Japanese Comickers. Aprenda a Desenhar com Promissores Jovens Ilustradores do Japão.



Hoje lhes apresento um artbook que não é propriamente apenas um artbook, é um pouco mais. Japanese Comickers é um guia ilustrado ensinando técnicas e dicas de desenho para aspirantes a mangakás. A edição apresenta o trabalho de 14 ilustradores japoneses, de anime e mangá, que apresentaram algumas dicas de suas técnicas e um pouco de seu trabalho.


Japanese Comickers é dividido em forma didática, cada artista possuiu o direito de ter uma breve biografia, com dados relevantes, como quais trabalhos realizou, um pouco de seus melhores trabalhos até o momento e uma sessão "passo-a-passo" de como criar um trabalho. Ao final há bastante informação sobre a indústria dos animes e mangás, materiais usados pelos artistas e um glossários de termos específicos do universo anime/mangá. Como dito, não estritamente um livro de tutoriais. Mostra a forma de como os artistas criam os seus trabalhos, cada um com uma técnica específica.

O nome completo deste artbook é Japanese Comickers. Draw Anime and Manga Japan's Hottest Artists, foi originalmente lança em meados de 2003, contando com uma segunda edição em 2006. Há algo interessante que difere esta primeira edição da segunda. Neste que lhes apresento os 14 jovens artistas (jovens na época pelo menos) são um tanto desconhecidos por essas bandas. A maioria são desenhistas freelancers que fazem um trabalho ou outro, como ilustrações de livros, light-novels entre outras mídias.

Já a segunda edição, de 2006 conta com um elenco de mais renome, como Shigeki Maeshima, Tatsuyuki Tanaka e Kuroboshi Kouhaku.  Entretanto, isto não tira o valor desta primeira edição, pois sempre é bom e relevante conhecer artistas diferentes que dificilmente são reconhecidos fora do Japão muito mais no Brasil. Inclusive a edição menciona que os artistas selecionados ainda não haviam aparecido em nenhuma publicação do gênero.

Eu penso que esse livro pode ser útil para os artistas que aspiram uma melhor técnica de desenho e que buscam algumas dicas interessantes. Bem como, é uma bela obra pelo valor estético do material apresentado, sendo que eu me enquadro nesta opção, pois não possuo aspirações de desenhistas. Assim, pelo apresentado, faz desse artbook/tutorialbook, uma interessante edição que vale a pena conhecer. Espero que apreciem e até uma próxima.



Yu Kagei








Hirofumi Fujiko








Nanamirio








Noriko Meguro









Shunpei








Hinoki Amamori









Sunaho Tobe









Nini









Hikaru Nakano








Ridoru











Ryuya









Yoko Tanji









Mey Susuki









Ippei Gyoubo








Postagens mais visitadas