Worlds of Amano. A Requintada Beleza do Trabalho de Yoshitaka Amano.


O artbook da vez que venho apresentar para vocês é uma compilação das principais obras de um dos maiores ilustradores do Japão, ninguém menos que Yoshitaka Amano, o Artbook se chama World of Amano, que reúne desenhos de muitos de seus principais trabalhos ao longo dos anos.

 
Para quem não conhece, Yoshitaka Amano ficou famoso como ilustrador da série de jogos Final Fantasy e séries de anime como Vampire Hunter D. Amano possui um estilo único de arte, que mistura as ilustrações clássicas japonesas, quadrinhos ocidentais e "art nuveau" com uma sútil inspiraçã de pintores como Gustav Klint (pra quem lembra da abertura de Elfen Lied) e Alphonse Maria Mucha.

Como pode ser observado neste artbook seus desenhos são repletos de personalidade e de uma riqueza de detalhes ímpar, que o colocam no rol dos melhores ilustradores japoneses. Também trabalhou em Sandman em parceria com Neil Gaiman. São apresentados desenhos seus de mais de 30 anos de carreira, desde que começou a desenhar como freelancer em 1981.

No blog a arte Amano já deu as caras em duas oportunidades, na minha análise sobre o filme Angel's Egg de 1985, onde claramente se observa o estilo de Amano, bem como em minha postagem sobre seu trabalho no jogo Child of Light

Nesse Artbook que lhes apresento ainda há uma homenagem do grande quadrinista francês Moebius, sendo um desenho feito por este que destaca bem o olho de uma ilustração de Amano, o que é compreensível, pois os olhos das ilustrações de Amano talvez sejam um dos detalhes mais marcantes de seu trabalho, de uma expressividade ímpar, dando uma impressão de lassidão ou às vezes de uma sútil malícia.

Vou dividir seus desenhos como é dividido no Artbook, em períodos e em temas ou obras específicas.


OBRAS DO COMEÇO DE SUA CARREIRA




























GENGI MONOGATARI


Essa série de ilustrações abordam os Contos de Gengi que são considerados o primeiro romance literário do mundo, escritos no Século XI de autoria da fidalga Murasaki Shikibo.








1001 NOITES


A visão de Amano do Clássico 1001 Noites. Publicado em 1996. Este trabalho atraiu a atenção do compositor David Newmann, que estava trabalhando em uma série de pequenos filmes acompanhados de orquestra. Então, em 1998 estes desenhos foram mesclados com a Orquestra Filarmônica de Los Angeles para criar um balé de 20 minutos.










CHIMERA


Chimera é uma série de novelas de terror escritas por Baka Yumemakura, já contando com mais de 16 volumes. Amano  sempre desenha as ilustrações de suas novelas.






EDOGAWA RAMPO

Amano também fez uma série de ilustrações baseadas nas obras de Edogawa Rampo, mestre da literatura de mistério japonês.






SHISHI-O

De 1985 até 1992 Amano ilustrou as capas da revista Shishi-O.














ELRIC E OS TRABALHO DE MICHAEL MOORCOCK

 Amano também ilustrou as capas das edições inglesas dos livros de fantasia do autor Michael Moorcock, em especial da série Elric de Melniboné. Michael Moorcock aprecia muito o trabalho de Amano.









FANTASIA E CONTOS DE FADA CELTA

Como Amano sempre gostou de fantasia também desenhou uma série de ilustrações baseadas na mitologia celta.







ARSLAN SENKI

Arslan Senki, ou as Crônicas de Arslan que ganhou um anime recentemente teve as ilustrações de suas "novels" desenhadas por Amano.






GUIN SAGA

Amano também ilustrou os livrso da série Guin Saga de Kaoru Kurimoto, sendo umas das mais longas séries de literatura fantástica do Japão e uma das mais aclamadas, inclusive inspirou Kentaro Miura para criar a obra Berserk.












VAMPIRE HUNTER D

 Amano também foi o responsável pelo character design do famosos anime sobre vampiros da década de 80 Vampire Hunter D.























FINAL FANTASY

Amano também foi responsável pelas ilustrações especiais da série de jogos Final Fantasy.



























Bom, o artbook se encerra aqui, espero que tenham gostado, até uma próxima.

Postagens mais visitadas