Café com Anime - Kouya no Kotobuki Hikoutai episódios 9 e 10


Está na hora de mais um Café com Anime duplo, desta vez sobre os episódios 9 e 10, e parece que finalmente tivemos uma resolução clara quanto aos objetivos do vilão e suas intenções!

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Kouya no Kotobuki Hikoutai, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Dororo, adaptação de um clássico de Osamu Tesuka. Já o Finisgeekis cobrirá o anime Promised Neverland, o anime mais macabro da temporada. E no Anime21, temos o mahou shoujo dark da vez, Magical Girl Spec-Ops Asuka.

Gato de Ulthar


E não é que o malandrão do Isao estava mesmo envolvido com tudo? Não que fosse uma surpresa descobrir isso, já que vinhamos desconfiando do rapaz há muito tempo. Esse episódio convergiu muita informação interessante, sem sombra de dúvidas o anime está trabalhando firme para fechar todas as linhas narrativas distintas lançadas ao longo da primeira metade do anime. De manis notório tivemos a Kirie voando com o irmão da Kate em busca de Yufang, fazendo descobertas interessantes e nos dando mais informação sobre.
Tivemos também eles sendo atacados, se pensávamos que não queriam que descobrissem algo sobre Yufang, já temos mais do que certeza disso. E o melhor, o desertor lá das Indústrias está envolvido na maracutaia toda, não é uma surpresa, mas ter uma certeza é sempre melhor....
Mas digam logo o que acharam do episódio.

Diego

Neste episódio sim Kotobuki começa a amarrar suas pontas. E está indo muito bem até aqui. Se havia ainda alguma dúvida quanto ao pessoal de Yufang ter mesmo vindo ou não de um portal dimensional, o anime praticamente confirmou isso nesse episódio. E pelo visto é só uma questão de tempo até um novo abrir - ainda que fique no ar quais serão as consequências disso. Que o Isao está envolvido é óbvio, mas eu me pergunto qual o papel dele nisso tudo: se o "mestre do crime" por trás de tudo, ou se apenas alguém sendo usado por um poder maior.

Fábio "Mexicano"

Ah, qual é, Diego, tá na cara que o culpado é o mordomo :stuck_out_tongue: Parece que o jeito de idiota do Isao não era só despiste, ele é mesmo meio idiota, embora bastante carismático e multi-talentoso. Aposto que aquele mordomo é um yufanguês. Esse tipo de política está um pouco mais interessante agora. Os velhos são corruptíveis, mas os jovens são piores ainda porque nem precisam ser corrompidos para entrarem gostosamente em uma canoa furada que pareça lustrosa. Ikesuka já conseguiu firmar aliança com quase todas as cidades - todas as relevantes pelo menos, incluindo a cidade das heroínas, Rachma, e a cidade da Julia, Gadoll. E quem não colabora após assinar esses tratados desiguais é bombardeado. Imperialismo gostoso de se ver.

Vinicius Marino

Plot twist: o símbolo no interior desse diagrama de Venn será o logo da Mitsubishi. Que foi uma importante fabricante de aviões militares na Segunda Guerra.
E então descobriremos que a Mitsubishi está patrocinando Kotobuki. Que nem a Subaru patrocinou aquele anime das Plêiades anos atrás. Ho ho ho.
Brincadeiras à parte, vocês têm razão. Foi a melhor explicação sobre a geopolítica desse mundo bizarro que tivemos até agora. Estou quase começando a entender o que acontece.
A batalha do episódio também foi uma das mais excitantes até agora. Não só por ter sido difícil, mas pelo desequilíbrio gritante de forças entre um lado e outro. Os Shiden que os malvadões pilotavam foram um dos melhores caças japonesas da guerra (melhor, inclusive, que o famoso Zero). Já a Kyrie... bem, seu destino fala por si só.

Gato de Ulthar

Tudo está indo muito bem, mais qual será o objetivo do Isao? Ou do mordomo :stuck_out_tongue: ?
Ter o monopólio de todas as cidades da região é um objetivo bastante claro, mas e o interesse em Yufang, alguém tem uma ideia?

Diego

É difícil dizer, porque até o momento não sabemos o que Yufang é de verdade. Fora que se foram eles quem trouxeram a tecnologia da aviação para aquele mundo, sem mencionar abrir um portal dimensional, não seriam muito mais avançados do que as pessoas deste mundo? O que, então, poderiam querer? Recursos, talvez?

Fábio "Mexicano"

Yufang trouxe tudo o que esse mundo tem de mais importante e valioso: tecnologia. É bem fácil imaginar o que alguém possa querer com Yufang. Ou é isso, ou o mordomo é como o Velho Sab e é um yufanguês que ficou preso aqui, sendo todo o seu plano apenas uma forma de conseguir voltar. Dispor de uma grande força aérea e dominar politicamente todas as demais cidades parece muito útil para isso, sem mencionar sua grande rede de espionagem.

Vinicius Marino

O Fábio mencionou o rumor de que Yufang pode ser o Japão, que descobriu esse portal na época da Segunda Guerra. Se isto for verdade, traz consequências bem interessantes para esse plano. Imagina viajar à Yufang para obter tecnologia e descobrir que a potência que te deu tudo foi arruinada? E que a tecnologia que você idolatra está desfasada? Ou ainda que o mundo que você chama de casa não existe mais?

Fábio "Mexicano"

O mordomo seria como aqueles soldados que ficaram por anos ou décadas desligados da civilização acreditando que a guerra contra os EUA continuava.

Vinicius Marino

Isso seria muito legal. Será que uma referência dessas cabe num anime como Kotobuki? Não tenho certeza, mas eu engulo tudo o que disse de ruim até agora se ela aparecer.

Gato de Ulthar

Poder ser que o mordomo seja penas um servo do Isao mesmo, o que nos faz pensar nele como superior é pelo fato do mordomo se mostrar muito mais técnico e centrado do que o Isao, e este se mostrar um imaturo. O que me pareceu é que o mordomo que passou toda a parte estratégica para o Isao e este só botou em prática. Além disso, o mordomo é sempre o culpado! Como já dizia o clichê.

Fábio "Mexicano"

Não sei, realmente me pareceu que o mordomo mandou bombardear cidades sem nem avisar o Isao, e daí deu aquela explicação pra criança no final.

Gato de Ulthar

Pode ser isso Fábio, e acrescentando, acho possível que o mordomo possa passar uma rasteira no Isao, o que não desmente as teorias levantadas por todos vocês. Não é de hoje que temos servos mais capazes utilizando os superiores como trampolim. Ele pode estar só usando o Isao como fantoche enquanto fica nas sombras.

Diego

Fiquei com a impressão de que o Isao não sabia que o portal para Yufang estava abrindo, enquanto que o mordomo sabia. Só acho que seria um twist meio bizarro se o cara que o anime está meio que implicando ser o grande vilão - o Isao - seja desbancado do posto pelo próprio mordomo. Alguma coisa não soa direito ai, ainda que não saiba explicar o que exatamente :smile:

Gato de Ulthar

Abstraindo um pouco mais, o que vocês acham do desenvolvimento das heroínas até o presente momento? será que estamos tendo uma construção concisa das personagens? E já emendando, qual a personagem preferida de vocês?

Fábio "Mexicano"

Elas estão mais ou menos bem caracterizadas, algumas mais do que as outras. A Chika, em particular, é só a garota que pentelha a Kirie, mas não consigo não gostar dela também. E não é só porque é protagonista, mas desde esse sorriso não tinha como essa daqui não ser a minha preferida:

Vinicius Marino

Essa:
Menininhas moe não estão com nada. Eu gosto de mulheres de verdade.

Diego

Acho que eu gosto mais da Kirie também, mas quase que por eliminação. As demais garotas do elenco ainda são muito qualquer coisa pra mim. A Kirie é a única que parece que dá pra pelo menos bater um papo ou coisa que o valha :smile:

Gato de Ulthar

Emendando o episódio 10, esse foi um episódio curioso né? Finalmente ficou oficialmente evidenciada a vilania do Isao, foi interessante, se não irritante, ver as garotas duvidarem que ele era mal lá no começo do episódio. No mais, tivemos mais informações importantes sobre Yufang e o seu portal que tão rápido apareceu quanto sumiu em condições bastante esquisitas...
Além disso, tivemos duas personagens (peitudas) novas, a primeira sendo uma sobrevivente de uma cidade bombardeada:
E a segunda, que veio com uma revelação no melhor estilo novela mexicana, o piloto misterioso que sempre "brincava" com a Kirie não era o velhinho que ensinou ela a pilotar, mas sim uma outra pupila do velho!
Devo deixar registrado que gostei do visual de ambas!
Mas então me digam o que acharam deste episódio?

Vinicius Marino

Ambas as novatas são ótimas adições ao elenco, por motivos um tanto diferentes.
A sobrevivente, com essa cara de sonsa e maquiagem exagerada, é simplesmente hilária. Parece uma cantora de cabaré que entrou na fila errada durante a entrevista de emprego.
A outra discípula do Sr. Miyagi é, de fato, uma surpresa com S maiúsculo. Como já deixei implícito na acima, não sou grande fã da Kyrie. Mesmo eu, porém, estou agora ansioso para ver o que sairá desse encontro.
De resto, um comentário histórico: esses foguetes que as meninas usaram existiram de verdade, mas eram horrorosamente imprecisos. Duvido muito que elas conseguissem fazer o que fizeram nesse episódio, sobretudo contra um alvo móvel.
Falando em história, devo dizer que os bombardeiros me surpreenderam. Conheço vários aviões de 4 hélices da Segunda Guerra. Não conhecia nenhum de seis.
Pesquisando a respeito, acredito que possa ser um Nakajima G10N "Fugaku", um protótipo nunca construído de um bombardeiro capaz de atravessar o Pacífico.

Diego

Parece que voltamos ao ritmo mais acelerado do anime, não? Seja como for, gostei do episódio. E achei interessante a fala da Zara, que pergunta à Reona se ela acredita que há alguém "puxando as cordinhas" do Isao. Será que a teoria de que o mordomo é o culpado vai se provar a verdade derradeira? :P E também me interessei com o fato de: 1) múltiplos portais se abrirem de tempos em tempos, e 2) o fato de um deles ter conectado a Yufang ter sido pura coincidência. Acho que estávamos até aqui partindo do pressuposto de que as pessoas de Yufang, quem quer que fossem, abriram o portal de propósito, mas com esse episódio fica implícito que não foi o caso. Ao que parece, os portais são fenômenos naturais sem uma causa aparente, mas ainda de atividade previsível.
E sobre as novas personagens, a loirinha é mesmo hilária. Eu ri dela se estabacando ao descer do seu avião. Já a gótica da vez ainda é uma incógnita, mas foi uma revelação curiosa. Agora: alguém ai lembra porque a Kirie queria tanto vencer ela? Foi falado em algum momento, ou é só ranço de já ter sido derrotada antes?

Fábio "Mexicano"

Desde o episódio anterior, quando o Allen mostrou que sabe calcular quando e onde os portais se abrem, me pareceu claro que eles são fenômenos naturais, e não abertos por capricho e técnica. Não tocamos no assunto aqui, mas escrevi sobre isso no artigo sobre o episódio em meu blog. Acho que o que a teoria do Allen realmente adicionou é a possibilidade desses portais se conectarem a vários mundos diferentes. E acho que já tinha lido em algum lugar também alguém teorizar que eles fossem o motivo do mundo não ter mais oceanos: parece que podem abrir em alturas variáveis também. Imagine que um outro mundo qualquer (Waterworld? Kamino?) foi inundado catastroficamente quando um portal se abriu perto do fundo do oceano de Ijitsu =P E o Isao continua parecendo saber apenas parte da verdade. Além da conversa entre as pilotas, no final o mordomo disse especificamente que não podia contar para o Isao porque o portal se fechou. Não que não sabia, mas que não podia.

Gato de Ulthar

Vamos falar sobre outros coisas do episódio também, o que vocês acham que aconteceu com o portal? Parece que ele fechou quando um dos aviões entrou nele, será que ele foi tragado para outro universo? O que vocês pensam sobre isso?

Diego

Eu acho que os portais começam como aqueles três círculos, avançam até um estado de "bolha", e uma vez estáveis eles se abrem em definitivo. O avião, ao se chocar com um portal ainda em formação, foi como se estourasse essa "bolha", fazendo ele se abrir antes da hora, sugar tudo que podia e colapsar em si mesmo. Já o destino do avião... Vai saber. Só digo que não queria ser o piloto daquilo :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

É a minha hipótese também. Outra alternativa é que o outro lado, para onde ele abriu, era um paredão, o espaço sideral ou coisa assim.

Vinicius Marino

A julgar pela força da puxada (e pelo fato de que as bombas, blindadas, aparentemente explodiram) eu não boto muita fé na sobrevivência do avião.
Isso é um trope frequente desse tipo de portal, como o Fábio bem lembrou. Se portais podem abrir em qualquer lugar, é teoricamente possível que abram em um buraco negro, no interior de uma estrela, no meio do nada.
Pode ser também que Kotobuki escolha uma vertente menos científica, à la Tsubasa Chronicles, e nos dê uma pluralidade de dimensões paralelas interconectadas. Neste caso, qualquer todo tipo de desequilibrio, fricção ou inter-relação entre o mundo de Kotobuki e os outros "planos" estaria sobre a mesa.
Não acho que o anime irá nessa linha, mas é sempre legal especular, não? :grin:

Diego

Ou na verdade os portais são portais temporais e na verdade o pessoal de Yuufang era o povo daquele avião que foi parar no passado :stuck_out_tongue: (duvido muito, mas seria uma abordagem curiosa :smile: )

Gato de Ulthar

Já que falamos também dos foguetes que as meninas lançaram nos bombardeios, o que vocês acharam disto?
Alguém já viu algo parecido com foguetes sendo usadas para dar propulsão para aviões da época da Segunda Guerra mundial?

Vinicius Marino

Aí você me pegou, Gato. Isso me parece um motor com pós-combustão. (https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3s-combust%C3%A3o). Segundo a wikipédia, porém, é algo exclusivo de aviões a jato.
Alguns protótipos de avião a jato até chegaram a dar as caras na Segunda Guerra (o alemão Messerschmitt 262, abaixo, é um exemplo). Mas nunca ouvi falar desse tipo de modificação.
Em defesa do anime, ele deixou claro que o recurso é uma tecnologia experimental. Então aqui acho que cabe a "rule of cool' mesmo.

Diego

Meu interesse pelas duas guerras mundiais é zero, então não tenho conhecimento no assunto pra falar :stuck_out_tongue: Mas sinceramente, suponho que não existia. Mais sinceramente ainda, alguma coisa no posicionamento dos propulsores me incomoda. Não parece que aquilo funcionaria da forma que o anime quer que funcione.

Fábio "Mexicano"

Não tenho a mais pálida noção do que seja isso. Parece coisa de desenho infantil, que simplesmente amarram um foguete em um veículo qualquer (ou no próprio corpo) para voar/acelerar. Nunca ouvi falar de algo parecido, e tenho as mesmas preocupações com a integridade estrutural dos aviões que o Diego tem.

Gato de Ulthar

Preocupações sólidas sobre a integridade do mecanismo fazem sentido para a gente, mas no anime deu tudo certo aparentemente :stuck_out_tongue:
Alguém prestou atenção nesta pessoa?
Será que veremos mais dela? Pergunto isso por causa do visual, parece muito elaborado para ser apenas uma figurante qualquer.

Fábio "Mexicano"

E parece desnecessário colocar um personagem nesse cena inconsequente em primeiro lugar

Diego

Muito provavelmente a veremos de novo. É como o Fábio disse: era desnecessário ter uma personagem ai. Se investiram tempo e recursos em colocar, é porque alguma importância vai ter :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino

Ela me parece a irmã mais nova da Violet Evergarden :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar

Seja quem for, vamos esperar o próximo episódio!

Postagens mais visitadas