Café com Anime - Zombieland Saga episódio 10


Espero que todos curtem o Café com Anime do episódio 10 de Zombieland Saga, onde temos um repeteco do acidente do primeiro episódio!

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Zombieland Saga, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Yagate Kini no Naru, o shoujo-ai da temporada. Já o Finisgeekis cobrirá o anime Irozuku Sekai no Ashita Kara, um primor visual com toques de magia bem sutis. E no Anime21, continuaremos com nossas discussões sobre Banana Fish, adaptação de um mangá clássico dos anos 80.

Gato de Ulthar

Alguém esperava pelo o que aconteceu nesse episódio? :stuck_out_tongue:
Nos enganamos redondamente ao pensar que este episódio focaria na cortesã Yuugiri, ela teve um papel interessante neste episódio, mas ele não foi dela, foi da Sakura, e as coisas esquentaram.
Separo o anime em duas cenas marcantes.
Primeiramente, essa luta com o javali, nem em animes de ação via algo tão brutal :smiley:
E não posso esquecer de mencionar uma conclusão que eu tive, o Truck-kun é o vilão do anime! Como pode? Certamente ele estava perseguindo a Sakura durante todos esses anos. Depois que a Ai disse para a Sakura tomar cuidado para não ser atropelada e vi ela saindo da mansão, era só esperar pelo repeteco do desastre.
E parece que ela lembrou de tudo. E isso foi muito interessante? Ela perdeu a memória com um acidente e recuperou-a com outro. A velha história de uma pancada para curar outra.
Foi um gancho interessante para o próximo episódio. E notaram que não teve apresentação pública?
Mas esse nem foi o ponto do episódio.
O ponto foi fazer a Sakura perceber que necessita de um grupo e que "a força de se estar em grupo é poder compensar os pontos fracos individuais", citando o Koutarou com seus próprios termos.
Mas não vou me estender, então dissertem sobre este episódio.

Fábio "Mexicano"

A coisa de que a força está no grupo já tinha sido martelada pelo anime antes, foi um dos primeiros temas sérios dele. Claro, não houve antes foco na Sakura. O interessante desse episódio é que a Sakura teve problemas, e ninguém pôde ajudá-la. Quando outras tiveram problema, a Sakura foi lá ajudar elas. O Koutarou tentou, mas o resultado daquele treinamento nas montanhas foi, na melhor das hipóteses, duvidoso - é provável que, durante a pressão dos ensaios, a Sakura eventualmente tivesse percebido no que estava errando. Sem necessidade de arriscar virar comida de javali ou de sacrificar preciosos dias de ensaio. E foi provavelmente por isso que a Yuugiri foi conversar com o Koutarou quando elas voltaram. Ela disse literalmente que o que faltava à Sakura, ela tinha que aprender sozinha. E então, pois é. Eu nem dei bola quando a Ai falou, mas notei como assim que a Sakura abriu aquela porta, a cena ficou terrivelmente parecida com o começo do primeiro episódio. Acho que até estava tocando a mesma música de fundo. Daí sim eu parei e notei o significado do que a Ai havia acabado de dizer. Bom, o que dizer?

Como piada, acho que não funcionou. Dizem que o segredo do humor é a repetição, e é verdade, mas a primeira vez foi muito mais impactante. Claro que foi inesperado, e agora não tinha mais o fator surpresa, mas isso poderia ser compensado com o aumento no exagero. Ao invés, foi mais brando que da outra vez. Nem teve um death metal nervoso tocando no fundo. Tematicamente, a gente ainda vai descobrir. Não tenho porque duvidar da capacidade da equipe de produção de Zombieland a essa altura, mas não é um trabalho fácil. Ela se lembrou de tudo do seu passado, e se esqueceu de tudo como idol zumbi. Não passa uma sensação de que tudo o que a Sakura passou e aprendeu até agora foi inútil? Esse episódio foi focado nela, ela aprendeu coisas importantes, e esqueceu em seguida. A solução que parece óbvia é ela se lembrar de tudo (sem esquecer nada de novo, por favor) e fazer uma síntese. Mas dependendo de como isso for feito pode ficar parecendo muito barato. Estou um pouco aflito pelo desfecho.

Diego

Ao que parece o anime decidiu se encaminhar para o seu arco final. Acho que foi o Vinicius quem falou na semana passada que a Yuugiri não parecia material para feels, e pelo visto o anime concorda: ao invés de um foco nela, foi a Sakura a estrela da vez. Mas dado que já falaram bastante da lição que ela teve de aprender, vou pular essa parte :P Sobre o final, Zombieland vira e mexe tem algumas piadas bastante previsíveis, então essa segunda aparição do Truck-kun não foi nada de mais para mim nesse sentido. Dito isso, eu me pergunto se a Sakura de fato esqueceu que é um zumbi. Ela perguntou onde estava, mas pode ser apenas uma confusão momentânea. Em fato, espero que seja, porque a menos que haja algo extremamente importante no passado dela a perspectiva de passarmos um episódio dela tendo de recuperar a memória me soa um pouco cansativa a essa altura do campeonato.

Fábio "Mexicano"

A Junko foi atropelada do mesmo jeito e não ficou nem um pouco "confusa". Mas sim, pode ser.

Vinicius Marino

Difícil comentar esse episódio, pois ficou bem claro que sua "chave" foi relegada para a semana que vem.
Ao mesmo tempo, não pude evitar a sensação que seu roteiro estava perdendo tempo com coisas irrisórias. Ir treinar nas montanhas teve alguma importância além de fazer o que manda o cliché? Zumbis precisam mesmo de água, calor ou comida? Uma série sobre música não conseguia reunir tropes musicais para servir de fundo às suas piadas?
Bom, para não reclamar de tudo, aquele maneirismo tirolês do Koutaro é um estilo de canto alpino chamado yodel. Todo mundo já deve ter visto isso em desenhos animados ocidentais. Mesmo assim, vale lembrar que ele existe de verdade e é super engraçado: https://www.youtube.com/watch?v=vQhqikWnQCU

Fábio "Mexicano"

Era forma de comunicação nas montanhas, não é? Enfim, quem liga.
A gente podia considerar o final só um cliffhanger e concentrar nossos comentários no resto do episódio. Tecnicamente estaria correto. Mas dependendo da resolução do cliffhanger todo o resto do episódio foi efetivamente inútil. Eu gostei, me diverti, ainda que tenha parecido deslocado em relação ao resto da série, mas gostei. Só que o final me deixou com essa sensação desconfortável de que essa semana não aconteceu nada e só semana que vem a história retorna.

Vinicius Marino

Minha exata impressão. Não vou negar, foi super legal assistir à cena do javali. Tampouco tenho problemas com garotas fofas fazendo fofuras (Cobri um anime desses na primeira edição do Café!). Mas poxa, depois de dois episódios como os passados? Me dê um pouquinho mais, por favor!

Gato de Ulthar

O Vinicius trouxe a questão do Iodelei, e mesmo sendo algo que foge um pouco do tema preciso compartilhar um fato.
Vocês sabiam que um dos maiores nomes do iodelei é um japonês?
Takeo Ischi, se apaixonou quando criança pelo estilo e acabou se tornando, até mesmo na Alemanha, um astro do estilo.
E umas das suas principais músicas é sobre, bem, galinhas! :stuck_out_tongue:
Vejam esse vídeo e comentem!
O engraçado é que tivemos o Koutarou vestido de tirolês e um episódio voltado às galinhas, mera coincidência?

Diego

Por algum motivo lembrei deste vídeo aqui. Por que será? :stuck_out_tongue: https://www.youtube.com/watch?v=z8pknnncODo

Gato de Ulthar

Esse vídeo foi feito justamente para "homenagear" o Takeo Ischi e seu maior sucesso sobre galinhas, que por motivos óbvios virou um meme por décadas na Alemanha.

Vinicius Marino

Eu não sabia disso. Estou fascinado!

Fábio "Mexicano"

É impressionante como o cliffhanger nos deixou sem assunto, né? :stuck_out_tongue:
Bom, o Koutarou. O Koutarou sempre agiu quando uma de suas idols zumbis estava ficando perdida, mas sempre na última hora ou apenas acompanhando de longe para garantir que nada desse errado. No caso da Sakura, tão logo ele percebe que ela está cagando no pau manda todo mundo para as fucking montanhas. Isso não deu certo e ele estava deprimido depois. A Yuugiri foi conversar com ele e ele parecia bastante inseguro, como nunca o vimos antes (bom, teve a entrevista após as olimpíadas no mangue, mas aquilo foi mais piada do que qualquer coisa e não envolvia as zumbis). Estou chovendo no molhado, mas parece que a protagonista é mesmo importante, né?

Gato de Ulthar

Fábio, você não tem senso de humor né?
:stuck_out_tongue:
Ainda dá tempo para emitir sua opinião sobre o Takeo Ischi, ok?
Que a protagonista pode ser importante para o mistério geral, eu também canto essa bola.
Mas o que mais me deixou perplexo ao longo do anime foi a figura do Koutarou.
No início ele parecia apenas um canalha interesseiro, mas ao longo dos episódios se mostrou algo mais, alguém que sabe dar os conselhos na hora certa e ajudar as meninas quando necessário.
Na opinião de vocês, o que ou quem é o Koutarou?

Fábio "Mexicano"

Talvez um parente da Sakura? :stuck_out_tongue: Não sei, se ela é mesmo assim tão importante, então deve ser o centro de tudo, e deve ser alguém especial para o Koutarou por algum motivo. Ou talvez não.
Esse episódio realmente conseguiu me deixar no escuro

Vinicius Marino

Pergunta difícil essa. Eu vou chutar que ele não tem nada a ver com a Sakura. É só um fascinado pela cidade de Saga. Morador patriota? Filho do prefeito? Fã do time de beisebol local? :grin:
Vai ver é um brasileiro de Limeira que está quebrando uma perna para proteger sua cidade-irmã.

Diego

Em termos de personalidade eu diria que o anime já demonstrou que o Koutaro se importa com essas garotas mais do que deixa transparecer. E ele parece genuinamente interessado em salvar Saga (do que é que eu não sei: acho que já comentaram que a cidade não parece particularmente decaída). Mas em termos de quem ele é, de onde veio, e por ai vai, ainda é uma incógnita.

Vinicius Marino

Eu entendi que ela está envelhecendo mesmo. Não foi nesse episódio que ele mostrou um gráfico apontando que a maior parte da população é idosa?
Enfim, é uma informação que já apareceu várias vezes. E não foram poucas as ocasiões em que o tema apareceu nas próprias músicas. Um dos primeiros episódios teve a Sakura improvisando um rap sobre como idosos são cool. Mais recentemente, vimos a turminha da ginástica para a terceira idade.
Talvez Saga, como outras cidades japonesas, tenha dificuldade para segurar os jovens. Some a isso a baixa natalidade dos japoneses e temos um problema sério. Se fosse para apostar, arriscaria que Koutarou quer usar idols para vender a cidade à juventude.
Ou, num nível "meta", ajudá-la com turismo otaku incentivado pelo anime :grin:

Fábio "Mexicano"

Talvez ele só queira transformar todo mundo em zumbi. ZombieLAND ... :smile:

Gato de Ulthar

São todas ideias bem divertidas mesmo!
Mas vamos mudar um pouco de assunto, vamos falar um pouco da Yuugiri.
Como já foi dito no episódio anterior, o passado dela não nos dá "feels material", pelo fato dela já ter morrido faz tempo e tal. Então vamos analisá-la do ponto de vista atual, ela é sem dúvidas a mais madura da turma, não dá para saber a sua idade, mas não cogito algo na casa dos 20. Há idols que beiram e até passam um pouco os trinta anos seguindo forte na carreira, o que não é difícil dada a própria constituição física das japonesas, as quais podem parecer muito mais jovens do que são por muito tempo.
Mas voltando ao assunto, parece que ela é a única que entende, pelo menos em parte, o Koutarou, fazendo os dois parecerem uma boa dupla, não acham? Será que podemos ter algum interesse romântico nesse sentido?

Fábio "Mexicano"

Dá pra saber a idade sim, tem no site oficial :smile:

Gato de Ulthar

Sério?

Fábio "Mexicano"

(já aviso que ela é espantosamente nova, vou pegar aqui)

Gato de Ulthar

Fui destruído....

Fábio "Mexicano"

HAHAHA calma que a gente já analisa isso, e vale também um comentário sobre informações em on e em off em um anime, se quiser :wink:

Gato de Ulthar

Pode ser.

Fábio "Mexicano"

TVアニメ「ゾンビランドサガ」公式サイト
MAPPA×エイベックス・ピクチャーズ×Cygamesが贈る新感覚ゾンビアニメ!2018年10月4日より放送開始!

Gato de Ulthar

Mas no caso concreto, se ela for nova também faz sentido, já que antigamente as mulheres começavam bem precoces neste tipo de trabalho...

Fábio "Mexicano"

Sim, eu pretendia comentar isso

Gato de Ulthar

E de certa forma eram geralmente muito mais maduras que as garotas atuais.
Pela própria pressão da vida.

Fábio "Mexicano"

Não dá pra passar link direto pra página de personagem dela, mas veja aqui a sua ficha (a área circulada em azul é a idade que tinha quando morreu):

Gato de Ulthar

19 anos.... condizente com o contexto.

Fábio "Mexicano"

De acordo
E você falou sobre o problema de ser uma idol com mais idade, bom, veja essa:
Depois olhe as idades de todas, é bem interessante

Gato de Ulthar

29, ô loco.
essa foi surpresa mesmo.

Fábio "Mexicano"

Sobre a Yuugiri entender o Koutarou eu não sei, mas acho que ela não se deixa assustar por adultos, esse é o ponto dela.
Sim :smile: Todas as outras são normais, o esperado.
Por causa da idade da Tae eu quase fabriquei uma hipótese maluca na qual ela seria a mãe da Sakura e o Koutarou o pai ...

Gato de Ulthar

Mas o pouco que sabemos da Tae, capaz que ela foi esposa do Kotarou :P E sobre a Yuugiri, é por aí mesmo, não sei o quanto de tempo ela foi cortesã, mas é subentendido que ela tinha bastante experiência do babado, e todo tipo de cliente que ela teve que lidar....
Escrevesse antes de mim Fábio, mas pensei na mesma coisa :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Mas meh ... ficou muito complicado e eu tinha que assumir muitas coisas, desisti, não faz sentido

Gato de Ulthar

É verdade.

Fábio "Mexicano"

Esposa do Koutarou até pode ser, mas mãe da Sakura já é forçar, a Sakura é adolescente, a Tae não viveu o suficiente para ter uma filha adolescente, teria que ter morrido antes e aí a história toda fica muito complicada
Mas esposa do Koutarou não é impossível. Só acho que ele daria sinais disso, então acho que não é o caso também

Vinicius Marino

Yuugiri é bem... desenvolvida para a idade, considerando seu busto prodigioso. :grin: Ah-ham.

Diego

Bom, a Tae é a única garota com a qual o Koutaro não grita :stuck_out_tongue: Mas é, não acho que seja o caso :smile: Sobre a Yuugiri, desde o começo ela mantem um pouco dessa postura de ser uma pessoa madura, então acho que a interação dela com o Koutaro foi mais uma expressão desse seu traço do que ela o entender melhor do que as demais garotas.

Fábio "Mexicano"

Não é como se adiantasse gritar com a Tae...

Gato de Ulthar

E qual seria o possível motivo da Tae ter 29 anos? O que vocês acham?

Fábio "Mexicano"

Ela viveu mais do que as outras? :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar

hahahahhahaha
Além disso

Fábio "Mexicano"

Acho que você quis perguntar, "porque em um bando de adolescentes e jovens adultas, Koutarou escolheu uma mulher quase nos 30?" :smile:

Gato de Ulthar

Ehhhh.... Bem isso mesmo :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Desde o começo chutei que ela fosse algo especial. Ela é a Lendária Yamada Tae!!! afinal de contas.
O que especial? Namorada, esposa, crush, alguém que ele admirava, talvez até uma idol mesmo ou só alguém que se importava muito com Saga.

Gato de Ulthar

E elas está vestida naturalmente de freira, pelo menos é o que parece o vestuário dela.

Fábio "Mexicano"

A gente não sabe em que época ela viveu também, considerando que temos uma cortesã do século 19...
Saga é em Kyushu? Ela pode ser uma japonesa convertida ao cristianismo pelos portugueses antes da expulsão :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino

Acho que a hipótese do Fábio é a mais plausível. Nesse caso, até daria para fazer um episódio feels sobre ela. O fim dos cristãos no Japão foi bem... doloroso.

Gato de Ultha

As possibilidades são muitas mas o nosso tempo é curto! Vamos ver o que o acidente da Sakura nos trás para o próximo episódio, até lá

Postagens mais visitadas