Okama Artbook - Useless Beauty


Como é de hábito do Dissidência Pop prestigiar um artista todos os meses com uma amostra de seu trabalho, setembro não poderia ser diferente. Para tanto, venho trazer algumas imagens de um artbook de um ilustrador e mangaká muito criativo, o qual atende pelo curioso nome de Okama (um termo pejorativo para se referir a homossexuais do sexo masculino, o equivalente a "viado" ou "bicha" na língua portuguesa), que já fez o character design de diversos animes, bem como já publicou vários mangás, como Cloth Road.

A explicação que se encontra na internet para o seu nome artístico "Okama" seria pelo fato de que ele sempre jogou com personagens femininos em jogos, o que o qualificaria como um cross-dresser virtual. Se bem que eu sempre gostei de jogar games com personagens femininos e ninguém nunca me deu esse apelido... Bom, vamos voltar ao que interessa. Okama começou sua carreira desenhando doujins, geralmente hentais. Somente em 1998 ele começou uma série oficial de um mangá não erótico, Cat's World.

Dentro os animes que Okama fez o character design estão: Glass no Kantai, Himawari, Pretty Rhythm: All Star Selection, Pretty Rhythm: Rainbow Live, Saint October e Getsumen To Heiki Mina. Dentro os seus mangá, os que mais se destacam são, além de Cat's World e Cloth Road já citados acima: Hanafuda (hentai), e Tail Star. Okama também ilustrou novels como Iconoclast!, Isekai Saikyou wa Ooyasan Deshita, Magyo Senki, além de jogos, como No More Heroes e Vocaloids, como o design de Nekomura Iroha.

Quanto ao artbook em si, ele se chama Useless Beauty, ou seja "beleza inútil". Os mais desavisados podem pensar que este título é uma ofensa à beleza, mas eu vejo diferente. Me fez lembrar da famosa citação de Oscar Wilde: "Toda arte é absolutamente inútil”; Para Wilde isto era um elogio, já que a beleza está além da utilidade. As pessoas precisam de coisas inúteis tanto quanto precisam de coisas materialmente úteis, pois além da beleza, qual é a utilidade do amor? Creio que Okama pensou o mesmo ao dar este título ao artbook. Useless Beauty também é o nome de um conto do escritor francês Guy de Maupassant.

O artbook reúne uma série de ilustrações das mais variadas procedências. Na versão original, Okama trás uma explicação sobre cada um dos desenhos, falando sobre o que o inspirou a desenhar e as técnicas utilizadas, bem como do local onde foram originalmente publicadas. O traço do Okama é bem divertido e colorido, seu character design é alegre e jovial, com uma dose de Ecchi que aparece eventualmente. Sendo assim, finalizo por aqui e desejo que desfrutem do trabalho deste artista. Até uma próxima.





















Postagens mais visitadas