Café com Anime - Zombieland Saga episódio 5


Morder a bunda de galinhas em um comercial de um restaurante especializado em frangos e uma olimpíada na lama, Zombieland Saga não mede munição na bizarrice, e este episódio quinto não é diferente.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Zombieland Saga, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Yagate Kini no Naru, o shoujo-ai da temporada. Já o Finisgeekis cobrirá o anime Irozuku Sekai no Ashita Kara, um primor visual com toques de magia bem sutis. E no Anime21, continuaremos com nossas discussões sobre Banana Fish, adaptação de um mangá clássico dos anos 80.

Gato de Ulthar

Devo começar dizendo que só tenho a elogiar a equipe criativa por trás de Zombieland Saga por mais um episódio repleto de diversão e com um prelúdio de conflito no horizonte!
O episódio 5 foi dividido em duas metades, a primeira, onde foi feito o comercial para um restaurante especializado em frango, e a segunda parte, das "Gatalympics", onde teve muita lama, muita mesmo! Nas duas partes a Tae foi a cereja do bolo, tornando tudo mais divertido e atrativo, mas todas as garotas tiveram seu tempo para brilhar. Isso sem falar no conflito gerado por aquele fotógrafo, ou jornalista, ter reconhecido uma das garotas. Isso pode ser muito problemático.
Não sei mais o que dizer, mas quero elogiar a Tae mordendo o frango.
E algo tão absurdo quanto a guerra dos emplastros, mas tão ou mais engraçado. O bacana é que isso foi realmente inspirado em um evento real de mesmo nome!
E devo agradecer o Fábio por ter compartilhado esse vídeo com nós, a dubladora da Lylly participando da prova!
E vocês, o que acharam deste episódio?

Fábio "Mexicano"

Foi o primeiro em que o anime realmente fez propaganda de Saga, né? A dublagem do dono do restaurante era tão ruim e monótona que acredito que tenha sido feita pelo próprio, obviamente um amador nessa arte (mas um profissional em frango!).

Vinicius Marino

Eu acho que estão fazendo propaganda desde o início :grin:. O episódio anterior já trouxe um marketing explícito, com aquele passeio das garotas pelos pontos turísticos.

Fábio "Mexicano"

Ah, verdade. É que quando é algo muito japonês e que estou acostumado a ver em tudo que é anime, como estâncias termais, eu não reparo. Mas tem razão.

Vinicius Marino

Nesse sentido, acho uma grande sacada colocar a motoqueira como uma "Saga girl" fanática. É uma forma super elegante de introduzir essa promoção sem parecer apelativo. De quebra, eles podem se concentrar em referências bem mais "insider" , como o Pollos Hermanos nipônico. :stuck_out_tongue:

Diego

Os eye catches do episódio passado estavam promovendo alguns produtos de Saga, não? :smile: Não duvido nada que o anime tenha um impacto positivo na economia da prefeitura, se mais nada ao menos pelo influxo de turistas indo pra ainda outro ponto de peregrinação dos animes :stuck_out_tongue: Isso, claro, supondo que Zombieland Saga esteja indo bem no Japão...
Ah, mas sobre o episódio, fico feliz de termos o vislumbre de um conflito futuro. Era no mínimo estranho que ninguém se lembrasse pelo menos das idols do passado. Se bem que isso em si pode ser um rápido comentário no quão fugaz é a fama de uma idol.

Fábio "Mexicano"

Reconheceram só a mais recente até agora. A Ai morreu há no máximo 10 anos, a mesma época na qual a Sakura morreu.

Gato de Ulthar

Já que estamos falando sobre o possível conflito futuro, qual será o possível caminho que o anime vai seguir? Será que no próximo episódio já teremos mais deste repórter investigandos nossas idols?

Fábio "Mexicano"

De um jeito ou de outro, vamos descobrir mais sobre a Ai.

Diego

Vou apostar que o tal jornalista era fã da Ai, com um quarto cheio de CDs dela :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino

Olha, eu acho curioso que o anime tenha adotado um norte tão visível ao mesmo tempo em que dividiu um episódio entre duas esquetes. Essa "dobradinha" me lembrou bastante Panty & Stocking, que até já mencionamos em discussões passadas.
O "sucesso" cômico desse tipo de esquete fala por si só. Eu estava em público quando assisti ao episódio e morri de vergonha. Devo ter rido alto várias vezes. Por outro, não é exatamente uma fórmula das mais ideias para avançar o enredo.
Não gostaria que um conflito dramático agora viesse a frear o humor nonsense. Então torço para que 1) o "jornalista" vire um inimigo on e off*, daqueles que aparecem toda a hora, mas são sempre despistados ou 2) que a cena foi um foreshadow para o futuro, mas não exatamente o futuro próximo. Quero ver mais Tae Yamada mordendo a bunda do frango antes de cair no suspense :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Fábio "Mexicano"

Tenho quase certeza que apareceu uma Ai em prantos na prévia do próximo episódio

Gato de Ulthar

Espero que Zombieland Saga consiga fazer uma boa separação do drama e da comédia. Acho isso plenamente possível, mas há que ter cautela, para não desvirtuar a essência desse anime de comédia. O que pode ser uma pista é o caráter de divisão do episódio em duas partes, cada metade dele contando uma história específica, então não acho improvável que deem um tempo para o conflito do jornalista, mais dramático (e sim Fábio, eu acho que vi a Ai chorando na prévia), e depois foque na comédia non-sense. De qualquer forma, não consigo crer que o anime perca seu caráter debochado.
Mas até o presente momento do anime, a comédia vem agradando? Digo na qualidade das piadas e desenvolvimento dos personagens.

Fábio "Mexicano"

Com a variedade de personagens não tem como ficar repetitivo, que é uma das coisas que mais matam humor, então pelo menos isso tem. A piada mais repetitiva do anime era o Koutarou abusivo, mas as garotas começaram a reagir então a piada meio que virou outra piada, escapando da armadilha.

Gato de Ulthar

Ficou bem legal de ver o Koutarou levando porrada em dois episódios, e desta vez com um pão. Será que isso significa que elas estão menos dependentes e subjugadas pelo Koutarou?

Diego

Foi mesmo ótimo ver outra garota se insurgindo contra ele :smile: Espero que vire moda entre as garotas :stuck_out_tongue:
Dito isso, eu senti que algumas piadas se arrastaram por mais do que deveriam. Como a do Koutarou pedalando ou a da Sakura na corda. Era óbvio qual seria a punchline em ambos, em parte inclusive por se demorarem tanto nas cenas.

Vinicius Marino

Esse maneirismo dele juntar a terra depois de apanhar é de rachar o bico! Reforça a minha impressão de que, apesar da postura, ele não passa de um pobre coitado.
E falando em apanhar, eis uma oportunidade perdida de fazê-lo sentir onde mais dói. A Saki deve gostar muito dele. Mais um pouco e ele não teria descendentes.

Fábio "Mexicano"

Nessa cena, aliás, notaram que a bola atravessou a perna dele? Acho que foi só uma piada, mas vai saber...

Vinicius Marino

Considerando o quão bem ele manobrou a bicicleta na festa da lama, acho que ele sobrevive :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Fábio "Mexicano"

Disso eu não tenho dúvida. É só que nunca descarto a opção dele ser algo ... pouco humano também. Tem a coisa do próprio anime ter feito questão de nos lembrar que no Japão as pessoas são cremadas, então não existem cadáveres para ser reanimados. Eu já tinha pensado nisso no começo mas daí ignorei, considerando que fosse só uma exceção para a história funcionar, mas daí o próprio anime trouxe o assunto à tona, então não posso evitar pensar sobre isso.

Fábio "Mexicano"

Oh, saiu versão completa do comercial do Drive-in Tori: https://twitter.com/zombielandsaga/status/1059762425870729216/video/1
【まさかのトレンド入り!?「#ドライブイン鳥」CMを公開!】
 フランシュシュによる「#ドライブイン鳥」のCMを公開!
佐賀と福岡に実際に店舗があ...
5話では、有浦社長もご本人役で出演されています。
Retweets
9486
Likes
12983
Twitter
E ele não é menos constrangedor que os comerciais originais do restaurante: https://www.youtube.com/watch?v=fELf-BF5j8k

Gato de Ulthar

Zombieland Saga deve ter recebido um apoio bem generoso da prefeitura de Saga e desse restaurante especializado em frango. E quem sabe a arte está imitando a vida real? Será que Saga passa por dificuldades e nosso grupo de idols é realmente uma alternativa de revitalizar Saga?

Vinicius Marino

Boa pergunta. Que o turismo otaku tem ajudado bastante cidades menores é um fato. Vai ver, eles querem colocar Saga na rota turística de Kyushu. Difícil se destacar quando se tem Nagasaki e Fukuoka na mesma ilha.
Fato aleatório do dia: fui pesquisar curiosidades de Saga e descobri que ela é uma cidade irmã de Limeira, em SP. Que parceria inesperada!

Fábio "Mexicano"

Vamos combinar de ir comer frango frito em Limeira? Quem não cão, caça com gato...

Gato de Ulthar

Podemos criar uma versão nacional de Zombieland Saga
Vamos para Limeira, transformamos em zumbi uma dupla sertaneja com o objetivo de revitalizar a cidade.

Fábio "Mexicano"

Frank e Stein? Aposto que já existiu banda sertaneja com esse nome...

Diego

Ta, eu vou perguntar: o que é mesmo uma cidade irmã? :stuck_out_tongue: Porque eu to desde Sakura Quest tentando entender quais as vantagens exatas desse sistema :smile:

Fábio "Mexicano"

São filhas das mesmas cidades-pais.

Vinicius Marino

Na prática, nada. :smile: É um acordo meio simbólico para "promover" uma cidade aos olhos da outra, incentivando turismo, cooperações internacionais e coisas do tipo.
Pode ter um sentido prático se uma cidade, por exemplo, tiver uma diáspora de habitantes oriundos da outra. Mas geralmente é só marketing político mesmo.
Cidades-irmãs às também "deserdam" suas parceiras em retaliação a alguma decisão em nível federal. Ex: país X saiu do Acordo de Paris de proteção ao meio-ambiente. Uma cidade Y, irmã de uma cidade do país X, quebra sua "irmandade" para mostrar repúdio.

Gato de Ulthar

Só para finalizarmos, estamos quase na metade do anime, e é isso, vocês estão curtindo o anime? As vezes acho difícil analisar um anime de comédia, mas penso que Zombieland Saga é bem engraçado e proporciona bastante diversão, e além disso, não é só uma enxurrada de gags e comédia non-sense, há mais nele do que isso.

Fábio "Mexicano"

Apenas como comédia está longe de ser a melhor que já assisti. Está longe até de ser uma das melhores do ano. Mas tem uma proposta original e potencial para ser mais do que só comédia, e é com isso que estou contando. Estou gostando sim, mas se terminar sendo apenas comédia irei me frustrar.

Diego

Estou gostando, mas concordo com o Fábio, não é nem de longe a melhor comédia que já vi, e pra ser bem sincero não sei nem de colocaria como a melhor desta temporada. Pior: não sei nem se chamaria de a mais bizarra nessa temporada, dado que temos um anime de um esqueleto trabalhando em uma livraria (que mais gente devia assistir!). Minha esperança mesmo é que o anime se revele mais do que pura comédia.

Vinicius Marino

Vocês estão muito críticos :stuck_out_tongue_closed_eyes: Eu, pelo menos, estou me divertindo a beça. Que venham mais olimpíadas na lama!

Fábio "Mexicano"

Não é isso. Vou gostar se for só comédia, mas isso tornaria o anime terrivelmente esquecível, e eu acho que ele tem potencial para mais. Se qualquer coisa, tenho expectativa no anime justamente porque o estou achando bom - e não como só uma comédia.

Gato de Ulthar

Se é só comédia ou tem algo a mais, só o futuro dirá. Bem como, serão os próximos episódios que definirão como esse anime será tratatdo na posteridade, como uma comédia pastelão ou algo além disso. Eu voto na segunda opção, então veremos o que vai acontecer nos próximos episódios! Até lá!

Postagens mais visitadas