Der Mond. A arte de Yoshiyuki Sadamoto, muito além de Neon Genesis Evangelion.



Hoje eu trago a vocês um artbook bastante interessante, de um artista que dispensa apresentações: Yoshiyuki Sadamoto, famoso pelo character design do anime Neon Genesis Evangelion, e membro fundador do estúdio Gainax. Ele também foi o responsável pelo mangá de Neon Genesis Evangelion. O Artbook em questão se chama Der Mond, que significa "A Lua" em alemão.


Yoshiyuki Sadamoto não trabalhou apenas em Neon Genesis Evangelion, ele também foi o responsável por outros character designs de animes de sucesso, como a série .hack//, FLCL, Wolf Chhildren, Summer Wars e The Girl Who Leapt Through Time. Além de ilustrador de character designs, também trabalhou como animador, como no filme Thenshi no Tamago.

Este artbook que apresento aqui, Der Mond, foi lançado no final de 1999 em uma edição limitada e posteriormente em um grande lançamento em 2000, pela Kadokawa Shoten, sendo o segundo artbook de Sadamoto, seguido do Alpha, de 1993. Seu artbook mais recente intitula-se Carmine, e foi lançado em 2009. Der Mond recebeu uma versão em capa dura em 2006 pela editora americana Viz. 

Der Mond, naturalmente, é composto principalmente por ilustrações derivadas da série Neon Genesis Evangelion, mais da metade, para ser um pouco mais preciso, contendo ilustrações genéricas, pôsteres do filme e imagens coloridas do mangá, além, de outras ilustrações derivadas de trabalhos mais antigos de Sadamoto, como The Wings of Honneamise, Nadia: The Secret of Blue Water, Blue UrU, e jogos, como Fatal Fury. 

Há ainda as ilustrações feitas pelo Sadamto do Álbum Pilgrim do cantor Eric Clapton e muitas outras ilustrações, como campanhas promocionais em geral, e para filmes, como Love & Pop de 1998, o primeiro filme live action de Hideaki Anno, diretor de Neon Genesis Evangelion. Por fim, ao final do artbook há uma detalhada explicação sobre a origem de cada ilustração.

O desenho de Yoshiyuki Sadamoto possui uma qualidade ímpar, que já foi provada diante do reconhecimento que possui atualmente como um dos maiores ilustradores em atividade no Japão. Desta forma, espero que aproveitem seu trabalho em Der Mond abaixo. Lembrando que, assim como todas as postagens de artbook, não estou exibindo todas as imagens para respeitar os direitos autorais.





















































































Postagens mais visitadas