Café com Anime - Kouya no Kotobuki Hikoutai episódios 5 e 6


Por motivos de viajem e outros atrasos, emendamos novamente os episódios, desta vez lhes apresenta nosso bate papo dos episódios 05 e 06, que proporcionaram umas teorias bem malucas!

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Kouya no Kotobuki Hikoutai, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Dororo, adaptação de um clássico de Osamu Tesuka. Já o Finisgeekis cobrirá o anime Promised Neverland, o anime mais macabro da temporada. E no Anime21, temos o mahou shoujo dark da vez, Magical Girl Spec-Ops Asuka.

Gato de Ulthar

Bom, bem, por onde eu começo? As meninas finalmente chegaram na cidade grande, que nem é tão grande assim, mas comparadas com as outras é bem considerável, tem prédios, automóveis e tudo o mais, e posso dizer que mesclou bem com os elementos do Velho Oeste. Tivemos umas informações interessantes, como o fato de não haver mais oceanos, então se trata de um mundo distópico? Então tudo o que sobrou pode ser uma "sociedade de fronteira.
Devo concordar com as críticas do Diego nos episódios passados, de que os diálogos são muito rápidos, eu senti bastante isso nas discussões políticas nesse episódio, sobre a questão da liberdade e tudo mais. Mas e vocês, o que acharam desse episódio?
Melhor cena:

Fábio "Mexicano"

Não tenho nada contra os diálogos. Eles são muito reveladores, acho ótimo. De que outra forma descobriríamos que os oceanos secaram, por exemplo? Ou muitas coisas sobre as próprias garotas. Esse episódio, e aposto que o próximo também, é da Reona. Descobrimos ainda que houve uma guerra no passado. E fiquei confuso com a Julia, eu tinha achado que ela era centralizadora mas agora está defendendo o contrário ... talvez eu tenha entendido mal o episódio em que ela apareceu antes, vou dar uma olhada lá depois de novo.

Gato de Ulthar

Só para esclarecer Fábio, também não tenho nada contra os diálogos, eles foram fundamentais, a minha crítica foi mesmo para a velocidade deles.

Diego

Os diálogos em si são ótimos. A fala de como não há mais oceanos, jogando uma informação tão importante de worldbilding como se não fosse nada demais. E pouco depois a Reona falando de como odeia estar em débito com alguém, servindo de foreshadow do que viria pela frente. O problema mesmo deles é a velocidade. Outro exemplo: a Julia surtada falando mal do mágico lá. A cena é hilária e eu adorei, mas tive que ficar pausando a cada frase pra conseguir ler a legenda.
Como um todo eu diria que foi um episódio muito legal. A interação das garotas também estava ótima. E pobre anomalocaris, servindo de saco de pancadas pra Kylie :smile:

Gato de Ulthar

É isso mesmo que eu quis dizer Diego, também passei um certo trabalho para acompanhar as legendas, mas os diálogos foram bem colocados sim.

Fábio "Mexicano"

Bom, aí é culpa nossa que não aprende japonês e insiste em assistir legendado né :smile: Aposto que para quem entende de ouvido é o bastante. Talvez quem faz as legendas deveria ter um cuidado extra e ser mais sintético, mas enfim, isso nunca é tão simples.

Vinicius Marino

Vou ser o chatão de novo. Essas "discussões políticas" tiveram a profundidade de um meme do Contrived Platitudes.
Preferia que elas tivessem conversado sobre panquecas. Seria mais autêntico. E menos pretensioso.
Também tivemos várias personagens que esqueceram em que anime estão.
Jura, mágico de araque? E quem você achava que enfrentaria? Monstros que roubaram pedaços do seu corpo? Demônios comedores de crianças? Mercenários russos que lutam systema?
E a Reona prova que é uma excelente líder:
É isso mesmo que faz uma líder, querida. Deixa seu esquadrão na mão para pagar de Leroy Jenkins.
Você deve ser uma fofura jogando MMOs. Tenho dó antecipada da sua equipe.

Fábio "Mexicano"

Bom, o Isao pareceu mais falso que um anomalocaris de pelúcia, e a Reona até mesmo o resto do Kotobuki percebeu que ela estava agindo de forma anormal, imprudente, e deram um puxão de orelha nela. Então não reclamo disso.
Mas a política foi sim, super rasa. Eu sei que querem criar uma trama política, mas está fraco assim. Seria melhor não mostrar discussão nenhuma e só dizer que Julia e Isao estão de lados opostos. Quanto ao que eles defendem, se virem pra contar apenas o estritamente necessariamente, que vai ter consequência no anime. Como eu disse, fiquei confuso sobre a Julia, ela nem parece mais aquela do episódio 2, não entendo muito bem o que ela defende mais, só sei que é diferente do Isao.

Diego

Ah, não achei a discussão política tão ruim assim. Foi rasa? Foi, com toda certeza, mas não é como se o anime quisesse ser profundo. Acho que passaram sim o que importa: ela é a favor de manter a separação das cidades enquanto que o Isao é a favor de uma maior centralização. Com a metáfora do churrasco fica mesmo parecendo que o Isao propõe uma divisão de tarefas entre as cidades.

Fábio "Mexicano"

Mas ela falou claramente em todas as cidades trabalharem juntas no episódio 2 :stuck_out_tongue:
Porque, disse ela então, estava difícil para todas. Exceto para Ikesuka, que descobrimos nesse episódio ser uma região, que provavelmente engloba várias cidades, incluindo Areshima, a "cidade grande" onde o debate foi realizado, e que Isao é dado como o provável próximo líder.

Vinicius Marino

Enfiar política sem profundidade é que nem comer macarrão cru. É proibido? Não, mas faça-se o favor! Se é pra fazer, deixa de ser preguiçoso e coloque na água por 8 minutos.
O tempo que desperdiçaram cacarejando sobre a natureza da liberdade poderia ter sido usado para clarificar a posição da Júlia. Que, concordo com o Fábio, ficou bem confusa.

Gato de Ulthar

Eu fico com o Diego, política rasa em um anime que não se preocupa com isso não me incomoda, mas que está difícil entender qual a posição política da Julia eu não posso negar! Mas se eu puder pelo menos tentar melhorar as coisas para o lado dela, penso que mesmo cidades autônomas devem em certo grau trabalharem juntas em setores chaves, ou pelo menos se mobilizarem conjuntamente em épocas de crise, como as Cidades-Estado gregas fizeram em alguns momentos da história enquanto não estavam guerreando umas com as outras.
Já o Isao, pelo pouco que entendi, queria mesmo uma centralização do poder.
Mas puxa vida, a parte mais legal dele é quando pilota o avião não é? Eu gostei bastante do modelo, alguém tem alguma ideia de qual seja?

Fábio "Mexicano"

Isso é o grande vilão do anime, ou pelo menos é muito chato, quero que ele morra.

Gato de Ulthar

Mas será que ele vai ser o vilão do anime?

Fábio "Mexicano"

Ele se opõe à Julia, ou é ele, ou é ela, ou o anime está realmente tirando uma com a nossa cara dando toda essa importância para a trama política sendo que no final será irrelevante.
E o ataque a Areshima, parte de Ikesuka, que ele pretende liderar, foi suspeito demais.
A cidade é mal protegida, embora grande e próspera, e sua flotilha é estúpida, foi toda para o lado errado. O que foi muito conveniente para o Isao poder salvar o dia, entre um truque de mágica chato e uma declaração cínica.

Gato de Ulthar

Olhando por esse lado, faz bastante sentido.

Fábio "Mexicano"

Não confie em ilusionistas: eles querem te enganar, são profissionais nisso.

Gato de Ulthar

Pois é! :stuck_out_tongue:
E o cara é um mala, eu adoraria ver ele se ferrando como vilão.

Diego

... poxa, eu gostei do cara :frowning:
1

Vinicius Marino

Aquelas asas tortas do avião do mágico me lembram um Corsair. Mas, como o anime está usando apenas aviões japoneses, acho difícil que seja.
Eu já me confundi antes tomando um Hien por um Mustang. Não quero botar a mão no fogo de novo. Em minha defesa, os próprios aliados se confundiram com o Hien, achando que era um B-109 Messerschimitt ou um avião italiano (ele chegou até a ser apelidado de "Tony".) Isso porque ele usava um sistema de resfriamento por líquido, o que dava aquela aparência "pontuda" para o caça.
Isso era raro para os japoneses, que costumavam usar resfriamento por ar (e resulta nesse focinho "chato", típico do Zero e do Hayabusa).

Fábio "Mexicano"

Eu aposto que alguém no Reddit já descobriu. Ou no 4chan. E sério que gostou do Isao, Diego? Eu tive a impressão que ele foi feito para ser um personagem irritante. Achei irritante desde a primeira vez que ele apareceu, no quase atropelamento, quando ainda nem sabia quem ele era e seu antagonismo com a Julia. Agora fiquei curioso com a opinião dos outros.

Gato de Ulthar

Eu achei ele meio chato mesmo, mas pelo visto a Reona tem alguns assuntos mal acabados com ele no passado. E vimos como esse desejo dela de pagar uma dívida colocou todo o grupo em maus apuros. O que vocês acharam da personagem nesse episódio? vamos falar um pouco dela.

Diego

Eu gostei do pequeno desenvolvimento que deram a ela. Primeiro obcecada com a ideia de retribuir qualquer favor que o cara tenha feito, e ai recebendo uma bronca por agir de modo descuidado. Acho que foi o máximo que tivemos em termos de desenvolvimento desde que o anime começou (não uma crítica, diga-se de passagem, a história ainda está no começo, mas é interessante que o anime escolha logo a Reona pra ser a primeira a receber foco e desenvolvimento).

Fábio "Mexicano"

Todas elas têm alguma historinha, né? Já vimos um pouco da Zara no episódio anterior, agora é a vez da Reona. Como elas são as mais velhas, provavelmente as histórias delas estão mais imbricadas com a história do próprio mundo. E ao contrário do Diego não sei se classificaria o que a Reona passou de "desenvolvimento". Acho que está mais para "caracterização" mesmo. Mas talvez essa personalidade dela coloque o resto da esquadrilha em perigo, então ela precisaria mudar, ou seja, precisaria de algum desenvolvimento, mas essa não é a única forma de resolver esse problema (tem a mais fácil de todas, por exemplo, ignorar e fazer de conta que nunca existiu), então não sei se irá acontecer.

Vinicius Marino

Também não sei se enquadro isso como "desenvolvimento". Mas enfim, ela é a líder, supostamente, então faz sentido que seja a primeira a receber as luzes de palco.
Meu problema com ela é que ela é insuportável. Sua atitude é completamente incompatível com um posição que exige cabeça fria - pior, que lida com a vida e a morte das suas comandadas.
Não que toda personagem precise ser uma Miss Simpatia. Mas eu ficarei nervoso se ela migrar de líder cabeça quente para Mary Sue piloto perfeitinha ao sabor dos episódios.

Fábio "Mexicano"

Bom, ela é uma veterana de guerra, isso pode ter mexido com ela. Mas no geral estou achando que Kotobuki está atirando pra todo lado, então não apostaria em uma caracterização muito coesa de ninguém ali - talvez da Kirie, e olhe lá. Mas mais sobre isso eu falo no próximo episódio.

Gato de Ulthar

Já emendando o próximo episódio, tivemos uma caracterização bastante interessante da Kirie, o anime foi feliz em nos mostrar o passado dela em um contexto bastante propício. Só eu acho que a pessoa que ela perseguiu e que de um um sabão nela foi o velho do flashback? Teorias a parte, gostei bastante desse episódio, e vocês?

Fábio "Mexicano"

Eu gostei do episódio, bem como estou gostando de cada episódio de Kotobuki. Mas convenhamos: ele já abriu pontas demais!
1. As histórias pessoais de cada pilota 2. Política (Julia vs Isao)
5. A guerra
3. Piratas aéreos e a defecção suspeita nas Indústrias Elite 4. O passado apocalíptico de um mundo que perdeu os oceanos
Claro que tudo isso está de alguma forma ligado, mas será que o anime vai conseguir desenrolar tudo de forma satisfatória até o final?
E agora... 6. Humanos extra-dimensionais que trouxeram a tecnologia de aviação


Gato de Ulthar

Quanto ao 6, eu não percebi como sendo humanos de outras dimensões, será que perdi algo? Me pareceu quera era de uma região muito longínqua.

Fábio "Mexicano"

Olha, vamos ver o que os outros dois acharam, mas foi a minha impressão, se precisar explico depois.

Gato de Ulthar

Fico no aguardo.

Diego

Tive a mesma impressão do Fábio. A fala de que "eles" (quem quer que sejam) vieram de um "buraco" deu muito a entender algum tipo de viagem dimensional, ou talvez viagem no tempo. E também me parece que o anime está deixando perguntas demais por ai. Vou apostar minhas fichas em que não teremos o mundo lá tão explorado assim, e mesmo a política eu duvido que vá muito mais longe do que já vimos.
Mas falando do episódio em si, eu gostei bastante. Acho até que foi o melhor episódio até aqui. Por sinal, eu adorei a estranha afeição que a baixinha tem pelo anomalocaris de pelúcia :smile:

Fábio "Mexicano"

A política vai ser: se o Isao ganhar, Kotobuki vai precisar de licenças. Essa mudança vai quebrar várias empresas e favorecer os amigos do rei.

Vinicius Marino

Eu também não peguei esse subtexto transdimensional. Mas, sinceramente, não estava sequer esperando algo do tipo, então posso ter perdido.
E sim, são pontas demais para um único anime (quem dirá um episódio!). Que eles tenham conseguido fazer isso coexistir com uma longa (e super bem dirigida) cena de dogfight é de tirar o chapéu.
Vocês sabem se Kotobuki será ponta de alguma franquia multimídia? Pois tudo isso parece pretexto para spin-offs.

Fábio "Mexicano"

Consigo imaginar virando game, mas não vi notícia nenhuma a respeito. Acho que também não confirmaram o número de episódios, não me parece que vá ser o caso, mas vai que isso tem dois cour.
E com um pouco de imaginação dá pra ligar todos os pontos. Nem é difícil. Só que esse é o trabalho da produção do anime, né, não nossa. Podemos especular só.

Gato de Ulthar

O episódio realmente trouxe muita informação paralela, o medo dos aviadores precisarem de licenças para voar, o pessoal que trouxe a aviação de uma região distante ou fenda dimensional, e o passado da Kirie, que creio foi o ponto alto do episódio.
E falando dela, alguém além de mim pensa que a pessoa que a ficou desafiando, provocando e a derrubou naquele local é o velho amigo dela? Será que o objetivo é que ela aprenda uma lição?

Diego

Eu não tenha pensado nisso de primeira, mas vendo você falar a respeito até que faz sentido mesmo. Talvez o intento dele seja ou afastá-la da aviação, talvez tendo algo a ver com aquele sujeito que perguntou ao velho se ele não tinha vontade de voltar para casa, ou então fazer ela melhorar através da prática, talvez quando precisar enfrentar algum perigo maior por vir.

Fábio "Mexicano"

Eu pensei nisso imediatamente. Daria sentido extra juntar as duas coisas em um episódio só. E é o mesmo modelo de avião, o famoso Mitsubishi Zero.
O Velho Sab tem a missão dele e às vezes tromba com a Kirie. Quando isso acontece, ele tira ela do caminho de forma mais ou menos segura. Ou só zomba/testa ela mesmo, também faria sentido.
Contra essa teoria, o fato dele já ser velho quando ela era criança. Deve estar caquético agora, se ainda estiver vivo. E parece que no primeiro episódio apareceu a mão do piloto misterioso, e não era mão de velho.

Diego

Hey, se podem viajar entre dimensões aposto que um soro rejuvenescedor é fichinha :smile:

Fábio "Mexicano"

Podem viajar entre dimensões mas apenas com tecnologia da segunda guerra.

Vinicius Marino

Bom, vai ver a outra dimensão conecta justamente com a Segunda Guerra. Esse período da história, afinal de contas, foi palco de todo tipo de teoría da conspiração.

Fábio "Mexicano"

Essa é uma conclusão lógica e, com efeito, tem bastante gente especulando nesse sentido já. Eu pensei nisso por alto, mas não desenvolvi porque meu interesse ainda é muito maior por esse mundo (cujo nome parece ser Ijitsu) do que pelo outro (Yufang).
Na versão mais completa que encontrei enquanto pesquisava sobre outros aspectos do episódio, especula-se que "Yufang" seja o nosso mundo, na época da Segunda Guerra, e que os japoneses tenham encontrado ou de alguma forma aberto o portal, tentaram pesquisar ou explorar Ijitsu como parte do esforço de guerra (fábricas de aviões que não podem ser bombardeadas pelos americanos já são uma grande vantagem, ignorando qualquer outra coisa que possam ter ganhado com isso), e foram embora quando a guerra acabou.
Tem uma versão mais divertida, porém, uma especulação que é muito mais fanfic: o diretor de Kotobuki é o mesmo de Girls und Panzer, então tem gente querendo crossover entre os dois animes e dizendo que Yufang é o mundo de GuP. Um mundo em que as pessoas navegavam pela água, como vimos a Kirie dizer em seu flashback.

Vinicius Marino

Confesso que estou surpreso. Não sei o que esperava de Kotobuki, mas não era isso, certamente. Se a trama enveredar por qualquer uma dessas direções, ficarei bem feliz.

Gato de Ulthar

A primeira teoria é bastante plausível, e eu gostaria de ver ela se mostrar verdadeira! Mas quanto a segunda, bem, não sei se gostaria de ver isso sendo verdade. Tipo, Girls und Panzer é uma coisa e Kotobuki é outra, não combina nem um pouco para um crossover. Kotobuki possui problemas e conflitos até em certo ponto mortais, Girls und Panzer é um anime escolar, a despeito do uso de tanques, toda a violência é controlada e ninguém sai machucado (ou quase ninguém, acidentes acontecem, como uma tanque cair na água).
E está certo que as escolas em GIrls und Panzer são em porta-aviões gigantescos, mas há continentes. É muito vago ainda.

Fábio "Mexicano"

Girl und Panzer é um futuro utópico, né, mas ele teve um passado de guerras, por isso tanques existem. De todo modo, acho que pensaram nisso só porque gostam do anime e porque apareceu um panfleto de tanque na mão da Kirie.

Gato de Ulthar

Pode ser, mas um passado de guerra praticamente tanto o nosso mundo real como o de GIrls und Panzer tem em comum, ainda é muito vago. A teoria é divertido, por menos plausível que seja. Tem aquele anime sobre navios de guerra que gosto muito, Haifuri, pena não ser do mesmo diretor nem produtores, pois no mundo desse anime a Terra foi quase que toda engolida pela água.

Fábio "Mexicano"

E o estúdio faliu ou algo assim, pois é, nem dá pra esperar mais nada de Haifuri, infelizmente :frowning:

Gato de Ulthar

O mangá continua acho, só se outro estúdio assumir para fazer um remake ou continuação, mas isso é coisa que demora :frowning:
E as probabilidades são baixas

Diego

Povo viaja legal nas teorias às vezes. Não raras vezes têm ideias bem mais bombásticas do que os próprios autores. Infelizmente, conto nos dedos de uma mão as vezes que algo do tipo se concretiza :stuck_out_tongue: Duvido muito que as duas obras sejam do mesmo universo (er... multiverso?). Mas ainda me pareceu implícito que algum grupo veio de uma fenda dimensional ou temporal.

Fábio "Mexicano"

Sim, concordo com você, Diego. Só relatei o que li por aí porque achei divertido :smiley:

Gato de Ulthar

Só assistindo para saber né? Então nos encontramos no próximo episódio!

Postagens mais visitadas