Café com Anime - Sarazanmai episódios 8,9,10 e 11 [FINAL]


Demorou mas saiu! Por alguns motivos que não vem ao casa detalhar, as edições do Café com Anime de Sarazanmai atrasaram um pouco, então eu estou publicando nosso bate-papo dos quatro últimos episódios de uma só vez. Espero que curtam.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Infelizmente nesta edição não contamos mais com a participação do Vinicius do Finisgeekis por motivos de agenda, mas nada impede dele aparecer novamente em outras edições. Além disso, ele continuará participando nas nossas conversas sobre Dororo, que como possui dois cours ainda está em lançamento.

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Sarazanmai, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, continuou responsável pelo anime Dororo, adaptação de um clássico de Osamu Tesuka. Já com o Anime21, temos Carole & Tuesday.



Gato de Ulthar


Eu poderia dizer muita coisa, mas desta vez farei diferente e simplesmente vou colocar uma imagem:
Agora, discorram sobre o episódio.

Fábio "Mexicano"

É o sacrifício que vemos em todo anime do Ikuhara. E estou ficando repetitivo, mas a culpa não é minha se o autor é que é repetitivo em seus temas e tropos :stuck_out_tongue: Obviamente por questão de spoilers não vou mencionar os que há nos demais animes, mas em todos eles têm, no meio ou no final - e o prognóstico muda pouco.
Nesse caso, foi um sacrifício redentor, para o Enta, e trágico, para o Kazuki, porque ele havia fechado o canal de conexão com o Enta de tal forma que só um ato absurdo como esses o faria reconsiderar.

Diego

Bom... Acho que agora já podemos imaginar qual será o desejo concedido pelos cinco pratos :smile: Ao mesmo tempo que seria meio meh não ter os três juntos para uma luta final contra as lontras... Bom, esperar pra ver.
Esse foi um episódio interessante. O futebol vem sendo um desses elementos de fundo há já algum tempo, mas até então ele circulava muito apenas em torno do Enta e do Kazuki, enquanto que agora ele passa também a aparecer com o Toi (como já vinha sendo indicado). Idem para a tal da miçanga, que nesse ponto já percorreu várias mãos: do Toi pro Kazuki pro Haruka pro Enta e de volta para o Kazuki (se não estiver esquecendo ninguém). Representa bem as conexões que vimos até aqui.
Vimos também o aparente plano do Keppi para vencer as lontras, e enquanto ele acabar se congelando soa como uma gag de momento, parece que ela terá implicações maiores. Afinal, sem o Keppi por perto nenhum dos garotos pode se transformar. Só que a Sara foi bem rápida em não dar a mínima pro Keppi assim que seu show começou, em? Nesse ponto eu 100% acredito que ela é só avoada mesmo. Só me pergunto se voltarão a comentar no fato dela ser uma kappa também...
Ah, e tivemos alguns momentos legais entre o Enta e o irmão do Toi. E com esse final, é interessante que o Kazuki mais uma vez vê as conexões ao seu entorno se desfazendo. Toi indo embora, o Enta... bom, na situação que tá... Só espero que não role nada com o Haruka :smile:

Fábio "Mexicano"

O Haruka ele já quase perdeu no passado e de novo no arco anterior, acredito que já esteja seguro!

Gato de Ulthar

Mas será que o Enta morreu mesmo?
Lembram que um dos policiais disse que ainda havia tempo de salvá-lo?
Acho que certeza sobre a sua morte ou não só no próximo episódio.
E pensando comigo mesmo, acho que seria mais interessante se ele não morrer. Digo, não gastariam ainda os pratos e o Kazuki teria que repensar um pouco seus atos recentes.

Diego

Existem sim a possibilidade do próximo episódio começar com o Enta entubado num hospital, não duvido nada. Talvez soasse até menos "barato" do que ser trazido de volta à vida com o poder dos pratos.

Fábio "Mexicano"

Talvez ele seja entubado e volte a vida com o poder dos pratos. Não me parecem coisas excludentes.
Mas eu não duvidaria se ele morresse mesmo. Ou se, sei lá, fosse salvo com tecnologia, como o policial. Talvez vire um kappa :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar

E quanto ao Toi?
Acho que ele não vai com o irmão né? penso ser difícil ele abandonar os amigos numa hora como essa. Esse episódio colocou ele e o Enta num ponto crucial dos seus destinos, enquanto o Kazuki fica transitando entre eles sem perceber o sentimento de ninguém?
O que pensam sobre?

Fábio "Mexicano"

O último episódio já saiu, eu não posso responder isso honestamente

Gato de Ulthar

:frowning:
Vou assistir então!

Fábio "Mexicano"

:smile:

Diego

Bom, eu não vi ainda :stuck_out_tongue: Então vou desde já chutar que não, o Toi não vai com o irmão. E agora vou eu ir assistir o novo :smile:

Fábio "Mexicano"

Assistam, assistam!

Gato de Ulthar

Finalmente Assisti o episódio 9, e que episódio!

Fábio "Mexicano"

Teve sua resposta?

Gato de Ulthar

Começamos com o Keppi sendo atropelado por um caminhão das lontras muito estiloso.
O que me faz pensar que ela é a mais terrível vilã não intencional!

Fábio "Mexicano"

Mas ela consertou ele depois, ficou tudo bem.

Gato de Ulthar

Teve um erro no conserto, mas tudo bem!
Depois ele voltou ao normal.

Diego

"Consertou". Só que no nível daquela senhorinha que "repintou" um quadro de Jesus lá na Espanha

Gato de Ulthar

E preciso compartilhar isso, nunca vi uma representação tão imponente da bandeira nacional em um anime.

Fábio "Mexicano"

Foi o suficiente. Isso foi só humor em um episódio no geral bastante pesado
Ah, o Lionel Kappa, grande artilheiro da seleção brasileira...

Gato de Ulthar

O camisa 10 da seleção é o Lionel Kappa!

Fábio "Mexicano"

E ele que faz a dancinha tosca que o Toi copiou e passou pra todos os outros depois
Jogadores de futebol são contagiosos

Diego

Eu me pergunto se o Ikuhara só gosta da seleção brasileira mesmo ou se de alguma forma isso tem uma ligação maior com a história. Digo no lado do Enta: ele vive segurando a revista da seleção. Falaram que a família dele se muda bastante, será que há algo ai?

Gato de Ulthar

Melhor jogador brasileiro ficcional que ele só o Allejo do International Superstar Soccer de 1994.

Fábio "Mexicano"

Que também é um jogo japonês. Japoneses conhecem muito bem nossos jogadores.
A informação sobre a família do Enta é nova, e imagino o que possa significar...

Gato de Ulthar

Diego, não sei, Enta é um nome bem japonês, mas não duvidaria que ele tivesse morado no Japão ou fosse um brasileiro descendente de japoneses. Mas creio ser mais fácil uma simples admiração pelo Brasil, que ainda é a seleção nacional mais importante do mundo em popularidade.
E os times brasileiros são bem famosos por lá, São Paulo que o diga, o Tsubasa de Super Campeões jogou em uma versão ficcional do time.
E o Zico foi técnico da seleção japonesa.
E agora o Zico é diretor técnico do Kashima Antlers, o time mais famoso do Japão.
Mas creio que o que é importante é justamente que o futebol é um elemento de "conexão" entre todos os três protagonistas.
Não é demais lembrar que o esporte une as pessoas.

Diego

Sim. E o Ikuhara tem certa tendência a pegar "coisas" comuns e usá-las como simbolo para algo maior. Em Mawaru Penguindrum, por exemplo, a maçã aparece muito como símbolo do destino. Perfeitamente cabível aqui que o futebol apareça como símbolo de conexão.

Fábio "Mexicano"

Mas bem, respondendo a pergunta original do Gato: o Toi escolheu o irmão. E a justificativa dele foi lógica: seu irmão não tem ninguém, enquanto Kazuki e Enta têm um ao outro. Mesmo depois de saber do que aconteceu com o Enta não mudou de ideia, apesar de ter balançado um pouco. O relacionamento entre Toi e Chika atingiu um ponto em que havia se tornado mais obrigação do que desejo ou amor. Mais ou menos como estava acontecendo com o relacionamento entre Kazuki e Haruka alguns episódios atrás, e que foi devidamente superado.

Gato de Ulthar

A morte do irmão do Toi não foi muito conveniente para ele? Digo, o jeito mais fácil dele se livrar da obrigação fraternal é com o irmão saindo de cena, isso até pode parecer uma solução fácil, mas temos que lembrar que todos os três de certa forma encararam a morte para encarar a nova perspectiva necessária para esses últimos episódios.

Fábio "Mexicano"

Bom, eu achei a solução do conflito do Kazuki com o Haruka fácil demais também. Do nada, a família dele aceitou que ele se travestia e tinha conspirado para sequestrar uma idol enquanto ele tomava seu lugar em um evento. Nenhuma pergunta. O ponto não é ser fácil ou difícil, acredito.

Diego

Vou ter de concordar com o Fábio. Narrativamente falando, os conflitos dos personagens andam se resolvendo de forma um tanto quanto conveniente. Não me incomoda, realmente, mas não vou negar também

Gato de Ulthar

E quanto ao assuntos dos policiais, o que vocês tem a dizer? Sabemos que de uma forma ou de outra eles foram usados pelas lontras. Mas tem mais coisa aí, como no caso dessa fala:
Nada mais Ikuhara do que apelar para conceitos e símbolos em vista de desenvolver sua narrativa, as vamos lá! No complemento desta cena eu percebi, pelo menos acho que é isso, que as lontras são a personificação dos desejos doentios, ou seja, haverão lontras enquanto houver este tipo de desejo.

Fábio "Mexicano"

E supostamente os kappas são símbolo do amor, então?

Diego

Acho que não, Fábio, ou pelo menos o Keppi não parece nada amoroso :stuck_out_tongue: Talvez eles sejam apenas uma espécie de "salvo conduto", mantendo as lontras em xeque para que o desejo doentio não dominasse. Pelo menos até quando as lontras venceram, né.

Fábio "Mexicano"

Ou talvez as lontras tenham mentido. Nunca ouvi falar de conceitos que entram em guerra contra seres "reais". Mas daí estamos assumindo que os kappas não são conceitos também.

Gato de Ulthar

Do Ikuhara se espera qualquer coisa, e como em seus animes o que diferencia o real do irreal é apenas uma linha tênue, eu não acharia estranho ver conceitos saindo por aí e socando as pessoas!
E claro, temos os kappas, eles podem ser apenas personificações de sentimentos ou desejos?
Alguém lembra daquele Keppi das trevas que apareceu uns episódios atrás?
O que será ele?

Fábio "Mexicano"

Falaram que ele é literalmente o Dark Keppi. O que é aquilo? Sei lá :smile:

Diego

Lembrando que ele saiu do que parece ser uma forma meio humana, meio kappa do próprio Keppi. Não tenho nem ideia do que seja, mas coisa boa não é

Fábio "Mexicano"

O Keppi e a Sara sabem, mas não contam pra gente nem pros garotos.

Gato de Ulthar

E já chegando no penúltimo episódio, finalmente descobrimos muitas coisas interessantes!
Que o Dark Keppi é a sua metade do "mal" e que sua missão é se fundir com ela novamente.

Fábio "Mexicano"

É sua metade desesperada
Se ele quer se fundir de volta, é porque a ideia deu ruim, mas isso não foi esclarecido ainda

Gato de Ulthar

Justamente! E que os dois policiais são Kappas, que eles não eram lontras já dava para se perceber, mas foi muito revelador vê-los se transformando em kappas como os meninos!

Fábio "Mexicano"

E faz sentido, já que estavam defendendo o palácio quando as lontras invadiram

Diego

Pior que na hora eu achei que eles estavam atacando o palácio :smile: Essa revelação de que na verdade são antigos subordinados do Keppi foi bem legal. E olha: coitados dos dois. Me pergunto se ainda os veremos de novo ou se a morte deles foi para sempre.

Gato de Ulthar

Fiquei bem triste quando companheiro dele sumiu e foi aos poucos se apagando da memória de todos :frowning:

Fábio "Mexicano"

Não podemos dizer que o anime não nos preparou para isso, em cenas que pareceram pouco úteis em seus respectivos episódios.

Gato de Ulthar

E o Kenta foi salvo né? Eu estava realmente pensando que ele morreria, mas o que diabos aconteceu com o Toi? Foi absorvido pelo dark Keppi?
E diga-se de passagem, ele é um assassino muito eficiente!

Fábio "Mexicano"

O que está acontecendo com o Toi é bastante compreensível. Ele quer o irmão de volta. Ele quer sua conexão de volta. Literalmente a mesma coisa que todo mundo queria nesse episódio.

Gato de Ulthar

Ele não percebeu que essa conexão não é o que ele precisa, e que seria muito melhor deixar o irmão "partir".
Tudo depende se ele terá condições de retornar de onde sei lá que ele foi e perceber isso.

Fábio "Mexicano"

O Chikai era perverso, foi corrompido pelo mundo, e mesmo assim até o final estava pensando no Toi - do jeito distorcido dele, mas estava, porque não conseguia se livrar dessa conexão que tinha. Não é fácil pro Toi abrir mão disso.

Diego

Eu só me pergunto qual o papel da Lontra no que aconteceu. Deu a entender que ela assumiu a forma do irmão do Toi para atraí-lo para o Dark Keppi, mas por quê?
Digo, obviamente vão explicar no próximo episódio, mas soou estranho. Até onde sabemos a Lontra nem sabia da existência do Dark Keppi (né? Ou eu to lembrando errado?), ao mesmo tempo que ambos representam coisas bem diferentes. Um é desespero, o outro é desejo.

Fábio "Mexicano"

A lontra sabia sim, estava nas instalações deles, o Dark Keppi era usado para gerar os kappas zumbis. E é isso que o Toi vai virar, provavelmente.

Diego

Pior que agora eu lembrei: em algum momento foi dito porque eles criam os kappa zombies? :smile: Ou eles são, só, tipo, subproduto do processo de extração de desejo?

Fábio "Mexicano"

Nunca foi dito, mas suponho que faça parte da busca pelo Keppi e seus pratos.

Diego

Acho que não. O Reo que queria os pratos. A Lontra parece que nem sabia sobre eles, ou no mínimo não sabia que o Keppi tinha mesmo voltado.

Gato de Ulthar

Mas os pratos não estavam onde o Dark Keppi estava contido?
Agora não sei mais de nada!

Gato de Ulthar

Agora que estamos quase no último episódio, quais suas expectativas sobre o desfecho deste anime?

Fábio "Mexicano"

Eu sempre fracasso em tentar prever o final de animes do Ikuhara :frowning:
Bom, acho que alguém vai se sacrificar (o Haruka?) e os demais vão sobreviver com um senso de maturidade maior ou algo assim.

Diego

Ikuhara tem um gosto pelo sacrifício que realmente me faz temer pelos três protagonistas da história :stuck_out_tongue: Mas olha... Passado o choque inicial, Sarazanmai vem sendo, pelo menos pra mim, um pouquinho menos "mindfuck" que outros animes do Ikuhara que eu vi, Utena e Penguindrum. Talvez justamente por ser bem menor. Então vou apostar em um final um pouquinho mais normal, onde os três garotos saem bem e o Keppi recupera a sua verdadeira forma :smiley:

Fábio "Mexicano"

Gosto do otimismo do Diego.

Gato de Ulthar

Eis que chegamos no último episódio de Sarazanmai.
Foi um final um tanto quanto ambíguo, como é de praxe com as obras do Ikuhara.
Mas sabem de uma coisa? Eu gostei bastante deste episódio!
Para mim a mensagem mais importante foi que sejam ruins ou boas são as conexões que fazem nossa vida ir para frente. Não importa se acontecem coisas ruins ou boas, o que importa é vivê-las.
Mas não vou me alongar por agora, me digam o que acharam do episódio?

Diego

Sendo bastante sincero, eu nem sei se eu entendi o que foi esse final. E enquanto eu normalmente falaria isso como um elogio, sendo uma obra do Ikuhara, eu não sei se o é aqui.
Sarazanmai foi talvez o anime mais feliz do Ikuhara. No fim, todos parecem ter conseguido o que queriam. Mas algumas coisas de aspecto mais "mecânico" ficaram um tanto quando jogadas. Alguém tem a mais vaga ideia de qual era exatamente o plano da Lontra? Eu entendo que ela é a encarnação do conceito de desejo, mas porque então se aliar com o conceito de desespero (o Dark Keppi) a fim de fazer o Toi quebrar as antigas conexões? Só porque sim? Porque o Toi tava ali, meio fragilizado, e é só meio que isso que a Lontra faz?
E como o Reo e o Mabu voltaram à vida?! Eu sei que há coisas nos animes do Ikuhara que é melhor não questionar, mas isso realmente soou como um asspull. O que é estranho, porque o Ikuhara não costuma ter freios em termos de dar finais trágicos ou ambíguos a seus personagens. Sinceramente, preferiria que os dois tivessem ficado mortos. Trágico, sim, mas dentro do sentido da obra.
E por último: o que exatamente foi aquele flashback (?) dos garotos num time de futebol? Acho que alguém fala que aquele era o futuro de um passado, ou alguma coisa do tipo. Era só pra ser um "e se?" aleatório mesmo? Ou talvez algo mais alegórico apenas? Sei lá, ficou meio jogado, por mais que os cartões recuperando os títulos de cada episódio tenha sido legal pra caramba.
Num geral, eu diria que fico bastante ambivalente com Sarazanmai. Considerando ele dentro da obra do Ikuhara, eu diria que ainda fica abaixo de Mawaru Penguindrum, mas acima de Utena. E algum dia eu ainda assisto Yuri Kuma Arashi :smile:

Fábio "Mexicano"

Estou com o Diego, também não sei se entendi. Mas não porque não tenha de verdade entendido o que aconteceu: isso ficou bem claro. Todo mundo viveu feliz pra sempre, o Toi pegou um tempo de cana e é isso aí.
O que eu não entendi é qual a moral da história. Porque se teve esse nível todo de complexidade a gente espera uma lição, uma mensagem, qualquer coisa. Ficou parecendo que o final foi só um espetáculo para encerrar Sarazanmai, mas qualquer mensagem que o anime tivesse já foi passada nos episódios anteriores.

Gato de Ulthar

A lição de moral foi que "conexões são importantes e devemos cuidar delas"?
Mesmo que que se "conectando" acabamos ferindo os outros, não podemos deixar de interagir com as pessoas ao nosso redor.
É uma mensagem simples, mas acho que funciona.

Gato de Ulthar

E o que vocês apontariam como os principais prós e contras de Sarazanmai?

Diego

Em termos de pró eu diria que é tudo que faz um anime do Ikuhara. O visual, a direção, a trilha sonora, e esse método fragmentário de se contar a história, sempre revelando informações bem aos poucos. Mas eu diria que de contra ele tem o fato de ser talvez o anime mais "normal" do Ikuhara. Talvez para os poucos familiarizados com o diretor isso soa estranho: é um anime de garotos kappa entrando no rabo de monstros gigantes! Mas isso é estética. E enquanto a estética do anime é bem a loucura típica do Ikuhara, ele até que é bem fácil de entender e bem direto em sua narrativa de forma geral. Não tive com ele mind blows como tive com Penguindrum, por exemplo. Ainda é um bom anime, não entendam mal, mas talvez fosse ainda melhor se fosse dois cours ao invés de apenas um (nem isso, 11 episódios ao invés de 12)

Fábio "Mexicano"

Pró: é um anime do Ikuhara. Contra: é um anime do Ikuhara =P
É uma história com temas fortes e um apelo visual indiscutível, mas a narrativa é propositalmente confusa e tecnicamente poderia se prestar a quase qualquer conclusão sem mudar uma vírgula do que veio antes. Claro que isso é intencional, mas é também uma barreira.
Especificamente sobre Sarazanmai, o que deveria acontecer no final? Bom, o anime havia nos preparado para um sacrifício do Haruka, com ele falando mais de uma vez, inclusive no final do penúltimo episódio, sobre o estranho sonho em que ele se via montado em um Nyantarou gigante. Isso não deu em nada. Ainda, já estava mais ou menos estabelecido que, ao virar um zumbi, não há mais volta. Todo o drama no final do Mabu indicava isso, revelando, ademais, que entrar em contato com o Dark Keppi era o que transformava as pessoas em zumbis. Então o Toi deveria virar zumbi e desaparecer? Bom, com efeito, os três quase desapareceram, mas Sarazanmai aproveitou para introduzir de última hora uma forma de não virar zumbi e desaparecer. E com a ajuda de Reo e Mabu, misteriosamente ressuscitados!
Veja bem, não estou necessariamente dizendo que isso seja um defeito, ou que seja ruim. Mas também não está entre as coisas que eu chamaria exatamente de positivas.

Gato de Ulthar

Para mim confesso que gosto desta pega do Ikuhara para fazer animes, tudo tão maluco que nos faz refletir sobre uma infinidade de temas, mas sabem o que de ruim isso trás? Parece que o anime andou, andou e não chegou a lugar algum! Como o Fábio mesmo disse, não houve nenhum sacrifício! Talvez eu estivesse esperando mais tragédia do que o anime queria oferecer, mas confesso que senti falta disso. Mas mesmo assim, entendo que foi um anime muito interessante e divertido de acompanhar, definitivamente valeu a pena!
Desta forma, ficamos por aqui com mais essa edição do Café com Anime. Agora daremos uma pausa com o projeto para alçar novos objetivos! Até mais a todos os leitores!

Postagens mais visitadas