Mamoru Nagano. Um robô gigante também pode ser estiloso.


Neste mês de outubro de 2017, o Dissidência Pop vai apresentar um pouco do trabalho de um grande mangaká, animador e designer de mechas, Mamoru Nagano. Este cara não é qualquer um, ele simplesmente revolucionou o que se conhecia como anime de mechas. Nagano foi o responsável por criar um design de robôs gigantes nos quais um esqueleto interno é recoberto por placas metálicas, com muitos detalhes decorativos e linhas curvas. Sua obra mais famosa é a animação The Five Star Stories.

A obra de estréia de Mamoru Nagano foi a animação Heavy Metal L-Gaim, isto em 1984. De lá para cá, o artista trabalhou em diversas obras, sempre estórias nas quais envolvem mechas, que são sua especialidade. Outros trabalhos relevantes de Mamoru Nagano foram The Five Star Stories, já citado acima, Gothicmade: Hana no Utame, Brain Powerd, Giant Gorg, e até mesmo trabalhos na franquia de Gundam, como em Gundam Evolve e Mobile Suit Zeta Gundam.

Mamoru Nagano, além de ser conhecido como um grande mangaká e designer de mechas, ele é escritor, músico e designer de moda (um homem versátil). Além de versátil, pode-se dizer que ele é um cara bem fora do normal, em muitos artbooks de sua autoria, ele aparece fazendo um cosplay de Sailor Moon. 

Doideiras à parte, seus desenhos são maravilhosos pela variedade estilística que emprega, repletos de detalhes e simbolismos. Além de ser um grande artista na criação do desenho de robôs, percebe-se seu talento em criar character design dos seus personagens humanos. Logo se vê que ele possui formação como artista da moda. Seus desenhos dos seus personagens parecem aqueles croquis que os estilistas usam, tanto em estilo como na forma das modelos.

O artbook de hoje é um compilado de alguns artbooks do autor, um calendário de 2002 denominado Mamoru Mania e um artbook chamado Plastics Style, ambos com desenhos de suas obras mais famosas, em especial, The Five Star Stories. Agora podemos ir ao que interessa, fiquem com uma amostra da bela arte de Mamoru Nagano. Não deixem de comentar.































































Postagens mais visitadas