Café com Anime - Kouya no Kotobuki Hikoutai episódios 7 e 8



Chega ao ar a mais nova edição do Café com Anime. Hoje conversamos sobre os episódios 7 e 8 deste anime que vem nos brindando com belas cenas de combate aéreo, e o mais importante, finalmente a história vai cortando suas potas soltas e se direcionando para o clímax.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Kouya no Kotobuki Hikoutai, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Dororo, adaptação de um clássico de Osamu Tesuka. Já o Finisgeekis cobrirá o anime Promised Neverland, o anime mais macabro da temporada. E no Anime21, temos o mahou shoujo dark da vez, Magical Girl Spec-Ops Asuka.



Gato de Ulthar

Episódio bastante interessante esse, não acharam? Muitas coisas se conetaram, descobrimos um pouco da história da Kate e do seu irmão doente, que por coincidência foi ferido enquanto investigava o povo de Yufang! Se ele foi abatido por ter investigado onde não devia eu não, sei, mas tudo é possível.
Por outro lado, tivemos uma demonstração do lado mais doentio do capitalismo, que culminou no ataque ao velhinho produtor de combustível para aviões vindo de uma companhia petrolífera rival.
Tivemos também uma batalha muito interessante, provavelmente a mais difícil até o momento, contra inimigos muito poderosos com aviões de qualidade. Inimigos estes misteriosos ou nem tanto...

Fábio "Mexicano"

Está tudo convergindo. Yufang e Ikezuka. Bom, não temos ainda nenhuma pista de conexão entre os dois, mas como isso é ficção e precisa fazer sentido, acho que é o mais provável. Allen, irmão mais velho da Kate, foi abatido quando investigava sobre Yufang. E descobrimos isso em um episódio que tem todas as digitais de um ataque de uma petrolífera de Ikezuka para tentar monopolizar o mercado.
E viram na prévia do próximo episódio a cara do Isao? E como ele parecia um político populista do pior tipo discursando? Coloca um bigodinho e ele vira o Hitler.
Aliás, retomando o meu "ficção precisa fazer sentido", teve isso no episódio também, não é? Chika e Kirie tentam convencer Kate que ficção é importante apesar de não ser o mundo real descrito, para no final uma metáfora em uma história de ficção dar a Kirie a dica pra ela entender a verdade por trás do ataque, provando o ponto sobre a ficção. A Kate aprendeu algo com isso, e a Kirie deve ter aprendido algo com a super-técnica Kate enquanto pilotava o bombardeiro também.

Vinicius Marino

Até eu aprendi algo com a super-técnica Kate pilotando um bombardeiro. :grin: Não sabia que explosões podiam ser contidas por mais explosivos. Estava crente de que aquela bomba seria de água, que nem aqueles aviões usados pelos bombeiros.

Diego

Eu me pergunto se o método de detonar uma bomba para apagar um incêndio realmente funciona :stuck_out_tongue: Pelo menos quando este incêndio é em uma petrolífera!
Mas isso de lado, curti bastante o episódio. E de fato as coisas parecem começar a se juntar. Os responsáveis pela companhia que busca o monopólio provavelmente têm alguma ligação com o povo de Yufang. Que por sua vez cada vez mais parecem ter mesmo vindo de outra dimensão, vide como o irmão da Kate diz que ele surgiram e desapareceram em uma região sem nada nem ninguém.

Fábio "Mexicano"

A ideia obviamente é consumir todo o oxigênio disponível de uma vez só. Suponho que funcione, o problema é o dano colateral e o risco que ele inicie um novo incêndio - materiais voláteis podem pegar fogo de novo só por causa do calor, por exemplo.

Gato de Ulthar

Mas funcionou e é isso que importa né? Vocês perceberam que cada destes últimos episódios vem tendo uma garota sendo destacada, tivemos o da Zzara, depois o da Reona, o da Kirie, e agora tivemos o da Kate, a kuudere de cabelos brancos! Já perceberam que esse tipo de personagem calculista e que não expressa sentimentos é bastante comum nos animes, principalmente as de cabelos branco/cinzas, e em alguns casos cinza-azulados?
Tirando esse clichê da indústria dos animes, o que acharam da personagem e da relação com o seu irmão?

Fábio "Mexicano"

Tanto percebi que escrevi há anos um artigo-lista sobre personagens assim no meu blog :stuck_out_tongue: Se ela for marcar mais pontos no clichê, talvez seja meio yufanguesa, hein?
Explicaria o fascínio do irmão por Yufang, pelo menos. Quero dizer, ok, não é preciso muito para ficar realmente fascinado nesse caso, mas considerando que aparentemente mais ninguém se interessa em pesquisar o assunto (ou todos foram abatidos...), talvez precise de um pouco mais de explicação sim.

Fábio "Mexicano"

Ah, sei que já passou o assunto, mas curiosidade: parece que incêndios em poços de petróleo são mesmo apagados com explosões (https://en.wikipedia.org/wiki/Oil_well_fire#Extinguishing_the_fires):
"Oil well fires are more difficult to extinguish than regular fires due to the enormous fuel supply for the fire. In fighting a fire at a wellhead, typically high explosives, such as dynamite, are used to create a shockwave that pushes the burning fuel and local atmospheric oxygen away from a well. (This is a similar principle to blowing out a candle.) The flame is removed and the fuel can continue to spill out without catching fire."

Vinicius Marino

Eu também não tive como não perceber. Os animes não param de me lembrar.
Engraçado como, com algumas exceções, personagens de anime são variações sobre um mesmo conceito. É tipo a Commedia dell'Arte. Você sempre tem o Arlequim, a Combina, o Brighella, etc.

Diego

Essas personagens mais "poker face" são as kuudere, ou "dead pan" (acho que é assim que se escreve :smile: ). Basicamente, personagens que têm mesmo esse exterior mais "frio".

Gato de Ulthar

Mudando um pouco de assunto, o que acharam da batalha aérea do episódio? Não sei quanto a vocês, mas me pareceu ser a mais difícil até o momento, e ainda por cima, logo constataram que não se tratavam de meros piratas, mas mercenários profissionais, e ainda por cima, com aviões muito bons, se não fosse a perícia das meninas, a derrota seria acachapante.
Mas teorizando, só eu fiquei com a impressão de que esse pessoal do avião pode ser aqueles piratas dissidentes daquela gangue que parecia uma corporação empresarial? Eu sei que o Diego não vê previews, mas no desse episódio em específico, parece que ouvi a voz do líder dos traidores ao telefone justamente dizendo que as garotas do Kotobuki causaram problemas novamente.
Para mim não seria ruim se essa suposição se mostrasse verdadeira, uma hora ou outra deveríamos encaixar esses personagens em algum lugar.
E já emendo outra pergunta, como acham que isso tudo se encaixaria da ordem de eventos que vem se desvelando nestes últimos episódios?

Fábio "Mexicano"

Eu achei que reconhecia aquela voz. Fiquei entre o mordomo do Isao e esse cara das Indústrias Elite. Em todo caso, é só mais um sinal de que as coisas em Kotobuki estão convergindo, e isso é bom. Como o episódio que marcou a transição para a convergência ao invés de continuar aumentando a lista de linhas de enredo, esse sétimo foi perfeito.

Vinicius Marino

Eu concordo que foi uma das batalhas mais emocionantes. Mais difícil até o momento? Não sei. A batalha que derrubou a Kirie episódio passado também não foi pouca porcaria.
Mas eu devo dizer que fiquei feliz vendo aviões que (finalmente) conseguem suportar algum dano.
Até agora, a maioria dos aviões parecia ser abatido com a maior facilidade. Bastava uma bala no lugar certo para eles enguiçarem irremediavelmente.
Meu conhecimento de caças da Segunda Guerra se limita a partidas de Il-2 Sturmovik, então tomem tudo o que eu digo com uma pitada de sal. Mas, até onde eu sei, na vida real essas máquinas eram mais resistentes. Alguns modelos tinham inclusive tanques de combustível auto-selantes, que protegiam o avião de eventuais vazamentos (https://en.wikipedia.org/wiki/Self-sealing_fuel_tank).
Desnecessário dizer, os japoneses viram bem menos propósito em adotar tecnologias que aumentassem as chances de sobrevivência dos pilotos. De onde o design mais frágil de vários caças japoneses.

Fábio "Mexicano"

Os Hayabusas aparentemente têm tanques auto-selantes, a Kirie comentou no episódio anterior.

Vinicius Marino

Ainda assim, elas parecem sobreviver evitando as balas dos outros, não enxugando tiros. Não vou retornar a cada batalha agora para conferir, mas tive a impressão que elas se deram mal sempre que caíram na mira dos outros.
O que, vale, é realista. Você não entra numa dogfight de livre e espontânea vantagem se seu avião está danificado. Mas não muda o fato de que tivemos super-inimigos que parecem dar a mínima para isso.

Fábio "Mexicano"

Quase sempre. A Kirie tomou umas balas no primeiro episódio. Não me recordo agora se teve alguma outra ocasião. Mas mesmo caindo, o tanque auto-selante evita explosão, é bastante útil.

Vinicius Marino

É útil porque nenhuma dessas meninas pode morrer. Mas, até aí, elas não morreriam nem se pilotassem uma asa-delta lambuzada de gasolina com uma caixa de TNT nos pés. Há uma carapaça de plot armor em torno desses tanques auto-selantes capaz de resistir a uma ogiva nuclear.

Fábio "Mexicano"

Esse anime não parece estar com vontade de matar ninguém, na verdade. Tem os Nazarenos ou algo assim, que apareceram de novo nesse episódio pra passar vergonha (passaram bem menos vergonha, é verdade). Eu podia jurar que o padre ia morrer. Que nada. Kotobuki não quer climão, mesmo espirrando o sangue do Allen no para-brisa (esse é o termo correto para aviões também, né?) de seu avião. Paraplégico sim, morto jamais.

Vinicius Marino

Eu acho que até o padre podia jurar que ia morrer. :grin: Fico feliz que os roteiristas (ou talvez Deus, sendo ele um padre) tenham lhe dado mais uma chance. De vexame em vexame, os Nazarenos estão se provando coadjuvantes super divertidos.

Diego

Pior que também estou gostando dos dois figurantes :smile: E bom, o tom geral de Kotobuki é bem leve, não sei se encaixaria alguém morrer de forma dramática aqui.
Sobre a luta, ela pareceu mesmo a mais difícil até aqui. Mas senti falta de mais cenas dentro das cabines :stuck_out_tongue: E já emendando a segunda pergunta, imagino que o Isao esteja de alguma forma ligado tanto ao pessoal das Indústrias que desertou quanto ao povo de Yuufang, e muito possivelmente ao velho que a Kyrie conheceu e aquele cara de roupa preta que veio falar com ele no flashback da mesma.

Gato de Ulthar

Então, será que podemos dizer que Kotobuki encontrou o seu caminho? Até o episódio anterior cada vez que íamos assistir o anime uma nova situação aparecia ou uma nova informação relevante nos era apresentada. Lembro que mencionamos o perigo de abrir muitas pontas soltas. Será que Kotobuki, com o número de episódios restantes, conseguirá fechar a história de maneira competente? O que vocês acham?

Fábio "Mexicano"

Acredito que sim. Ser um anime original facilita muito nesse sentido.

Vinicius Marino

Eu também acho. O fato de ter começado com pouco, nesse caso, se torna uma virtude. Seus primeiros episódios foram uma premissa à espera de uma história (acho que até os qualifiquei assim numa das nossas primeiras conversas). Agora que a história chegou, é só questão de colocar as engrenagens em movimento.

Diego

Concordo com os demais. Até aqui foi uma longa apresentação, mas parece que desse ponto em diante o anime deve começar a juntar as peças que foi deixando pelo caminho. O que não significa que novas não possam aparecer, mas imagino que o resolver de certas pontas soltas tomará primazia sobre o abrir de novas.

Gato de Ulthar

Como estávamos falando das pontas abertas e os atuais rumos do anime no sentido de apará-las, o episódio 8 foi bastante interessante nesse sentido, mesmo ele não respondendo nada, já que foi quase que em toda a sua totalidade pura ação, foi suficiente, pelo menos para mim, para traçar uma um significado nas ações ocorridas.

Gato de Ulthar

O dirigível foi designado para levar um peixe, animal raríssimo para um lugar que não possui oceanos, até a cidade chefiado pelo Isao. Vimos o desertor das indústrias espiando a Kirie e a Reona. O dirigível é atacado muito provavelmente pelos mesmos atacantes da refinaria de óleo do episódio passado, então os inimigos são os mesmos. Com o dirigível sequestrado e se dirigindo para a cidade do Isao, ele manda uma grande força para atacá-lo. No meu ver, parece que o Isao lucraria muito com essa ação, ele ficaria muito mais bem na fita caso conseguisse impedir o ataque, mas para o seu azar, as meninas do Kotobuki fizeram o serviço antes.
Então é possível que seja tudo uma grande armação, o que acham?
E emendando, o que acharam do bartender que deu uma de Neo do Matrix :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Não é possível, com certeza foi uma grande armação do Isao. E foi uma armação perfeita, porque não importa o que acontecesse ele sairia ganhando. Só o que o Kotobuki evitou foi uma derrota total. Pensem aí em qualquer cenário, qualquer resolução diferente, e eu tenho certeza que seria vantajoso para o Isao de um jeito ou de outro.

Diego

De fato, é quase certo que foi tudo armado. O pior dos cenários era justamente as garotas do Kotobuki fazerem o trabalho delas direito, como o Fábio apontou.
Já sobre o bartender modo Neo, achei a cena bem trash. Ele ser bom de tiro é uma coisa, ele desviar de balas é outra bem diferente. Salto se a física desse universo for bem diferente da nossa :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino

Ah vá, Diego. Não seja ranzinza. O showzinho do bartender foi praticamente um ballet com armas. Me lembrou até um daqueles filmes chineses de tiroteio, bem na vibe John Woo.
Gostei bastante do show. E trouxe tempero a um episódio que, de outra forma, seria apenas mais um combate acirrado entre as meninas e os capangas da vez.
E coloque tempero nisso, pois ele é uma das personagens mais inusitadas até agora. No mesmo nível do padre voador, talvez. Um bartender pacifista de vozinha amuada, que largou a profissão de mercenário, mas ainda guarda um arsenal debaixo do balcão? Por favor, me dê mais coadjuvantes assim!

Vinicius Marino

Sobre o Isao, também não vejo dúvidas de que ele está envolvido. Tipo, veja a cara do malandro ao ouvir que será boicotado:
Não é nem como se ele estivesse tentando esconder.

Fábio "Mexicano"

Essa cena final é ótima. A Loulou diz que nunca mais vai fazer trabalhos para ele, e o Isao faz essa cara cínica, sorri e diz: "Tomem cuidado então". Isso não é algo que um empresário ou político diria, é algo que um mafioso diria.

Gato de Ulthar

E o cara é o mafioso perfeito! Ninguém diria que um idiota falastrão como ele seria a mente criminosa por trás de todos os eventos negativos em Kotobuki. Muito engenhoso, pois geralmente reconhecemos estes líderes criminosos facilmente, só de olhar para eles.
Me pergunto se a Lolou já captou que tem alguma coisa de errado com ele ou apenas caiu fora pelos serviços que ele contrata serem muito arriscados.

Fábio "Mexicano"

Para o bem dela, espero que tenha sacado qual é a do Isao. Porém ela cresceu com uma palhaça que é a Julia, seu nível de desconfiança de gente assim pode estar baixo demais.

Diego

Bom, o fato dela se recusar a fazer mais trabalhos pra ele já me parece indicar que ela entendeu muito bem o papel que o Isao teve nessa história toda. Mas pra ser franco eu me pergunto se ele é mesmo a "mente criminosa" por trás de tudo ou se não haverá alguém por trás dele também. Ainda acho que aquele cara vestido de preto que veio visitar o velhinho no flashback da Kyrie muito suspeito.

Fábio "Mexicano"

Sempre é possível uma reviravolta estilo "fiz tudo isso para enfrentar os verdadeiros vilões!", mas seria tão idiota...

Gato de Ulthar

Chegamos ao terço final do anime, pelo que parece todas as pontas estão se fechando, mas quais são suas expectativas para estes últimos quatro episódios? Será que teremos uma resolução do mistério de Yufang.

Diego

Olha, eu não diria que as pontas estão "se fechando". Nós, aqui, conseguimos conjecturar algumas possíveis relações entre os vários mistérios e conflitos que o anime jogou no ar, mas até o momento é só isso: conjectura. O anime mesmo ainda não parece muito interessado em responder as próprias perguntas, mas vamos ver como isso muda no próximo episódio.

Fábio "Mexicano"

O anime parou de adicionar elementos novos e as relações entre os já existentes vão se esclarecendo - ainda que em alguns casos seja só inferência indireta. Mais direto só quando realmente começar a se resolver, e isso deve vir no arco final. Como é um anime original espero sim por um encerramento fechado, ainda que deixe talvez pontas soltas para uma possível continuação.

Vinicius Marino

Eu ficaria bem decepcionado se "Yufang" se limitar a um mistério em aberto. Mas não estou terrivelmente receoso quanto a isso. Kotobuki tem um número limitados de cartas na mão. Parece-me óbvio que todas elas venham a ser jogadas em algum momento.
De certa forma, essa é a vantagem de se ter cenas de batalha tão longa se ubíquas. É possível encher um cour com relativamente pouco.

Gato de Ulthar

Seja o que for, teremos a resolução nos próximos episódios, então é isso, vejo todos vocês lá!

Postagens mais visitadas