Novo lar, novo começo!


O Dissidência Pop agora tem um site próprio! DISSIDÊNCIA POP. Só para lembrar, este endereço antigo não será mais atualizado, mas não será excluído, se quiser ler algum texto antigo por aqui, fique à vontade!

Disponibilizo o texto de apresentação do novo site para quem tiver interesse, que também pode ser encontrado no novo endereço:

É com muito orgulho que venho apresentar o novo lar do Dissidência Pop, depois destes mais de seis anos cheios de altos e baixos.

O que sempre foi um passatempo para mim, uma forma de poder compartilhar com o mundo os meus gostos e opiniões, tomou proporções que eu nem imaginava serem possíveis para mim. Ainda é algo que sinto prazer e não me imagino não possuindo o Dissidência Pop, faz parte da minha vida e tenho um carinho imenso em escrever. Com o tempo encontrei pelo caminho companheiros que me ajudaram nessa aventura com os seus textos, e o mais importante, o apoio das pessoas que tiraram um pouco do seu tempo para ler os textos do Dissidência Pop e deixarem suas opiniões. Cada comentário, cada manifestação de opinião, foram o combustível para o Dissidência Pop chegar ao que é hoje. Ainda não somo um site de sucesso para os padrões mais comerciais, mas a evolução foi gritante comparado ao que era no começo, bem como o fluxo de leitores e gente interessada em acompanhar o blog nas redes sociais.

Neste período de tempo de existência do Dissidência Pop, pude observar um evolução dos gostos e hábitos dos leitores. No começo era muito mais comum comentarem diretamente nos textos do blog, depois se tornou mais comum reagir e comentar diretamente nas redes sociais. Esse é um fenômeno global. Bem como, o próprio blog, ou qualquer plataforma de textos longos, passou por um déficit na popularidade, visto a tendência do público em priorizar formas mais dinâmicas de acesso ao conteúdo, como vídeos e textos mais sintéticos diretamente nas plataformas das redes sociais. Contudo, penso que os blogs não estão mortos, tudo é uma questão de adaptação ao novo mundo, ainda há espaço para quem gosta de ler um bom texto, e é nisso que o Dissidência Pop vai continuar a focar e priorizar.

Entretanto, não vamos deixar de lado outras formas de divulgação de conteúdo nas redes sociais, bem como há um projeto, que ainda demanda maiores estudos, de criar um canal de vídeos do Dissidência Pop, que irá suplementar o conteúdo escrito. Deixo bem claro que não há uma superioridade intrínseca de um texto sobre um vídeo, é apenas outra forma de exibição de conteúdo, e nesse futuro projeto, teríamos vídeos dos textos já publicados, além de conteúdos adicionais, o que tornaria o conteúdo do Dissidência Pop mais abrangente para aqueles que não tem tempo para ler um texto não tão pequeno ou mesmo para aqueles que preferem ver um vídeo. Mas ressalto que este é apenas um projeto e está aberto a sugestões.

Continuando, a necessidade de um site próprio, com domínio e hospedagem pagos se deu justamente pelo desejo de tornar o Dissidência Pop um site mais profissional, capaz de atender os anseios do público de forma mais abrangente, apresentando um conteúdo de mais qualidade em uma estrutura mais organizada e com mais recursos. Para isso, como dito acima, foi demandado um investimento em dinheiro. Até o momento eu nunca havia gasto (nem ganhado) nada com o Dissidência Pop, e por isso me fez refletir sobre meios de tornar a atividade rentável, visto que agora terei gastos corriqueiros com o site. Por isso tomei a decisão de colocar alguns anúncios. Sei que muita gente não gosta deles, mas tentei não deixar nada abusivo e irritante, e todos são livres para dar sugestão quanto a este assunto.

E há outro motivo para a monetização do site. Com dinheiro entrando devido a atividade do site, é possível cada vez mais investir em iniciativas e projetos, bem como dedicar mais tempo para a produção de conteúdo de qualidade, o que beneficia todo mundo no fim das contas. Outro projeto futuro que estou desenvolvendo é justamente criar alguma forma de financiamento coletivo em alguma plataforma conhecida para isso (Padrim, Apoia.se, Patreon, Cartase, etc...). Onde os apoiadores ganhariam recompensas ao apoiar o Dissidência Pop, como participações em sorteios de brindes, capacidade de escolha de textos, etc. Há muitas ideias envolvidas. Mas como no caso do canal, ainda é uma possibilidade. Aceito sugestões sobre.

Falta ainda falar um pouco sobre os rumos do Dissidência Pop quanto à produção de conteúdo. Sim, o Dissidência Pop é focado em animes e mangás, mas não se resume a isso, gostaria muito de ter mais textos sobre os mais diversos assuntos, como filmes, games, música, seriados, livros, tokusatsus, quadrinhos ocidentais, e eu sei lá sobre o que mais for. Por isso, já deixo desde já o convite, visto que o Dissidência Pop está sempre aberto para novos produtores de conteúdo, e realmente precisamos de vocês, para mais detalhes deem uma lida no menu sobre parcerias. Não sejam tímidos.

Ainda sobre a migração para o site novo. Desde já deixo dito que não excluirei o blog antigo, não há motivo de fazer isso, ele é parte da história. Ainda mais que quem quiser ler os textos feitos até então por lá, sintam-se à vontade. Mas há um motivo ainda mais forte, como o novo site é mais profissional, precisa-se um maior cuidado com os direitos autorais. Havia um quadro, que não existe mais há algum tempo, sobre o compartilhamento de artbooks de autores, e nestes posts ocorria a exibição de todas ou a maioria das imagens desses referidos artbooks. Desta forma, a fim de evitar quaisquer problemas, haverá neste site uma indicação para ver essas postagens diretamente no site antigo. Não posso esquecer também de mencionar que alguns bate-papos do Café com Anime, que era uma iniciativa com outros blogueiros para conversarmos sobre os lançamentos da temporada, por problemas de formatação e compatibilidade com o site novo, deverão ser lidos diretamente no blog antigo. Por isso tudo ele não será excluído. E não custa lembrar que nada mais será publicado nele. Conteúdo novo só no site novo.

Finalizo agradecendo a todos os fãs e leitores ocasionais do Dissidência Pop pelo apoio para a sua existência. Saliento que vocês todos são o principal combustível que movimenta e continuará movimentando o Dissidência Pop em direção ao futuro! O site ainda não está 100% pronto, ainda há algumas coisas para acertar e bugs para resolver, mas vai ser tudo ajeitado com o tempo, e claro, conto com você para apontarem possíveis erros e dicas para melhorar como produtora de conteúdo de qualidade.

Um abraço cordial a todos!

Postagens mais visitadas