Innocence. A suave arte de Haruhiko Mikimoto.



Como primeira postagem do ano resolvi presentear a chegaDA de 2016 com as belíssimas ilustrações de Haruhiko Mikimoto. Para quem não o conhece é uma famoso ilustrador, designer de personagens e mangaká que teve seu período de maior notoriedade na década de 80, quando foi considerado um dos melhores do seu tempo. Ele é mais lembrado pelo seu trabalho nos animes e mangás das franquias Macross e Gundam.


Haruriko Mikimoto, além de Macross e Gundam, desenhou os personagens de muitos outros animes e filmes como Megazone 23, Salamander e Blue Remains, também publicou mangás com história própria, como Cherish. Voltando à postagem, nela há a apresentação de um de seus inúmeros artbooks, neste caso o Innocence, o qual compila muitas de suas ilustrações, seja da franquia Macross, como de outras obras suas.

Importante destacar que a arte apresentada no artbook difere consideravelmente da arte que é apresentada nos animes e mangás por exemplo, visto que nestas ilustrações o autor pode utilizar toda sua técnica e habilidade, não sendo limitado pela necessidade de animação ou um número grande de quadros de mangá que obriga traços mais simples e menos detalhados. Isto ocorre com qualquer ilustrador. Por isso esse tipo de ilustração mais detalhada geralmente aparece numa capa ou numa página colorida dentro de um mangá ou serve como divulgação de uma obra, como um anime e etc.

Percebe que sua arte apresentada nos animes, por exemplo da série Macross, seria considerada nos moldes atuais de "datada", visto seu trabalho ter se desenvolvido na década de 80. Entretanto, as ilustrações apresentadas neste artbook podem até ser consideradas atemporais diante de sua beleza e suavidade de traços.

Nas gravuras de Innocence, se percebe algumas características semelhantes na maioria de seus desenhos, por exemplo, a suavidade das expressões e dos traços conferida pela pintura e pela quase ausência de contorno. Há também a questão do sombreamento e do desvanecimento das imagens, percebe-se que muitos detalhes como roupas, cabelos e planos de fundo tornam-se um pouco misturados, parecendo uma pintura feita com aquarela.

O jogo de luzes também atua na suavidade conferida aos seus desenhos, principalmente no uso da luz branca que as vezes até mesmo sobrepõe muitos dos traços, o que confere uma beleza especial aos desenhos. Sem dúvida, os desenhos Hahuriko Mikimoto possuem uma identidade própria e merecem serem apreciados como as obras de arte que são. Bom, há também no Artbook algumas ilustrações mais tradicionais, as quais também são muito bonitas.

Então, minha explanação fica por aqui, apreciem o trabalho de Haruriko Mikimoto em Innocence e até a próxima.






































































































































































Postagens mais visitadas