko Imaizumi, um ilustrador japonês que fez algumas daquelas imagens que vão ao final dos animes depois do encerramento ou preview do próximo episódio. Nada muito relevante.



Belo desenho de Shirow Miwa, para quem não conhece Shirow Miwa é o criador do mangá que já foi animado em OVAs Dogs: Bullets & Carnage, bem como é o responsável pelo Character Design de Kiznaiver, o próximo anime do estúdio Trigger.


Ilustração de Hokekyo Tashiro, neste caso a bicicleta meio patinete, não se baseou em um modelo real, sendo criação do autor da imagem, contextualizando numa temática pós-apocalíptica. Tashiro possui um mangá publicado, Deep Forest.


Ilustrador de Ryo-Chimo, optando por um protótipo de uma bicicleta futurística em um ambiente desolado. Esse cara fez bastante coisa no mundo dos animes como diretor, animador e character designer, trabalhou em animes como Yozakura Quartet, Puella Magi Madoka Magica, Naruto, Nisemonogatari, Full Metal Alchemist: Brotherhood, entre outros.



Bom, aqui temos algo especulativo, uma bicicleta voadora steampunk, desenhada por Makoto Kobayashi. Há dois Makotos Kobayashi famosos na indústria de animes a mangás, mas pelo estilo futurista retrô, e máquinas bastante detalhadas, penso ser obra do Makoto Kobayashi criador de clássicos como Dragon's Heaven, também bastante conhecido pelos seus mechas e diversas outros tipos de máquinas. Curiosamente o autor apresenta também uma bicicleta clássica que serviu de inspiração para sua máquina voadora.




Pra encerra com chave de ouro, terminamos com Range Murata e mais uma de suas belíssimas ilustrações ricas em detalhes, que dispensa comentários.





Extras: Há ainda algumas ilustrações de Akatsuki Katoh simulando um catálogo de bicicletas.







Bom, chegamos ao fim de mais uma apresentação de um Artbook, espero que tenham aproveitado, até uma próxima, não deixem de comentar suas impressões.

Postagens mais visitadas