Eien no Rakuen. Uma amostra da arte de Kyoko Shitou.


O Dissidência Pop vai apresentar neste mês de abril um artbook de uma autora um tanto desconhecida no Brasil, mas com certo renome lá fora e que possui uma arte bem clássica no que concerne o seu traço, lembrando muito o auge dos anos 70/80. Trata-se do artbook Eien no Rakuen, uma compilação da arte de Kyoko Shitou.

Kyoko Shitou é uma mangaká que começou a publicar mangás em 1988, sendo sua primeir aobra Henkyou Keibi. Antes de ser autora de mangás ela era uma professora. A inspiração para os seus mangás, que são na maioria fantasia, veio da obra de J.R.R. Tolkien, o famoso autor de Senhor dos Anéis. Kyoko Shitou ainda é irmã mais velha da também mangaká Keiko Ushijima.

Ela é mais conhecida pelos seus mangás Blue Inferior e Key to the Kingdom. Embora seu traço lembre muito o de mangás voltados para a demografia "shoujo", seu foco são aventuras sobrenaturais. E falando um pouco mais do seu estilo, ele lembra bastante o traço das meninas da CLAMP, com personagens esguios e feições andrógenas. Também é possível verificar fortes referências aos estilos das décadas de 70 e 80.  Até hoje ela continua publicando mangás, mas seu estilo continua bastante clássico.

Sobre o artbook em si, como eu já havia dito ali em cima, ele se chama Eien no Rakuen, foi publicado em 2002 pela Kadokawa Shoten, composto por 60 ilustrações coloridas de variadas obras suas e algumas originais. Espero que apreciem o seu trabalho. Até o próximo artbook.































































Postagens mais visitadas