Café com Anime - Sarazanmai episódios 6 e 7


Segue para vocês o Café com Anime dos episódios 6 e 7 de Sarazanmai! Já passamos da metade do anime e cada vez descobrimos um pouco mais desse mundo de bizarrices do Ikuhara! Não deixem de acompanhar nossos bate-papos!

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Infelizmente nesta edição não contamos mais com a participação do Vinicius do Finisgeekis por motivos de agenda, mas nada impede dele aparecer novamente em outras edições. Além disso, ele continuará participando nas nossas conversas sobre Dororo, que como possui dois cours ainda está em lançamento.

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Sarazanmai, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, continuou responsável pelo anime Dororo, adaptação de um clássico de Osamu Tesuka. Já com o Anime21, temos Carole & Tuesday.


Gato de Ulthar

EITA! Esse foi um episódio repleto de coisas acontecendo!
Tivemos o príncipe dos Kappas dançando pole dance.
Mas acho que isso não é muito relevante né?
O mais importante foi que este episódio quebrou um pouco com a rotina que vínhamos tendo até o momento.
Finalmente entendemos um pouco a situação dos kappas e suas inimigas, as lontras, as quais estavam em guerra constante pelo pode dos desejos.

Fábio "Mexicano"

Finalmente sabemos que são inimigos, né :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar

É um grande avanço. E caramba! Adorei essas referências histórias da guerra dos Kappas e das lontras.
Até o Alexandre o Grande era um kappa!
Não esquecendo os egípcios.

Fábio "Mexicano"

O que gira o mundo é a eterna luta entre kappas e lontras, quem diria
Por outro lado, como agora só resta um kappa, talvez seja o fim da era das criaturas místicas e o começo da era humana

Diego

Por algum motivo eu não esperava um literal infodump de um anime do Ikuhara. Mas bom, aqui está ele :smile: Ainda que isso levantou bem mais perguntas do que respondeu. Que tínhamos algum tipo de rivalidade entre lontras e kappas isso já dava pra imaginar, mas... Senhor, o que foi aquela cena pós créditos?! Será que o Keppi se provará o verdadeiro vilão nessa história toda? Bom, se mais nada ele pareceu bem "du mau" encorajando o Kazuki a se sacrificar.

Fábio "Mexicano"

Não assistiu Yurikuma, Diego? Tem vários infodumps. Acho que ele lança mão disso quando o anime é curto.

Gato de Ulthar

Vocês que também viram Mawaru Penguindrum também não havia uma espécia de fábrica gigante e automatizada com caixas e tudo mais? Faz tempo que vi e não me lembro direito!
E emendando, o que vocês achararam da invasão do complexo das lontras e do consequente salvamento do Haruka?

Fábio "Mexicano"

Aquilo teve muito significado. Ainda não sei qual mas sei que teve muito significado.

Diego

O Ikuhara tem certo gosto por mecanismos. No filme de Utena temos aquela icônica cena onde a protagonista é tragada por um lava rápido e transformada em um carro esporte (não, não faz mais sentido em contexto). Em Penguindrum, temos o picotador de crianças (literalmente o que o nome diz!), para onde são enviadas todas as crianças indesejadas pela sociedade. Esse episódio me lembrou bastante as cenas no Picotador de Penguindrum.

Gato de Ulthar

Foi por isso mesmo que achei tão semelhante.
E achei interessante que como eles não conseguiram no episódio de antes derrotar o kappa zumbi tudo se manteve o mesmo, o objeto sorteado pela idol foi novamente o sachê, parece que o mundo não anda enquanto cada um não fizer a sua parte.

Gato de Ulthar

E já emendando o episódio 7, vejamos...
Ele deu um destaque bacana em certos aspectos como nos dois policiais. Acho que foi bastante crucial sabermos de onde veio a relação deles que um e apenas um corpo revivido com um coração artificial...
E príncipe dos kappas está enamorado com a idol?
Creio que tenha muita coisa envolvida entre todos esses personagens...
E tivemos também o Enta e sua loucuras ciumentas...
Mas antes de adentrar e qualquer aspecto deste episódio, deem suas opiniões.

Diego

Já que o Gato já começou mencionando a cena do Keppi namorando a Azuma (que, como já vimos, é uma kappa também!), algo que me chamou a atenção foi como a música tema das lontras começou a tocar enquanto os dois estavam na multidão.
Ikuhara é aquilo: ele abusa da repetição, mas justamente para chamar ainda mais a atenção quando essa repetição é quebrada. O trecho da música que toca antes de passarmos ao dueto comum dos policiais é:
"Bolas, bolas Bolas, bolas Lontras (mentem, mentem) Vamos pegá-las (bolas bolas)
Este mundo está cheio de mentiras (mentiras, mentiras)
Vamos pegá-las (bolas, bolas)"
Em especial esse trecho destacado me chama a atenção. Por que tocar esse trecho da música numa cena do Keppi com a Azuma em vez de na costumeira cena da polícia falando sobre o corpo da vez? Eu já tinha minhas suspeitas com o Keppi desde o episódio passado, mas esse parece chamar ainda mais atenção ao fato de que talvez não devêssemos confiar tanto assim nele.

Fábio "Mexicano"

As lontras com certeza parecem malignas, mas daí não decorre que os kappas sejam necessariamente benignos. Apenas métodos diferentes, talvez? E tem ainda o fato do objeto sorteado pela Sara ser sempre necessariamente o objeto de desejo do kappa zumbi criado pelos policiais no dia anterior, o que é impossível ser coincidência a essa altura.
Por outro lado, notem, nem lontras nem kappas são humanos, e as histórias do Ikuhara são sempre sobre seres humanos esmagados pelo sistema. É difícil apontar um vilão de verdade em seus animes, e não deixa de me parecer muito conveniente que possa existir um monstro vilânico e inumano em Sarazanmai.
Acho que no final das contas o anime vai se resolver com alguma moral como "não dependa de desejos concedidos por criaturas sobrenaturais para resolver seus problemas". O Kazuki mais ou menos já conseguiu resolver o dele, e não precisou fazer nenhum pedido usando os pratos para isso.

Gato de Ulthar

E tem isso né? Lembram daquela fumaça que saltou do príncipe dos kappas? O que será que ela é? O seu lado negro? A idol?
Mas devo concordar com o Fábio, no fim das contas são as pessoas que devem resolver seus próprios problemas...

Gato de Ulthar

Falando um pouco dos nossos três protagonistas, o que acharam da conduta do Enta? Sem dúvidas ele é bastante ciumento e não aceita nada se intrometendo no seu romance platônico. Será que há esperança para uma redenção? Embora o problema dele seja o mais banal entre os três, me parece o mais difícil de resolver. O que acham?

Fábio "Mexicano"

Eu acho que possivelmente até os policiais irão se redimir, que dirá o Enta :stuck_out_tongue:

Diego

Então, sobre isso. Eu lembro que no começo de Sarazanmai nós comentamos como o Ikuhara gosta de ficar suas histórias em uma palavra. Utena é "revolução". Penguindrum é "destino". Sarazanmai, porém, parece ter duas: "conexão" e "desejo". E desde o sequestro do Haruka, me caiu a ficha que o anime parece querer opor essas duas ideias.
As lontras sempre perguntam: "amor ou desejo?" E no caso dos Kappa Zombie é sempre o segundo. É um tipo bastante específico de desejo que o anime parece estar falando aqui. O desejo de posse. Todos os homens transformados em Kappa zombie tinham um desejo doentio de posse da mulher que amavam, e esse desejo se contratas com o amor que o Haruka sente pelo irmão quando ele é rejeitado pela "máquina" de criar kappa zombies. E o Haruka, claro, representa justamente a conexão que o Kazuki buscava.
Ai a gente tem o Enta, que de todos os três protagonistas é o que está mais próximo do desejo. Já falamos disso antes, acho que o Fábio já apontou algumas vezes, mas o amor do Enta é bem... egoísta. Ao ponto mesmo de não se dar ao trabalho de ver o Kazuki como ele é, mas sim de ter sempre pra si uma visão idealizada dele.

Fábio "Mexicano"

Não tenho certeza se desejo e conexão são opostos, até porque em muitos casos é desejo de conexão, mas a dicotomia entre amor e desejo existe, embora não esteja claro se esse desejo de que falam as lontras é o mesmo desejo temático do anime, dá para dizer sim que, nesse momento, Enta está muito mais próximo do desejo obsessivo, doentio, dos kappas zumbis do que do amor abnegado do Haruka.
Mas não vamos apontar dedos para pessoas, porque raramente, ou nunca, pessoas são culpadas nos animes do Ikuhara. A culpa está sempre nas estruturas, no sistema, e isso ficou claro no episódio que contou a história do Toi, quando seu irmão mais velho, Chikai, disse que as coisas passam, as pessoas, os lugares, e ninguém se importa. Esse "ninguém" é um ninguém impessoal, é O Sistema. Na pior das hipóteses, pois, Enta só está preso nas garras do sistema, de forma metafórica, e constatar isso no episódio que revela que os policiais estão na mesma situação só que de forma literal não deve ter sido por acaso.

Diego

O "desejo" que tanto as lontras quanto o Keppi falam é "yokubou", que tem um sentido um pouco mais negativo do que a tradução da a entender. O Jishio.org traduz o termo como "desejo; apetite; luxúria" (https://jisho.org/search/yokubou). É diferente do "negai", que seria o nosso desejo mais tradicional, e do "hoshii", que seria só um "eu quero".
Agora, sobre o Enta, não vimos ainda o porque dele ter se apaixonado pelo Kazuki em primeiro lugar. O que é interessante, já que inclusive tivemos um episódio sobre o Enta e sobre a sua paixão, e ainda assim não vimos uma cena em específico na qual ele se percebe apaixonado - como é de praxe na ficção. Talvez ai esteja o motivo desse seu desejo mais possessivo, ou talvez ai esteja O Sistema que o Fábio menciona, porque ele de fato até aqui está ausente da história do Enta (e só dela também, curiosamente).

Fábio "Mexicano"

Ele pode só ser gay ou bissexual ou whatever e um dia ter se descoberto interessado no amigo de infância. Acontece.

Diego

Acontece. Na realidade. Mas é aquilo: ficção não é a realidade :stuck_out_tongue: Não estou dizendo que obrigatoriamente o anime precisa de uma cena do tipo, e estarei ok se ele não entregar nada do tipo. Mas é um trope que está ausente aqui até o momento, e portanto uma oportunidade que pode muito bem ser explorada.

Fábio "Mexicano"

Bom, talvez apareça mesmo. Pensando agora, o Ikuhara costuma justificar porque seus personagens se apaixonam. A Ringo de Penguindrum, a Ginko, a Lulu e a Yuriika de Yurikuma, Utena agora não me lembro bem mas é um anime longo, tenho certeza que ele justificou todas as suas paixões também.

Diego

Única paixão que Utena não justifica é a da Utena com a Anty :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Paixões desenvolvidas ao longo da história ok. Só listei paixões prévias, que é o caso da do Enta também.

Gato de Ulthar

Temos os desejos das lontras, bem como temos os desejos dos policiais, que mesmo sendo "lontras", eles possuem sua própria relação. Ainda não dá para entender qual o papel deles no grande esquema das coisas, mas sabemos que o cabeludinho se sente mal pelo seu parceiro "artificial". Será que há nisso tudo um desejo mais forte de ver um fim nessa situação? Como por exemplo, fazendo ele descansar finalmente em paz?
E qual serão os seus objetivos nisso tudo, algum palpite?

Fábio "Mexicano"

Se é possível conseguir qualquer coisa com os pratos do desejo, ele provavelmente quer que seu companheiro volte ao normal, e não que ele morra.

Diego

Concordo com o Fábio. Provavelmente quer trazer o parceiro de volta à vida por completo.

Gato de Ulthar

Falando em pratos do desejo, será que eles funcionam mesmo? Lembrando que o Ikuhara costuma enfatizar que são as pessoas que devem resolver seus próprios dilemas, não dependendo de artifícios mágicos. Eu acho que esses pratos do desejo são mais armadilhas do que um prêmio, capazes de fazer surgir tudo que há de pior na pessoa para ver o seu desejo realizado. Vide o Enta por exemplo.
O que vocês pensam disso?

Fábio "Mexicano"

O dourado funcionou.
Mas sim, os problemas deles são problemas reais, de pessoas reais do mundo real. Não há soluções mágicas ou fantasiosas, ainda que as ameaças possam ser mágicas ou fantasiosas (em aparência, pelo menos).

Diego

Funcionar eles funcionam, vimos isso com o dourado. O que fica em aberto é o quanto eles funcionam (se podem resolver situações tão complexas quanto a do Toi ou se podem mesmo trazer alguém de volta à vida) e o porque do Keppi ter produzido um dourado de primeira e desde então só ter feito prateados.

Gato de Ulthar

Daí voltamos à integridade moral do Keppi. Não sabemos ao certo quais são suas motivações.
E nem se elas são benéficas aos protagonistas...

Fábio "Mexicano"

Eu ia falar coisa do último episódio, foi por pouco :stuck_out_tongue:

Diego

Verdade, Gato. É meio conveniente para o Keppi que só tenha saído um dourado até aqui, forçando os garotos a lutarem mais e mais. Em qualquer outra história eu descartaria isso como só uma dessas conveniências necessárias para fazer a história andar, mas sendo uma do Ikuhara...

Gato de Ulthar

Mas fiquemos por aqui e esperamos o desenrolar de todas essas maluquices no próximo episódio!

Postagens mais visitadas