Yamada Akihiro Illustrations - A arte fantástica dos Doze Reinos.


Prontos para o artbook do mês? Desta vez vamos ver um pouco da belíssima arte de Yamada Akihiro, mangaká e ilustrador japonês, que utiliza um estilo bastante especial em seu trabalho, baseado nas clássicas ilustrações japonesas Sumi-ê e em elementos fantásticos. Yamada Akihiro ganhou o prêmio Seium Award de 1996 como melhor artista.

Akihiro Yamada realizou poucos mas notáveis trabalhos na indústrias dos animes e mangás. Seu trabalho de maior relevância, que justamente é tema desta postagem, é a arte da série de novels Junni Kokuki, ou The Twelve Kingdoms, em inglês, o que pode ser traduzido como Os Doze Reinos. Essa novel que tornou o trabalho de Akihiro Yamada conhecido é publicada desde 1992, de autoria de Fuyumi Ono.

The Twelve Kingdoms ganhou uma aclamada adaptação em anime de 2002 a 2003, contando com 45 episódios. Naturalmente, o character design do anime ficou nas mãos de Akihiro Yamada. Ele também trabalhou como designer dos personagens do anime mecha RahXephon, de 2002. Além de ilustrar uma novel e um mangá da clássica franquia de aventura fantástica Record of Lodoss War. 

Como mangaká original, Akihiro Yamada publicou um one-shot em 1984, Hiakka Teien no Higeki, e está em publicação o mangá Beast of East desde 1998 na revista Comic Birz. Yamada Akihiro também trabalhou na indústria dos jogos, colaborando com a arte de jogos clássicos como Castlevania: Dracula X, Sayuki: Jorney West e Might and Magic.

Como dito acima, seu estilo preza primeiramente as temáticas fantásticas e históricas, geralmente mesclando influências tradicionais japonesas e chinesas, como dá para perceber no extremo cuidado ao desenhar vestuários e ambientes tradicionais. Yama Akihiro também utiliza bastante elementos florais, como trançados e guirlandas e padrões geométricos muito bem detalhados. Há ainda a reminiscência da arte Sumi-ê japonesa, marcada pela simplicidade e suavidade dos traços.

Quanto aos aspectos técnicos do artbook, seu nome completo é Akihiro Yamada - The Twelve Kingdoms Postcard Book Art, publicado pela Kodansha em 2006. E como o nome logo sugere, é composto por ilustração da novel The Twelve Kingdoms. Assim, termino de escrever para que possam apreciar a arte deste talentosíssimo mangaká. Não deixem de registrar suas opiniões.



































































































Postagens mais visitadas