Café com Anime - Zombieland Saga episódios 1 e 2


Vamos dar início a mais uma temporada do Café com Anime, desta vez, por termos nos atrasado um pouquinho para encerrar a temporada passada e começado esta, deixamos de revelar antecipadamente nossas expectativas e animes selecionados. Para quem se perguntava qual anime o Dissidência Pop iria cobrir, cá estamos com Zombieland Saga, o anime non-sense da temporada, sobre um grupo de idols formado por zumbis.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Zombieland Saga, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Yagate Kini no Naru, o shoujo-ai da temporada. Já o Finisgeekis cobrirá o anime Irozuku Sekai no Ashita Kara, um primor visual com toques de magia bem sutis. E no Anime21, continuaremos com nossas discussões sobre Banana Fish, adaptação de um mangá clássico dos anos 80.

     Gato de Ulthar

As vezes me pergunto como a indústria dos animes chegou onde chegou, e outras vezes me perguntou como fui chegar na condição de ter que cobrir Zombieland Saga nesta temporada do Café com Anime. Depois de cobrir Hanebado! na temporada anterior, um drama esportivo da melhor categoria, vou cobrir, junto com os meus colegas, uma comédia non-sense sobre idols zumbis. Vocês devem pensar que estou criticando a minha escolha, mas depois de ver dois episódios dessa coisa, por Deus, eu não quero parar de ver essa bizarrice! Ainda não sei se Zombieland vai ser apenas uma comédia non-sense ou se vai adentrar em discussões minimamente sérias, mas o que me foi apresentado foi super divertido, se continuar sendo o que foi mostrado, estarei por satisfeito!
Nem tem o que eu dizer mais inicialmente, então me digam o que acharam desse troço e porque a Lendária Tae é a melhor garota.
E fiquem com uma das melhores sequências iniciais entre todos os animes deste ano.

Diego

Você fez errado, Gato. Tem que ser "A LENDÁRIA YAMADA TAAAAAE!!!" :P
Bom, vamos lá, a sequência inicial desse anime é ótima. Eu tomei um baita susto na primeira vez que vi, mesmo sabendo que alguma coisa ia dar errado. Mas se essa cena inicial surpreendeu, eu posso dizer que definitivamente não estava preparado para o que vinha pela frente :smile: Esse anime é uma bizarrice total, e eu realmente me pergunto pra onde essa coisa pode ir. Mas para além da bizarrice, ele tem alguns mistérios interessantes. A começar do porque a nossa protagonista, uma garota totalmente normal, ter sido revivida, considerando as demais "lendas". Ah sim, e a bem menos importante pergunta de COMO DIABOS ESSE CARA TROUXE MORTOS DE VOLTA À VIDA?!

Vinicius Marino

"Ah vá, essa série não pode ser tão bizarra assim."
É... eis uma estreia que nos agarra pelo cabelo e faz cavalinho com nossas expectativas.
Mas eu digo isso também no bom sentido. Conversando entre a gente mesmo antes de começar a assistir, lembro que falamos estarmos com medo de que fosse apenas um anime diferentão com humor nonsense.
Pelo menos para mim, acho que não foi o caso. Zombieland parece ser uma paródia super ácida de histórias musicais. Que não perdoa nenhum estilo. A cena dos rappers encrenqueiros no segundo episódio cantando as garotas em verso me fez rir em voz alta. E nem vou falar dos fãs de Death Metal do primeiro!
Como fã de metal (conquanto da variedade melódica) vou com alguma frequência em shows do gênero e sempre vejo sujeitos como esse moço da direita. Aliás, o show em si foi um espetáculo (com o perdão do trocadilho), zoando um estilo que é tão extremo e nicho que tem espaço até para berros de zumbis descerebrados.
Depois de Aggretsuko, não imaginei que veria outra paródia do tipo tão cedo!

Fábio "Mexicano"

Como paródia, Zombieland já conquistou todo mundo, não é? Nos juntemos a esses dois fãs de death metal aí no fã clube das Death Musume. Ou era Green Face? Qual será que vai ser o nome do grupo no próximo episódio? Isso importa? Quero dizer, acho que está claro que o Koutarou (que trabalho de dublagem, e olha que eu odeio personagens que gritam o tempo todo) não está nem aí para "revitalizar" Saga ou qualquer porcaria dessas.
Daí caímos no segundo nível de Zombieland: ele vai ter uma história? Eu acho que ele vai ter uma história. A Tae ainda não despertou, o Koutarou é super suspeito, e a protagonista Sakura não tem nada de especial. Acho que todo mundo deve ter já mais ou menos a mesma ideia na cabeça, mas esse é um daqueles casos em que não importa o quê, mas sim como.

Gato de Ulthar

Feitas as considerações iniciais, por onde começamos? Vamos falar de um episódio por vez? Ou dos dois? Não sei como proceder com esse anime!

Fábio "Mexicano"

Esse anime começa com a morte.

Gato de Ulthar

Sim, com a morte e uma bela cena de alguém morrendo não é? E os episódios sempre terminam com uma apresentação musical, no primeiro episódio tivemos uma apresentação de heavy metal e no segundo um duelo de rap, será que Zombieland Saga vai ficar brincando com diversos gêneros musicais?

Fábio "Mexicano"

No próximo episódio parece que vai ser um j-pop normal, então talvez sim

Diego

Mal posso esperar pelo episódio da orquestra sinfônica :D

Fábio "Mexicano"

Eu particularmente preferia que continuassem com death metal até o final, mas acho que entendo a proposta. Ou estou fingindo que entendo porque essa merda tá engraçada pra caramba e eu quero acreditar.

Gato de Ulthar

E qual seria a proposta que você entendeu Fábio?

Fábio "Mexicano"

Exatamente isso, não se fixar a um gênero específico porque elas não são, afinal de contas, idols, apesar da suposta pretensão do Koutarou.

Gato de Ulthar

Realmente faz sentido. Além disso, os shows são completamente improvisados! Tanto o bate cabeça como o rap. Ou o Koutarou tem tudo sobre controle de uma maneira super misteriosa, ou ele vai improvisando tudo pelo caminho mesmo, pois puxar aquele beatbox foi uma jogada de mestre.

Vinicius Marino

Não se preocupe, Fábio. Eu tenha a distinta impressão que essas meninas irão "colecionar" ouvintes na medida em que o anime procede. Não me surpreenderia se o cara do pancake e o gordinho metido a Pikachu aparecessem no episódio da orquestra sinfônica :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Fábio "Mexicano"

Todo mundo ansioso pelo episódio da orquestra sinfônica então? Fechado.

Fábio "Mexicano"

(podia rolar pelo menos uma banda marcial...)

Vinicius Marino

Poderiam tentar tocar esse aqui também, mas acho que o nível técnico é alto demais. :joy: A lendária YAMADA TAEEE ia estragar na última hora: https://www.youtube.com/watch?v=Oh-o3udImy8

Gato de Ulthar

Zombieland Saga é tão bizarro e non-sense que nem sei por onde puxar uma conversa séria! Mas vamos falar um pouco de suas personagens, começando pelo "gerente" da garotas motas-vivas, o infame Koutarou. Bem como o Fábio disse, eu não curto personagens que berrem sem parar, mas puxa vida, a dublagem do cara é muito boa, se queriam passar uma atmosfera de insanidade, estão de parabéns, cumpriu bem o objetivo. É hilária a forma como ele trata as meninas, especialmente a Sakura, ele é extremamente rude e inconveniente. Além disso, quando questionado como elas viraram zumbis, ele sempre acaba desconversando ou respondendo de uma maneira que não responde nada! Ainda não sabemos qual o seu objetivo, mas o que vocês vem achando do Koutarou em Zombieland Saga?

Fábio "Mexicano"

Ele guarda segredos. Ou são segredos terríveis, e ainda vamos descobrir que ele é o verdadeiro vilão da série (talvez um anti-vilão), ou ele acha que se revelar seus segredos seus planos vão por água abaixo, ainda que não sejam segredos terríveis.
Bom, a minha hipótese de estimação é que a Tae era alguém muito importante para ele (irmã, namorada) e tudo isso é para fazer ela despertar.

Vinicius Marino

Foi só impressão minha ou ela está vestida de freira?

Diego

Podemos só apontar o fato de que aparentemente temos um bando de idols que morreram bem jovens? Tipo, uma delas é uma atriz mirim! Deve ter o que, uns 10 anos se tanto?! Eu me pergunto se o anime irá tocar na causa da morte de cada uma delas.

Fábio "Mexicano"

Devem ter morrido todas por causa do truck-kun

Gato de Ulthar

Pois é Vinicius, parece uma roupa de freira, também notei isso.
Acho que a causa da morte delas é pouco relevante no contexto geral, já que de um jeito ou de outro pessoas jovens morrem todos os dias, pelas mais diversas fatalidades e com idols não são diferentes. Pelo menos duas das garotas são idols profissionais né? Isso até me fez lembrar daquela idol que se matou no começo do ano e parece que só agora saiu a motivação do suicídio, que foi a sobrecarga de trabalho e a pressão dos seus agentes.

Fábio "Mexicano"

Considerando a morte da própria protagonista, acho que as mortes da cada uma delas é mesmo irrelevante. Talvez uma ou outra tenha alguma importância, mas aposto que a única que importa mesmo é a Lendária Yamada Tae.

Gato de Ulthar

Fiquei curioso com a menina que é a atriz mirim, ela tem o coração para fora do corpo! Vocês perceberam isso? Será que foi uma falha ao costurá-la e transformá-la em zumbi? Eu sei que há deformações genéticas que fazem o coração nascer para fora do peito, mas alguém nestas condições poderia ser uma atriz mirim?

Diego

Toda vez que ela ta em cena eu me pergunto se aquele coração é figurino ou literal. É distrativo pacas! :smile:

Fábio "Mexicano"

Ele bate, acho que é literal. Mas o coração de um zumbi deveria bater?
Acho que estamos fazendo todas as perguntas erradas sobre esse anime.

Gato de Ulthar

Totalmente erradas!
Se for parar para pensar, como as zumbis estariam tão bem conservadas, apenas verdes e com alguns remendos? Por exemplo, a que é uma cortesão da Era Meiji era para estar só no esqueleto, ou quase.

Fábio "Mexicano"

Existe certo e errado nesse anime a essa altura? :smile:
Mesmo a protagonista deveria estar acabada. Foram 10 anos. A não ser que ela tenha sido mumificada.
Aliás, a maioria dos japoneses não crema? Bom, posso aceitar que por acaso aquelas não tenham sido cremadas porque x.

Gato de Ulthar

Claro que depende onde se é enterrado, se for em ambientes secos e frios a tendência é do corpo ficar mais preservado, mas isso é difícil também.
Acho que estamos discutindo pontos em que o anime não está nem aí para tentar ser lógico :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Tenho certeza disso.

Gato de Ulthar

Fábio, você que manja bastante de zumbis, como você acha que o Koutarou criou elas, utilizando ciência ou feitiçaria, o que é mais comum no Japão?

Fábio "Mexicano"

Provavelmente "ciência".
Não existe um mito equivalente a zumbis no Japão que eu tenha descoberto quando pesquisei sobre o assunto. É totalmente importado do ocidente. O cachorro até se chama Romero.

Vinicius Marino

O mais próximo de "zumbi" que eu conheço do Japão são os sokushinbutsu , monges budistas que morrem de propósito para se transformarem em múmias ainda em vida. A ideia é fazer uma meditação longa, comendo só coisas secas para drenar músculos e gordura. Eventualmente, o cara parava de comer, entrava num transe e mumificava naturalmente.
A ideia é que o cara não estava realmente morto, apenas meditando. Tipo as múmias andinas, que também eram tratadas como vivas.
Obviamente, não acho que Zombieland chegará nem perto dessa prática. Se bem que esse tipo de múmia está meio que na moda no Japão hoje. Elas chegaram até a serem mencionadas no último livro do Murakami, lançado ano passado. Então who knows.

Gato de Ulthar

Talvez nos próximos episódios teremos uma virada com um plot twist doido e Zombieland Saga acaba virando um "seinen psicológico" :stuck_out_tongue:

Diego

Eu ficaria bastante desapontado se esse anime tentasse ser mais do que uma comédia non sense :stuck_out_tongue: As chances de errar numa tentativa dessas seriam bem altas

Vinicius Marino

Eu também duvido. O que talvez aconteça, se ele for muito bom, é construir uma história tão engajante que nos emocione. Além de chorar de rir, digo.
Tipo Panty & Stocking. Chegue para o humor nonsense, fique para o plot.
Falando sobre humor, aliás, achei que várias das piadas tiveram um certo coração, se é que vocês me entendem. A Sakura "droppando o mic" dizendo para os velhotes que não precisam ter vergonha de serem idosos foi de tirar o chapéu. Ri alto em casa.

Fábio "Mexicano"

É essa a minha aposta também, Vinicius. E estou com expectativa alta um pouco além do saudável para ver isso. Claro que não espero um twist no final à lá P&S, isso seria terrível. O final de P&S foi terrível :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar

Não vi Panty & Stocking para opinar :frowning:
Mas vamos falar um pouquinho sobre as garotas, o que vocês acharam delas? Eu gostei bastante da Sakura, mesmo ela não sendo um idol profissional, sua dedicação e profissionalismo dentro de um contexto tão excêntrico é digna de nota.
Pouco sabemos sobre as outras garotas, mas um pouco delas, mais de algumas, já foi mostrado, como a chefe da gangue de motociclistas e as duas idols.
Então, me digam o que pensam sobre esse curioso time (não esquecendo da misteriosa Tae....)

Fábio "Mexicano"

Elas aparentemente mantém a personalidade, mesmo perdendo as memórias. A Sakura não é exatamente esforçada, mas se você insiste o bastante ela não consegue dizer não. Foi assim que ela acabou fazendo o primeiro show. Daí ela teve um vislumbre de memória e a partir daí passou a querer continuar essa maluquice para tentar se lembrar mais coisas.

Vinicius Marino

Sakura parece uma genki girl arquetípica. Tanto que suas próprias colegas estranham sua motivação. Ela parece ajudar o Koutarou só porque sua personalidade o manda.
A motociclista é a bokkuko clássica: a garota "tomboy" que se comporta como um menino malcriado. As idols me pareceram mais interessantes. Gostei particularmente daquela que parece uma múmia. Fico me perguntando o que aconteceu com ela para seu corpo ter ficado daquele jeito. Será que ela sofreu muitos danos em vida? Ou o Koutarou errou a mão na hora de animá-la? :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Diego

A motivação da Sakura ao menos é interessante, buscando um sentimento de empolgação e um sonho que tinha em vida, mas que agora se perdeu. E acho válido apontar que não está claro que as demais tenham perdido a memória. Se mais nada, tudo indica que não perderam, o que sugere que algo deu errado com a "zombificação" da Sakura (ou não, vai que a intenção era mesmo que ela perdesse a memória...)
Mas tirando isso, eu não realmente tenho muito a dizer dessas personagens, pra ser franco.

Fábio "Mexicano"

Fiquei com a impressão de que elas esqueceram tudo também sim. Ou, no mínimo, elas não demonstraram em momento algum se lembrar. Todo o comportamento delas pode ser descrito por personalidade.

Gato de Ulthar

Muitos mistérios ainda nos aguardam em Zombieland Saga! Acho que foi um bom negócio embarcar nessa experiência completamente "non-sense". Embora ainda seja cedo para afirmar que esse curioso anime será um sucesso em termos de qualidade, vamos acompanhando-o com esperança. Então é isso, encerro esse Café com Anime por Aqui e aqui e espero todos vocês no próximo episódio de Zombieland Saga!

Postagens mais visitadas