Café com Anime - Mahou Shoujo Site 12 [FINAL]


Então é isso pessoal. Mahou Shoujo Site chegou ao fim, e vai deixar saudades, depois de um começo tempestuoso, se tornou um dos animes que mais gostamos de acompanhar desta temporada passada! Só lembrando que nossa conversa é composta por eu, Gato de Ulthar, juntamente com o Diego do É Só Um Desenho, o Vinicius do Finisgeekis e o Fábio "Mexicano" do  Anime21.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Mahou Shoujo Site, enquanto o É Só Um Desenho ficou responsável por dois animes, Legend of Galactic Heroes e Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online. Já o Finisgeekis publicará nossas conversas sobre Cardcaptor Sakura: Clear Card-Hen. E no Anime21, temos as discussões sobre Hisone no Maso-tan.




Gato de Ulthar-

É isso, tudo que é bom, ou não, acaba, e Mahou Shoujo Site não podia ser diferente. Chegamos ao fim desta jornada de doze episódios muito bem aproveitados, mas e falando desse final, o que temos a dizer?
Olha, não li o mangá, o Vinicius pode dar uma visão mais completa sobre, mas creio que o anime foi feliz em fechar o ciclo da Aya e da Yatsumura, embora ele tenha acabado com uma cara de implorando uma segunda temporada!
Vimos muitas coisas neste episódio, a Aya enfrentando a Yatsumura semi-administradora foi uma delas, achei curioso, embora um pouco confuso, como a Aya fez para derrotá-la. Corrijam-me se eu tiver entendo errado, a Aya descobriu um novo poder do seu báculo pistola e teletransportou o seu coração para dentro da Yatsumura com o objetivo de eliminar a desgraça da amiga diretamente de seu âmago. Após isso, as duas se reúnem e numa coordenação perfeita, utilizam os dois báculos simultaneamente e prendem a Nana em uma armadilha mortal. Muitas perguntas surgem aí, a Yatsumura voltou ao normal mesmo? O seu tempo de vida foi restaurado? Se ela prendeu a Nana da paralisação do tempo, como ela pode continuar falando, será uma habilidade dos Administradores?
Enfim, as duas declararam em alto e bom tom, que haviam apagado os infortúnios do passado e uma nova vida descortinava-se perante seus olhos, quebrando "o ciclo das garotas mágicas". Esse ato teria causado uma certa raiva ao Rei, que na verdade é a garota com mais infortúnios existentes. Achei o objetivo da tempestade super clichê, não que isso seja ruim, mas expurgar a Terra e deixar só os adaptados para que comece uma nova era de ouro, é um dos objetivos mais manjados na ficção quando se pensa em vilões com um senso de altruísmo deturpado. O Rei/Rainha é mesmo a menina que vimos em uma cúpula, e ela ficou com bastante raiva de nossas protagonistas, pois elas encontraram um jeito de "purificar" as garotas mágicas, embora eu não tenha entendido direito como isso funciona, tenho lá minhas teorias. Isso sim me lembrou muito Puella Magi Madoka Magica, com essa história de quebrar o ciclo dos infortúnios. Mas por sorte, o objetivo dos Administradores é bastante diferente dos Incubators em Madoka, sendo que a semelhança entre os dois animes se manifestou em outro aspecto.
E o Kaname? Bem, o anime praticamente terminou com ele sendo estuprado, não digo que ele não mereceu, diante de tudo que ele fez até agora, mas foi algo me que surpreendeu de certa forma.
E vocês, o que tem a dizer?

Fábio "Mexicano"-

O que eu entendi não é que a Aya e a Tsuyuno tenham expurgado o infortúnio de seus passados, mas sim que aprenderam a conviver com ele e sabem que em certa medida são felizes hoje porque foram infelizes no passado. Algo como tanto o que é bom quanto o que é ruim faz parte da vida, o que é ideologicamente contra o Rei (que na verdade é uma rainha), que quer simplesmente evitar que o mau aconteça em primeiro lugar.
Mas como a Aya fez a Tsuyuno despertar? Huh... bom, aquela cena pode ter sido só metafórica. Ou a Aya pode ter se matado sei lá como atirando em si mesma e ver a Aya se matar fez o serviço. Ou eu não sei. Foi uma cena bastante complicada e acho que não importa o que exatamente aconteceu (aposto que existe uma interpretação oficial), mas o resultado, então não estou pensando demais nisso.
O anime termina com uma mensagem super positiva, e ainda estou decidindo se ela tem a ver com o que ele estava contando até aqui.
E ah, né, o Kaname foi estuprado. Acharam que deveriam nos mostrar isso. Essa cena e a nova garota mágica que apareceu no final parecem indicar que o anime está sim aberto para continuação.
Quero dizer, a cena do Kaname serviu de verdade para a gente saber que o policial tá há muito tempo na cola das garotas mágicas (parece que sua filha foi uma?) e adquiriu uma coleção invejável de varinhas mágicas.
E isso só tem significado se a história continuar, senão tanto faz, ok, que seja.

Gato de Ulthar-

Essa garota?
Sim, ela é uma Mahou Shoujo relevante para aquele outro grupo de garotas mágicas, incluindo a menina baixinha de cabelos verdes que aparece do show da Nijimin.

Fábio "Mexicano"-

Adorei os dentes dela. Aposto que ela era muito zombada por isso e foi esse o seu infortúnio que a fez se tornar garota mágica em primeiro lugar.

Gato de Ulthar

Sim, parece um tubarão!

Fábio "Mexicano"-

Ei, lembra aquele spin-off que comentamos no episódio passado?
Especulação (não spoiler, eu não pesquisei nem li nada): e se a filha desse policial virou uma Administradora? Sei lá, a Nana talvez, que se aliou com ele e etc e todas as demais Administradoras parecem não gostar da ideia?

Gato de Ulthar

É uma possibilidade!

Diego

E eis que Mahou Shoujo Site termina com um ótimo final de temporada. Infelizmente, eu tenho de falar "temporada", não "série": foi mesmo um final bem "vá ler o mangá" que, como o Gato já apontou, implora por uma segunda temporada. Agora, ela virá? Duvido muito, o que é uma pena. Embora... o fato de eu falar isso é no mínimo um testemunho da qualidade dessa história.
Vamos lá, já que estavam teorizando, a cena na praia eu entendi que a Aya literalmente transportou um pouco da sua vida para a Tsuyuno. Tanto é que se vocês repararem nos pulsos das duas, ambas estão com a tatuagem por um fio. Por um lado isso levanta um monte de perguntas - tipo, o báculo da Aya pode então transportar mesmo coisas tão "imateriais" quanto a energia vital? Oi? Por outro: ei, as duas tão vivas, ex-machinas de lado eu é que não vou reclamar :stuck_out_tongue:
A cena do Kaname sendo estuprado é boa parte do motivo que eu digo que esse final foi um bom final de temporada. Ele é extremamente competente em fechar um ciclo ao mesmo tempo que já deixa pontas abertas para trabalharem na frente, e nisso me lembra bastante de finais como o da primeira temporada de Shingeki no Kyojin ou de No Game No Life.
Agora, eu preciso dizer: nem a Aya revivendo a Tsuyuno com o poder do amor, nem o Kaname sendo estuprado pelo policial colecionador de báculos, pra mim o momento mais "que?" de todo esse episódio foi a garota da espada sendo atingida por um raio e pulando do alto da torre pra acertar a administradora mascarada. Sério, que diabos foi isso?! :smile:

Fábio "Mexicano"-

O poder real de sua varinha-espada é solidificar coisas. Ela solidificou a eletricidade e a usou para golpear a Hachi. Foi o que eu entendi.


Vinicius Marino

Eu vou até começar por essa luta, pois acho que sintetiza o que eu menos gostei no episódio.
Foi conveniente demais. A menina yakuza basicamente seguiu a cartilha do cool. A começar por "tirar a camisa", pois todo grande clímax começa com abdômen tanquinho - e seios enfaixados para mostrar que ela é uma amazona. Então ela usa a própria espada de para-raio, não morre porque sua plot armor é isolante, faz umas manobras loucas no ar e mata a horda de admins que virou, por limites de orçamento, uma única blob.
Não me incomodou, mas poxa! Só faltou um admin aparecer e dizer que seu poder estava acima de 9 mil.
Essa "obviedade" escancarada persistiu ao longo do anime. Vide a "tirada de gravata" do policial, cliché digno de 50 tons de cinza. Ou essa tomada aqui, que me deu vergonha alheia:
Sim, Aya, eu entendi que o amor salva. Vírgilio já escrevia sobre isso antes de você nascer. Mas precisava demonstrar dando um coração literal para a Tsuyuno? Eu não sou estúpido! Consigo entender linguagem figurada.
Enfim. Só para frisar, não desgostei do episódio. Achei um final convincente, embora tenha desviado bastante do mangá (podemos conversar mais sobre isso daqui a pouco). Mas nenhuma série está acima de críticas, e este episódio, em particular, vacilou para mim em alguns aspectos.

Fábio "Mexicano"-

Mesmo sendo um final original, eu acreditava que poderia ser um final nota 10 (me desculpem, mania de quem dá nota pra episódio, mas vocês entendem o que eu quero dizer, né?), mesmo com todas as pontas soltas complicadas que eles tinham para amarrar. Mas optaram consistentemente pelo fácil e óbvio, e ainda que tenha sido bom, emocionante até, foi sim menos do que poderia ser.

Gato de Ulthar-

Não foi o melhor último episódio possível, ok, eu já me dou por satisfeito por simplesmente não terem cagado com tudo. Fizeram a lição de casa, um final competente, pautado pela simplicidade. O episódio foi feliz em dar aquela sensação de final, e de quebra dando ensejo a uma possível segunda temporada, e mesmo que ela nunca ocorra, não me sinto infeliz nem triste, justamente pela sensação de um ciclo fechado criado no final da obra, coisa que não tivemos em Sakura por exemplo.

Vinicius Marino

Eu reitero aqui uma comparação que já fiz outras vezes. Mahou Shoujo Site terminou de forma parecida a Claymore. Ambas as séries optaram por um final original que deixava pontas soltas. Ao mesmo tempo, modificaram o suficientemente a continuidade para que uma sequel fosse impossível.

Fábio "Mexicano"

Dá pra fazer continuação com retcon, como Blue Exorcist fez :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino-

Tirou as palavras da minha boca! Sim, a não ser que eles façam um retcon, eu não vejo como eles continuariam a história a partir de aqui.
Mas será necessário um retcon grande, quiçá voltando para trás alguns episódios, para o início da luta contra as admins.
A menina com a boca de tubarão na verdade é a irmã do policial. Ela é uma garota mágica que se envolve com as protagonistas durante o confronto. Ela se prova uma agente dupla, ora ajudando as meninas, ora reportando ao irmão. Eu imagino um destaque maior para ela caso eles refaçam esse arco.

Fábio "Mexicano"-

Retcon apagando o arco final, normal.
Ah, verdade, eu tinha ficado de comparar a garota da foto à garota que ia ser mágica, mas me esqueci completamente

Gato de Ulthar-

Então o final do anime modificou bastante o material original? Suponho que não tenhamos no mangá aquela luta da Aya com a Yatsumura né?

Fábio "Mexicano"-

O Vinicius disse episódios atrás que havia sinais de que a Tsuyuno talvez quem sabe iria se tornar uma Administradora. Então se ela ainda não se tornou, ou se isso ainda não se confirmou, certamente aquela luta é impossível. E o mangá está algumas dezenas de capítulos a frente do anime, se entendi direito.

Diego-

Talvez o mangá ainda vá chegar nesse ponto, com uma resolução semelhante, e o autor adiantou seus planos à equipe do anime. Não seria a primeira vez que algo nessa linha acontece.

Fábio "Mexicano"-

Isso é normal com alguns capítulos de distância, não com alguns arcos inteiros

Gato de Ulthar-

O mais provável é que seja a liberdade artística da equipe de produção. E olha, finais originais geralmente ficam ruins, mas até que não desgostei. Creio que seja mais complicado para o Vinicius que leu o mangá, e eu e o Fábio quando formos ler posteriormente.
E o Vinicius disse lá trás que desgostou do uso do coraçãozinho. Olha, eu até que curti, não é uma elemento necessário, como ele bem falou, mas ficou bem "fofo" por assim dizer, o que combina com a relação entre a Aya e a Yatsumura. Além disso, o símbolo do poder mágico da Aya é um coração em seus olhos, bem como, sua arma dispara corações. Então, acho que combinou uma coisa com a outra.

Fábio "Mexicano"-

Eu acho que o coração está ali para tentar dizer (não sei dizer se funcionou) que a relação entre elas é sim de amor romântico, coisa que não ficou clara no anime, mas é a realidade no mangá.
Achei brega até não mais poder.

Diego

Why not both? Foi brega e fofo :smile:

Fábio "Mexicano"-

Se tivesse terminado em tragédia, a relação entre Aya e Tsuyuno seria mais parecida com E o Vento Levou, que é o que parodia o Professor Girafales e a Dona Florinda do Chaves.

Gato de Ulthar-

Tem essa referência foda também, Ursinhos Carinhosos, lançando corações pela barriga:

Vinicius Marino-

Tal como o Fábio, eu também interpretei o coração como uma alusão ao amor romântico. Uma forma de remediar o fato de que excluíram aquela cena do beijo do anime.
E, tal como o Fábio, achei super cafona. O fato de vocês a compararem com Chaves e Ursinhos Carinhosos só reforça meu ponto :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Gato de Ulthar-

Repito, cafona mas bonitinho! :P
Bom, não sei se por ser o coração o símbolo escolhido represente o amor romântico, ao meu ver pode representar toda forma de amor, como uma grande amizade. O problema é que já sabemos que as duas ficam juntas no mangá, e isso meio que vicia nossa interpretação.

Fábio "Mexicano"-

Não apenas é um coração, mas é um coração rosa. Eu sei que posso estar forçando a barra, mas não me lembro de já ter visto corações rosa como símbolos de amizade. Admito que é totalmente possível, mas o que eu vi não foi isso.

Gato de Ulthar-

A Aya atira corações rosa pela sua arma...
Seu olho se torna um coração rosa...
Creio que seja natural ela manifestar uma faceta de seu poder com um coração rosa.

Gato de Ulthar-

Mesmo que seja de uma forma totalmente brega.
Não duvido que tenha uma conotação romântica expressa sutilmente no anime, mas não sei se o coração foi uma tentativa de demonstrar isso simbolicamente.
Pode ser que tenha sido, mas eu não notei dessa forma.
Eu achei o momento da "morte" da Yatsumura muito mais romântico, mesmo ela dizendo que a amava utilizando o eu te amo para "amizade".

Fábio "Mexicano"-

Se a conotação existe, ela é um coração na mão de uma garota, que o entrega para a outra. Pode ser outra coisa que não amor, mas com certeza não é sutil :joy:

Gato de Ulthar-

Creio que a interpretação varia de pessoa para pessoa, só digo que não notei como uma representação de romance.

Vinicius Marino-

De fato, não acho que todo coração rosa represente amor. Aqui está um exemplo. Este é o cartaz do filme espanhol Magical Girl, um drama inspirado nos conflitos morais de animes mahou shoujo. (http://www.finisgeekis.com/2018/05/14/magical-girl-quando-garotas-magicas-ganham-o-live-action/) A ilustração é um coração rosa, mas que simboliza, na verdade, inocência perdida. Sobretudo por estar quebrado.

Madoka foi inspirado em Fausto. Ozamu Tezuka adaptou Crime e Castigo aos mangás. Miyazaki citou Paul Valéry em Vidas ao Vento. Digimon fez homenagem a H.P. Lovecraft. Referências a obras ocidentais…

Gato de Ulthar

Visto que a Aya vai até o passado da Yatsumura para tentar fechar a ferida causada pelo trauma do assassinato brutal dos seus pais, e para isso entrega o seu coração, dizendo que ela não está mais sozinha, vejo como se a Aya estivesse renovando o coração da Yatsumura, dando novos motivos para bater.
Mas isso é bastante interpretativo.
E por falar nisso, estou querendo muito ver esse filme!

Vinicius Marino-

Acho que outra leitura possível é a de que represente o amor como antídoto ao ódio. Os "bons anjos da nossa natureza", nas palavras de Lincoln, versus o ciclo vicioso do revanchismo.
Pelo menos foi assim que interpretei a imagem final do anime. Não devemos deixar nossos infortúnios nos definirem. Nós temos o poder de cultivar sentimentos melhores.
Claro, uma coisa não exclui a outra. O amor (romântico) da Tsuyuno pela Aya foi o catalisador de sua metamorfose

Fábio "Mexicano"-

Já sabendo o que há de verdade entre elas, eu tornei a pensar em tudo o que aconteceu e acredito que, talvez, a Aya já tivesse se apaixonado pela Tsuyuno logo no começo, pouco depois de se conhecerem. Eu não sei, eu acho que faz sentido. Acho que as atitudes da Aya são melhor explicadas pelo amor romântico desde o começo. E a circunstância em que elas se conheceram corresponde ao cenário clássico do Efeito da Ponte Suspensa: a Aya estava muito assustada, então ela viu a Tsuyuno, e mais do que isso, a Tsuyuno a salvou.

Vinicius Marino

Eu acho que uma semente de sentimento pode ter sido plantada desde cedo, e as circunstâncias sem dúvida ajudaram. Mas, tomando o mangá de base, acho que o Satou foi bem competente em mostrar como esse amor floresceu gradualmente ao longo das suas experiências.

Fábio "Mexicano"

Na idade dela e com a experiência de vida dela, a Aya não teria como saber e entender desde o começo de todo modo.
A Tsuyuno é outro bicho, com ela sim com certeza tem que ter sido gradual (não linear, em degraus, mas gradual de todo modo).

Diego

Vou dizer que desde o começo eu sempre vi a relação das duas muito mais como de amizade - até o Vinicius nos mostrar aquela cena e a confissão da Yatsumura no episódio passado.


Gato de Ulthar-

E falando um pouco mais sobre esse último episódio, não tivemos nada muito sangrento, na verdade o anime como um todo foi bem tranquilo neste aspecto. Tirando a Yatsumura que morreu, mas foi revivida, não tivemos nenhuma baixa significativa, a Sarina foi curada e presumo que as outras também foram.
Vocês esperavam algo mais trágico do que foi apresentado?

Diego

Pra ser sincero, dada a situação em que estavam eu não esperava ainda muitas baixas. A Rina tava lá sangrando a eras com um buraco na barriga e tava viva ainda, então só nisso eu já esperava ela sair bem. A Sarina era o único ponto de interrogação pra mim, e no fim acabou salva também. Já as que estavam enfrentando a outra administradora, eu esperava que fossem conseguir fugir, não faria muito sentido elas morrerem todas agora.

Fábio "Mexicano"-

Dado o que o anime foi até o penúltimo episódio eu meio que não esperava nada mesmo - mas caso se lembrem, eu comentei sobre como a situação delas era atroz. Sinceramente, se todas tivessem morrido teria sido perfeitamente verossímil. Mas tirando o primeiro episódio nunca mais vimos tanta violência no anime. Nem o episódio da morte da Nijimin foi tão violento - ele foi mais emotivo.

Vinicius Marino-

Sim, achei que o anime foi um exemplo clássico de "bait & switch". Começou com um sadismo sem remorso, para depois se tornar uma história cada vez mais humana.
O mangá meio que segue nessa linha, mas o anime merece créditos pelo produto final. Seu roteiro deliberadamente excluiu/reposicionou cenas para tirar a violência do primeiro plano. Por exemplo: o estupro do Kaname acontece logo depois de sua captura. No mangá, temos muitas outras cenas do coitado sendo abusado nos intróitos da batalha das meninas.

Fábio "Mexicano"

E tecnicamente no anime essa cena poderia ter ficado de fora, a essa altura já nem fazia nenhuma diferença.

Vinicius Marino-

Na minha interpretação, foi uma "conclusão" para as prévias de episódio, que costumavam ser narradas pelo Kaname. Passamos o anime inteiro ouvindo-o anunciar suas próximas maldades e, no final, vemos ele experimentando do próprio remédio.

Fábio "Mexicano"-

Tem isso. Além de ser isca pra uma ainda incerta segunda temporada.

Diego-

"Incerta" sendo muito gentil e otimista :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"-

Eu quero acreditar!

Gato de Ulthar

Eu também!

Gato de Ulthar-

E falando sobre as outras garotas, achei digno de nota nossa Sarina Tsundere, parece que ela não tem mais todo aquele desejo de vingança depois de tudo o que aconteceu. Achei uma cena bem "fofa" até. Logo após a Sarina ser curada pela Rina, a própria Rina sente uma dor, a Sarina pergunta se ela estava se sentindo bem, a Rina responde que era só um arranhão, e falando em "só um arranhão", a Sarina leva a mão, levando a entender que agora ela própria vê sua cicatriz como apenas uma arranhão, não subsistindo seu desejo de vingança, ela até agradece a Rina.
Curioso ver que o a história do anime acabou ajudando as meninas a melhorarem como pessoas.
A Aya deixou de ser submissa ao extremo com um complexo de culpa acentuado e dificuldade de se expressar. A Yatsumura passou a perceber que há vida depois de uma tragédia e amizades são possíveis. A Shioi Rina, pelo que parece, deixou de ser uma psicopata maluca e até se preocupa com suas amigas. Penso que a Sarina também não terá mais motivos para atazanar a vida de ninguém.
Só as outras meninas que como não conhecemos o passado não tem como falar em melhoria de alguma coisa.


Fábio "Mexicano"-

É ... a amizade sempre vence, né? Vamos ser amigos das valentonas também, mesmo que sejam o tipo de escória que pratica violência física e psicológica sem trégua enquanto ri, e quando para de rir é porque acha que não tem mais graça, daí chama um estuprador pra praticar violência sexual também.
Ok, eu sei que o ser humano é mais complexo do que isso e que todas elas comeram o pão que o diabo amassou, até mesmo a Sarina, mas veja só, dá pra comparar com o caso da Nijimin. A idol parecia só uma maníaca determinada a ter sua vingança custe o que custasse, mas no final das contas tivemos uma explicação sobre seu personagem. Ela se redimiu na morte - o que foi sim apelativo, aquele flashback deveria ter vindo antes, como já discutimos. A gente consegue abrir um pouco o coração pra ela. Já a Sarina, o que sabemos dela? Sim, ela se redimiu também, ao seu modo, mas ainda ficou faltando explicar porque ela era aquele monstro em primeiro lugar. Não para sentirmos pena dela, mas para entendermos a situação, isso é o mínimo. Não sabemos o mínimo sequer sobre as garotas mágicas que já conhecíamos, que dirá as que apareceram depois. Pelo menos elas não fizeram nada atroz que clame por explicação.

Vinicius Marino

Quanto ódio desmesurado! Bullies podem sim se redimir. Vimos uma trajetória parecida em Koe no Katachi, e não é uma exceção. Valentões não são necessariamente pessoas horríveis. Muitos praticam o bullying porque foram vítimas, por peer pressure de outros bullies, ou por medo de se tornarem vítima caso não demonstrem crueldade.
Não estou desculpando a conduta, nem dizendo que bullying não pode causar danos irreversíveis - ou mesmo a morte, como no caso de suicídio. Mas é preciso enxergar tudo com nuance, sobretudo o contexto que leva às agressões.
Eu tenho um "caso na superação" na minha própria escola. Tinha um rapaz umas séries para a frente que era um terror. Eu mesmo morria de medo dele, até um ponto que cheguei a pedir ajuda à direção contra seu bullying. (Histórias escolares pregam que isso não funciona, mas é mentira. Está sofrendo bullying? Não tenha medo de por a boca no trombone!).
Dê um fastforward alguns anos para a frente e ele se tornou um estudante exemplar. Simpático, bondoso e dedicado. Foi até escolhido para monitorar alunos mais jovens em trabalho de campo, uma honra reservada aos melhores da classe.
Enfim, eu acredito no perdão. E por isso fico feliz em ver a Sarina de volta ao bom caminho.

Diego-

O problema é que a Sarina não era "só" uma bully. Era era uma fucking sociopata! Ela chamou um "amigo" para estuprar a Aya! Isso é um passo ligeiramente além do seu típico bullying de apelidos negativos ou eventuais porradas. Eu sou super a favor de segundas chances, de ver a nuance nas coisas e tudo mais, mas Mahou Shoujo Site atirou qualquer nuance pela janela em seu primeiro episódio, ao menos no que se refere à Sarina. Então ela talvez decida não se vingar mais? Super legal. Mas podia ter morrido mesmo :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino-

Ah, cara. Mas todas as personagens de MSS são exageradas! Se a Rina teve sua revelação na estrada para Damasco a Sarina também pode.
A gente já discutiu antes que o anime pisa na jaca de propósito para enfatizar a mensagem

Gato de Ulthar-

E falando da Shioi Rina, ela matou uma penca de garotas. O certo seria ela ser presa e pagar pelos seus crimes, mas bem né, agora ela é aquela amiga doida de todo mundo. Só o que minimiza sua situação e justamente a sua loucura, dá para dizer que ela não tinha controle total de seus atos.

Diego-

O que "minimiza" a situação da Rina é que ela caiu no conto dos Administradores e tava fazendo aquilo pra sobreviver. Da pra dizer que, do ponto de vista dela, ela não tinha escolha. Já a Sarina...

Fábio "Mexicano"-

Eu nunca minimizei pro lado da Rina, só não falei dela longamente mesmo. E adoro nuance, mas o anime não mostrou nenhuma nesse caso. A Sarina era sociopata, como diz o Diego, por motivos que nunca ficamos sabendo, e depois deixou de ser, por motivos que até podemos inferir mas não foi exatamente explicado. Não estou reclamando, muito menos "odiando", gostei muito do anime e mesmo de suas personagens. Mas um pouquinho de background aqui e ali teria vindo à calhar - não sei se teria dado tempo, porém, Mahou Shoujo Site pareceu ter aproveitado bem cada minuto de seus episódios, então tem isso.
Até posso especular sobre as motivações da Sarina, mas sinto que especular após o final não é um exercício mental muito útil.

Gato de Ulthar-

O Fábio disse algo bem bacana, que o anime soube aproveitar cada minuto de seus episódios, sendo essa uma qualidade de Mahou Shoujo Site. Continuando falando do anime em si, quais são os pontos fortes e os pontos fracos de Mahou Shoujo Site?


Diego-

Eu acho que o ponto mais forte do anime foi como ele conseguiu criar boas - ainda que complicadas - relações entre as suas personagens. Já seu ponto mais fraco foi acabar em aberto esperando uma segunda temporada que provavelmente nunca virá :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino-

Para mim, o ponto mais forte foi o design das admins. Nunca imaginei que creepypastas podiam ser animadas de forma tão convincente. Destaque também para a trilha sonora, um tanto diminuta, mas presente quando precisou ser.
Estou falando apenas da produção. A história também foi fenomenal, e atento para o fato de que o anime nos deixou vidrado ao final de cada episódio. Não é sempre que se vê isso em séries.
Como ponto negativo, serei polêmico e direi - também - os valores de produção. Sim, MSS foi bom, mas eu não conseguia deixar de imaginar quão melhor ele seria com um budget mais expressivo. Satou tem um estilo relativamente detalhado de desenho, que acho que se perdeu na transição para a mídia animada. Várias personagens, sobretudo nos episódios do meio, também ficaram off-model.
Claro, isso é sinal da competência do próprio anime, que foi tão bom que me fez querer imaginá-lo ainda mais incrível.

Fábio "Mexicano"-

É difícil para mim falar em pontos fracos. Eu normalmente penso na história quando falo nisso, ou em personagens (o que também é, a seu modo, história). Mas como eu mesmo já disse o tempo do anime foi muito bem aproveitado. O conteúdo foi muito bom e o ritmo foi ótimo, assim como vou falar que quero mais história, se não cabe nada? Ou que queria outra história no lugar de alguma que o anime contou? Sem dúvida eu gostaria de ter aprendido mais sobre todas as garotas mágicas. Quais seus infortúnios, por exemplo. Mas colocar mais história em Mahou Shoujo Site seria bem difícil, então não vou reclamar. Acho que fico com a produção também, como o Vinicius. E repito o que ele disse, não me entenda mal, a produção foi boa, mas poderia ter sido melhor. A cena final da Nana por exemplo poderia ter sido feita junto com a cena inicial do primeiro episódio, porque do jeito que ficou a animação no primeiro ficou muito melhor e tem algumas inconsistências também (a Nana está virada para o outro lado no primeiro episódio).


Gato de Ulthar-

Bem, comigo acontece o seguinte, eu adorei Mahou Shoujo Site desde o começo, é o tipo de premissa que em atrai bastante, li alguns capítulos alguns anos atrás e havia gostado muito. Confesso que fiquei com certo medo que o anime poderia descambar para o mal caminho, mas por sorte ele se manteve estável do começo ao fim. Creio que o começo mais polêmico foi algo que jogou as expectativas de várias pessoas lá embaixo, mesmo que para mim tenha sido algo bastante positivo. Gostei bastante da aura inicial dos Administradores, como também das personagens, principalmente da relação entre a Aya e a Yatsumura. Além disso, falando dos aspectos de produção, ela foi eficiente para o que propôs, mesmo sendo um estúdio praticamente sem carga de outros trabalhos, ficou tudo bem ajeitado.
E qual foi a personagem que vocês mais gostaram e a que menos apreciaram?

Fábio "Mexicano"-

Como personagem, gostei da Aya. Ela passou por muita coisa e mudou bastante ao longo do anime, e tudo isso foi convincente e satisfatório. A Tsuyuno vem logo atrás. Como caricatura, a Rina é fantástica, com a Nijimin logo atrás. Das cinco principais, a que menos gostei foi da Sarina mesmo. Das secundárias não sei quase nada, não dá para analisar muito, eu poderia simplesmente dizer que as cinco são coletivamente "as personagens que menos gostei".

Diego-

Tenho de concordar com o Fábio em praticamente tudo, exceto que gostei um pouco mais da Yatsumura do que da Aya.

Vinicius Marino-

Tsuyuyu é minha waifu :heartbeat: Brincadeira, não é para tanto. Mas eu amo a personagem. Não sei explicar, ela tem um quê que eu não resisto.
De resto, a que menos gostei do Clube das Cinco foi o Mussorgsky. Piada besta: foi aquela menina yakuza. Foi o conceito menos original de todas as coadjuvantes e não ganhou espaço para dizer a que veio.
Ela até melhora quando descobrimos sua história pessoal no mangá. Porém, ainda assim não muito. Sei lá. Como disse, "princesa yakuza" é um conceito batido que muita gente já fez melhor.


Gato de Ulthar

Quanto a mim, desde o começo eu adorei a Yatsumura com aquele seu jeitão de badass, mesmo assim, dava vontade de protegê-la nos momentos de sofrimento, pegá-la no colo e dizer que ficaria tudo bem :grinning:, se bem que a Aya cumpriu essa missão muito bem, sendo outra personagem que apreciei muito. As duas como um todo tiveram um desenvolvimento bem bacana. Não sei porque, mas nós últimos episódios passei a curtir bastante o jeito doido da Shioi Rina também.
De quem eu menos gostei, bem, creio que não seja por um fato de não gostar, mas por não terem se desenvolvido além da superficialidade, estou falando do enlenco das garotas mágicas secundárias.
Mudando um pouco o tópico da conversa. Desde o começo da série muita gente comparou Mahou Shoujo Site com Pela Magi Madoka Mágica, como se o nosso anime escolhido fosse mera cópia do famoso predecessor. Em alguns aspectos até que as duas obras possuem semelhanças, que ao meu ver são características típicas dos Mahou Shoujo Dark, com as garotas expostas a toda sorte de sofrimento, etc. Contudo, creio que Mahou Shoujo Site possui sua própria identidade, sendo leviano apontá-lo apenas como uma cópia deslavada de Madoka. Então, o que vocês pensam sobre o assunto?

Fábio "Mexicano"-

Em alguns momentos da história pareceu muito semelhante mesmo, mas isso tem a ver com as especulações sobre a verdade sobre esse mundo. E nesse particular, os dois são bastante diferentes, além, é claro, da forma como as garotas são escolhidas e do tipo de pessoa que elas são. Se existe uma "mensagem" em um anime, esses fatores tornam as de Madoka Magica e de Mahou Shoujo Site bem diferentes. É como você disse, são parecidos porque têm elementos em comum, elementos do gênero. É como dizer que Naruto e One Piece são parecidos só porque os dois são battle shounen.


Vinicius Marino-

É parecido com Madoka, da mesma forma que toda alta fantasia é parecida com Os Senhor dos Anéis. Madoka foi o grande divulgador e inspiração do subgênero, se bem que não exatamente seu primeiro.
Dito isso, se olharmos para as obras em si, elas não poderiam ser mais diferentes. Madoka é um mahou shoujo stritu sensu. A protagonista atravessa a jornada esperada do gênero. MSS possui mahou shoujo, mas sua história meandra por muitos outros lugares, sobretudo na fase final.
É, também, uma obra muito mais bidimensional - e digo isso sem nenhum descrédito. Ela diz a que veio ao mundo no primeiro episódio (na primeira cena, na verdade). O sofrimento de suas garotas é explícito. Sua dramaticidade, das cenas de morte às expressões exageradas, são caricatas de propósito.
É quase uma performance aragoto, o estilo exagerado do teatro kabuki: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Aragoto
Aragoto (荒事), or rough style, is a style of kabuki acting that uses exaggerated, dynamic kata (forms or movements) and speech. Often, aragoto actors wear bold red or blue makeup (kumadori), and have costumes that are padded and enlarged. The term aragoto is an abbreviatio...

Diego

É inegável que Madoka popularizou o gênero Mahou Shoujo Dark, e para muitas pessoas foi provavelmente o primeiro e único contato com este. Adicione ainda que animes nesse gênero tendem a seguir "batidas" bem semelhantes, enfatizando o desespero e o sofrimento de suas protagonistas conforme vai se revelando a verdade sobre o que são as Mahou Shoujo: o subtema mais óbvio sendo que grandes poderes não vêm sem consequências. Só que o que costuma ser um plot twist em animes no mesmo estilo de Madoka se revela em Mahou Shoujo Site a própria premissa da obra: desde o começo sabemos que essas garotas estão com sérios problemas por terem se tornado garotas mágicas.
Tudo isso pra dizer: eu entendo quem veja essas obras como muito similares. Elas são, porém, diferentes, muito mais em premissa do que em abordagem, eu diria, mas ainda diferentes.

Gato de Ulthar-

Vamos para a última pergunta!
Valeu a pena acompanhar Mahou Shoujo Site no Café com Anime? E se alguém tiver alguma consideração final, fique a vontade!

Diego-

Eu vou dizer que valeu. É um anime que eu nem teria considerado assistir só pela sinopse, e que se por ventura tivesse pego pra ver teria com toda certeza dropado no episódio 1. Graças ao Café acabei insistindo, e o saldo final foi surpreendentemente positivo.

Fábio "Mexicano"-

Já eu queria muito assistir e teria ficado em júbilo com 12 episódios 1 :smile: Mas gostei muito do jeito que foi também, tenho bem pouco a reclamar.


Vinicius Marino

Sem dúvida alguma. Eu teria assistido de qualquer maneira, mas superou em muito minhas expectativas. Uma das maiores surpresas da temporada!


Gato de Ulthar-

Então é isso pessoal! Mahou Shoujo Site vai deixar saudades, mas quem sabe, mesmo sendo difícil, não podemos sonhar com uma segunda temporada? Isso só o futuro dirá. Foi um prazer acompanhar esse anime com os meus companheiros do Café, bem como com todos os nosso leitores. Desejo um forte abraço e até a próxima!

Postagens mais visitadas