Café com Anime - Mahoutsukai no Yome Episódio 22


O episódio 22 de Mahoutsukai no Yome foi uma profunda imersão no passado da Chise, onde a mesma encarou seus maiores pesadelos, mas qual foi o resultado disto? Para conversar sobre o episódio 21 de Mahoutsukai no Yome, eu, Gato de Ulthar, juntamente com o Diego do É Só Um Desenho, o Vinicius do Finisgeekis e Fábio "Mexicano" do  Anime21, nos reunimos do Café com Anime desta semana.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. Se você tem interesse em entender melhor o projeto, recomendo que leia a postagem introdutória da inciativa: 

Café com Anime - Uma nova iniciativa do Dissidência Pop para esta temporada de Outono de 2017

Também é possível acompanhar o Café com Anime e as conversas publicadas por aqui: Análises Semanais - Café com Anime, onde há um menu para acessar todos os episódios analisados, a medida quem forem lançados. Lembrando que o Dissidência Pop também está hospedando nossas conversas sobre o anime Junji Ito: Collection.


Gato de Ulthar-

Foi definitivamente um episódio interessante, Elias nem deu as caras, o que não me pareceu ruim. Soubemos um pouco dos planos malignos do Catarphillus, que em suma, queria trocar de maldições com a Chise, inclusive com uma ação pesadíssima para os padrões do anime, quem esperaria que ele trocaria de olho com a Chise, em um momento à la Tokyo Revelations? Mas esse não foi o ponto alto do anime, o que mais me chamou a atenção positivamente foi o flashback interativo do passado da Chise. Eu geralmente não aprecio flashbacks muito longos, mas este caiu muito bem, sendo interessante perceber como a mãe da Chise entrou em uma ladeira de desespero depois do abandono do marido e do filho, além de gerar muitas perguntas, pois, afinal da contas, quem era o pai dela? Aparentemente ele viu algo que o forçou a fugir com o filho, mas o que seria? Conversaremos sobre isso e outras coisas ao longo deste bate-papo, vamos lá então.
E olhem que cena linda, Chise realmente possuía uma vida feliz.

Diego-

O backstory da Chise foi meio esquisito. O pai vê algo não identificado e resolve simplesmente ir comprar cigarro? E ainda levou o filho junto? É meio estranho, sobretudo considerando que ele pelo visto estava ciente das habilidades da esposa e da filha, o que torna ainda mais bizarro ele surtar e cair fora justo naquele momento. Mas pior ainda foi saber que ele é que protegia a esposa e a Chise. Tipo, que? Primeiro, se esse era o papel dele, por que então fugir e largas as duas à própria sorte? E segundo: como diabos então essa mulher sobreviveu até a idade adulta antes de encontrar com esse cara?
Eu tenho certeza que todo esse backstory será melhor explorado em algum arco futuro do mangá (talvez até já tenha sido), mas no anime - que inclusive já está em sua reta final - ele ficou muito bizarro, com eventos jogados e muito mal explicados.

Gato de Ulthar-

Sim, sem dúvidas tudo isso que foi apresentado do passado da Chise demandaria pelo menos mais uma temporada de 12 episódios! Mesmo assim, gostei do resultado, mesmo que fique deslocado com o final do anime.
Diego, não sei se você se lembra, mas quando a mãe da Chise estava caminhando com a filha na rua, algumas fadas chamam o pai dela de "homem da floresta", foi no mesmo momento que falaram que ele as protegia. Mas que diabos é esse "homem da floresta"? Creio que não faça referência à arma de mesmo nome da Kino de Kino no Tabi! :P

Fábio "Mexicano"-

Eu não sei se acho que o pai da Chise fugiu porque viu algo. Acredito que aquela vida estava cansando ele mesmo - proteger, criar uma família, trabalhar para sustentar quatro pessoas. Isso não é fácil. A minha impressão é que ele se cansou daquilo tudo e foi embora.
A cena da mãe da Chise a enforcando também permite mais de uma interpretação. Ela pode ter só enlouquecido com a situação, claro, mas também pode ter sido manipulada por uma criatura maligna. No estado em que ela se encontrava isso é bastante razoável de se imaginar. Em qualquer caso, ela não se suicidou por culpa, mas porque percebeu que ela própria havia se tornado um perigo para a filha. Bom, deve ter se sentido culpada também, só quis dizer que essa não me parece ter sido a motivação principal dela.
O Cartaphilus parece que vai ter seu destino final, o Elias parece que vai permanecer com seu desenvolvimento estacionado - o que é a pior coisa do anime, e a Chise está definitivamente se tornando uma mártir, uma verdadeira Maga Jesus disposta a sofrer (e a morrer!) por nossos pecados.

Vinicius Marino-

É possível que o pai da Chise não seja completamente humano? E tenha sumido para atender a algum propósito ulterior?
Ou ainda que não tenha fugido? Como o marido-lobo de The Wolf Children, que morreu durante um passeio de que pretendia retornar?
Estou vasculhando a cabeça pensando em exemplos mitológicos de cônjuges mágicos que vão embora. Há vários femininos (as selkies, por exemplo, que já apareceram no anime), mas não me vem à mente nenhum masculino.

Gato de Ulthar-

Sei não, me soa um pouco inverossímil que o pai da Chise apenas por ter se cansado daquela vida resolveu ir comprar cigarro e nunca mais voltar, ainda mais levando apenas o filho, se ele fez isso mesmo, é um grande canalha, por abandonar a mulher e uma filha com um poder que é um baita problemão. Há também uma imagem onde ele observa uma criatura pela janela e faz uma expressão de descontentamento, será que é apenas uma criatura aleatória ou algo especial?
E pensando bem sobre a família da Chise, aparentemente todo mundo podia ver fadas não é? Só quanto ao filho isso não se confirmou...
Isso é um pouco estranho, aparentemente eram uma família normal e não de magos.

Vinicius Marino-

Bom, se for só canalhice isso mereceria um foreshadow maior. O cenário é super verossímil, mas da maneira como foi mostrado me pareceu um raio em céu azul. É verdade que estamos (re)vendo os acontecimentos do ponto de vista da Chise, que como criança era incapaz de entender coisa. Porém, a descida da sua própria mãe à insanidade foi trabalhada com muito mais cuidado.
E esse bicho estranho parece um furão do mal :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Diego-

Aproveitando, mais alguém ficou em estado triggered com o fato de que aquelas são as memórias da Chise e ela, ao que tudo indica, não viu o pai reparando naquela criatura janela afora, e ainda assim isso é mostrado pra nós? Sei lá, pequenas inconsistências que quebram minha suspensão de descrença :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar-

Isso não me incomodou na verdade. Creio que a situação foi uma mistura de flashback com memórias da Chise.
Também não teríamos como ver, do ponto de vista da Chise, a mãe se dando mal nos empregos.
Ficou bem definido o que de fato foi memória da Chise ou mero flashback.

Vinicius Marino-

Pelo que eu entendi, aquilo não eram stritu sensu suas "memórias", mas um sonho (uma simulação, se quiser) protagonizada pela versão dos seus pais que ela construiu.
Consciente ou inconscientemente, nós preenchemos as lacunas de coisas que não conhecemos. É provável que a Chise, ao reimaginar aquelas cenas, acabou acrescentando elementos com o passar do tempo.

Gato de Ulthar

Nem dá para saber se foi realmente aquilo que aconteceu, de uma forma ou de outra ela estava sendo manipulada, ou induzida, por aquele "pedaço" do Judeu Errante.

Vinicius Marino-

Também tem isso. Pode ser que nada (ou pouco) daquilo seja verdade. De qualquer maneira, achei o segmento do flashback um dos mais poderosos até aqui.
Mahoutsukai tinha me deixado com um gosto amargo na boca depois do último episódio. Essa tomada - e a sua conclusão - redimiram a série para mim. Não tenho vergonha de afirmar que foi uma das cenas de que mais gostei

Gato de Ulthar-

Também apreciei muito o segmento da história de vida da Chise, foi algo muito tocante. A pequena Chise era super fofa! Coitada da menina! Me pergunta se os pais já sabiam que ela tinha poderes especiais além do comum para atrair fadas, talvez por intermédio do pai...

Fábio "Mexicano"-

Eu fiquei frustrado em como ela perdeu o braço de dragão no sonho, o que me levou a acreditar que ele havia sido removido, apenas para depois despertar com o braço no lugar ainda.

Gato de Ulthar-

Eu também cheguei a pensar nisso...
Outra coisa que pensei, sobre a mãe da Chise, será que ela era uma Sleigh Beggy também? Nenhuma informação concreta é dada neste sentido, contudo, mas as criaturas místicas também a incomodavam bastante, mesmo nos momentos em que a menina não estava por perto.

Fábio "Mexicano"-

Por tudo o que entendi, era sim

Diego-

Já não era confirmado que ela era uma há um tempo?

Gato de Ulthar-

Aparentemente não. Pelo menos não que eu me lembre. Se alguém puder confirmar essa informação, eu agradeceria :smiley:
Pesquisando na internet, só a Chise é taxada como Sleigh Beggy. Contudo, se a mãe dela também fosse uma Sleigh Beggy, então seria uma condição transmitida hereditariamente?
O que me faz pensar a atuação do pai da Chise nisso tudo, se ele fosse um canalha mesmo, teria sido muito mais fácil para ele vender a Chise por uma fortuna! Sabemos como o mercado de Sleigh Beggy é concorrido.
Outra coisa que eu pensei é sobre como surge um Sleigh Beggy. Será que os pais tem que possuir poderes mágicos, tais como ver fadas? Esse seria o caso da Chise .

Vinicius Marino-

Talvez tudo isso tenha vindo com a Chise? Logo antes de tentar matar a Chise, a mãe disse que a vida seria muito mais fácil sem ela.

Fábio "Mexicano"-

A vida de qualquer mãe solteira ficaria mais fácil caso se livrasse do filho :stuck_out_tongue:
...restrições morais à parte.

Gato de Ulthar-

Só de pensar no trabalho da mãe dela... Imaginem seu filho/filha sendo mordido por um monstro na sala de sua casa? Por sorte dava para cortar o monstro com uma faca.

Fábio "Mexicano"-

E como vimos, dar um jeito nesses monstros malevolentes era trabalho do pai

Gato de Ulthar-

Ele criava uma espécie de círculo de proteção na casa.
Quando foi embora...
Sei que já foi discutido, mas o desgraçado tem que ter um bom motivo para fazer o que fez.
Caso contrário, entra no rol de piores pais dos animes.

Fábio "Mexicano"-

Eu continuo apostando na hipótese mais simples: ele só cansou daquela vida mesmo. Se quiser complicar um pouquinho, talvez ele possa ter sido influenciado a se convencer de que não valia a pena continuar ali.

Gato de Ulthar-

Praticamente ele relegou a filha e a mãe à morte, por sorte a Chise mal e mal sobreviveu até o presente momento, não sei severos traumas. Gostaria de um encontro entre os dois, com o pai cumprimento a filha com a cara mais deslavada do mundo, isso se ele estiver vivo.

Fábio "Mexicano"-

Talvez um dia ela precise disso.

Gato de Ulthar-

Creio que isso não acontecerá nesta temporada, talvez no mangá.

Fábio "Mexicano"-

Sim, seria lá pelo final da história mesmo.

Gato de Ulthar-

No anime isso ficará em aberto mesmo... Eu gostaria de saber mais um pouco sobre a juventude da Chise até sua venda como escrava. Eu ainda não assisti os OVAs que saíram antes do anime, mas acho que eles abordam um pouco este período dela como órfã.

Fábio "Mexicano"-

Não vi também, mas segundo ouvi falar, é isso mesmo
Contam em mais detalhes justamente essa abordagem do cara da casa de leilões de escravos e etc

Gato de Ulthar-

Vou assistir depois que terminarmos o anime.

Diego

Os OVAs parece que se passam no meio do anime. Mas sobre o pai da Chise, nada indica que ele estava cansado daquela vida. Num minuto ele era todo sorrisos, e no outro tava pegando o filho e dando no pé. Me parece mesmo é que ele estava fugindo de algo, ou coisa que o valha.

Vinicius Marino-

Minha impressão foi a mesma do Diego. Se o anime quis passar a intenção de um pai relapso, a exposição deixou a desejar

Gato de Ulthar-

Pesquisando umas imagens dos OVAs, há partes em que se passa no meio da história, com o Elias, o Ruth e companhia. Contudo, há várias imagens que a mostra com um homem desconhecido, e ela é ainda criança. O meu palpite é que como ela perdeu os pais, foi encaminhada para a adoção e um cara legal adotou ela, mas aposto que acabou em merda. Isso é especulação, pretendo até mesmo fazer uma análise dos OVAs ao final de nosso Café com Anime.
E completando, eu não consigo imaginar o pai dela a abandonando simplesmente por que se cansou, algo deve mesmo ter ocorrido.

Vinicius Marino

Há crianças problemáticas. E há crianças problemáticas perseguidas por criaturas mágicas obscuras. Consigo ver por que os pais adotivos da Chise não tenham se adaptado a ela....

Fábio "Mexicano"-

O flashback foi curto demais e do ponto de vista das memórias da Chise, com uma ou outra coisa além das memórias dela apenas, acho que não dá para esperar ver uma grande mudança no pai, mas eu tive impressão que ele estava o tempo todo por um fio sim, e em uma situação mental cada vez mais precária conforme avançava o episódio. Muito das interações dele soaram como falsidade, ainda que bem intencionada. Pode também ser o caso de eu ter visto dessa forma apenas porque já sabia que ele iria fugir eventualmente.

Diego-

Se era a intenção do anime passar isso, comigo não funcionou nem remotamente :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar-

Digo o mesmo que o Diego :smiley:
E o que vocês acharam daquele diálogo final com a mãe da Chise, onde a garota afirma que entendeu a mãe mas que não a perdoa? Isso seria uma forma dela mostrar que superou o trauma da mãe e decidiu seguir em frente? Vejo isso também, como uma forma de mostrar que aquela mãe ruim e malvada que a tentou matar e que sempre voltava à memória da Chise, não era sua mãe verdadeira, mas apenas uma corrupção dela. No momento que a Chise lembrou das coisas boas da mãe, pôde dizer adeus ao espectro maligno que havia tomado a sua mente. Só fiquei um pouco ressabiado com o fato de no final ela ter declarado que amava o Elias mais do que ela, então ela já o perdoou por ter tentado sacrificar a Stella?

Diego-

Que a Chise perdoaria o Elias é meio que evidente pelo tipo de anime que é esse. Sobre ela não perdoar a mãe, acho que isso justamente mostra que ela ainda não superou "totalmente" o que ocorreu. Ela conseguiu abandonar o fantasma da mãe que ela criou, mas parece que irá sempre seguir traumatizada pelo que aconteceu - o que é normal e compreensível, estranho de fato seria ela perdoar e esse arco dela acabar ai.

Fábio "Mexicano"-

Eu não deduzo que ela tenha perdoado o Elias, não. Se qualquer coisa, ela está magoada justamente por gostar dele tanto assim. A mesma coisa que com sua mãe, que como ela deixou claro, ela não pode perdoar.

Vinicius Marino-

Minha leitura é parecida com a do Diego. Ela fez as pazes consigo mesma e expurgou o fantasma da mãe que sustentava dentro de si. Foi menos uma superação que um "estar em paz" com seus próprios demônios.
E quanto ao Elias... bom, se ela não o perdoou agora, imagino que o perdoará mais tarde. Eu não vejo um final que não termine com ambos juntos, reconciliados.

Gato de Ulthar-

Quanto ao relacionamento entre a Chise e o Elias, veremos como isso se desenrolará nos dois próximos e ´ltimos episódios, afinal de contas estamos na reta final e há ainda muita água para rolar! Assim sendo, espero vocês no próximo Café com Anime! Abraços!

Postagens mais visitadas