Café com Anime - Hanebado! Episódios 3 e 4


Bem vindos ao Café com Anime, como eu havia dito semana passada, novamente englobamos dois episódios de Hanebado! Semana que vem, muito provavelmente, passaremos a postar um por semana. E o que tivemos bom nestes dois episódios? Em um rápido resumo, estreitamento de amizades, rivais com caráter duvidoso e uma volta por cima.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Hanebado!, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Shoujo☆Kageki Revue Starlight, um estreia com uma ótima animação e um enredo bem curioso. Já o Finisgeekis cobrirá o anime mais polêmico a temporada, o controverso Happy Sugar Life. E no Anime21, temos as discussões sobre Banana Fish, adaptação de um mangá clássico dos anos 80.


Gato de Ulthar


Como eu já havia comentado no Café passado, agora iremos conversar conjuntamente sobre os episódios 3 e 4 de Hanebado! Para depois passarmos a tratar de cada um individualmente.
Contudo, como o terceiro episódio é de fato fechado, marcado pelos traumas de Ayano e sua superação, vamos falar um pouco dele antes.
Tivemos novamente um ótimo episódio, com uma animação linda, mas não apenas pelas qualidades técnicas ele se destacou, já que na questão do enredo e execução não deixou nada a dever.
Gostei muito da maneira que o episódio tratou o trauma da Ayano, pelo ponto de vista da Estela, sua melhor amiga de infância, sendo que foi ela que brilhou neste episódio. Tivemos um panorama de que mesmo se sentindo por vezes abandonada e desprezada, ainda assim lutou pelo o que era importante para a sua amiga, praticar Badiminton por prazer, não por pressão.
Tivemos uma comprovação de que a mãe da Ayano é uma sem vergonha da pior espécie, pois pelo fato da menina ter pedido o campeonato, por uma safadeza da menina de cabelos rosa, ela foi simplesmente abandonada! Em virtude disto, a Ayano se dedicou mais ainda ao badiminton, na esperança de que sua mãe voltasse, mas ela não voltou, e pior, a própria mãe arranjou uma pupila no exterior, essa foi a pá de cal nas esperanças da garota, que não viu mais motivos de continuar no esporte.
Contudo, o trauma da Ayano só se concertaria de uma forma, ela tendo a noção de que praticar o esporte é divertido, como quando ela era criança. Praticar badiminton por prazer, não para agradar alguém, tendo essa noção, tudo fica mais fácil e divertido, sendo que Ayano teve esse vislumbre com o auxília da Estela e da Nagisa.


Diego


Eu vou dizer que fiquei com a impressão de que o trauma da Ayano foi resolvido meio que fácil demais. Eu entendo a necessidade de resolvê-lo, afinal sem isso ela não entraria para o clube. E também entendo a forma como foi resolvido: fazê-la se lembrar que gostava do jogo foi uma boa - ainda que clichê - forma de convencê-la a retornar a ele. Mas eu não consigo abandonar a ideia de que foi muito rápido. Idealmente, gostaria que esse trauma retornasse aqui e ali...
Agora, a mãe da Ayano é de fato uma babaca, e eu realmente gostaria que o anime reconhecesse isso. Sem alguma historinha triste completamente absurda para tentar justificar porque ela teve de ir embora. Sem o retorno dela ao final, aceitando a filha e terminando com as duas se abraçando. Não, se a história quer retratá-la como uma pessoa horrível então que ao menos vá com isso até o final e faça ela realmente se arrepender de ter abandonado a filha: e que a segunda perceba que não precisa de uma mãe do tipo para ser feliz e fazer o que gosta.


Fábio "Mexicano"

O trauma da Ayano foi resolvido rápido demais. Foi a minha impressão também. Mas foi resolvido mesmo? Eu acho que não. Ela conseguiu voltar a jogar, conseguiu voltar a se divertir jogando, e isso é muito importante, mas tenho certeza que o sorriso iria desaparecer de seu rosto e suas risadas silenciariam automaticamente caso sua mãe aparecesse ali com olhar de reprovação. Entendem o que quero dizer? Foi só um passo. Um passo importante, um passo grande, um passo que foi sim, um pouco apressado, mas ela está longe de estar "curada" de seu trauma. O episódio dá sim essa impressão, caso você não seja atento o suficiente, então continua sendo uma crítica justa.
Achei legal o ponto de vista do episódio, usando a Elena como meio que uma "narradora". Nos dois primeiros episódios ela pareceu ser só uma intrometida conveniente (para o enredo) que sempre sabia o que sua amiga precisava e era sempre capaz de ajudá-la, em contraste com a Riko, amiga da Nagisa que no entanto não conseguia fazer nada por ela. Quando tentou fazer algo pela amiga, a deixou vencer uma partida e só a machucou ainda mais. Vimos esse lado impotente da Elena agora. Ela foi até onde pôde pela Ayano mas percebeu que havia chegado a um limite. Ela também precisou depender de outras pessoas. E assim, todo mundo precisa de todo mundo. Um clube feliz, não é?

Fábio "Mexicano"

E vamos lá, o que eu detestei no episódio: a história da queda da Ayano. Aquilo não é só uma história ruim, é uma história mal contada, destoa do resto do próprio anime. Segundo li por aí, dizem que o mangá tem um tom mais leve (acho que isso foi dito na sessão anterior do Café, não?), e foi escolha criativa do anime focar nos seus aspectos mais sinistros. O problema é que uma adversária que amarra a outra para passar gripe para ela para que possam competir em pé de igualdade é o tipo de coisa que eu esperaria ver justamente em uma comédia. Suponho que esteja no mangá assim e não havia nada que pudessem fazer. Mas fora de um clima bem humorado, aquilo soou apenas horrível, verdadeira monstruosidade. Quero a Senhorita Trancinhas banida do esporte para sempre. Fazer vínculo causal entre aquilo e o abandono da Ayano pela mãe só tornou a coisa ainda pior - mas nesse particular eu espero uma reviravolta, imagino que haja aí um motivo oculto, verdadeiro, e que a Ayano só entendeu tudo errado. Nessa circunstância, ninguém pode culpá-la por entender errado, ficou parecendo que a mãe a abandonou só porque perdeu, afinal, mas imagino que possa ser algo totalmente diferente. Ou talvez seja isso mesmo e essa seja só outra piada do material original que ficou muito mal traduzida para a animação que escolheu um tom mais sério para a história.

Gato de Ulthar

Foi justamente pelo que o Fábio falou que não me fez ficar irritado com a resolução do trauma da Ayano. O trauma ainda está lá, dentro dela, só o que ela vai conseguiu fazer agora é jogar por prazer, mas a sombra da sua mãe sempre estará lá para atormentá-la.
E a rival que passou a doença para ela? É uma canalha supercompetitiva, não acho inverossímil de se ver num ambiente de esporte.


Vinicius Marino

Pode ser só esperança minha, mas eu senti que Hanebado! está "semeando o terreno" com seus traumas pessoais. A cada episódio conhecemos um pouco melhor a história das meninas, a história triste da vez e uma closure temporária que as coloca nos trilhos para se dedicar ao esporte. Daí nossa impressão de que as resoluções estão sendo rápidas demais - primeiro com a Nagisa, agora com a Ayano e sua mãe.
De um lado, eu agradeço a minúcia. Com Revue Starlight na mesma temporada, estou tendo dificuldades para memorizar dois elencos grandes apresentados todos de uma vez :stuck_out_tongue_closed_eyes: Por outro, seria muito triste se isso fosse o último que víssemos dos traumas dessas garotas.
Mas quer saber? Eu farei um chute. Acredito, tal como o Fábio, que essa resolução é apenas temporária. Quero acreditar que as atletas terão outras barras a resolver no curso da série. E que os esqueletos no armário desses seus traumas de início voltarão a aflorar.


Gato de Ulthar

Isto mesmo Vinicius! Não acho que o trauma dela já tenha passado, e falando em esqueletos no armários, já vou puxar o gancho do episódio 4.
E não é que a Ayano já tem que encarar a pupila prodígio que a sua mãe treinou no exterior? E por mais incrível que possa parecer, essa tal de Connie é uma grande de uma canalha, a qual não demonstra nenhum espírito esportivo e até ofende o esporte, e isto me faz pensar que todas as rivais da Ayano são garotas de caráter duvidoso, desde a menina que passa uma infecção para a adversária até a garota com espírito de equipe nulo.
Naturalmente, temos um dicotomia bem precisa nesse ponto, a Ayano aprendendo a gostar do esporte e aproveitar as amizades versus a menina solitária e autossuficiente que faz tudo para vencer e quer mostrar do que é capaz, mas quem tem mais chances de ser feliz entre as duas com seus atuais modos de visualizar o esporte?
Vamos ver como a Ayano encarará a rival no próximo episódio, não dá para dizer que foi uma provocação deliberada, mas amarrar o cabelo da mesma forma que a mãe da Ayano fazia foi um baque e tanto.
E falando das outras personagens, creio que tivemos um conflito velado entre a menina que não abre os olhos (Sora) e sua amiga baixinha né? Eu penso que seja uma espécie de ciúmes em relação à Ayano. será que estou certo?
E vocês o que tema dizer do quarto episódio?

Fábio "Mexicano"

Eu quero entender qual é o galho da Sora também. Sim, parece ser algo relacionado à Ayano, mas eu não sei nada sobre ela, então não faço ideia do que possa ser. Mas a Yuu que parece ter ficado com ciúme dela quando a viu junto com o garoto, não foi? Bom, não ficou com ciúme na verdade, mas parece ter coisa ali. A Connie tem razão em não gostar de times: relações humanas dão trabalho e causam problemas!
Mas ... sim, ela parece ser uma pessoa horrível também. Todas as adversárias da Ayano serão assim? A Connie parece o inverso da Nagisa. Era a estrela de seu time e se dava bem com ele (bom, isso só podemos supôr, mas parece ser o caso, não é?), até o dia que sofreu uma derrota acachapante e isso a transtornou, transformando-a em outra pessoa. Alguém irritante e irritável, que ninguém quer ter por perto e que não sabe trabalhar em equipe (embora use sua posição como capitã para tentar convencer as demais a "treinarem" daquele jeito insano dela de então). Talvez a Connie só precise de uma boa derrota para aprender a ser uma boa pessoa? A valorizar o trabalho em equipe e coisa e tal, mesmo que o badminton seja muitas vezes um esporte individual. Em todo caso, a Ayano não parece capaz de dar isso a ela agora.

Vinicius Marino

Eu confesso que fiquei com mais raiva da Connie que da maluca que passou a gripe para a rival. Aquele teatrinho de "não vou jogar se você não me deixar jogar sozinha" foi de ferver o sangue. E a outra menina foi a maior covarde em ceder ao bullying! Se fosse eu, teria perdido de propósito só para não dar a ela o gostinho. Eu ficarei muito desapontado se ela não receber uma lição dolorosa de humildade até o final do anime.

Gato de Ulthar

Acho que isso é uma prova de que o anime é competente nos sentimentos que quer passar, o Vinicius ferveu o sangue de raiva com o teatrinho da Connie, eu quase levantei da cadeira com vontade de socar ela. Sentimos raiva com tudo isso, mas isso é bom, não é qualquer personagem que consegue passar essas emoções. E pensei a mesma coisa que o Vinicius, eu não teria cedido meu lugar, e se eu fosse a Ayano ou a outra menina, amiga da Nagisa, teria me recusado a jogar se ela insistisse com isso, deveria tomar um gelo aquela vadia. Mas tomara que ela aprenda a lição, e não duvido que vá aprender, só se o anime subverter muito as expectativas.

Diego

Espirito esportivo é o caramba, a Connie merece um soco na boca pra perder todos os dentes :stuck_out_tongue: E concordo com o Vinicius, a outra lá deveria perder de propósito só pra atrapalhar. Mas numa nota um pouco mais séria: sim, a Connie é desprezível, mas como falaram, ela é a segunda rival desprezível dentre duas mostradas. E isso sem mencionar a mãe, outra flor que não se cheira. Está ficando repetitivo. E preguiçoso. Querer tornar todo adversário ou rival em um vilão de fato é algo que parece ser um problema comum em animes de esporte, e é algo que faz a obra perder muito da verossimilhança pra mim. Alguém ai sabe dizer se é comum que eventos esportivos sejam congregações de babacas?

Fábio "Mexicano"

Ninguém vai dar um soco na Connie e não tem chance da garota que fez par com ela a confrontar diretamente porque, não sei se tiveram a mesma impressão que eu, a capitã da equipe deixa a Connie fazer o que quiser. Fiquei com essa sensação após a chegada do técnico delas e a breve conversa que eles tiveram.

Diego

Então a solução é dar um soco na capitã também e ai sair do time. Pau no cu de todo mundo :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Quanto a "todo mundo ser babaca", é cedo para decidirmos sobre a mãe da Ayano ainda, não conhecemos nada sobre ela a não ser fragmentos de memória da filha. A ofensa da garota de cabelo rosa parece ter sido em tom de comédia, e embora eu também ache a Connie uma babaca, acho que há caminho para sua humanização. Ela tem algumas características similares à Nagisa do começo do anime, afinal de contas.

Diego

É obvio que o anime pode humanizar e redimir todas essas personagens, mas é o exato mesmo arco narrativo três vezes seguidas! "Era babaca, agora não é mais". Repetição cansa também. Fora que redenção de personagem é algo complicado: eu sinceramente não quero nenhuma dessas garotas redimidas, quero mais é elas tendo o que merecem e chorando horrores :smile:

Fábio "Mexicano"

Acho que a Connie vai continuar sendo antagonista até o final - ela ainda é a pupila da mãe da Ayano. Mas a conheceremos melhor, ainda que continuemos com raiva dela. Talvez a Ayano perca agora e fique transtornada, mas de uma forma diferente de tudo o que sentiu antes em situações parecidas? Vai ser aqui o ponto de virada em que ela vai dizer que "quer se tornar melhor" e coisa e tal?
Agora ela tem NAKAMAS!


Gato de Ulthar

Acho que ainda é cedo para afirmar que a Ayano não terá nenhuma rival decente e com espírito desportivo bem desenvolvido, alguém que dê prazer competir com. Se bem que a Nagisa já é um pouco isso né? Uma companheira de time com uma rivalidade, pelo menos agora, que está se tornando saudável.
E falando da Connie, ela tem muito cara de uma antagonista final. Não vejo a Ayano ganhando dela no presente momento, provavelmente o conflito decisivo ficará mais para o final.
Além disso, devo concordar com o Fábio, ainda é muito cedo para demonizar a mãe da Ayano por completo, tudo é ainda muito obscuro, além de ter sido contado pelo ponto de vista de uma criança que foi abandonada. Nem sempre tudo é o que parece.
Mas especulando um pouco, supondo que a Ayano perca a partida, o que é bem provável, qual serão os efeitos deste acontecimento na Ayano, será que ficará melancólica e terá novos assombros de seu trauma? Ou talvez leve tudo numa boa, apenas ignorando o showzinho da Connie?

Vinicius Marino

Um meio termo? Uma derrota agora - com algumas sequelas - até que seria útil para criar uma antecipação ao arco final. E para cimentar ainda mais a Connie como antagonista. Não que precisamos de mais um motivo para odiá-la...
E sobre a repetitividade das antagonistas... bom, eu confesso que não sou a melhor pessoa para falar disso porque nunca fui bom em esportes. Mas me parece, sim, que algumas comunidades são cheias de gente escrota. Do tipo que usa tortura psicológica para tirar oponentes do caminho, quando não o velho "cerol na sapatilha".
Embora essa postura da Connie, especificamente, me pareça estranha a alguém que é de fato boa. Geralmente, quem sente a necessidade de humilhar quem está muito abaixo (e convenhamos, ninguém ali parece chegar perto da habilidade dela) é quem não tem capacidade de competir no próprio nível. Será que essa será a grande redenção dela? Descobriremos que ela faz bullying com as mais fracas porque foi, ela própria, humilhada?

Fábio "Mexicano"

Acho que isso é bastante japonês. Aquela coisa de quem está acima abusar de quem está abaixo, tendo ou não motivos para isso. Ela é melhor então as outras simplesmente têm que se dobrar aos caprichos dela. Não se trata de insegurança, é só clichê mesmo (e talvez seja social, não sei se esse tipo de comportamento se observa também nos esportes reais no Japão). Claro que causa estranheza por ela ser estrangeira, então não faz sentido que se comporte de forma tipicamente japonesa, mas bem ... parece que a técnica dela foi a japonesa mãe da Ayano, né?

Diego

Mas o cultural não é justamente o contrário? Aquele que se destaca é que é atacado por todos os demais?

Fábio "Mexicano"

Tem uma tensão aí, evidentemente. Em alguns casos funciona exatamente para inibir a competitividade e a individualidade. Sora yori mo Tooi Basho, anime de janeiro desse ano, teve uma personagem que sofreu por causa disso: ela era muito boa em um esporte, mas era novata e as veteranas não a perdoaram, e isso é um conflito sério no anime. Em tom de comédia, nessa temporada tem Chio-chan, que a protagonista tem habilidade atlética acima do normal mas ela não quer chamar atenção. Mas se você estiver em um clube sério que joga pra ganhar, é evidente que a habilidade precisa ser recompensada, e aí esse mesmo sistema vira de cabeça para baixo. Já vimos isso em Hanebado mesmo, com a Nagisa detonando veteranas no primeiro episódio (se bem que ainda não entendi se ela está no segundo ou terceiro ano).

Gato de Ulthar

No esporte, como em qualquer outro ambiente competitivo, é super natural despertar o que há de pior no ser humano, principalmente inveja, falsa sensação de superioridade, ambição, ódio, raiva, frustração, complexo de inferioridade. Temos um pouco disso tudo já nos primeiros episódios de Hanebado! A questão é, vale a pena prosseguir assim mesmo? Essa pergunta foi feita para a Nagisa e a Ayano em contextos diferentes, mas a resposta foi uma só, ainda é mais importante se fazer o que gosta. O ideal seria filtrar todas essas influências negativas e extrair o que tem de bom, além de se ter jogo de cintura para saber lidar com pessoas venenosas com a Connie.


Gato de Ulthar

Mudando de assunto, só para expandir um pouco nossos horizontes sobre a série, o que vocês esperam da Nagisa daqui para frente? No terceiro episódio ela ajudou a Ayano a voltar a jogar badminton por prazer, e no quarto, bem, ela apenas jogou contra uma jogadora e nem vimos a partida. Está certo que o "trauma", ou "birra" dela já foi superada, mas e agora, será que ela ficará nisso mesmo de apenas auxiliar a Ayano em momentos precisos, ou teremos mais algum conflito envolvendo ela, o que pensam a respeito disto?

Diego

Acho que ela deve manter certa rivalidade com a Ayano, talvez até eventualmente ficando boa o bastante para forçar a própria Ayano a ter de se dedicar mais se quiser vencê-la. E assim uma vai puxando a outra mais para cima - como é comum em rivalidades do tipo nos animes.

Vinicius Marino

Eu espero que não. Poxa, o anime meio que abriu com ela! O mínimo que eu espero é que ela continua a ser relevante para a história.
Entendo ela ter tomado o banco de reservas nesse episódio, pois teve muita coisa acontecendo. Mas realmente espero que ela volte aos holofotes. Uma rivalidade como a sugerida pelo Diego ou um segundo conflito pessoal me parecem ideias atraentes.

Fábio "Mexicano"

Talvez a Nagisa (e em sentido amplo, toda a equipe) seja o que a Ayano precisa para não se tornar uma babaca, como suas adversárias até agora e sua mãe

Gato de Ulthar

Para finalizar, já percorremos um terço do anime até agora, e nestes quatro episódios, o que dá para dizer de Hanebado!? Está se mostrando um anime bom, com boas perspectivas de nos deixar um bom trabalho ao final? Quais são os pontos positivos e os negativos até o momento?

Fábio "Mexicano"

Um dos maiores ativos do anime em seu episódio de estreia foi a sua animação, que impressionou todo mundo. Outro foi sua história pesada, com suas protagonistas amargas. A qualidade da animação teve uma queda nesse episódio e Nagisa e Ayano estão felizes. Mas pensar dessa forma pode ser enganoso: precisamos aguardar uma partida de verdade e ver como ela será animada para decretar se aquilo foi mesmo exclusivo da abertura ou se o anime continuará caprichado. E quanto às personagens, principalmente a Ayano, a gente sabe que a coisa não é tão simples assim.

Diego

O trabalho de animação segue sendo o maior ponto positivo, e quanto ao negativo eu ainda sinto que os conflitos andam sendo resolvidos com muita rapidez. A tal ponto que eu não tenho muita certeza do que esperar do restante do anime. Espero que diminuam a velocidade um pouco.


Vinicius Marino

Acho que o fato de nós quatro estarmos curtindo tanto já é prova do mérito do anime. Nenhum de nós é fã de séries de esporte e mesmo assim ficamos cativados.
Suas personagens são autênticas. Esse, para mim, é o grande ponto positivo, mesmo levando em conta a animação e visual primorosos. De fato, houve uma queda no último episódio, como o Fábio disse, mas isso é normal em animes. Nem todos os episódios têm a mesma qualidade, e o melhor é guardado para os momentos importantes.
De resto, tenho medo que a "maldade" das vilãs seja exagerada. Ambas as antagonistas convencem, mas eu não sei se aguentaria muito tempo de Connie antes que ela leve a puxada de tapete que merece. Espero que Hanebado! saiba dosar a mão.

Gato de Ulthar

Quanto a mim, também estou curtindo bastante o anime, não só pela animação primorosa, mas pelo enredo interessante e envolvente, justamente por se tratar de um esporte tão curioso e pouco conhecido, contrabalanceado com bons dramas particulares. Não vou negar que também tenho um pouco de receio que as "vilãs" se tornem apenas marionetes estereotipadas, mas vamos torcer pelo sucesso do anime juntos! Dito isto, até o próximo episódio de Hanebado!

Postagens mais visitadas