Café com Anime - Hanebado! Episódios 1 e 2


Bem vindo ao primeiro Café com Anime da temporada de julho, desta vez iniciamos os trabalhos com os dois primeiros episódios de Hanebado!

Eu nunca havia postado dois episódios em um Café com Anime só, mas é que fiquei atrasado por um motivo bem ruim, como vocês devem ter lido nas expectativas, o anime que eu havia escolhido, Aguu, não estava saindo legenda nem para o inglês, só ontem que saiu, mas como eu já havia decidido trocar o anime por Hanebado! não voltei atrás. Ai que surgiu o problema, enquanto esperava a minha primeira opção lançar, Hanebado! Já havia tido sua estréia, tanto é que já estamos no terceiro episódio. Desta forma, para compensar o atraso, estou publicando o bate-papo do primeiro e segundo episódio hoje e na semana que vem publico do terceiro e quarto episódio. Desta forma, a partir do quinto episódio entraremos na normalidade, publicando de episódio a episódio.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Hanebado!, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Shoujo☆Kageki Revue Starlight, um estreia com uma ótima animação e um enredo bem curioso. Já o Finisgeekis cobrirá o anime mais polêmico a temporada, o controverso Happy Sugar Life. E no Anime21, temos as discussões sobre Banana Fish, adaptação de um mangá clássico dos anos 80.

Gato de Ulthar-

Por motivos de força maior (ausência de legenda), tive que trocar o anime que acompanharia inicialmente no Café com Anime, ao invés de Aguu, optei por Hanebado! O anime de peteca , ops! Badminton, com ponto de exclamação no final, e acho que fiz uma boa escolha!
E o que esse início de Hanebado! nos proporcionou? Uma animação fluída, personagens interessantes e disputas alucinantes de badminton. Confesso que nunca fui fã de animes de esporte, e difícil algum deles me chamar a atenção, mas fui positivamente atraído por este anime que eu não dava uma pataca antes de estrear. O conflito das duas personagens principais, Ayano e Nagisa se mostrou bem interessante, a primeira, talentosamente nata, com uma crise onde não quer saber do esporte, e a segunda, amargurada por perder da primeira de maneira um tanto humilhante (na visão dela). Mas antes de entrar nos aspectos centrais do anime, quais são vossos pensamentos sobre ele?

Fábio "Mexicano"-

É muito difícil um anime (ou mangá) esportivo me prender a atenção. Acho que o único que conseguiu isso de verdade foi Slam Dunk, que li o mangá, e no caso se deveu a um cheat: eu continuei acompanhando a história porque queria ver se o Sakuragi conseguia ficar com a Haruko. Adoro romance, em qualquer cenário. Não vou dar spoiler sobre o que é dos dois para quem por acaso ainda não conheça esse clássico, mas o relevante aqui é que antes que eu percebesse eu estava vidrado no jogo, no esporte, no crescimento do protagonista como um jogador de basquete e torcendo pela equipe do Colégio Shohoku. Mas Slam Dunk é uma história longa, e isso faz toda a diferença.
Em uma história curta, e os animes hoje em dia são quase todos curtos, como conquistar o expectador? Sem dúvida que Hanebado faz isso em primeiro lugar com uma animação de primeira, que não é só bonita de se ver, bastante plástica, como consegue transmitir a sensação de estar dentro de uma quadra de badminton. Não chega a ser exatamente estar no lugar das jogadoras, o que talvez fosse ainda mais fascinante, mas é como assistir um jogo com câmeras exclusivas - e isso funciona muito bem. Mas pelo menos para mim só a animação deslumbrante não seria suficiente, e o que selou o destino de Hanebado foi o drama pessoal das duas personagens principais, que vão para muito além da quadra.
Confesso que me preocupou um pouco que o drama da Nagisa tenha sido aparentemente resolvido tão rápido, em apenas dois episódios, e graças às palavras muito convenientes de um treinador muito jovem e que mal a conhecia. Mas ainda tem a Ayano e suspeito que essa exija muito mais esforço, para não mencionar outras personagens que possam surgir pelo caminho. No fim das contas, porém, é como Slam Dunk: não precisa ter um drama de longa resolução durando o anime inteiro. Precisa durar só o suficiente para que o esporte me capture.

Gato de Ulthar-

O drama da Nagisa ter sido "aparentemente" resolvido em dois episódios não me importou muito, pois se o anime tiver mesmo 12 episódios, ele já em deu a entender que teremos muitos dramas diferentes pelo caminho. Além disso, a Nagisa puta da vida se tornaria uma personagem muito irritante a longo prazo, o clube de badminton simplesmente não andaria com ela daquele jeito, e ela é a capitã!
O que me deixou um pouco confuso no primeiro episódio foi o grande número de personagens apresentadas, levei um tempo (até o segundo episódio), para perceber quais as personagens pelas quais eu deveria me importar.

Diego-

Fico com o Gato: a resolução "rápida" do problema da Nagisa não me incomodou, e concordo que ficaria irritante bem rápido tê-la assim durante todo o anime. Fora que o seu problema era relativamente simples: ela precisa aprender a não ser uma má perdedora. E ela aprendeu. Ótimo.
Agora, sobre o anime como um todo, realmente a sua parte visual está ótima. Não só na fluidez da animação, mas mesmo nos detalhes, como os músculos de cada jogador. Coloca muito mais "peso" em cada jogada, o que torna a coisa toda muito mais intensa. E a integração entre 2D e CG está muito boa.
Igual ao Fábio, eu não costumo me interessar por animes de esportes. Mas pelo menos nesse caso, essas personagens parecem capazes de levar a história. E claro, temos o mistério de o que de fato fez a Ayano parar de jogar, algo que parece ter a ver com a garota que vemos na praia ao fim do episódio 2.

Vinicius Marino-

Antes de mais nada preciso contar uma história: na escola, eu joguei brevemente badminton. Meu colégio da época tinha uma parceria com um clube vizinho. Eles nos deixavam usar as quadras de tênis, badminton e squash nas aulas de educação física.
Eu era muito ruim. Jogava tênis há alguns anos e achei que isso fosse me dar uma vantagem, mas que nada. O jogo é rápido para cacete. Acerte a peteca de um jeito errado e ela cai no chão feito um passarinho abatido. E meu Deus se isso não cansa!
Tudo isso para dizer que, embora não esperasse cobrir um anime sobre Badminton, fiquei muito feliz em assistir a Hanebado! E ver a Nagisa suando litros na cena de abertura, desesperada para fazer a bola passar, me trouxe boas memórias do meu fracasso no esporte!
Eu geralmente não assisto a animes de esporte, mas gosto do estilo. Yuuri!!! on Ice e Shokugeki no Souma foram duas das minhas maiores surpresas nos últimos anos. Para além do âmbito pessoal, acho que estas histórias trazem lições sobre superação pessoal, disciplina e fair play que são muito importantes. Pito e LLENN de SAO Alternative bem que deveria ter dedicado o tempo a assistir a algumas delas.
Ah, e ainda tivemos a irmã da Sylphinford de Umaru-Chan!
Vamos torcer para ela ser melhor no badminton que a Sylphin no tênis:joy:

Gato de Ulthar-

Agora que o Vinicius mencionou essa misteriosa personagem de cabelo rosa que apareceu no final, não sei quanto a vocês, mas o seu visual me incomodou um pouco. Não que cabelos coloridos em animes me incomodem, já que é uma coisa plenamente natural. Contudo, Hanebado! parecia enveredar para um "character design" mais "normal". Além do que uma personagem tão caricata assim pode ser problemático ao espírito da série. Posso só estar sendo preconceituoso, e espero me surpreender positivamente com ela, já que parece que elas está envolvido com o passado da Ayano.

Fábio "Mexicano"-

Bom, ela é uma adversária, adversários em esportivos costumam ser mais caricatos.

Gato de Ulthar-

Sério? Nunca tinha percebido isso :stuck_out_tongue:
O único anime de esporte que vi até hoje tinha sido Girls und Panzer, e nem é um esporte real.
Teve Super Campeões também, mas foi a tanto tempo, quando o anime passava na TV aberta, que só consigo me lembrar dos poderes especiais dos personagens.

Fábio "Mexicano"-

Essa garota estava assistindo a partida entre Ayano e Nagisa:
E o Diego tinha dito que ela era a garota envolvida com a Ayano, achei estranho mas larguei mão. Agora fui rever e eu estava certo: não tem nada a ver mesmo:

Vinicius Marino-

Eu não me incomodei, justamente pela razão que o Fábio apontou. Mangás de esporte às vezes duram um tempão. É preciso um jeito marcante de diferenciar um oponente do outro, sobretudo quando eles já somam as dezenas.
Mas eu entendo o ponto do Gato e compartilho do receio. De fato, Hanebado! parece comprometido com um retrato mais realista do esporte. Tanto é que as animações parecem baseadas em motion capture de atletas reais, tal como foi Yuuri!!! on Ice com patinadores.

Gato de Ulthar-

De fato, e tudo isso me deixa ainda mais curioso. Já estou especulando sobre o tema. Essa menina com cabelos cor-de-rosa possui um amor próprio muito grande, e não seria de se estranhar que ela nutrisse uma certa rivalidade, mesmo que velada, em relação a Ayano, que possuía um grande talento nato e não dava a mínima para ele. E isso me faz lembrar, como o próprio Vinicius mencionou, a relação da Umaru com a Silphy, uma rivalidade amigável. não sei se em Hanebado! as coisas serão amigáveis, mas...

Fábio "Mexicano"-

Eu tenho a impressão que essa mulher de preto aí na página rasgada de revista (que parece ser a mãe da Ayano) também estava assistindo a primeira partida, e saiu antes do fim, meio contrariada. A menina de maria chiquinhas também não parecia estar satisfeita com aquela partida, muito embora a Ayano tenha massacrado a Nagisa por 2 sets a 0, sendo o segundo 21 a 0 (e dá para supor que o primeiro foi de zero também).
Por que elas estariam insatisfeitas com a Ayano se ela estava jogando supostamente tão bem? Há que se considerar também que aquela partida foi vista do ponto de vista da Nagisa, não da Ayano ou de um ponto de vista neutro, então talvez a Ayano não esteja jogando assim tão bem?
Talvez falte algo no jogo dela, e pessoas mais experientes (a mãe e a garota de cabelo rosa) percebem isso, mas a Nagisa não percebe?
Aqui, a mulher de preto (mãe da Ayano?):

Diego-

Em primeiro lugar, só queria apontar que eu me referia a esta cena, Fábio, quando a Ayano tem algum tipo de flashback enquanto jogava com a Nagisa, no episódio 2:
Agora, sobre o design da garota de cabelo rosa, concordo com o Gato que ele destoa um pouco do traço mais geral de Hanebado. Mas digo "um pouco" porque já tivemos ligeiros exageros como esse laço enorme no cabeço da mãe da Ayano, como vemos na imagem que o Fábio trouxe. Então sei lá, por agora eu só aceito :stuck_out_tongue: (mas espero que a coisa não fique progressivamente mais ridícula nesse departamento).

Fábio "Mexicano"-

Acho que elas só se conhecem. Quando você fala "elas têm história" a primeira coisa que me vem à mente é a garota lá que fugiu pra se casar com a mãe dela no exterior :stuck_out_tongue: Desculpa

Gato de Ulthar-

Posso estar enganado, mas já que estão falando sobre a mãe da Ayano, vou tecer minhas teorias. Pelo o que mostrou, a mãe dela é bastante séria, pelo menos na aparência, não duvido que a menina sofresse uma pressão exorbitante para seguir no esporte, e além disso, ela é naturalmente talentosa, sendo que a barra deveria estar sendo bem forçada para a Ayano aguentar, até que chegou no ponto e chutou o balde, abandonando o esporte.
Isso sem falar que senti que a mãe dela também era uma jogadora, ou no mínimo uma técnica.

Gato de Ulthar-

Se for esse o caso, é incrivelmente parecido com Girls und Panzer, onde a protagonista Miho Nishizumi, depois de se decepcionar com a arte dos tanques (sensha-do), motivada por uma grave tragédia e pela rigidez absoluta de sua escola e de sua mãe, que por sinal é a diretora, abandona tudo e vai estudar em outra escola, não querendo ver nenhum tanque na sua frente, mas por uma força do destino, todo mundo descobre que ela era uma das herdeiras do estilo Nishizumi e acaba empurrada para o time da escola, sendo que aos poucos vai aprendendo o prazer do esporte, que não tinha enquanto estudava na sua antiga escola.

Diego-

Acho que animes de esporte costumam seguir por esse caminho, onde reconhecem que é preciso muito esforço e dedicação para avançar em um esporte qualquer, mas que é preciso manter isso em um nível saudável, do contrário você só irá terminar odiando o esporte (ou traumatizando sua filha pra toda vida, acontece também).

Fábio "Mexicano"

Acho que para assistir animes de esporte funciona assim também :joy:

Vinicius Marino

Fábio não perdoa uma, hein? :joy:
Enfim, além dessa mensagem que o Diego colocou, também me parece bastante comum que animes de esporte mencionem uma pressão familiar - e, especificamente, materna ou paterna. É um mundo competitivo, e pais geralmente pressionam os filhos a seguir em seus passos e superá-los.
O que, mesmo na vida real, dificilmente acontece. E nem dá para culpar os filhos, né? Alguns sapatos são muito difíceis de calçar.

Vinicius Marino-

Claro, há também os casos em que isso é levado de maneira saudável. Souma de Shokugeki no Souma é um exemplo. Seu pai é a maior lenda dos shokugekis (competições culinárias que dão nome ao anime) e ele cresceu sendo desafiado por ele. Mas isso acabou incitando sua sanha por desafio, o que lhe deu forças para resistir a novas pressões quando se tornou ele próprio um cozinheiro.

Fábio "Mexicano"-

O problema desse tipo de artifício em animes é que tendemos a odiar os pais dos personagens, e daí nos irritamos profundamente quando, depois de quebrar e abandonar seus filhos, eles voltam na maior cara de pau quando as crianças finalmente têm sucesso - não graças a eles. Pior ainda quando isso é retratado como uma reunião feliz.

Gato de Ulthar-

Ainda é cedo para saber por qual lado o anime vai enveredar, eu ficaria feliz se ele me surpreendesse neste aspecto.
Mas falando dos outros personagens, Hanebado! nos mostrou um grande elenco logo de cara, mas além da Nagisa e da Ayano, quem mais chamou a atenção?
Na conversa sobre Shoujo Kageki Revue Starlight que também estamos mantendo no Café com Anime, a protagonista Karen possui uma amiga que nutre sentimentos bem fortes por ela, e esse também é o caso de Hanebado! Pois temos a figura da Riko Izumi, a amiga e principal apoiadora da Nagisa, sacrificando até o seu próprio jogo para não ver a amiga perdendo, mas ela não é apenas a "amiga" da Nagisa, pois mostrou que possui uma boa técnica também. Sendo assim, o que podemos esperar dessa personagem?

Fábio "Mexicano"-

As duas, Nagisa e Ayano, têm amigas que as apoiam incondicionalmente. Elas devem ser gratas por terem pessoas assim em suas vidas, porque é claro que elas teriam continuado cada uma em seu respectivo buraco sem esse apoio solitário.
A Riko, adicionalmente, parece ser uma boa jogadora. Pelo menos boa para essa escola. Eu acho que o anime já deu mais de um sinal de quem nem a Nagisa nem a Ayano talvez sejam assim tão boas para começo de conversa, o que vai ser bastante interessante de ver se for o caso.

Gato de Ulthar-

De fato, a Elena também se mostrou uma boa amiga para a Ayano, acho interessante as duas protagonistas terem um apoio deste gênero.

Fábio "Mexicano"-

Do mesmo gênero que elas. Fãs de yuri piram :smile:

Gato de Ulthar-

Bom, não foi bem isso que eu quis dizer, mas sim, pode ser interpretado deste sentido! Mas eu vejo as duas amizades bem diferentes uma da outra, a Elena em relação à Ayano é bem menos dependente e faz todo o possível para ajudá-la sem se importar com as reclamações, já a Riko parece que sempre tem que pisar em ovos em virtude do gênio difícil da Nagisa.

Fábio "Mexicano"-

Então, acho que isso se deve a diferença de personalidade das garotas, nada demais. Cada uma faz o que pode, do seu jeito, pra ajudar sua amiga maluca. Que também são bem diferentes.

Diego-

Enquanto eu sei que o pessoal shippa até personagens que nunca nem olharam um pra cara do outro - e portanto ships envolvendo cada garota e sua respectiva amiga são praticamente inevitáveis - eu vou dizer que não senti nada de "yuri" nesse anime por enquanto. Ao mesmo tempo, não tenho muito o que acrescentar: é como o Fábio apontou, cada uma faz o que pode pela amiga.

Vinicius Marino-

Eu acho que essa será a maior graça do anime, mesmo para aqueles que, como nós, não estão acostumados a assistir séries de esporte. A saber: como essas pessoas tão diferentes, mas que se gostam tanto baterão cabeça, pisarao em ovos e farão o possível e impossível em prol uma da outra.
É uma relação que me lembra à da protagonista de After the Rain e sua melhor amiga, com que participava da equipe de atletismo. O anime não é uma série sobre esportes, mas coloca igualmente a prática esportiva como palco de crescimento pessoal daquelas meninas.
Todo relacionamento, afinal de contas, depende de comunicação. E o esporte, lá no fundo , também é uma forma particularmente intensa, suada e extenuante de dizer ao outro como nos sentimos.

Gato de Ulthar-

Outra figura interessante é a do instrutor Kentarou Tachibana. Um jogador olímpico que acabou não participando dos jogos por ter se machucado. Naturalmente uma pessoa poderia ficar muito traumatizada com uma situação destas, até mesmo se tornar o que a Nagisa foi no começo da série só que por um motivo mais sério, amargurado e frustrado. Creio que ele foi a pessoa certa a ser escolhida para treinar as garotas, alguém que já passou pelos pontos autos e baixos da carreira. E qual a opinião de vocês sobre ele?

Fábio "Mexicano"-

Ele deve ter feito curso superior de psicologia :stuck_out_tongue:

Diego-

Quem assiste mais animes de esportes: é comum a piada do treinador ser confundido com um tarado? :stuck_out_tongue: Uma Musume, na temporada passada, teve a exata mesma piada - só que com o treinador apalpando as coxas das garotas, ao invés das suas mãos.

Fábio "Mexicano"-

Alguém aqui assiste animes de esportes?

Gato de Ulthar-

Eu não.
A não ser Hanebado!

Fábio "Mexicano"-

Eu tentei assistir Yowamushi Pedal, mas não gostei (assisti até a metade da segunda temporada, não me pergunte como). Slam Dunk sim, gostei muito (li o mangá, não vi o anime, mas dá na mesma). Os dois são com homens, porém, então essa piada nem faria sentido.
Harukana Receive, outro anime esportivo dessa temporada, e com garotas, teve suas próprias piadas pervertidas, mas sem envolver treinadores.
Acho que se é anime e tem garotas, a chance é grande de que tenha piadas pervertidas, independente do gênero.

Gato de Ulthar-

Principal quando seu esporte envolve éguas antropomórficas né Diego? :stuck_out_tongue:
Mas falando sério, tirando a piada do professor tarado, o anime está bem sério até.

Fábio "Mexicano"-

Sim, nem as câmeras foram apelativas até agora. Bom, eu acho que para uma esportista a Nagisa manteria os peitos dela mais presos ao corpo, mas acho que é a única coisa de que posso "reclamar" que seja minimamente "sexualizado" nas partidas do anime até agora.

Gato de Ulthar-

As câmera foram um pouquinho apelativas ao meu ver, justamente com alguns ângulos bem posicionados junto aos peitos balouçantes da Nagisa e uma em especial no seu bumbum, mas é como você disse Fábio, nada que dê para reclamar, pelo menos para mim, já que minha noiva viu o episódio comigo e reclamou no sentido de se perguntar o motivo de terem dado tanto destaque nestas partes da Nagisa.

Diego-

Sinceramente, é o tipo de coisa que só imagino alguém que não vê muito anime reclamando. Comparado a outras entradas nessa mídia, Hanebado é extremamente pueril em seu "fanservice".

Fábio "Mexicano"-

Mas a qualidade da animação compensa com sobra a falta de fanservice específico.
Digo, para quem só quer ver corpos femininos.
Esqueça as bundas e peitos, é simplesmente belo vê-las pulando, se movendo, atacando e defendendo.

Gato de Ulthar-

Concordo com você Fábio!

Vinicius Marino-

Eu acho que não é nem questão de cliché de anime, mas de um preconceito da vida real. Esporte é uma coisa um tanto sensual, em que pessoas frequentemente se vêem nuas ou semi-nuas. Não é a toa que as vilas olímpicas durante as Olimpíadas frequentemente viram palco de orgias (vários atletas já confirmaram). Daí para dizer que o treinador é um tarado é um passo.
Não ajuda o fato de que muitos treinadores na vida real tenham sido acusado de abuso sexual e pedofilia. O último de que escutei foi aquele cara da ginástica que abusou de mais de 100 garotas ao longo da vida: https://www.bbc.com/news/world-us-canada-42725339
BBC News
Ex-Olympic doctor Larry Nassar has received a 175-year sentence for abuse. This is his victims' story.

Gato de Ulthar-

E teve um caso mais recente ainda no Brasil de um técnico acusado de assediar garotos da ginástica olímpica:
O Globo
Casos de abuso sexual aconteceram em clube de São Bernardo do Campo, em São Paulo

Fábio "Mexicano"-

Bom, aí é o caso em que treinadores são mesmo pervertidos. E se não são presos, no mínimo acabam ostracizados do esporte. Teve um brasileiro da ginástica pego nisso recentemente, não? No anime foi piada mesmo, ele "parecia" pervertido, mas na verdade não era!
O que se a gente for analisar a sério, é um problema. Porque a tática pervertida número um dos predadores da vida real é justamente dizer que estão só medindo a capacidade atlética dos esportistas mirins.

Gato de Ulthar-

No anime é piada mesmo, duvido que o cara seja um assediador.
Na vida real os assediadores se beneficiam de cargos de confiança do jovem, da família e da comunidade, como no caso dos técnicos, mas também de padres, pastores, professores, etc.
Esse é o melhor jeito de se aproximar de possíveis vítimas sem levantar muitas suspeitas.

Vinicius Marino-

Mas de fato, no anime é evidentemente piada.

Fábio "Mexicano"-

É o tipo de coisa que é melhor não pensar muito. Ficou claro que era piada desde o começo - piada, não era sério nem como uma prática esportiva corriqueira, era piada.

Vinicius Marino-

O que, digamos, não é coisa que vemos pela primeira vez. Em Yuuri!!! on Ice o Viktor deliberadamente assedia o Yuuri no meio da competição e isso é levado no humor. (Os leitores vão me perdoar, mas como percebem, meu repertório de animes de esporte é bem limitado :stuck_out_tongue: )

Gato de Ulthar-

Acho que todos aqui temos um repertório de animes de esporte bem curto!

Diego-

Acho que eu conto nos dedos de uma mão o número de animes de esporte que eu já assisti.

Fábio "Mexicano"-

Eu assisti alguns de esporte fictício, como Ao no Kanata e Prince of Stride. A propósito, esses dois são uma porcaria.

Gato de Ulthar-

Eu assisti Super Campeões quando passava na TV aberta, assisti também Girls un Panzer, se valer esporte fictício.

Fábio "Mexicano"

Também assisti um de um esporte inacreditavelmente real chamado Two Car, que também é protagonizado por garotas e tem uma animação de primeira, como Hanebado, mas ele também é uma porcaria e não consegui nem terminar de assisti-lo (falta um episódio só).

Gato de Ulthar-

Eu vi quando esse anime estreou, nem sabia que tinha um tipo de corrida de motos com sidecar, fiquei surpreso.

Fábio "Mexicano"-

É um esporte PERIGOSO pra caramba. A pessoa que está no sidecar pode ser arremessada voando a qualquer momento.
Mas claro que em Two Car são garotas colegiais que o praticam. Bom, esse nem é o problema do anime. Ele é ruim, não assistam.

Gato de Ulthar-

Não pretendo mesmo :stuck_out_tongue:
Se airsoft for considerado esporte, assisti 2 animes sobre o tema, Stella Jogakuin Koutou-ka C³-bu e Sabage-bu!, ambos animes ok.
Pelas definições que encontrei na internet, airsoft é um esporte, então assisti mais animes de esporte do que pensava.

Fábio "Mexicano"-

Ah assisti um anime de airsoft também, Aoharu x Kikanjuu. É ok.

Diego-

Nunca terminei Sabagebu. E até costumo esquecer que assisti ele.

Fábio "Mexicano"-

O importante é: como podem ver, minha experiência com esportivos não é tão limitada, embora não tenha assistido muitos título famosos. A coisa é que na média eu não costumo gostar do gênero, e Hanebado! já superou essa barreira, pelo menos por enquanto.

Diego-

No meu caso, eu vi tão pouco que nem posso dizer que não gosto do gênero. Eu só não me interesso mesmo. E provavelmente não teria pego Hanebado pra ver não fosse esse Café. Felizmente, o Gato acertou na escolha e o anime está indo muito bem :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"-

Nessa hora a gente diz o quê, mesmo? Acho que era, ariGATO?

Gato de Ulthar-

Momento do trocadilho infame!
Já que todos estamos achando Hanebado! uma boa estréia, tivemos ainda anoção de que esses dois primeiro episódios fecharam um ciclo, mas quais são suas reais expectativas para os próximos episódios?

Fábio "Mexicano"-

O arco da Ayano, naturalmente, depois treinamento sério e torneios. E em algum momento a mãe da Ayano deve voltar, independente da solução inicial do arco da Ayano.

Diego

É, o Fábio meio que resumiu tudo que eu poderia dizer :stuck_out_tongue: Só não sei se o caso da Ayano com a mãe será resolvido no anime. Hanebado adapta um mangá, estou correto? Se sim, boas chances de algumas coisas ficarem em aberto.

Fábio "Mexicano"

É verdade. Mas para dar um senso de completude, ela deve no mínimo se reaproximar um pouco - ou se reaproximar nada, mas aparecer para testar a determinação da filha.

Vinicius Marino-

Já eu sou muito mais modesto. Só queria entender como o badminton funciona mesmo. :stuck_out_tongue: Minhas aulas de educação física do segundo ano não foram suficientes para me explicar. Será que Hanebado! conseguirá?

Gato de Ulthar-

Não sei! Acho que o anime não vai se forcar em regras e coisas do tipo, mas quem sabe né? Quanto a mim, bem, o Fábio resumiu tudo de uma forma tão concisa que me deixou sem mais o que acrescentar. Então é isso, fico feliz de estarmos juntos em mais esta empreitada, e que Hanebado! continue sendo um bom anime para todos nós, e até a próxima pessoal!

Postagens mais visitadas