Café com Anime - Kouya no Kotobuki Hikoutai episódios 3 e 4



Desta vez emendamos o episódio 3 e 4 no Cafe com anime, fechando a saga dos piratas que imitavam uma estrutura empresarial bastante criativa.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Kouya no Kotobuki Hikoutai, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Dororo, adaptação de um clássico de Osamu Tesuka. Já o Finisgeekis cobrirá o anime Promised Neverland, o anime mais macabro da temporada. E no Anime21, temos o mahou shoujo dark da vez, Magical Girl Spec-Ops Asuka.

Gato de Ulthar

Foi um episódio bem peculiar né? Parece que o anime está mesmo investindo em aventuras episódicas, pelo menos até agora, já que tudo indica que próximo episódio será uma continuação do anterior, onde as meninas buscarão recuperar o avião roubado. Quanto ao episódio três. O caso da cidade bombardeada não teve nada a ver com a mulher misteriosa do episódio 2, mas sim a um grupo de piratas que emularam toda uma roupagem de funcionários de uma típica companhia japonesa! E qual a mensagem mais importante do episódio? Mobilização popular, tanto é que esse foi o único meio de derrotarem, mais ou menos os inimigos, mostrando que a população pode se defender sozinha, mesmo que tiveram uma ajudinha das meninas nesse episódio.
Das garotas, a vida delas é um mistério, o anime ainda não quis entrar em seus dramas pessoais, duvido que não o faça, mas quando será isso? Afinal de contas, não acho que as pistas dadas nesse sentido no primeiro episódio foram em vão, e por exemplo, aquele rapaz doente que parece ser um irmão da kuudere de cabelos cinzas não estaria na abertura por nada né? E tivemos mais uma longa batalha, e foi boa, realmente boa. Reclamaram um pouco no episódio passado sobre o plot armor das meninas, mas nesse episódio elas até passaram trabalho, a Hanna teve até de fazer um pouso de emergência.
Mas vamos ao que interessa, o que acharam do episódio?

Fábio "Mexicano"

Sobre o ataque e a louca do episódio 2: não teve a ver no sentido de não ter ligação organizacional, hierárquica, entre uma coisa e outra, né? Mas ela é uma defensora de piratas e tenta passar uma lei os anistiando para que possam trabalhar honestamente - por exemplo, poderiam ser vendedores honestos de ukio-e falsificado.
Entendo esse episódio como o outro lado do que a Julia defende. A consequência. Ou acha que eles se tornarão boas pessoas apenas porque tratados como cidadãos honestos? Para todos os efeitos, Rachma os tratou como cidadãos honestos, e honestamente recusaram um negócio ruim. E foram respondidos à bala. Algo assim provavelmente voltaria a torná-los criminosos, mesmo se anistiados, suponho, mas há várias outras formas de pressão e extorsão que eles poderiam ter tentado antes. Por que dar a chance?
Não estou dizendo que a questão é simples, que com certeza são todos almas sebosas, que não pode haver alguns que simplesmente aconteceram, por um motivo ou outro, de cair nessa vida. Quem está dizendo que é simples é a Julia, que quer anistiar geral.
De resto, eu não assisti muitos filmes de bangue-bangue, mas tenho certeza, depois desse episódio, que Kotobuki retrata uma sociedade de Velho Oeste, ou de Fronteira, que é o termo oficial, em que cowboys foram substituídos por pilotos e cavalos e carroças por aviões e dirigíveis. E faz muito sentido, tenho a impressão que filmes americanos de guerra tendem a retratar pilotos de caça como cowboys aéreos. Quem conhece melhor me corrija, por favor.

Diego

Oficialmente o universo desse anime é mesmo o ancapistão :P
Bom, piadinhas de lado, ainda achei a fala dos personagens muito atropelada. Menos que no episódio passado (ou eu que me acostumei, sei lá), mas ainda muito além do ideal. E ta faltando um maior trabalho de transição de cena: eu só fui entender que o flashback era um flashback quando ele acabou!
Ao menos a batalha aérea foi bem legal, mas teria curtido mais cenas do ponto de vista de dentro da cabine. E o final, com os vilões "vencendo", foi bem interessante também, um twist legal pra carregar o anime até o próximo episódio.

Fábio "Mexicano"

(...agora estou tentando me lembrar de que flashback você está falando)

Diego

O primeiro ataque dos "piratas", Fábio.

Fábio "Mexicano"

Nossa. Você estava desligado, hein? :smile:

Vinicius Marino

Vocês roubaram as palavras da minha boca. Eu aqui reclamando que a última batalha havia sido um tanto insossa e eis que esse episódio nos traz um show.
Terminar em uma derrota de fato foi bom para refrescar as coisas. Mas eu destaco outra coisa: quão bem os vilões e coadjuvantes foram humanizados dessa vez.
Ao contrário das últimas batalhas, nós entramos no tiroteio sabendo exatamente quem estava dentro de que cockpit. E fez toda a diferença.
Sobretudo para os inimigos, que deixaram de ser NPCs genéricos para se provarem os vilões mais carismáticos do oeste.
Sério, uma empresa que "vende" ukyo-e? E tem uma hierarquia inteira com "patentes" disfarçadas de departamentos corporativos? Eu rachei de rir, esses caras são incríveis. Bom que teremos outro episódio deles

Gato de Ulthar

O Vinicius levantou um ponto legal, esse foram os vilões mais bem caracterizados até o momento, e com uma temática muito divertida, afinal de contas seus cargos são posições corporativas. Será que teremos vários grupos de vilões até o fim do anime? Isso eu não sei, mas falando francamente, o que acharam destes vilões? Tirando o Vinícius que já manifestou sua opinião de que gostou deles.

Fábio "Mexicano"

Esses foram os únicos vilões com qualquer caracterização até agora. E pareceram uma gangue de bandoleiros, ladrões de cavalos e valentões que extorquem povoados indefesos. Típico do Velho Oeste.

Diego

Não tenho muito o que falar deles, mas os achei divertidos. Mas me fizeram pensar naquela nossa discussão sobre haver ou não militares nesse mundo, e sobre quem fax os aviões. Talvez sejam mesmo empresas fazendo e vendendo aviões justamente pra tipos como esses.

Fábio "Mexicano"

Ou talvez aviões sejam naturais, como cavalos.

Gato de Ulthar

Eu acho isso meio difícil Fábio :stuck_out_tongue:
Mudando um pouco de assunto, só eu achei que a Hanna demonstrou muito ódio quando falava ou discursava sobre os piratas? principalmente quando afirmou que eles nunca desistiam de extorquir e sempre voltavam para pegar mais, ela inclusive chegava a apertar os punhos, também teve o fato de que o avião dela foi abatido. Será que temos algo referente ao seu passado? Será que a família dela foi prejudicada por piratas?

Fábio "Mexicano"

Eu acho que foi o normal? Quero dizer, eles são bandidos mesmo. Ela estava certa na avaliação de que ceder a eles seria burrice, e eu pelo menos costumo ficar irritado do mesmo jeito que ela quando estou diante de uma burrice se consumando. E haviam outros revoltados tanto quanto ela. Mas claro que todas elas devem ter alguma cicatriz no passado, então quem sabe.

Vinicius Marino

Não acho que foi inconsequente. O episódio deu uma ênfase específica na reação dela. Acredito, sim, que ela tem um passado de sofrimento com os piratas e que isso virá à tona em algum momento. Se bobear até se misturara ao conflito político maior sobre assimilar ou não os piratas.

Fábio "Mexicano"

O anime até agora está leve, por assim dizer, então podemos esperar coisas menos dramáticas também, do tipo a família dela ser de piratas ou alguém da família ter se tornado pirata e ela se frustrando em algum momento.

Vinicius Marino

Eu pensei no bom e velho "minha família foi morta por piratas", mas esses também servem. Não acho que a leveza do anime será um impeditivo. Você vê enredos assim em obras infanto-juvenis o tempo todo.

Fábio "Mexicano"

É que morte já tem a Kirie, que enquanto todas foram cuidar da vida no primeiro episódio ela estava visitando um túmulo. Mas sim, nada impede que o mesmo elemento seja usado para mais de uma. Pode até ser o de todas, e isso pode tê-las unido em primeiro lugar, vai saber.

Diego

O Fábio chegou antes :stuck_out_tongue: Ia falar basicamente o mesmo: não duvido nada que todas as nossas protagonistas tenham seu passado com piratas, e que isso seja o que as levou a se tornarem mercenárias em primeiro lugar. Ainda que imagino que cada uma tenha a sua história. Uma pode ter perdido a mãe ou pai. Outra pode ter tido a cidade ou vila natal devastada. Talvez alguma até seja uma ex pirata ou coisa assim (duvido, mas vai que, né?). Opções não faltam. E concordo com o Vinicius: a leveza do anime em nada impede o anime de se aventurar por regiões mais pesadas, seja mantendo essa leveza, seja a descartando.

Gato de Ulthar

Bom, pode ser tudo isso mesmo, mas em que sentido Kotobuki irá avançar? Será que teremos apenas aventuras episódicas até o final do anime? Ou teremos um grande plot que orientará a ação das personagens?

Fábio "Mexicano"

A lei dos piratas, o passado das garotas, eu acho que esses primeiros episódios estão preparando o terreno para a história principal do anime.

Diego

Acho que deve surgir algum tipo de trama central ainda nos próximos episódios. Talvez lá pela metade da série. E enquanto isso ficamos com aventuras relativamente episódicas. Mas é, foreshadow já tem, como os apontados pelo Fábio e a própria questão da protagonista ter ido atrás de um avião aleatório lá no episódio 1.

Vinicius Marino

Tudo isso que o Fábio levantou já dar um cour de anime, se bem aproveitado. Com a quantidade de batalhas aéreas que sem dúvida irão pipocar, também é possível fazer muito com bem pouco enredo.

Gato de Ulthar

Já dando prosseguimento ao próximo episódio, temos o desfecho do arco criado no episódio passado, e que desfecho né? O episódio teve coisas que eu gostei e outras nem tanto. A maneira que a operação de resgate do avião foi feita foi bastante engenhosa, a invasão da Zara ao quartel general dos piratas foi bastante divertida, principalmente a parte em que ela ganha na bebida de todos. O ataque aéreo também foi bastante interessante, a Zara pilotando o avião poderoso com trajes mínimos é digno de nota. Só não gostei muito da solução dada pelo anime em relação aos piratas, eles resolverem levar uma vida honesta é bastante conveniente para o meu gosto. E vocês o que acharam desse episódio?

Diego

Foi um episódio... ok? Tipo, ele foi divertido, com vários momentos legais. As garotas loucas por suas comidas favoritas. A Zara levando o bar inteiro ao coma alcoólico. Toda a luta final, que rendeu ótimas imagens dos aviões voando entre as rochas. Mas ele também teve coisas bem jogadas. A menina que desenhava ukio-e, e a aparente obsessão do "chefe" por ela. O final mesmo, dele subitamente decidir ser honesto. Sei lá, foi um episódio esquisito e inclusive eu termino ele me perguntando pra que exatamente ele serviu.
Aliás, não só ele como todo esse mini-arco.

Vinicius Marino

Saber que há uma pessoa por trás dos ukiyo-e foi o ponto alto do episódio. Os vilões (ou, mais precisamente, o vilão) ganharam ainda outra motivação. De farsante inescrupuloso, o bandidão-mor se provou um sujeito de bom coração, tomando medidas estapafúrdias para valorizar a arte da protegida.
Talvez justamente por isso os combates aéreos foram talvez ainda mais excitantes que no episódio passado. Ver a "corporação" trair seu "CEO", agora que os conhecemos bem, pôs rostos dentro de cada um desses cockpits.
Infelizmente, esse episódio também teve o fanservice mais mecânico que tive o desprazer de ver na série até então. Tivemos basicamente uma lista de lavanderia de tudo o que faz um garoto adolescente ficar excitado: garotas peitudas, pouca roupa, danças de strip club, lesbianismo implícito, fem dom.
Ok, eu sei que esse anime é fundamentalmente fanservice (ninguém, imagino, assiste Kotobuki pelo conteúdo). Mas eu nunca gostei dessa sexualização mesmo quando tinha 14 anos, e o fato de ocupar quase metade do episódio significa que não tive como abstrai-la. Definitivamente não foi para mim.

Fábio "Mexicano"

Nem sei se é tanto do chefe ter "decidido" ser honesto, mas mais o fato dele não ter muita opção no final. A base foi destruída, roubaram quase todos os veículos que não foram destruídos, quase todos os capangas foram embora. De fato, foi uma rebelião tão grande que não sei porque eles não simplesmente fizeram isso antes, em solo mesmo, teriam vencido pela força dos números.
Quanto ao fanservice, bem. Foi bem feio. Feio no sentido de feio mesmo, não capricharam nesses modelos, e nossa que dança horrível. Mas uma trupe de bailarinas itinerantes é algo que eu consigo imaginar nesse tipo de cenário, então o conceito em si não me ofende.
Fora isso, vocês já falaram tudo o que eu falaria sobre o que vimos acontecer. Então vou falar sobre o que poderemos ver ainda: ninguém mais ficou com a impressão que os traidores estavam indo para algum lugar específico, se reunir com outras pessoas? Em sendo o caso, certamente outros piratas, não? Quem é que está reunindo piratas e aviões de combate poderosos, e com quais intenções?

Gato de Ulthar

Falando de fanservice, vocês perceberam que a Zara estava animada totalmente em animação tradicional neste episódio? Será que foi para ajudar na animação mais fluida necessária para danças e tudo o mais? Ou será que o modelo 3D se aplica só quando ela estiver com a roupa de sempre?

Fábio "Mexicano"

Aquela dança foi totalmente 3D. Inclusive um dos 3D mais horrorosos que já vi. No final da dança, eles simplesmente aceleram a velocidade do movimento e quebram as leis da física, além de ignorar o funcionamento do corpo humano, o que é mais comum em modelagem 3D ruim.
E acho que as cenas dela pilotando foram 3D também, mas agora não tenho certeza.

Gato de Ulthar

Digo ela quando estava sozinha é andando por aí.
Era apenas em 2D, dá uma olhadinha.

Fábio "Mexicano"

Ah sim, as cenas normais dela foram em 3D. Ela foi o destaque do episódio, afinal. Aquela cena no aeródromo disse muito sobre ela.

Diego

Acho que fui o único que não teve problemas com o fanservice no episódio :stuck_out_tongue: Sei lá, acho que já estou tão acostumado com esse tipo de cena que nem processei direito :smile: Só me fez lembrar de outras cenas de dançarinas em outros animes, tipo uma em Suisei no Gargantia

Fábio "Mexicano"

Convenhamos que foi tão feio que puta merda, né, não serve nem pra depor à favor do clichê.

Diego

Tipo, eu literalmente apaguei a cena da dança da memória. Eu sei que ela existiu. Eu não lembro de nada dela. Não sei se tiro pontos do anime por fazer um fanservice tão esquecível, ou se adiciono por ter um restante de episódio divertido o bastante para eu não lembrar das piores partes :smile:

Fábio "Mexicano"

Eu tirei.
Quero dizer, olha isso:

Diego

Tem algo de errado com esses braços, eu só não sei dizer direito o que é...

Fábio "Mexicano"

E isso é de quando tava bom ainda. Só parecia que elas estavam dançando Macarena. Depois é que acelera e WTF??

Gato de Ulthar

Desvirtuaram a minha pergunta inicial, mas vida que segue, falar mal da dancinha foi mais divertido de qualquer forma :stuck_out_tongue:
Mas mudando de assunto, alguém percebeu que no preview do próximo episódio teremos novamente a misteriosa política do episódio 2 dando as caras novamente? o que vocês pensam sobre isso? Será que teremos aqueles capangas traidores deste episódio?

Fábio "Mexicano"

Vai ser um episódio na "cidade grande", a capital, suponho? Ou, se eles não têm uma capital, a cidade mais poderosa e que é a candidata natural a ser a capital, caso a nação se torne mais centralizada? Com certeza vamos descobrir mais sobre a questão política de Kotobuki, e logo depois de um episódio sobre piratas, talvez comecemos a descobrir como as duas questões estão ligadas.

Diego

Não costumo assistir previews :stuck_out_tongue: Mas sendo o caso, talvez o anime comece a entrar em sua trama principal.

Vinicius Marino

Estou curioso para ver como esse cenário "cidade grande" casará com a matéria Velho Oeste. No gênero, esse tipo de contraste entre fronteira/metrópole costuma render coisas muito boas.

Fábio "Mexicano"

Será que essa "cidade grande" fica dentro da região de fronteira ainda? Considerando que nem temos certeza se a dinâmica populacional é mesmo a de uma fronteira da civilização, estamos apenas especulando baseados primeiro em detalhes estéticos, depois em sociais, que parecem casar com a fronteira americana.

Vinicius Marino

Boa pergunta. Não acredito que seja um grande pólo metropolitano. Talvez uma grande cidade à beira da fronteira. O centro irradiador de civilização (e governo e regulamentações) pelo território da outrora fronteira.

Diego

Acho que vale perguntar o que é essa "fronteira". Porque a gente que meio que ta assumindo isso. Talvez aquele mundo inteiro seja daquela forma, com pequenas cidades mais ou menos independentes ou coisa que o valha. Ainda conta como "fronteira" se estão todos mais ou menos por igual? :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

A característica da fronteira é uma população em constante migração. Isso nós não vimos ainda, e não sei se vamos ver. Sem isso, não é de fato uma fronteira.

Gato de Ulthar

Então é isso pessoal, poucas respostas e muitas perguntas até o momento, o que nos resta é esperar o próximo episódio, té lá então.

Postagens mais visitadas