Café com Anime - Kouya no Kotobuki Hikoutai episódios 11 e 12 [FINAL]


Para encerrar o Café com Anime da temporada passada, trago aqui e agora nosso bate-papo dos dois últimos episódios de  Kouya no Kotobuki Hikoutai.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Kouya no Kotobuki Hikoutai, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Dororo, adaptação de um clássico de Osamu Tesuka. Já o Finisgeekis cobrirá o anime Promised Neverland, o anime mais macabro da temporada. E no Anime21, temos o mahou shoujo dark da vez, Magical Girl Spec-Ops Asuka.

Gato de Ulthar

Puxa vida! Que episódio emocionante foi esse!
Tanta coisa aconteceu, tivemos uma batalha de grande porte entre Ikesuka contra a Julia e os aliados pelo mundo "livre". Também tivemos a certeza de que o pessoal de Yufang era o Exército Japonês e que o Isao derrubou o velhinho mentor da Kylie.
Não sei quanto a vocês, mas no começo do episódio eu já cogitava que o pessoal das Indústrias poderia aparecer para ajudar, principalmente ao pensar que o traidor estava do lado do Isao.
Interessante saber que aquela menina não era boa somente em pintar quadros...
E vou perguntar para os meus amigos (principalmente o Vinicius) conhecedores de aviões de guerra da 2ª Guerra Mundial, alguma ideia de que avião seja esse? Talvez ele tenha existido apenas como projeto...
Parece mais um caça de Star Wars do que qualquer outra coisa :stuck_out_tongue:
Finalmente o Isao ficou com cara de Final Boss :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Foi só um protótipo, como esperado, mas é um avião japonês da Segunda Guerra sim, o Kyushu J7W Shinden: https://en.wikipedia.org/wiki/Kyushu_J7W
Posso falar o que eu mais gostei nesse episódio? Como as personalidades das garotas foram construídas ao longo de toda a série e como isso molda a forma delas pensarem e agirem.
A Reona ainda acreditava no Isao, sendo uma veterana de guerra salva por ele. A Emma, acostumada com gente tentando enganar sua família, sabe que não dá pra acreditar fácil em alguém e por isso é desconfiada. A Kate só queria saber quem foi que abateu o irmão dela, além de, como esperado da melhor pilota do Kotobuki, ter conseguido derrubar o Isao depois de esperar pelo momento certo. E a Kirie, refletindo seu próprio conflito interno, não compra a ideia da guerra mesmo sendo óbvio que naquele momento não havia outra opção.
A Zara estava lá para ser a adulta e a Chika para ser a sem noção, elas não tiveram muito desenvolvimento, o que é uma pena já que a Zara teve até um episódio para ela.
Ah, e eu vibrei aqui quando as Indústrias Elite apareceram (sério, joguei os braços pro alto e tudo). Era óbvio que iriam aparecer, eu acho, e o timing, do ponto de vista narrativo, foi milimetricamente calculado para alcançar máximo efeito.

Diego

Olha... Pra ser sincero eu já nem lembrava que o povo da Elite ainda existia :stuck_out_tongue: Mas gostei de ver eles reaparecendo. Acho que no episódio apareceu todo personagem relevante que vimos no anime até agora, não? Falta só o velho Sab, quem sabe ele não dá as caras no próximo.
Sobre o episódio em si, ele foi praticamente inteiro combate, mas foi muito gostoso de assistir. E eu gostei de como fizeram o Isao parecer mesmo em outro nível em relação a todos os demais. Já faz algum tempo que o anime vem pondo expectativas em cima de quão bom ele é quando voa a sério, e esse episódio soube corresponder muito bem a essas expectativas.

Fábio "Mexicano"

O avião dele é cheat, não sei se o achei tão excepcional por causa disso, no final das contas :stuck_out_tongue: Ok, certamente é preciso habilidade pra fazer o que ele fez ... mas né. Foi derrubado pela Kate no final.

Vinicius Marino

É a diferença entre lançar um combate no primeiro episódio e depois de um cour inteiro. Pela primeira vez no anime tivemos uma batalha em larga escala, não apenas uma escaramuça, e soubemos o que acontecia atrás dos cockpits.
Eu me espanto em ver que o Shinden demorou tanto tempo para aparecer. De todos os aviões experimentais do Japão nessa época ele é um dos mais famosos. Algo como o Super Yamato, uma dessas "Wunderwaffen" que mudaria miraculosamente o rumo da guerra nos 45 do segundo tempo.
Faz sentido, porém, que ele dê as caras no clímax da série. E pilotado por ninguém menos que o vilão principal. Afinal, heroínas precisam de um desafio, não é?
Aliás, falando no Isao: eu não sei se esse foi o tom que Kotobuki quis passar, mas sua confissão à Kate no final do episódio foi tão blasé que me trouxe à mente aquela tirada do M. Bison no filme do Street Fighter: "Minha querida, para você o dia em que eu destruí sua aldeia foi o dia mais importante da sua vida. Para mim, foi só terça-feira".

Fábio "Mexicano"

Bison também era um homem de negócios, né? Não um mero vilão alucinado que deseja espalhar o caos por pura maldade. Proposital ou não, esse tipo de "pragmatismo do mal" combina com os dois.

Gato de Ulthar

Isao pode sim ser tudo isso que vocês falaram dele, mas será que ele está no comando? Foi impressão minha ou ficou claro pelas palavras do próprio Isao que o mordomo era de Yufang? Eu ainda não duvido que o Isao é mera marionete não mão de outros interesses maiores. O que acham?

Fábio "Mexicano"

Ainda não descarto que o culpado seja o mordomo, mas não tenho tanta certeza que ele yufan... japonês. É uma hipótese tentadora, sem dúvida, mas tanto quanto a dele ser um deslumbrado que acha que assegurar uma rota para o outro mundo vai fazê-lo super ultra rico e poderoso.
Quanto ao Isao, o discurso dele nesse episódio foi o primeiro em que ele pareceu realmente maquiavélico e manipulador. A forma como distorce os fatos ou entretêm a plateia para cativá-la chega a ser assustadora. Sem saber metade do que eu sei, se estivesse assistindo ao vivo, talvez saísse dali pilotando um avião para bombardear Rachma.

Diego

Me preocupa que o Isao talvez esteja se tornando um vilão cartoonesco demais. Nesse ponto eu me pergunto porque ele salvou a Reona no passado, por exemplo.

Fábio "Mexicano"

Por que ele não salvaria a Reona? A gente nem sabe como foi esse salvamento em primeiro lugar. Ela não sabia o rosto dele, então não foi salvar de vir acudir em terra. Ele a salvou no ar. Abateu alguém que a perseguia? É a cara dele abater os outros. Ele gosta de abater. O que tem de especial nisso? A Reona achou que fosse grande coisa porque ele provavelmente saiu de seu caminho para fazer isso, mas ele adora sair de seu caminho para fazer coisas que ele gosta.

Vinicius Marino

Isao é cartunesco desde que estreou no anime, para ser bem sincero. Ele sempre foi uma personagem over the top. Nada mais justo que se torne um vilão à altura.
Digo, essa é a série em que temos um dodo como oficial. É preciso chamar atenção. Go big or go home

Gato de Ulthar

O que vocês acharam das dúvidas mencionadas pela Kyrie? Ela não entende como uma guerra pode ser começada por um mero capricho. Será mera ingenuidade? Já que guerras são começadas por muito menos, a nossa história já mostrou isso. Ela não entende porque a companhia Kotobuki tem que fazer alguma coisa nessa guerra quem não lhes dizem respeito. Isso mostra também que essa grande trama do anime girou ao lado das protagonistas mas sem as influenciar diretamente, até esse episódio ainda havia dúvida sobre as boas intenções do projeto do Isao! Elas simplesmente navegaram na onda, que mais foi afetada por tudo isso foi a Kate, já que o seu próprio irmão quase morreu por isso.
O que vocês tem a dizer sobre tudo isso?

Diego

Essa fala da Kirie veio meio que do nada, mas até a personagem nunca se importou com muita coisa além de voar, então talvez tenha sido uma tentativa de desenvolve-la? De mostrar que ela começou a se importar com outras coisas além do próprio avião?

Vinicius Marino

Na real, esse foi outro daqueles lero-leros pseudo-profundos de Kotobuki que poderiam não existir. O esquadrão Kotobuki praticamente vive de derrotar piratas que armam ataques pelos motivos mais fúteis. Um sub-plot importante nos trouxe um sujeito que fazia a guerra para vender as artes ukio-ê de sua musa. Jura que agora ela vem com o mimimi de que a guerra não faz sentido?
Aliás, esse tipo de diatribe, vindo de num anime como esse, é o tipo de coisa tão insincera que chega a ser ofensiva. Kotobuki afinal, é uma série que reduz à brincadeira o conflito que matou 70 milhões de pessoas. Quer filosofar sobre a maldade do ser humano? Faça isso no começo, não depois de 11 episódios fazendo-nos babar com garotas fofas!

Diego

Acho que um outro anime dessa temporada, Endro~, colocou muito bem a questão :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Bom, mas a Kirie está pensativa desde que a garota a perguntou por que ela voa. Tá bom que nem é um trigger muito decente, mas justifica porque antes ela não se importava e agora ela se importa.
"Necessário" ou "desnecessário", com sentido ou sem sentido, Kotobuki quer encerrar fazendo a Kirie conseguir responder essa pergunta.

Gato de Ulthar

O último episódio chegou, e vamos falar sobre ele né?
Kotobuki está longe de ter sido um dos melhores animes da temporada, mas foi muito gostoso de assistir, assim como o seu último episódio, que mesmo não sendo nada genial, foi muito agradável de acompanhar, ao contrário de outro último episódio de certo anime que cobrimos no Café.
Mas não quero falar sobre nada muito relevante ainda, vamos começar com algumas cosias bastante divertidas!
Como já não bastava termos visto um shinden no episódio passado, agora temos isso:

Fábio "Mexicano"

APARECEU UM AVIÃO À JATO!!!
A otakada militar tava tudo aguardando por esse momento.

Gato de Ulthar

NÃO É MESMO?

Fábio "Mexicano"

A propósito, é um F-86D Sabre, um modelo americano (adquirido pelos japoneses também). Com isso chegamos à totalmente inútil conclusão de que pelo menos um buraco se abriu após a Segunda Guerra, e Isao teve acesso a ele: https://en.wikipedia.org/wiki/North_American_F-86D_Sabre
The North American F-86D Sabre (sometimes called the "Sabre Dog" or "Dog Sabre") was a transonic jet all-weather interceptor of the United States Air Force and others. Based on the North American F-86 Sabre day fighter, the F-86D had only 25 percent commonality with other Sab...

Gato de Ulthar

Pois é, só pode mesmo ter sido aberto outro portal mesmo, o Japão na Segunda Guerra fez alguns projetos com aviões à jato, assim como todas as outras potências. Eles poderiam ter usado por exemplo o Nakajima Kikka:

Fábio "Mexicano"

E não só consertaram, como deram um upgrade pra motor à jato no Shinden do Isao também, porque ele não sabe brincar:
Em poucos dias isso é algo que é COMPLETAMENTE inverossímil. Mas a gente não liga, foi divertido.

Gato de Ulthar

Pois é! Não sei a praticabilidade disso, mas foda-se! Eles colocaram jatos em um dirigível!

Fábio "Mexicano"

Pois é, eu ia chegar nesse ponto. Como vamos reclamar do upgrade do Shinden se até o zepelim ganhou motores à jato?

Diego

A batalha final foi bem legal, mas a conclusão do anime em si eu achei bem fraquinha. Mesmo com algumas inconsistências meio estranhas. Bastou um avião se chocar contra o portal na última vez para ele fechar, mas aqui precisou de toneladas de dinamite. Oi? Fora que ficou bastante claro que esses portais aparecem à torto e à direita, então achei meio estranho o Isao ficar tão obcecado com aquele em específico, até se enfiando nele, ao invés de só aceitar e esperar o próximo. Ah sim, e tivemos duas subtramas de romance. Porque sim. Então ta né.

Fábio "Mexicano"

Teve romance??
Sobre os buracos, bem, suponho que possa ser comum ... ou não. E nem todos devem ser grandes e duradouros. Isao, se percebeu, estava obcecado com todos os buracos, não só com um ou outro. Ele queria o monopólio. O monopólio dos bens e o monopólio da transferência de tecnologia. Ele não podia se dar ao luxo de perder um buraquinho que fosse para a concorrência. Quanto à explosão, bem, o primeiro explodiu também. Um bombardeiro, certamente carregado, o atravessou.

Vinicius Marino

Foi bem fofo ter acabado com os jatos, na verdade. Fez de Kotobuki uma mini-viagem na história dos aviões dessa geração.
Aliás, teve muita coisa fofa nesse final. A começar com o romance, que o Fábio inexplicavelmente não viu. Como assim, Fábio? O padre inclusive teve chance de brilhar, sagrando um casamento em pleno vôo!
Brincadeiras à parte, também achei a conclusão um tanto fraquinha. A começar porque a trama fechou muito certinha. Mesmo personagens introduzidas nos 45 do segundo tempo (como a dita noiva do casal acima) tiveram seu final feliz. Minha resposta emocional seria bem maior se eu tivesse convivido mais com essas personagens. É o mesmo problema que tive no primeiro episódio. O mundo dá voltas...
Em segundo lugar, o fato do duelo final ter sido resolvido por uma maracutaia mística tirou um pouco do impacto da batalha. Obviamente, não espero que Kotobuki seja um anime realista. Mas ver a Kyrie derrotando Isao com um avião danificado que de repente desenvolveu sentimentos (e depois fez uma estrela no ar, por que sim) foi over até para os padrões da série.

Gato de Ulthar

Mas como temos tempo de jogarmos um pouco de conversa fora, qual foi o acontecimento do episódio que vocês mais gostaram? A cena do casamento? A batalha contra o Shinden à jato? O dirigível doidão? Me digam!

Fábio "Mexicano"

As pilotas do Kotobuki indo às últimas consequências. Tipo quando a Emma, com sangue no zóio, usou a água pra frear o avião. Ou quando a Reona jogou o avião dela em cima do mordomo. Nesse sentido, acho que não foi assim tão impressionante o que a Kirie fez, de conseguir continuar voando com o avião danificado.

Diego

Acho que a batalha aérea de forma geral foi legal de assistir, especialmente as cenas na cidade. Kotobuki daria um ótimo videogame :stuck_out_tongue: Dito isso, não consigo apontar uma cena em específico que tenha se destacado pra mim.

Vinicius Marino

Ver o mordomo provar do próprio remédio foi de fato muito legal. Aliás, um detalhe interessante: todas as pessoas "conhecidas" sobreviveram à batalha, mesmo se seus aviões foram abatidos. As mortes, via de regra, vieram de personagens "desconhecidas", os grunts inimigos que mal receberam um rosto.
O mordomo foi uma das, se não a única exceção. Fez por merecer também, considerando todo o perrengue que causou.
A despeito disso, acho que minha cena favorita foi a batalha contra o Saber (o avião a jato). Visualmente foi um mimo, e o piloto fez as meninas do Kotobuki suarem.

Diego

Acho que a gente pode assumir que o Isao morreu também. Talvez. Quem sabe.

Gato de Ulthar

O mordomo morreu mesmo? Para que eu lembro de uma cena onde ele aparece todo esfarrapado olhando o desfecho do Isao no portal. Pena que não estou podendo ver o episódio de novo para conferir.

Gato de Ulthar

Falando do portal.
O que acham que aconteceu com o Isao?

Fábio "Mexicano"

Explodiu, deve ter morrido, né? E o mordomo não morreu mesmo, tá aqui ele:

Vinicius Marino

E não que sobreviveu mesmo? Tinha me esquecido dessa cena.

Gato de Ulthar

Então na verdade nenhuma pessoa conhecida morreu mesmo!
Kotobuki foi muito bonzinho com o seu elenco.

Diego

Como disse, acho que da pra assumir que ele morreu. O treco explodiu, afinal :smile:

Gato de Ulthar

Falando mais abrangentemente. Vocês consideram Kotobuki um bom anime? Recomendariam ele para alguém? No meu ver ele é bastante divertido, nada excepcional, eu recomendaria para pessoas bem especificas, tipo apreciadores de garotas fofas com elementos militaristas.

Diego

Olha... Eu não diria que Kotobuki é ruim, mas também diria que eu tenho, tipo, uns 80 e tantos animes que eu indicaria antes de indicar Kotobuki :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino

Eu acho que você descreveu bem, Gato. É um anime divertido, feito para pessoas bem específicas.
De minha parte, eu realmente não sou uma delas. Embora Kotobuki tenha superado a impressão que tive no primeiro episódio, ainda me pareceu apenas mais uma iteração de "garotas fofas fazendo fofices". E não uma iteração particularmente inspirada.
Dou crédito às batalhas aéreas, que foram todas sensacionais. Se nada mais, é um anime que lembrarei por conta disso.

Fábio "Mexicano"

Kotobuki é um anime excelente :stuck_out_tongue: Quem é que não vai gostar de Kotobuki? Pode não ser o melhor anime do mundo, pode não ser o primeiro que eu indicaria, pode não ser o primeiro na lista de ninguém, mas ele é objetivamente bom. Só alguém com muita mágoa no coração assistiria Kotobuki e diria que não gostou.

Vinicius Marino

Eu assisti, não gostei e meu coração vai muito bem, obrigado.

Diego

Não digo que não gostei, mas vi muita coisa muito melhor nessa última temporada :smile:

Fábio "Mexicano"

Isso é o que você pensa, Vinicius! Deveria checar isso daí hein :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar

Pois é Vinicius, é uma pena que você não gostou :frowning:
Mas bem, poderíamos dizer que as batalhas aéreas foram o ponto mais alto do anime? Acho que é unanimidade que elas foram muito bem produzidas não é?

Fábio "Mexicano"

Da animação, sem dúvida. Mas elas sozinhas não carregariam o anime nas costas se as personagens não fossem simpáticas e o anime não tivesse me feito torcer por elas até o final.

Gato de Ulthar

Ah sim, o conjunto ajudou mesmo.

Diego

Concordo com o Fábio. As batalhas foram bem legais, mas sem personagens pelas quais torcer seriam bem sem impacto.

Vinicius Marino

Justamente por isso saí com a impressão de que Kotobuki é junk food. É "objetivamente bom" no mesmo sentido que se empanturrar de batata frita é objetivamente bom. É o equivalente narrativo de assistir a gifs de gato no BuzzFeed. Sim, é fofo, mas se você já viu muito daquilo, ou espera mais do seu entretenimento, são 30 minutos semanais que poderia ter dedicado a outra coisa.

Fábio "Mexicano"

Batata frita é gostoso :stuck_out_tongue:
E você nunca viu minha gata. Ou talvez tenha visto, tá na minha capa no Facebook :smile:
Enfim, nunca disse que é uma obra prima. Só para esclarecer, achou ruim? Porque tem uma diferença entre não achar bom e achar ruim. Se não achou ruim, já está dentro do que eu quis dizer no começo.

Vinicius Marino

Depende? Foi um anime perfeitamente executado, que cumpriu o que dispôs a fazer: uma CG competente, cenas de ação eletrizantes, lançar uma IP compatível a uma franquia multimídia, vender figures, lucrar sobre o fetiche sobre certos estereótipos femininos.
Ao mesmo tempo, foi uma série anódina, previsível, by the book, sem nada a dizer, sem nada a acrescentar, sem nada a propor. Troque a música de opening, troque aviões por barcos ou motocicletas, lance-a na próxima temporada como um anime novo e nada no mundo girará diferente.
Não é ruim, mas deveria ser ruim, pois está longe de ser boa ficção, e cada elogio que recebe diz mais sobre a mídia que sobre Kotobuki em si. Nós nos cansamos de dizer que animes são uma arte pouco promovida, que são afligidas por gatekeeping, que são subestimados como 'baixa cultura'. Ao assistir a séries como Kotobuki, porém, eu sinto que há algo a mais nesta questão. Talvez mais pessoas não dêem chances aos animes não porque tenham preconceito ou porque sejam zombadas, mas porque estas séries, em si, têm pouco a oferecer. São mesmices ensimesmadas, confete para convertidos, e eu, que já tenho quase trinta anos e cabelos brancos, começo a vislumbrar pastos mais verdes.
Direi apenas uma coisa: é irônico que Sky Crawlers, uma das críticas mais mordazes a essa falência criativa, seja justamente um anime de aviões. E pensar que saiu há dez anos!

Diego

Eu não seria tão duro quanto o Vinicius, mas fato é que Kotobuki é um anime esquecível. Começou a nova temporada e em algumas semanas eu provavelmente já nem lembrarei que ele existiu.

Gato de Ulthar

Concluindo, o Vinicius teceu fortes e duras críticas em relação a Kotobuki. Não consigo simplesmente concordar. Está certo que Kotobuki não é nada genial. inclusive foi o anime que cobrimos no Café no qual eu mais senti dificuldade de criar coisas para perguntar e levantar. Contudo, não creio que "deveria" ser ruim, é uma ficção simples, nada complexa, mas toda ficção deve ser complexa e cheia de significados? Creio que não. Kotobuki é divertido e é isso que basta.
Mas ficamos por aqui, foi um prazer cobrir esse anime com todos vocês! Hora de dizer adeus às meninas e seu aviões!

Postagens mais visitadas