Café com Anime - Zombieland Saga episódio 7


Parece que Zombieland Saga está nos querendo conquistar pelo "feels" além da boa comédia, e se for isso mesmo, estamos ficando felizes!

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Zombieland Saga, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Yagate Kini no Naru, o shoujo-ai da temporada. Já o Finisgeekis cobrirá o anime Irozuku Sekai no Ashita Kara, um primor visual com toques de magia bem sutis. E no Anime21, continuaremos com nossas discussões sobre Banana Fish, adaptação de um mangá clássico dos anos 80.



Gato de Ulthar

Estou muito grato por ter pego Zombieland Saga para cobrir nesta temporada, foi um presente dos deuses dos animes. Que episódio magistral, consegui ri e ficar emocionado. Nem sei o que falar dele, mas vamos tentar.
Koutarou mostrou que não é apenas um canalha ou aproveitador, ele quer mesmo que as meninas alcancem o seu sonho. O diálogo dele com a Junko foi formidável, para quem parecia que não estava nem aí, conseguiu expor com maestria a situação para a ex-idol da era Showa, a fazendo perceber que os tempos são outros, e mesmo existindo um "embate" geracional, ela ainda é uma idol e se quiser continuar como uma, tem que superar tais adversidades. O Koutarou ainda conseguiu que ela arrumasse a porta, eu não pensei que essa cena se concretizaria!
E não foi só isso, tenho que ressaltar que o anime está indo muito bem em conciliar os momentos sérios com os cômicos, assim como o episódio anterior, este sétimo episódio teve uma carga dramática muito forte, mas certamente não deixou a desejar no quesito humor. Eu realmente não estava preparado para esta sequência, foi demais para mim e para meus rins:
Eis que a Van-kun imita o Truck-kun e atropela a Junko.
E essa cara do Koutarou?
E por fim....
Também tivemos o tão esperado show do Saga Rock, mesmo as idols vivas sendo animadas decentemente, a Franchuchou teve sua característica animação em CGI bisonha, mas mesmo assim o show foi ótimos! Alguém aí realmente esperava que elas ficariam energizadas e lançassem raios pelos dedos? Foi algo absurdamente legal, isso sem falar do conteúdo sentimental do show, ver a Junko ajudando a Ai não teve preço, foi lindo, lindo, lindo.

Diego

Foi um ótimo episódio! E de fato, o anime soube juntar muito bem comédia e emoção. A cena do Koutaro arrombando a porta me fez rir alto, mas a sequência dele falando com o Junko mostrou que há bem mais no personagem do que ele deixa transparecer. O que me faz perguntar quem ele realmente é. O Koutaro claramente é capaz de coisas como decoro e bom senso, mas ainda assim age como um babaca com as garotas na maior parte do tempo. Depois de uma cena como essa fica cada vez mais aparente que o seu jeito babaca é mais um ato do que qualquer outra coisa, mas eu me pergunto qual o motivo...
Ah sim, e: impressão minha, ou a Tae fica mais e mais "humana" a cada episódio que passa? Cada vez mais parece que de fato o anime irá terminar com ela "acordando". Talvez só tenhamos todas cantando no episódio final. Com sorte, o último show bem que podia não ser em CG, né? :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino

A Tae já está consciente. Então acho que é questão de tempo até ela recuperar todas as faculdades. Isto é, se as cordas vocais dela já não tiverem se decomposto. :smile:
E falando em progresso, acho que finalmente tivemos a confirmação da hipótese do Diego, não é? Parece que a CG tem sido usada de propósito para mostrar a "qualidade" relativa da performance das meninas.
Digo, o show do Iron Frills, que é uma banda foda, foi feito em animação 2D.
Daí as zumbis entraram com uma CG ainda mais sofrível que a da primeira vez.
Então a Junko tem o seu choque de inspiração e a performance adota uma CG ligeiramente melhor. Com uma série de recursos de luz para tornar o movimento mais fluido e o 3D menos conspícuo.

Fábio "Mexicano"

Concordo com a avaliação do Vinicius de que a Tae já despertou. Talvez não totalmente, e isso poderia explicar sua incapacidade de falar (embora já esteja quase balbuciando palavras) e a dificuldade de encontrar xampu para o Koutarou no episódio anterior. Ao mesmo tempo, também aguardo ansioso pelo despertar completo dela, como o Diego, e também acredito que ocorrerá apenas no arco final - e que vai ser uma coisa grande e importante pra caramba para o anime.
Sobre o show, elas ainda não têm muita habilidade, mas se conseguem continuar a apresentação em um palco destruído por um relâmpago, pelo menos demonstraram que determinação ninguém ali tem mais do que elas. Sem um sistema de iluminação funcionando, elas próprias se tornaram literalmente a luz do palco. Tenho certeza que tem alguma metáfora aí no meio disso.

Gato de Ulthar

Falando da Tae, também vejo que ela está quase que totalmente desperta. Ela está bastante "inteligente" por assim dizer, ver ela repetindo as falas e os gestos da Saki é uma grande mostra disso. Mas acho que podemos ficar tranquilos, essa progressiva evolução da Tae ainda vai demorar um pouco, afinal de contas ela é o elemento mais engraçado de toda a equipe, e perder o seu jeito faria muita falta. Por isso, muito provavelmente, ela se manterá assim até os episódios finais. E sobre ela ser a chave de toda a trama, talvez.... Eu não estou tão certo sobre isso, mas é uma possibilidade. O Fábio já emitiu sua opinião, e vocês, Diego e Vinicius, acham que a Tae pode ser a chave do mistério de Zombieland Saga?

Diego

Não sei. Faria bastante sentido ela ser a "chave", sendo a única que até agora não pode falar. Ao mesmo tempo, que ela talvez não tenha nada a ver com qualquer trama mais central seria em si próprio uma interessante quebra de expectativa, com bastante margem para comédia.

Vinicius Marino

Se você, daria ainda mais peso para a teoria Angel Beats do Diego. Digo, naquela série também tivemos uma personagem misteriosa que, nos 45 do segundo tempo, se tornou a chave de tudo - e a razão por trás do título. (Não, caro leitor, não vou dar spoilers. Se não assistiu a Angel Beats, faça-se um favor e assista. E não se esqueça da caixinha de lenços.)
Da minha parte, não sei se aposto em tanto. Mas acho plausível que ela pelo menos diga a que veio. E que protagonize um desses momentos de "virada" que tivemos até agora (como foi o caso da Junko nesse episódio).

Gato de Ulthar

Só uma nota, eu chorei mesmo em Angel Beats. Foi um anime com certos problemas, mas que gosto muito mesmo, se Zombieland for perto disso, estarei plenamente dado por satisfeito.
E também a possibilidade, o que não seria ruim, que todo esse mistério da Tae não dê em nada! Essa quebra de expectativas, se bem trabalhada, pode ficar bem legal, seria interessante só eles explorarem um pouco mais esse mistério da Tae e no fim tacar na tela que não era nada relevante.

Vinicius Marino

Eu acho que Zombieland tem conseguido ser até melhor que Angel Beats em certos aspectos. A começar pelo elenco reduzido, que não obriga o anime a descartar personagens na metade, como foi o caso de AB. Se ele puxar um melodrama convincente no final é capaz de virar um dos meus animes mais queridos.

Gato de Ulthar

Seria um sonho mesmo, o elenco de Zombieland está no tamanho certo mesmo. As expectativas são boas, já que o anime não vem decepcionando até o momento.
E outra tema que eu sempre estou lembrando de comentar mas sempre esqueço nos cafés. Confesso que não sou muito de ficar comentando a trilha sonora, me limito a pensar se é boa ou não e se está encaixada no lugar certo. E penso que Zombieland preenche os requisitos para ter sua trilha sonora considerada boa. Nesse episódio passado a trilha sonora, principalmente nos momentos dramáticos foi muito bem alocada, além disso a música é muito boa. E vocês, o que acham dela ao longo dos episódios?

Vinicius Marino

A música incidental é perfeita. Acho que há falei brevemente disso naquela primeira conversa séria entre o Koutarou e as zumbis.
Quanto às canções, não sou muito fã do repertório de idol. Também não as acho tão inspiradas como as de Starlight Revue, que são um espetáculo a parte. Mas elas caem como uma luva à série. Não consigo pensar me combinação melhor.

Fábio "Mexicano"

Eu normalmente não reparo em trilha sonora em anime, acho que em Zombieland ela está se fazendo perceber de forma proposital, o que faz sentido para um anime musical. E sim, é muito boa.

Diego

Eu ando reparando mais nos sons em Zombieland do que na trilha sonora de fato, vide o barulho (uma espécie de "creck") que as garotas fazem quando se mexem. Mas estou curtindo os números musicais :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar

Que bom que todo mundo está curtindo a música e os sons de Zombieland Saga!
E já puxando mais outro assunto, e aquela história do repórter que reconheceu vagamente a Ai? Ele apareceu de novo neste episódio, mas além de ficar fascinado pelo grupo não fez nada até agora. Será que ele irá protagonizar algum encrenca até o final do anime? Seria muito perigoso se ele afirmasse certamente que a Ai é a idol que morreu torrada por um raio anos atrás.

Fábio "Mexicano"

Ele permanece uma incógnita. Suponho que ou ele irá abordar o grupo ou irá publicar sobre o que descobriu. Qualquer um dos dois pode sacudir o anime, mas ele em si não está fazendo falta no anime por enquanto.

Diego

Vamos e venhamos, jornalista ou não, quantos acreditariam que essa nova Ai é um zumbi e não apenas alguém parecida com a idol morta? Não tem lá muito que ele possa fazer sem provas mais concretas, e provavelmente nem ele imagina que ela seja uma zumbi.

Fábio "Mexicano"

Isso é verdade. Se passaram 10 anos, afinal. Eu até acho interessante comentar aqui como as ex-colegas dela todas parecem mais velhas.

Vinicius Marino

Vale lembrar que nesse mundo da música pop as artistas são todas parecidas. Isso não só no Japão. Vide as cantoras de K-pop, ou aquelas loiras chicletes da moda nos EUA. A indústria tem um filtro visual muito forte. Então é bem possível que a plateia simplesmente a ignore como alguém parecido com a Ai.

Fábio "Mexicano"

Se qualquer coisa, vai dar ruim não por reconhecerem ela, mas por acharem que ela, que tem o mesmo nome e aparência, está "imitando" uma idol lendária. Isso dá uma crise de identidade violenta que agora eu quero ver. E talvez reparem na Junko também, por causa da Ai, bem mais recente.
Inclusive talvez seja isso o que o jornalista suspeite, na verdade?

Gato de Ulthar

Pior que eu não tinha pensado nisso :stuck_out_tongue: Quem iria acreditar que a Ai era uma zumbi né?
Mas supondo que seja descoberto que elas são zumbis, não seria algo interessante para um conflito final do anime? Pode ser que tenha alguma maneira delas serem aceitas como mortas-vivas....
acho que só estou viajando né?

Fábio "Mexicano"

Como o anime é uma comédia, não acho impossível. Se for para ter um final agridoce, pode até terminar com elas sendo aceitas, mas logo em seguida tendo que se retirar porque estão apodrecendo e já estão no limite das habilidades e possibilidades do Koutarou. Elas apenas acordaram brevemente e tiveram uma segunda chance antes de mergulhar de volta no sono eterno. Como em Tempo de Despertar.

Diego

Ou então podem revelar que são zumbis só pra todos na audiência falar que já sabiam :stuck_out_tongue: Seria engraçado finalizar o anime com uma tomada dessas.

Fábio "Mexicano"

Sim, podem ir pelo final just for fun também. Eu provavelmente estarei ok com qualquer um.

Gato de Ulthar

Já havíamos conversado que uma comédia casa muito bem com um conteúdo dramático bem encaixado. Então podemos dizer com propriedade que até o presente momento Zombieland Saga vem acertando nessa fórmula?

Fábio "Mexicano"

Mais que a mistura de ação, drama e comédia de Banana Fish.
Que não está nada mal também, só não acertam sempre.

Vinicius Marino

Pergunte-me o que passou na cabeça de alguém para inventar Zombieland Saga e eu não saberei dizer. Mas rapaz, se não está acertando em todas as notas.

Gato de Ulthar

Então é isso mesmo né pessoal? Todo mundo curtindo Zombieland! Esperamos ansiosamente pelo próximo episódio, até lá!

Postagens mais visitadas