Café com Anime - Zombieland Saga episódio 4


Já se passou um terço de Zombieland Saga, o nosso querido anime das nossas idols zumbis mais adoradas, desta vez tivemos até mesmo uma orgia de emplastros. Nunca imaginei que esse adesivo poderia ser tão prazeroso!

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Zombieland Saga, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Yagate Kini no Naru, o shoujo-ai da temporada. Já o Finisgeekis cobrirá o anime Irozuku Sekai no Ashita Kara, um primor visual com toques de magia bem sutis. E no Anime21, continuaremos com nossas discussões sobre Banana Fish, adaptação de um mangá clássico dos anos 80.


Gato de Ulthar

Não sei nem por onde começar na verdade.
Acho que vou começar com isso daqui:
E minha sã consciência, nunca poderia imaginar que emplastros seriam tão prazerosos. Lembro que já utilizei um ou outro há muitos anos atrás por uma dor na coluna e só. Zombieland redefiniu meu conhecimento sobre eles.
Essa foi uma cena tão orgânica e tão feliz, foi ótima, uma coisa linda de se ver e curtir, além de ser extremamente non-sense. Parabéns Zombieland Saga por propiciar uma cara destas de puro deleite:
E não foi só isso, o filme de terror improvisado no final foi uma coisa muito linda:
Todos os estereótipos clássicos desse gênero foram parodiados, para o azar da executiva da empresa farmacêutica.
E tivemos isso também, uma bela e merecida lição para o Koutarou:
Mas falando só um pouquinho mais sério, este foi um episódio muito bom, aprofundou de maneira efetiva e bonita de se ver o relacionamento das garotas enquanto passeavam pela cidade, e desta vez não somente com as ex-idols, mas com todas, sendo digna de nota a fala da cortesã de que todas estão unidas de uma forma que ela nunca experimentou em vida.
E tivemos um mistério, que quero conversar com vocês mais a fundo no decorrer desta conversa, o questionamento pertinente das meninas sobre o fato de não terem sido cremadas... Talvez temos uma grande conspiração envolvendo a história das meninas.
Mas falem logo o que acharam desta maravilha de episódio?

Diego

Eu tenho sentimentos mistos para com esse episódio. Por um lado, ele segue bastante divertido. Por outro, eu sinto que estou começando a sentir com Zombieland o mesmo tipo de "burn out" que eu sinto com muitas comédias non sense. Me faz lembrar, inclusive, de Asobi Asobase, da temporada passada: uma vez que a fórmula perde o seu fator "choque", eu começo a ter certa preguiça com o anime - mesmo gostando quando efetivamente paro pra assistir.
Minha expectativa é que eventualmente comecemos a explorar um pouco mais essa situação maluca. Coisas como quem é realmente o produtor e qual o seu plano de fato, ou mesmo como ele fez essas garotas virarem zumbis. Momentos como questionamento de como elas podem ser zumbis se seus corpos deviam ter sido queimados é o que me dá esperança de eventualmente vermos o anime subverter mesmo que só um pouco a sua fórmula episódica.

Vinicius Marino

Eu definitivamente não senti o burn out que o Diego sentiu. Pelo contrário, ver a executiva topar com as zumbis nas termas me fez gargalhar mais alto que qualquer outra cena até agora.
O gênero zumbi é bem vasto. E sinto que Zombieland Saga ainda não passou da superfície. Sobretudo porque, como já dissemos, essa é uma série recheada de coração, que está entrelaçando suas esquetes com un drama real, humano, a despeito da verve nonsense.

Fábio "Mexicano"

As garotas quase matando a executiva de susto foi histérico, só não ri mais porque estou com uma puta dor de cabeça (devia ter emplastro pra dor de cabeça...).
O show das garotas foi aquele horror de novo, mas teve um ou outro frame que não foi em 3D e que foi bastante bonito. De relevante para o enredo, o principal foi as garotas meio que finalmente decidirem perseguir um objetivo comum por conta própria, ao invés de ser só porque o Koutarou mandou. Koutarou que, aliás, talvez (muito talvez) esteja começando a revelar quem ele é? Quero dizer ... ele é isso mesmo. Fez zumbis e quer ficar rico com elas. No episódio passado ele já havia falado sobre como elas não precisam dormir, e nesse ele foi mais claro ainda, dizendo que as está explorando mesmo. A forma como ele maltrata elas talvez não seja um charme nem uma máscara, mas quem ele é de verdade.

Gato de Ulthar

Sei que é só especulação, mas isso não explica o fato delas não terem sido cremadas! Ele coletou corpos durante anos e os conservou até poder revivê-los? E a cortesã? Talvez ela tenha sido enterrada ao invés de queimada.
Se o objetivo dele fosse ser rico puro e simplesmente, ele se empenhou bastante para isso!
E ainda precisamos saber qual o motivo dele ter escolhido a Sakura, que era uma garota totalmente aleatória.

Fábio "Mexicano"

Eu acho que é só um enorme despiste, mas o Truck-kun apareceu no episódio 3...

Gato de Ulthar

Apareceu? Nem me toquei.

Fábio "Mexicano"

Na estrada quando estão voltando do show, se não me engano. A van delas vai numa direção, o caminhão na outra. Aposto que foi só reaproveitamento de modelo 3D, mas vai saber

Diego

Corre por ai a teoria de que o producer é quem teria atropelado a protagonista. Pra mim isso não faria o menor sentido, mas vai que né :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar

O Koutarou estaria por era perseguindo, matando e zumbificando garotas para fins artísticos? Seria minimamente interessante!

Diego

Mas até ai como explicar a cortesã com a aparente idade do Koutarou?
Não tem como ele ter matado ela... né?

Gato de Ulthar

Já sei! O Koutarou é um zumbi! Só que ninguém percebe pois ele usa maquiagem, por isso ele é perito na técnica. Podem apostar que é isso mesmo :stuck_out_tongue:

Diego

Mas se foi ele quem transformou as outras em zumbi, quem transformou ele em zumbi?

Gato de Ulthar

Agora você quer demais Diego!

Fábio "Mexicano"

Ele poderia ter se transformado em zumbi aos poucos, estando com o corpo pronto para despertar quando morreu. Mas esqueçam, a não ser que descubramos algo novo, isso é impossível. Ele entrou nas termas nesse episódio.

Vinicius Marino

O Koutarou é um necromante poderoso que se transformou em lich. E está reunindo um exército para salvar Saga! Nah, sei lá, aposto em algo mais simples. Ele parece um pobre coitado, na verdade. Cada arroubo dele na frente das garotas mostra que ele não auto-confiança nem para resistir a perguntas.
Meu palpite é que ele queria reunir um "dream team" de artistas de várias épocas do Japão, mas ficou sem candidatas na metade do caminho. Daí ter de recorrer à Sakura e à Tae Yamada, que nem epíteto tem.

Gato de Ulthar

Já que estamos falando de coisas absurdas, qual foi o melhor momento do episódio? As garotas passeando na cidade? A orgia de emplastro? O show? Ou o filme de terror B?

Fábio "Mexicano"

Melhor momento foi o Koutarou falando como elas deviam estar treinando duro e elas passam pela janela do café.

Diego

Pra mim o ponto alto foi o filme de terror mesmo :smile: Incrível como em alguns minutos o anime consegue passar por uma série de cenários comuns do gênero.

Fábio "Mexicano"

Minutos? Foram segundos :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino

Concordo com o Diego e até justifico: além de ter sido hilária, a cena mostrou melhor que qualquer outra até agora a disparidade entre como as garotas são e como elas se vêem.
Ok, isso já tinha aparecido no primeiro episódio. Mas ver isso agora, depois de termos "feito amizade" com elas, tem um peso bem maior. E a apresentação não ficou a desejar. Pra começar, com o "corte" da Sakura toda fofa para essa imagem saída de Junji Ito "Collection".
E depois (minha favorita!) para as amigas gritando em ajuda - só para descobrirem que são duas zumbis soltando água suja pela boca.

Fábio "Mexicano"

Eu pensei nisso também. Talvez as zumbis fofas que vejamos o tempo todo seja como elas se veem. As demais pessoas veem esses cadáveres horrorosos mesmo.

Gato de Ulthar

Uma coisa que me ocorreu hoje, será que retratar idols como zumbis não é uma forma de criticar esse nicho da indústria artística? Afinal de contas as idols são muitas vezes submetidas a jornadas exaustivas e obrigações contratuais muito severas, não é raro elas dizerem que não possuem "vida". Se não possuem vida, e só obedecem comandos, não se diferem muito de zumbis. O que acham disso?

Fábio "Mexicano"

Sem dúvida isso é feito também, e foi muito claro nesse episódio quando o Koutarou disse que podia explorar elas sem restrições. Mas não sei se é sobre isso que há de ser o anime ou se é um tema que o permeia e por isso dão uma cutucada sempre que possível

Diego

Concordo com o Fábio. A crítica está ali, mas não diria que o anime é sobre isso. Até porque, para todos os efeitos, as garotas não parecem sofrer lá muito com a situação. São muito mais cutucadas mesmo.

Vinicius Marino

É difícil ignorar esse subtexto, sem dúvida. Nesse caso, me vem à mente Interstella 5555, aquele projeto conjunto do Leiji Matsumoto com Daft Punk (que os leitores do Dissidência conhecem bem). O anime é uma crítica dura à tirania da indústria fonográfica e mostra como artistas viram fantoches de seus empresários.
Claro, o Koutarou parece muito mais uma paródia de agente que um vilão stritu sensu. Já disse e repito: eu tenho pena do sujeito. Algo no tom de voz me sugere que essa pose de durão é só da boca pra fora.

Gato de Ulthar

Já que o Vinicius comentou, vou fazer o jabá do texto do Dissidência Pop sobre Insterstella 5555, para quem tiver interesse: http://dissidenciapop.blogspot.com/2016/04/interstella-5555-relembre-os-velhos.html
Você conhece Daft Punk, correto? Com certeza já ouviu a música Get Lucky , que fez muito sucesso logo após o lançamento do Álbum Random...
Mas acho que é isso mesmo, o Koutarou não é bem um vilão, está mais para um aproveitador barato, se ter lucro for o seu único objetivo mesmo, pois as possibilidades ainda estão muito em abertas, como por exemplo, onde ele conseguiu o corpo das meninas? Já fizemos muitas brincadeiras nessa conversa sobre as possibilidades sinistras que a situação sugere.
Mudando um pouco de tema. Tivemos um bom episódio para a integração das garotas e podemos conhecer um pouco mais delas. A pergunta é, o que vocês estão achano do elenco de meninas? Qual delas vocês estão gostando mais?

Vinicius Marino

Depois da Tae Yamada, você quer dizer? Eu poderia ver um spin-off solo só com ela :stuck_out_tongue_closed_eyes:
Tae Yamada é o Mr. Bean de saias. Depois de sair do rigor mortis.

Diego

Até aqui eu prefiro a Sakura mesmo :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Eu queria um episódio sem diálogos só com a Tae andando por aí fazendo porcaria.

Diego

Acho que sou o único que não conseguiu embarcar no hype train da Tae. Sou completamente indiferente à personagem :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar

O Diego tinha que ser o diferente né? :frowning:
Eu também gostei bastante da Tae. Deviam fazer um spin-off só dela fazendo besteiras, como o Fábio mencionou.
Seria o melhor anime do ano.
E falando da Tae, vocês acham que ela vai despertar? Ou vai manter o status de zumbi sem-miolos?
Talvez se ela despertar vai perder o que faz dela uma personagem tão legal, não sei se eu iria querer isso.

Fábio "Mexicano"

Continuo acreditando que o despertar dela e sua identidade vão amarrar todo o enredo no final. Como zumbis são feitos, por que elas, etc.

Vinicius Marino

Desde que ela desperte no final estarei de boa. Quero curti-lá assim o máximo possível :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

É minha aposta por enquanto. Com a melhoria dela nos últimos episódios achei que seu despertar pudesse estar iminente e que esse fosse ser o conflito do meio do anime, mas já assisti o episódio seguinte e já sei qual é o conflito do meio do anime e não é esse não :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar

Como eu disse, também quero que a Tae Yamada dê uma segurada e não perca seu jeito zumbi de ser! Nos encontramos no próximo episódio com mais travessuras dessa galerinha do barulho!

Postagens mais visitadas