Café com Anime - Kouya no Kotobuki Hikoutai episódio 1


Apertem seus cintos, pois é hora de iniciarmos mais uma temporada de Café com Anime. A obra escolhida para ter suas conversas hospedadas no Dissidência Pop foi Kouya no Kotobuki Hikoutai, o anime das meninas aviadoras do mesmo diretor de Girls und Panzer.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Kouya no Kotobuki Hikoutai, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Dororo, adaptação de um clássico de Osamu Tesuka. Já o Finisgeekis cobrirá o anime Promised Neverland, o anime mais macabro da temporada. E no Anime21, temos o mahou shoujo dark da vez, Magical Girl Spec-Ops Asuka.



                  Gato de Ulthar

Sejam todos bem vindo a mais um início de temporada no Café com Anime, depois de acompanhar Zombieland Saga na temporada passada, seguindo na mesma linha, decidi acompanhar um anime que também segue um grupo de garotas, Kouya no Kotobuki Hikoutai, só que desta vez elas são pilotas de aviões e não idols, isso tudo em um mundo bem característico, onde vislumbramos uma temática de "velho oeste", onde o transporte pelos ares parece ser bastante relevante, tanto é que as garotas são pilotas contratadas para proteger um grande dirigível de guerra.
Neste primeiro episódio tivemos a introdução das meninas, as quais parecem bastante interessantes em seus visuais e personalidades, bem como uma grande e extensa cena de combate aéreo, a qual eu gostei bastante e quero comentar mais detalhadamente ao longo do episódio. A animação também está muito bonita, o CGI encaixou muito bem.
Sem mais, passo a palavra aos meu companheiros!
E só para constar, estou animado com o anime por ser do mesmo diretor de Girls und Panzer, que por sinal é um dos meus animes preferidos! Seguindo a linha, espero gostar tanto das garotas com aviões como eu gostei das garotas com tanques!

Fábio "Mexicano"

Mais do que Girls und Panzer, Tsutomu Mizushima também foi diretor de Shirobako, outro anime original, e nesse ele trabalhou com a roteirista Michiko Yokote, com quem ele já trabalhou em diversos anime e está de novo com ele em Kotobuki. E se é só coincidência ou não, no segundo cour de Shirobako, que é um anime sobre o dia a dia de um estúdio de anime, os personagens estão às voltas com a produção de um anime sobre ... garotas pilotas de guerra.
Pode apostar que eu estou empolgado para Kouya no Kotobuki Hikoutai.

Vinicius Marino

Eu queria ter me empolgado como vocês. Mas acho que serei o diferentão do Café dessa vez.
Ok, confesso que em grande parte o problema é meu. Não aguento mais ver “meninas fofas fazendo fofices”. Nunca foi meu estilo preferido para início de conversa, mas com a superexposição das últimas temporadas cheguei ao meu limite.
De resto, Kotobuki nos trouxe uma das melhores dogfights que já vi em animes. Senti, na verdade, que estava assistindo a um videogame. Espero que lancem um jogo do anime (e, mais importantemente, que ele chegue ao Ocidente...)
Mas preciso dar também um puxão de orelha, a despeito do meu deslumbre. Foi quase meio episódio só de batalha. Nada errado nisso, é perfeitamente possível contar histórias com batalhas. Mas, nesse caso, Kotobuki nos contou uma batalha. Virtualmente todos os diálogos de cockpit diziam respeito apenas a manobras. Confesso que fiquei meio entediado, sem saber quem são essas pessoas, esses inimigos ou por que eu deveria me importar.

Fábio "Mexicano"

Não vou defender. Não começou a história mesmo. Temos fragmentos de personagens. As cenas das garotas na cidade foram mais importantes para a construção delas do que tudo o que veio antes. Mas estou ainda no terreno da esperança, apostando que a produção quis apenas deslumbrar visualmente no primeiro episódio e vai começar a história pra valer ainda.

Gato de Ulthar

Eu vou defender mesmo :smiley: Concordo com tudo que o Fábio disse e ainda complemento, a batalha foi grande justamente para chamar a atenção ao anime, pelo menos é o que sugere. Girls und Panzer começa já em um batalha relativamente longa, e depois as pontas vão se soldando. o Vinicius mencionou que não conseguiu se identificar com as personagens e inimigos, bem, ficou claro que eles eram piratas, talvez não sejam relevantes, talvez apareçam inimigos, ou grupos de aviação rivais que sejam mais caracterizados, pode ser até que esses piratas do primeiro episódio se tornem mais bem definidos ao longo dos episódios, isso parece provável em virtude de que o inimigo que a protagonista perseguia acabou saindo fora sem terminar o combate, isso me pareceu bastante significativo.

Fábio "Mexicano"

Eu acho que ficou claro que eles eram mais do que só piratas...

Gato de Ulthar

Sim, foi o que pensei.
Estou triste elo Vinicius não aguentar mais "meninas fofas fazendo fofices", uma das poucas coisas que faz a vida valer a pena :stuck_out_tongue:
E um dos melhores animes que ele pegou no Café eram de duas garotas fofas fazendo fofices em um mundo pós-apocalíptico :smiley:

Fábio "Mexicano"

Eu gostei das meninas fofas se matando magicamente também.

Gato de Ulthar

Sim, boas lembranças :smiley:

Vinicius Marino

“Ser piratas” me diz muito pouco. Que tipo de piratas eles são? São bandidos comuns? Dissidentes políticos? Heróis vigilantes? Malucos que fazem guerra for the lulz? São humanos? Eu devo torcer para eles? Devo ficar chocado se eles morrem?
Sobre as garotas fofas: Girls Last Tour foi legal, mas eu sinto que teria gostado mais dele sem as “garotas fofas”. Em retrospecto, as cenas que mais me marcaram são as que menos tiveram a ver com “fofices” infantilóides.

Diego

Garotas fofinhas fazendo coisas fofinhas é o único motivo pelo qual eu ainda vejo anime :stuck_out_tongue: Ok, obviamente uma brincadeira, mas gosto do "gênero" (se é que da pra chamar assim...). Ainda que Kotobuki encaixe mais na linha "garotas fofinhas sendo badass", mas não vamos entrar em terminologias de garotas fofinhas, né :D
Sobre o episódio em si, eu já gostei bastante da protagonista e adorei a cena de ação, justamente pelo quão imersiva ela tenta ser. De fato parece um videogame (embora eu chute que se for haver um, será um mobile para colecionar waifus. Lamento, Vinicius). E nunca particularmente entendi o argumento de "se importar", me parece algo pessoal demais para imputar a culpa ao anime.
Dito isso, entendo algumas das preocupações do Vinicius. Eu realmente espero que os episódios daqui pra frente sejam mais do que batalhas, e nos entreguem um bom tanto de caracterização e desenvolvimento dessas personagens.

Gato de Ulthar

Pois é Vinicius, ainda é cedo para saber sobre o inimigo, não é raro em animes e outros peças de ficção o inimigo não ser caracterizado logo de início, o que contribui para dar uma certo mistério.
Mas também não quero que esse "mistério" se estenda, acho que não ficaria legal, não sei, mas talvez nos próximos episódios saibamos mais sobre as forças inimigas.

Fábio "Mexicano"

"Terminologias de garotas fofinhas"
Esse é o campo de estudo em que o Diego gostaria de trabalhar

Gato de Ulthar

Eu também :stuck_out_tongue:

Diego

Quem não gostaria? :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino

Eu, aparentemente.

Fábio "Mexicano"

:joy:

Vinicius Marino

E sobre não me importar, já me justifiquei a esse respeito em outras edições do nosso Café. Mas vai lá, quem sabe dessa vez faça sentido para o Diego: eu vejo ficção porque me importo com pessoas. Uma batalha sem pessoas, para mim, é tão excitante quando assistir à grama crescendo ou engrenagens se movendo. Seu quisesse ver um show aéreo iria numa parada militar no 7 de setembro. Pelo menos aqueles são aviões de verdade.

Fábio "Mexicano"

Mas esses de Kotobuki ficaram quase de verdade, vai?
E bom, aposto que pelo menos a Kirie tem uma boa história aguardando para se revelar.

Vinicius Marino

Só posso julgar o que assisti, não o que está por vir.

Gato de Ulthar

O pouco que apareceu das garotas mostra que podem possuir um arcabouço dramático a ser explorado de maneira eficiente.
Mesmo que os inimigos do primeiro episódio foram inimigos aleatórios, o que eu não acho que seja, não me incomoda que não saibamos quem sejam logo de cara, como já disse acima.

Fábio "Mexicano"

É que a batalha realmente tomou muito tempo do episódio, mas entre elas conversando no começo e na cidade depois, houve alguma continuidade. A Emma (a garota loira) já havia pedido lá no começo do episódio para tirar uns dias de folga para "cuidar do pomar". Foi muito pouco e o pouco que teve ficou desequilibrado, mas não é como se tivessem se esquecido das personagens. Essa foi a minha impressão, pelo menos, admitidamente enviesado por bastante pensamento positivo.
Já sabemos que a Chika (a garota que falta ser introduzida) aparentemente foi descuidada e sofreu algum acidente ou baixa em batalha anterior. Teve um punhado de coisinhas assim durante o episódio.

Vinicius Marino

Há obras que sequer revelam quem são os inimigos. Esse não é o problema. A questão é que ele não falou de ninguém. Que me importa saber que uma garota tem um pomar se eu sequer sei quem ela é? O padre-piloto ganhou mais backstory do que ela!
Aliás, o padre é o que mais me fascinou no episódio inteiro. Um padre voador que pilota caças em vez de balões? Que é na verdade um "ex-padre" mas continua usando a roupa? A Igreja não tem uma regra contra isso? E a sua esquadrilha se chama Nazareno, em homenagem a Jesus Cristo? Menos garotas fofas, mas ex-padres áses aéreos, por favor!

Fábio "Mexicano"

O fato dele ser animado com um modelo computadorizado, como as garotas e ao contrário do resto de seus companheiros Nazarenos, me faz crer que talvez ainda volte.
Mas bom, esse tipo de detalhe ainda me parece estar no mesmo nível :stuck_out_tongue: A Emma não tem um pomar porque sim. Ela acabou de herdá-lo, como disseram no episódio. Se herdou, alguém morreu? É em um casarão abandonado de todo modo. Dá pra pensar bastante coisa, querendo :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino

Acabei de achar a freira que fez o padre largar os votos.

Fábio "Mexicano"

:joy:

Vinicius Marino

E não, não sou incapaz de pensar em uma história porque eu "quero". Só não me importo com personagens que eu não conheço, e Kotobuki me deu 15 minutos de batalha área em vez de me fazer conhecê-la. Minha opinião vai mudar se ela ganhar mais exposição? Com certeza, mas isso ainda não aconteceu.

Fábio "Mexicano"

O que eu quis dizer é que teve praticamente a mesma que o padre, por quem você se interessou. A Kirie teve ainda mais.

Vinicius Marino

O padre é uma personagem incomum. Ele chama a atenção. Meninas fofas fazendo fofice você encontra a rodo.

Diego

Eu achei a protagonista bem apresentada. Tudo bem, é a sua típica cabeça quente, mas seu amor por panquecas e o fato dela se sentir frustrada quando o inimigo foi embora (mesmo que ela estivesse visivelmente perdendo) adicionam um pouco de personalidade à menina.
O resto do elenco meio que ta só ali por enquanto, é verdade, mas ainda foi só o primeiro episódio.

Fábio "Mexicano"

Eu acho que ela tinha coisa com aquele inimigo em específico. Ela só perseguiu quando viu o desenho na asa. Aposto que tem a ver com o túmulo que ela visitou no final do episódio.

Diego

Você acha e eu tenho certeza :stuck_out_tongue: Vou chutar agora: aquele inimigo matou a mãe dela (ou pai) e ela virou uma piloto pra conseguir vingança.

Fábio "Mexicano"

Não sei por que mas aposto em irmão

Gato de Ulthar

Irmão? Confesso que não pensei muito sobre, mas que faz sentido faz.
Mas vamos falar sobre outras coisas também, o que vocês acharam do mundo de Kotobuki? Pouco foi mostrado, mas deu para perceber uma mescla de elementos do Velho Oeste com a era de ouro da aviação da primeira metade do século, com aviões e dirigíveis. Evidentemente é um mundo fictício, misturando diversos anacronismos, mas dá para fazer algumas considerações. Seria essa obra uma obra no estilo "steampunk"? O visual das personagens e da cidade no meio do deserto, bem como do bar e das acomodações sugere isso, mas a presença de aviões típico da Segunda Guerra Mundial sugeriria algo mo "dieselpunk". mas acho que é como eu disse mesmo, uma mescla de elementos anacrônicos. O que acham?

Diego

Minha primeira impressão foi mesmo steampunk, mas ai parei para notar uma distinta falta de "steam" nesse "steampunk" :stuck_out_tongue: Até onde nos foi mostrado, o mundo parece mesmo uma mescla anacrônica de um faroeste com aviões da Segunda Guerra, uma combinação curiosa que eu não lembro de já ter visto em outro lugar. Ao mesmo tempo, acho que ainda vimos muito pouco daquele mundo. Os próximos episódios devem nos mostrar melhor com o que estamos lidando aqui.

Vinicius Marino

Por enquanto, é o perfeito exemplo de schizo tech (https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/SchizoTech). Obras que misturam tantas tecnologias de tantas épocas e origens diferentes que parecem um grande carnaval travestido de feira de ciências.
TV Tropes
A page for describing Main: Main. Note: This page was cut for reason: [MegaMarioMan] Creating red links in 1 articles.Abandoning 0 inbound links.You may …
Eu amo schizo tech. :stuck_out_tongue: Se Kotobuki continuar assim, eu perdôo até as garotas fofas e a falta de enredo.

Diego

Olha só, finalmente sei do que raios chamar o mundo de Hunter X Hunter agora :smile:

Fábio "Mexicano"

Ainda não decidi o que pensar da tecnologia em si. Ela parece da época da Segunda Guerra, enquanto os cenários parecem umas poucas décadas mais antigos. Vocês falam em Velho Oeste, mas não tenho certeza. A cidadezinha me parece mais europeia do que americana. Acho que provavelmente o que vamos ver nesse anime será anacrônico sim, mas mais por Rule of Cool (https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/RuleOfCool) do que por uma escolha estética ou de período histórico específica. A parte militar, com exceção do impossível dirigível porta-aviões, deve ser bastante coerente e realista, já que me parece que apelar para o otaku militar faz parte do marketing do anime.

Gato de Ulthar

De qualquer forma ainda temos muito para conhecer desse universo. Curioso que todos os aviadores que apareceram no episódio eram contratados por particulares ou piratas, esse mundo parece o universo libertário :stuck_out_tongue: Piadas a parte, parece mesmo que todas as rotas comerciais são posse de grandes comerciantes, como no caso da Madame que deu as caras neste episódio.

Gato de Ulthar

E sobre a animação, o que temos a dizer? Muita gente virou os olhos pelo CG das personagens, mas tem gente que sempre reclama deste tipo de animação mesmo. Para mim está muito boa a mescla dos elementos de computação gráfica com o ambiente, o movimento está bem fluído e harmônico, está longe de ser um show em CG horrível como os que aparecem em animes de idols genéricos e outras obras diversas. Isso sem falar no design dos aviões e da animação das lutas, impecáveis.

Fábio "Mexicano"

A escolha para a animação 3D das aeronaves é bastante compreensível. Como as garotas aparecem dentro delas, tanto em tomadas internas mesmo quanto porque essa é uma característica daqueles aviões - dá pra enxergar bem o piloto de fora -, acredito que seria necessário fazer modelos 3D delas de qualquer jeito. Por isso, já decidiram animá-las em 3D o tempo todo logo.
E não tem nada de ruim não, é só diferente do que estamos acostumados, mas está sendo bastante competente.

Vinicius Marino

Foi um uso incomparavelmente melhor de CG que de outros animes por aí. Mas eu teria preferido que esses fossem até o fim e animassem tudo dessa maneira. Ver rostos em 3D misturados a 2D foi um tanto desconcertante.

Diego

Concordo com o Vinicius: teria preferido que fosse tudo em CG, ao invés dessa mescla que tivemos. Mas claro, o CG está ótimo. Não é nenhum Houseki no Kuni, mas também está bem longe de ser ruim. E especialmente os aviões ficaram excelentes.

Gato de Ulthar

Para finalizar, alguma expectativa para este série?

Fábio "Mexicano"

Acho que vai ser divertido? Bom, se deram tanto trabalho com essa animação 3D, espero que o anime tenha muitas batalhas. E entre elas vamos aprender sobre as pilotas, em particular sobre Kirie, a protagonista, e o que ela pretende. É vingança mesmo? Tem um túmulo envolvido, totalmente tem que ser vingança.
Porém, qual a relação dela com a pessoa ou organização de quem ela quer se vingar? Acho que o anime tem algum detalhe interessante guardado aí.

Diego

Acho que só posso mesmo concordar com o Fábio. Não estou esperando nenhuma trama altamente complexa ou coisa do tipo, apenas boas batalhas aéreas e um desenvolvimento substancial de cada personagem. Sendo divertido, já está valendo.

Vinicius Marino

Torço para que vocês estejam certos e tenhamos algo mais substancioso que um show aéreo.
E se for só isso... Bem, pelo menos é bonito.

Gato de Ulthar

Então é isso! Vamos esperar para ver o que o próximo episódio nos reserva.

Postagens mais visitadas