Café com Anime - Sarazanmai episódio 1


Dando início a mais uma temporada do Café com Anim, o Dissidência Pop publicará nossas conversas sobre o anime Sarazanmai, o anime mais doido dos últimos anos, e como não podia deixar de ser, é dirigido pelo célebre Kunihiko Ikuhara, o mesmo diretor de clássicos como Utena e Marawu Penguindrum.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Infelizmente nesta edição não contamos mais com a participação do Vinicius do Finisgeekis por motivos de agenda, mas nada impede dele aparecer novamente em outras edições. Além disso, ele continuará participando nas nossas conversas sobre Dororo, que como possui dois cours ainda está em lançamento.

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Sarazanmai, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, continuou responsável pelo anime Dororo, adaptação de um clássico de Osamu Tesuka. Já com o Anime21, temos Carole & Tuesday.

Gato de Ulthar

Pois bem, dessa temporada o Dissidência Pop vai cobrir um dos animes mais loucos e bizarros dos últimos tempos, e não poderia ser outro que não Sarazanmai. O bagulho é uma viajem de ácido alucinada, como qualquer outro anime dirigido pelo famigerado Ikuhara, o mesmo diretor de outros animes igualmente diferentes e cheios de simbolismo como Utena e Mawaru Penguindrum. Tanto é que podemos afirmar existir um estilo "Ikuhara", todos os seus animes possuem características semelhantes, como o forte uso de símbolos que interagem de maneira passiva mas não sem importância durante todo o anime, bem como cenas alucinadas e cheias de significação que ficam até difícil de se concentrar.
Não vi todos os animes de Ikuhara, nem mesmo Utena, só vi mesmo até agora Mawaru Penguindrum, que foi uma experiência psicodélica única, e esse primeiro episódio de Sarazanmai me deu a mesma sensação de estranheza. Um dos elementos mais marcantes que consegui verificar foi a retratação em ambras as obras dos transeuntes e figurantes como bonecos palito, sem expressão, ressaltando que são apenas elementos de fundo, diferenciando-os dos personagens principais.
Quanto o anime em si, de uma maneira ultra-resumida, são três garotos com suas vidas conectadas pelo acaso (ou não), que acabam sendo transformados em kappa, uma criatura do folclore japonês meio tartaruga meio pato e que possuem a missão de arrancar um órgão especial do ânus de kappas zumbis. E por sinal eles tiveram esse órgão retirados dos seus ânus também, protagonizando cenas totalmente bizarras!
E por falar em cenas bizarras, esse anime foi um show à parte! Como sempre o Ikuhara nos presenteia em suas obras.
Teve muitas outras coisas legais no episódio que quero falar ainda, como os segredos dos garotos e a simbologia do ânus como uma região que detém os desejos humanos, já que andei pesquisando um pouco sobre o tema.
Mas vamos lá, digam algo sobre esse anime, e creio que não faltam coisas para dizer!

Diego

Eu assisti Utena e eu assisti Penguindrum. Eu achei que estava preparado para o que viria. Eu não estava :smile: Bom, aparentemente Sarazanmai será "Ikuhara sem freios".
É até difícil saber por onde começar a comentar isso aqui, mas num bom sentido. Vejamos, parece que Ikuhara gosta de centrar seus animes em um conceito em específico: em Utena foi "Revolução", em Penguindrum foi "Destino", e já vi alguns comentarem que Yuri Kuma Arashi se centra muito no "Amor". Sarazanmai, por sua vez, parece ter dois conceitos centrais: "Conexão" e "Desejo". Talvez eventualmente os dois possam convergir, e terminemos com algo como "o desejo por uma conexão"? Parece bastante provável, mas por agora ficamos só com esses dois elementos mesmo.
Imagino que os kappa aqui funcionem essencialmente como os pinguins em Penguindrum: um imagético chamativo, mas sem realmente muito significado por trás. Claro, toda a mitologia envolvendo a shirikodama é real, mas até onde sei ela seria o repositório da alma de forma geral, não apenas do desejo humano. Acho que o Ikuhara só queria fazer uma piadas envolvendo bunda mesmo :D
Tem alguns imagéticos que me chamam bem mais a atenção. Temos uma placa de rua com o caracter "A" em katakana. Celulares são uma presença bem forte, culminando no símbolo de wifi aparecendo na cabeça dos meninos durante o sarazanmai. E... a Amazon? Oi? Talvez um comentário sobre a mercantilização do desejo humano? Bom, meio cedo demais para se ter certeza de qualquer coisa que seja, então nem vou tentar chutar muito. Séries do Ikuhara tendem a já ser difíceis de entender mesmo completas, em partes então vai ser complicado. Mas também provavelmente irá render ótimas especulações :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Segundo entrevista com o autor (fonte secundária, não encontrei a entrevista traduzida: https://formeinfullbloom.wordpress.com/2019/04/11/you-and-i-are-connected-by-ア-sarazanmai-episode-1/) o tema é "conexão" mesmo. Ele disse (tradução minha da tradução em inglês):
"Vivemos em uma era na qual, com smartphones e redes sociais, conectar-se com as pessoas é uma atividade cotidiana - então eu me perguntei, o que isso significa? O que queremos com toda essa conectividade?"
Ao mesmo tempo, "desejo" foi um tema tão ou mais importante no primeiro episódio. E não qualquer desejo, mas desejos ocultos. Coisas que queremos muito, a ponto de carregarmos conosco o tempo todo, mas não podemos ou não queremos contar para ninguém.
De piada de cu em piada de cu, esse episódio entregou esses temas e essa mensagem de uma forma até bastante direta, para o padrão do diretor.

Diego

Calma que ainda tem bastante tempo pra mensagem passar de "direta" pra "to entendendo mais nada, Jesus" :smile:
Mas de fato, eu não tinha me tocado como os desejos apresentados são todos segredos que os personagens preferem manter para si (e com razão, né... enfiar caixas de papelão na cabeça enquanto fica pelado... ta). Talvez isso até explique um pouco o porque do imagético das caixas, então. Extrapolando, o próprio ato da compra online é bastante impessoal, e no fim ninguém vai realmente saber o que você comprou exceto você mesmo.

Gato de Ulthar

Vai ser um anime bem curto pelo o que eu vi, apenas 11 episódios creio, mas se todos forem assim se preparem!

Diego

É um anime do Ikuhara. Não tem "se": é daqui pra mais fundo no buraco da abstração :smile:

Gato de Ulthar

O episódio girou todo sobre piadas de cus, mas isso não saiu do nada, esse simbolismo foi tirado do mito do Kappa, a criatura meio tartaruga e meio pato que sempre vemos nos animes. Ao contrário do que é mostrado várias vezes nos animes, eles eram criaturas cruéis e traiçoeiras, não vendo a hora de roubar a Shirikodama das pessoas! Que como o anime explicou, é um órgão em formato de bola que fica no ânus de todo mundo. O Diego levantou que talvez os Kappas e os Shirikodamas sejam apenas símbolos chamativos, já que no folclore o tal órgão é como se fosse a alma da pessoa. É isso mesmo, mas em defesa de uma ligação mais clara, pesquisei e descobri que a Shirikodama, segundo alguns, também é tida como uma pedra mística do budismo a qual realizaria desejos ou até mesmo ao fígado.
Translated and adapted from Mizuki Shigeru’s Mujara and other sources To learn much more about Japanese Ghosts, check out my book Yurei: The Japanese Ghost You have a magical ball in your butt, and…
Mas também o próprio ânus é um símbolo bastante presente na psicologia. Freud dividiu o desenvolvimento da crianças em várias fases e uma delas é a fase anal, quando ela começa a ter consciência sobre o ato de expelir e segurar as fezes. Esse controle do esfíncter seria prazeroso para criança. Ocorre que um desordenamento nessa faze pode criar indivíduos mais rígidos ou mais desordenados, indicando uma maior ou menor retenção dos desejos que a pessoa possui. E justamente o episódio fala sobre desejos e segredos ocultos, utilizando também o símbolo da caixa de papelão. O ânus dentro do anime pode simbolizar os desejos e segredos que guardamos no nosso íntimo, o anime só materializou esse "íntimo" como a Shirikodama extraída da bunda.
Não sei se o Ikuhara pensou nisso tudo, não duvido, mas especular não faz mal né?

Gato de Ulthar

Mas adentrando na questão dos segredos, vemos que vários foram revelados nesse primeiro episódio, o mais significante foi o fato de um dos protagonistas se vestir de uma famosa idol para tirar selfies. Sim, esse segredo foi revelado, mas NÃO em sua totalidade. Ninguém percebeu que ele fazia isso para se comunicar com uma menina. O motivo disto pode ser qualquer coisa, mas pode ser que ela seja uma irmã ou uma conhecida, que esteja doente ou distante, qualquer coisa do gênero, e que estas conversas com a idol são reconfortantes. Ou seja, eles apenas descobriram o ato cometido em segredo, mas não a motivação, podem ter pensado que ele era apenas um "crosdresser" ou algo do gênero, não enxergaram a totalidade.
O que vocês pensam disso? Será que tal ato demonstra que nossos segredos e motivações mais profundos são mais difíceis de revelar do que a roupagem externa?

Fábio "Mexicano"

É irmã, tem o mesmo sobrenome dele (está no site oficial) e apareceu no mesmo quarto, é só reparar. Ele dorme em uma beliche. Mas isso é são só os fatos, ainda tem muito mistério por trás disso e acho pouco produtivo especular sobre animes do Ikuhara.
Se quer um chute, sei lá, ela morreu?
Sobre os desejos secretos, vamos descobri-los aos poucos, conforme eles fazem cosplay de brinquedos sexuais e entram no cu dos zumbis.

Diego

Qual é, Fábio, especular sobre os animes do Ikuhara - e depois descobrir o quão errado você estava - é 50% da diversão :stuck_out_tongue: Bom, ok, talvez não tanto, mas em títulos do tipo acho que vale sim especular um pouquinho :D
Mas sobre o que o Gato trouxe, eu não sei bem o que comentar ainda. Aparentemente as caixas simbolizam segredos, sendo estes ligados a desejos. O segredo do protagonista é que ele se veste como a idol da TV, mas a motivação por trás não estava naquela caixa. Ai fica a pergunta de como você encaixa isso com a Amazon, dada a referência :smile:

Fábio "Mexicano"

A Amazon é uma loja online, e o online representa parte do que o Ikuhara trata como "conexão".
Isso sim rola uma reflexão legal. Qual a probabilidade de alguém entrar em um sex shop versus comprar um brinquedo sexual online? O online nos ajuda a atender nossos desejos também, ao mesmo tempo em que os mantém em segredo.

Gato de Ulthar

É certo que a internet possibilitou uma conexão maior entre as pessoas , mas o quão real são essas conexões? Na vida real, digo real no sentido de fora da internet, todos esses encontros e desencontros entre as pessoas diminuem drasticamente. A internet se mostrou um esconderijo para os tímidos e todos os desajustados socialmente, como os hikikomoris. Neste ambiente essas pessoas, bem como todo mundo em certo nível, até mesmo eu, já que não sou realmente o Gato de Ulthar, criamos novas personalidades e maneiras de nos portarmos. Mas quase tudo é baseado em criações, "fakes" e seja maio o que for. Nos casos mais extremos não se consegue ter nem mais uma "vida" fora da rede. Isso me lembrou Serial Experiments Lain :stuck_out_tongue:
Eu penso que essas conexões representadas pela "Amazon" do Ikuraha são de certa forma conexões alienígenas que acontecem somente no mundo virtual. Tanto é a confusão que se dá quando tais conexões emergem no mundo real, como os três protagonistas virando kappas e expondo os seus segredos por aí. O que acham?

Diego

Acho que não é só uma questão de virtual Vs. real. Podemos muito bem perguntar o quão reais são as conexões do próprio mundo real. Podemos conversar com colegas de trabalho, por exemplo, mas essa relação é mesmo tão diferente daquelas no mundo virtual? Em fato, não é mesmo possível sermos até mais abertos sobre nós mesmos no virtual do que com outras pessoas cara a cara? Acho que Sarazanmai mostra mesmo que conexões mais profundas podem ser dolorosas, na medida em que você se abre talvez mais do que gostaria.

Fábio "Mexicano"

COMO ASSIM VOCÊ NÃO É O GATO DE ULTHAR???
Em todo caso, falando sério, estou com o Diego na interpretação mais ampla de "conexões". No segundo episódio teremos bastante pano pra manga para falar sobre isso, aliás. Mas o ponto de partida é, claro, a conectividade ampliada que a Internet em toda parte nos proporciona. O próprio Ikuhara disse isso em entrevista.

Gato de Ulthar

E tem isso também, a internet permite que as pessoas se conectem e deem vazão aos seus fetiches e desejos mais obscuros. Foi como Fábio disse, é muito mais fácil comprar material erótico na internet do que entrar em um sexshop. O anonimato permite que os segredos se mantenham escondidos, ninguém quer se expor por completo. Esse primeiro episódio mostrou isso muito bem.
E teve isso também:

Gato de Ulthar

"Eu quero estar conectado, mas eu quero mentir". Essa frase diz muita coisa sobre o desejo de se manter escondido enquanto interage com as outras pessoas

Fábio "Mexicano"

Manter relações nunca é fácil. Em certa medida, até mesmo se assume que é necessário mentir ou esconder algumas coisas para que relacionamentos funcionem. É um paradoxo bem capturado pelos títulos dos episódios de Sarazanmai.

Diego

Essa frase me lembra um pouco do primeiro episódio de Kino no Tabi (o anime de 2003, pra deixar claro). Nele, a Kino topa com uma cidade onde os habitantes haviam desenvolvido um soro que permitia a quem tomasse ler as mentes de todos os outros que também tomassem. A ideia aqui era que se as pessoas fossem capazes de entender perfeitamente como os demais se sentiam, sem a mediação das palavras, isso eliminaria animosidades e conflitos. O resultado de fato, porém, foi que não poder guardar mais segredos uns dos outros levou as pessoas a verem lados dos outros que não gostariam de ver, além de exporem lados seus que não gostariam de expor. No fim, passaram a temer a companhia uns dos outros, e cada qual foi viver em sua própria casa, todos isolados.
E num exemplo um pouco mais conhecido, temos o dilema do ouriço tal como foi popularizado em Evangelion. O ouriço deseja o calor do outro, mas quanto mais se aproximam, mais seus espinhos machucam um ao outro. A tese sendo que, no fim, todos mantemos uma espécie de "distância saudável" uns dos outros, nunca se deixando aproximar ao ponto que os espinhos alheios nos machuquem ou que os nossos machuquem ao outro. E o Sarazanmai, o ritual no caso, aparentemente é como pegar dois porcos espinhos e prensar um contra o outro :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

É "espetar um no outro", se é que você me entende...

Gato de Ulthar

Bom, estamos lidando com um anime do Ikuhara não é mesmo? E de fato foi uma das melhores estreias dessa temporada. Confesso que estou acompanhando pouca coisa, mas mesmo assim não tem como fechar os olhos para algo como Sarazanmai. Ele pode até não se mostrar uma obra-prima, só o futuro dirá, mas que é uma obra marcante isso não há dúvidas. Fecho por aqui esse primeiro Café com Anime de Sarazanmai e vejo vocês na próxima semana!

Postagens mais visitadas