Café com Anime - Mahoutsukai no Yome Episódio 24 [FINAL]


Mahoutsukai no Yome foi uma longa jornada de 24 episódios até a derradeira hora, onde chegou a seu fim, e o que podemos extrair disto tudo? Será que podemos considerá-lo um anime bom que poderia ser muito melhor? Ou apenas um anime mediano que pisou na bola e perdeu a chance de se tornar uma obra memorável? Para conversar sobre isso e outros assuntos, eu, Gato de Ulthar, juntamente com o Diego do É Só Um Desenho, o Vinicius do Finisgeekis e Fábio "Mexicano" do  Anime21, nos reunimos do Café com Anime desta semana.


Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. Se você tem interesse em entender melhor o projeto, recomendo que leia a postagem introdutória da inciativa lá em meados de 2017: 

Café com Anime - Uma nova iniciativa do Dissidência Pop para esta temporada de Outono de 2017



Gato de Ulthar-

Eu e meus amigos do Café com Anime acompanhamos Mahoutsukai no Yome por bastante tempo, foi uma longa jornada até aqui, mais ou menos 6 meses se passaram até hoje, quando tivemos o desfecho desta obra. Desde que começou esse anime, era uma adaptação muito esperada, e que não decepcionou nos aspectos técnicos e no lindo e rico universo criado pela autora, assim eu pergunto, esse final fez jus à série? Temo que a resposta não de toda positiva. Não que Mahoutsukai no Yome não tenha correspondido às expectativas nesse aspecto, já que tudo que foi imaginado realmente ocorreu no final, o problema foi a execução e certas atitudes tomadas que prejudicaram o final de ser realmente bom.
O Vinicius comentou que queria que o Olhos de Cinza aparecesse no último episódio, e ele apareceu, mas achei a inclusão dele muito desnecessária, que diabos ele teve que se meter na luta da Chise? Qual o interesse dele no Joseph? Simplesmente ele foi jogado ali e deu, não serviu para nada de contundente. Lembro que em um episódio atrás foi insinuado que os dois estavam juntos, e só. Também há que se falar na reconciliação da Chise com Elias, caramba, os dois resolveram tudo em uma conversa em suas versões chibi! Como se fosse mera comédia, Tudo bem que era sabido que os dois se reconciliariam, mas isso foi demais. Há ainda muitas coisas que não gostei, só eu não entendi direito o que aconteceu com o Joseph? E o desgraçado além de ficar vivo fica aos cuidados da Chise!
Mas nem tudo foi ruim, muitas coisas eu gostei, principalmente analisando a série como um todo, mas não vou ficar dizendo tudo de uma vez só, por favor, se manifestem!
Bom, para quem queria, rolou até casamento...

Diego-

O final fez jus à série? Eu diria que sim, mas não por achar o final particularmente bom, mas sim por, ao final, não realmente ter achado Mahoutsukai assim tão bom. Digo, não entendam mal, ele de forma alguma foi ruim, mas... não realmente me "capturou", ou me fez vê-lo como bastante acima da média. Já sobre o final em si, só tendo a concordar com as críticas do Gato, sobretudo a crítica à participação do Olhos Cinzentos, que foi totalmente desnecessária.

Fábio "Mexicano"-

No final do primeiro cour a Chise retorna para casa como uma fênix. No final do segundo cour e do anime, bem:
Ah tá bom me desculpa aí se eu achei que aquela forma de fênix tivesse algum significado especial, que burro eu, dá zero pra mim!
Mas acho que o Gato está sendo duro demais quando reclama da reconciliação dos dois. Ainda que tenha sido em tom de comédia, depois eles conversaram de verdade em off. E chegaram a um acordo bastante razoável: A Chise não vai se colocar em perigo, vai fugir caso se machuque, e vai conversar com alguém antes de decidir agir. Em troca, o Elias ... bem, ele não disse nada, mas suponho que tenha prometido não tentar mais sacrificar os amigos dela. É ou não é justo?
Enfim, sarcasmo de lado, foi um bom episódio. Frustrante, mas bom dentro do que Mahou Tsukai no Yome já estabeleceu - o que talvez o torne ainda mais frustrante. De alguma forma que faz sentido dentro desse mundo tudo está resolvido por enquanto, os dois se aproximaram um pouco mais, todo mundo está feliz. A mensagem não é particularmente bonita, mas nunca foi, desde o começo, a gente sabe. Isso é uma fantasia em mais de um sentido - e um deles é o de "realização de fantasias (fetiches, se quiser ser duro)". Funciona muito bem em todos os sentidos.

Vinicius Marino-

Meus Deus! Mahoutsukai finalmente chegou ao fim! Só de pensar na primeira vez que peguei o mangá já bate aquela dor no peito.

Vinicius Marino-

Reitero o que eu havia dito. Fico triste que a Yamazaki tenha escolhido essa novela do Joseph para terminar a série. De tudo o que vimos até agora, ele é de longe a personagem menos interessante.
E o Olhos de Cinza... de fato, poderia não ter aparecido. Ele era interessante justamente por pagar de deus antigo, manipulando os mortais de uma forma que nem o Elias podia impedir. E eis que o vemos morto por um Elias-Megazord. Um final indigno para uma grande personagem.
A quem eu estou querendo enganar? O episódio foi bom sim, apenas dos problemas. E falando em problemas....
Não, Elias. Não é assim que um casamento funciona. Você vai ferir ela, cedo ou tarde. É inevitável nas relações humanas. O segredo é ser capaz de ficar juntos a despeito disso.

Gato de Ulthar-

Sei que fui muito duro na análise, mas é o ressentimento por esperar muito mais! Realmente não foi um episódio ruim, mesmo com os problemas já relatados. Não sei se o mangá vai acabar em breve e esse é um final exclusivo para o anime, também não sei se haverá material para uma segunda temporada, mas esse fim me deixou um gosto de incompletude.
Difícil definir, mas eu gostei em parte do final do Elias e da Chise, está bem que eles casaram, um casamento bem "sui generis", mas foi um casamento, mas esse "acordo" dos dois é bem problemático, e não vejo ele dando certo a longo prazo. Bom, mas isso é ser humano né? Viver e errando, e talvez aprendendo com os seus erros. Nesse sentido o Elias é humano até demais....
E o Joseph, bom, foi um "vilão" indigno para a grandeza da série.

Gato de Ulthar-

E falando do Joseph, já vou fazer um gancho sobre ele. Eu particularmente não entendi muito bem o que se passou com ele. Ele não queria poder morrer utilizando a maldição da Chise? Pelo visto não conseguiu, já que a Chise pegou o seu olho de volta e ele, bem, ficou morando em um poço na propriedade do Elias...
O que diabos se passou com ele? Ele continua plenamente imortal? Ele se regenerou ou ficou catatônico como um paciente submetido a uma lobotomia?
Enquanto temos em Kokkku a Juri cuidando do vilão bebê Sagawa, em Mahoutsukai temos a Chise cuidando do Joseph, para que é um carma moderno as protagonistas terem que cuidar dos vilões...

Fábio "Mexicano"-

É um carma antigo mulheres terem que cuidar de homens e crianças.
Sobre o Joseph o que eu entendi é que agora, graças a Chise, ele passa a maior parte do tempo dormindo. Isso, e ela cuidar dele, faz com que ele sofra bem menos.

Diego-

Também entendi que ele deve ficar adormecido por um tempo, ou no mínimo mais adormecido do que acordado. Eu só não entendi porque o Elias fala que não sabia dele quando o Joseph ta bem do lado. Teria sido só pra despistar aquele padre? Ou será que ele realmente não sabe o que aconteceu com o Joseph e a Chise está escondendo isso dele?

Fábio "Mexicano"-

Considerando que o tema central desse arco final foi confiança e diálogo, não consigo vislumbrar a possibilidade do Elias não saber. Aquilo tem que ter sido combinado. E talvez aquelas regrinhas que ela teve que repetir feito criança antes de sair de casa se apliquem especificamente às visitas ao poço do Joseph, e não qualquer saída de casa.

Vinicius Marino

Pensei uma coisa maluca agora. Lembram -se de quando o Catarfilo foi encontrado, semi-enterrado? Será que ele não havia sido posto em alguma espécie de cárcere ou refúgio parecido?

Gato de Ulthar-

Bom, faz sentido, como ele não morria nunca já o enterraram de uma vez para não encher mais o saco de todo mundo com suas lamúrias :stuck_out_tongue:
Mas não consigo vê-lo como mal. Claro que ele não devia ter sido flor que se cheirasse, tacou uma pedra no filho de deus, mas ficou claro que ele nem mais se lembrava disso e era um pobre coitado. Além disso, ele não era um moleque psicopata com habilidades de alquimista como o Joseph.

Fábio "Mexicano"-

Eu acho que ele só foi pego em um acidente, ou ficou cansado de viver e ficou deitado ali, até que eventualmente despertou e estava semi-soterrado. Em todo caso, não faz muita diferença.

Diego-

Por algum motivo enquanto eu via o episódio eu tinha mesmo imaginado se o Cartaphilus não tinha sido originalmente enterrado vivo. E vou concordar com o Gato, ele não parece ser uma pessoa ruim. Ele tacou uma pedra no filho de Deus, mas poha, mesmo isso não é o pior que fizeram com Jesus lol.

Gato de Ulthar-

E devemos olhar o contexto, talvez ele nem soubesse quem Jesus era, só estivesse de passagem e viu um criminoso passando, e como um cidadão de "bem" da época, resolveu tacar um pedra no filho de Deus.
Uma atitude errada, mas...
E esse braço negro da Chise seria um resquício da maldição do dragão? Ela ficou ou não com algum pedaço do Judeu Errante dentro dela? Ou ao se livrar do olho dele ela se viu livre de tudo, pois se não ela teria se tornado imortal?
Achei esse último episódio super confuso nestas questões do enredo.

Diego-

Eu fiquei com a mensagem de que agora a Chise tem ambas maldições dentro dela, a do dragão e parte do Cartaphilus, e que ambas meio que se "anulam" temporariamente, permitindo que a Chise tenha uma expectativa de vida normal para um ser humano. Se isso afeta a sua condição de Sleigh Beggy eu já não sei.

Fábio "Mexicano"-

Ela perdeu o olho? Quando? Eu a vi arrancar o olho do Joseph, mas até onde entendi ela ficou com o olho dele até o final - ele só mudou de cor porque a autora deve achar que mulheres com um braço de cor diferente tudo bem, mas heterocromia já é vandalismo.

Gato de Ulthar

Eu acho mais provável que ela tenha implantado o olho dela novamente.

Fábio "Mexicano"-

Ela arrancou o olho dele e jogou pra longe. Ok, pode ter pegado no chão depois, mas...

Gato de Ulthar-

Pode ter pegado no chão, qualquer coisa era só dar uma assoprada ou passar uma água.
E porra, eles possuem poder mágico, acho que não é difícil implantar um olho novamente...

Fábio "Mexicano"-

Regra dos cinco segundos :smile:

Gato de Ulthar-

Vou fazer uma perguntinha aqui, do que mais vocês gostaram em Mahoutsukai no Yome e o que vocês mais desgostaram e retirariam completamente do anime?

Vinicius Marino-

O que eu mais gostei? Da Selkie e seu casaquinho de foca. Foi super kawaii. O que eu mais desgostei? Olha, citar o Catarfilo seria carne de vaca, então direi que achei os valores de produção um tanto aquém do esperado. Não foi um anime feio, mas deizou a desejar em alguns pontos Sobretudo nos insert songs, que mereciam um esmero maior

Diego-

Já eu diria que a insert song do Lindel foi uma das melhores coisas do anime :smile: Mas sobre retirar algo... de fato falar o Joseph seria chutar cachorro morto, mas não posso dizer que haja alguma outra coisa que piore significativamente a experiência de ver esse anime.

Vinicius Marino-

Os insert songs foram lindos. E aquele do Lindel, sobretudo. Mas quem aqui se lembra do dragão voando parado?

Gato de Ulthar-

A cena do dragão foi linda, podemos esquecer a animação capenga :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"-

Eu gostei do folclore, em geral. Pode por mais folclore, muito mais, que isso é sempre divertido (e é uma desculpa excelente para "aconteceu assim porque magia"). O que eu não gostei vocês já sabem né? Me parecia um relacionamento desequilibrado, potencialmente abusivo no começo. Me parece um relacionamento desequilibrado, potencialmente abusivo (e assistimos alguns abusos durante o anime) no final.

Gato de Ulthar-

Confesso que a questão da escravidão nunca me pegou negativamente. Respondendo minha própria pergunta, do que eu mais gostei? Como no caso do Fábio, do folclore, do lore riquíssimo do anime. O final do primeiro cour foi o ponto alto do anime, quando a Chise retornar triunfalmente como uma fênix renascida das chamas. A simbologia e a força dessa cena foram ótimas.
Fico triste pelo final de Mahoutsukai por ter sido apenas OK, eu sinceramente esperava muito mais.

Gato de Ulthar

Mesmo com todos os problemas, considero Mahoutsukai no Yome um bom anime, que valeu a pena o tempo gasto em assisti-lo, poderia ser mais, mas o que foi apresentado não deixa a desejar. Assim sendo, no contexto geral, Mahoutsukai foi um bom anime?

Diego

Eu colocaria Mahoutsukai como... ligeiramente acima da média, francamente. Ele certamente não foi ruim, mas também não é realmente um anime do qual eu vá lembrar com muita frequência.

Vinicius Marino-

É uma série encantadora, que poderia se tornar um grande clássico, nas mãos de produtores mais dotados. Imaginem uma versão do anime com todos os recursos que a KyoAni (por exemplo) tem a oferecer?

Fábio "Mexicano"-

É algo que eu indico para quem gosta dos gêneros e temas envolvidos. Não é ruim, mas não é bom o bastante para romper as fronteiras de seu nicho. Felizmente, para Mahoutsukai no Yome, fantasia é um gênero da moda.

Vinicius Marino-

E bom, só para deixar registrado, ecoo o Gato aqui. Não só não me importei com o ângulo da escravidão, como acho que isso deu personalidade à história. É o tipo de coisas que encontramos em antigos contos de fada, quando o moralismo midiático não existia e histórias abordavam tudo o que havia de errado na natureza humana.

Diego-

Bom, Mahoutsukai em sua premissa não deixa de lembrar um pouco A Bela e a Fera.
(e, se não me engano, até aqui nenhum de nós fez essa comparação... o que é surpreendente a seu próprio modo :stuck_out_tongue: )

Vinicius Marino-

Nietzsche dizia que quando se encara demais o abismo, ele nos encara de volta. Para mim, a arte – e o storytelling especificamente – é uma forma de olhar para este abismo sem ser corrompido por ele. Uma maneira de entretermos nossas curiosidades mais mórbidas e fazer as perguntas mais indecentes sem atravessar o ponto sem retorno. E isso é importante para nosso desenvolvimento, pois esses impulsos, esses “anjos ruins da nossa natureza”, como dizia Lincoln, nos acompanharão até o fim da humanidade.
Isso tem sido minado por uma militância puritana que tem se espalhado por todas as mídias e todo o espectro político. Uma militância movida por uma necessidade quase totalitária de formatar a mente das pessoas e promover a engenharia social. E eu sinto pena das vítimas desse processo, quando tentaram sair da sua bolha e enfrentar o terrível mundo real. Pois o mundo é feito de sujeira tanto quanto de beleza. E se não for a arte que nos introduz à sujeira, será coisa pior.

Gato de Ulthar-

Acho que foi levantado essa analogia com a Bela e a Fera em um Café com Anime, só não lembro qual....

Fábio "Mexicano"-

Acho que a comparação foi feita em algum momento sim. E vou aproveitar esse gancho: em A Bela e a Fera da Disney, que acredito ser seguro afirmar que é a referência para quem consome cultura pop, a Fera não tenta sacrificar a primeira amiga que a Bela faz por conta própria (ou algo equivalente; penso na cena que a Fera se enfurece na Biblioteca) e isso é resolvido em uma cena de comédia light com os personagens deformados para ampliar o efeito humorístico. E depois de resolvido, não é a Bela que recita um conjunto de regras que ela se compromete a seguir.
Sem dúvida é isso que o Vinícius descreve: atende um determinado tipo de curiosidade, de fetiche, de forma limpa e segura. Não é um dos meus fetiches ou curiosidades, e eu não indicaria para alguém sem ter certeza que é do interesse dela e que ela vai saber traçar essa distinção entre realidade e fantasia.

Diego-

Nem lembre da "resolução" da tentativa do Elias de matar a melhor amiga da Chise. Mahoutsukai teve um sério problema de não saber ler o próprio tom, sempre tentando enfiar humor onde ele simplesmente não cabia.

Fábio "Mexicano"-

Veio no final do último episódio só, Diego, depois que a Chise desperta.

Gato de Ulthar

Realmente o humor ficou bem mal colocado em Mahoutsukai...

Fábio "Mexicano"-

Ela olha pra ele, faz cara de brava, e tchans, viram SD e a cena é cortada.

Gato de Ulthar-

E lembro dum fato muito curioso e engraçado, que nas expectativas de nosso primeiro Café com Anime, o próprio Fábio não deu muita bola praescravidão: "Eu tô até me sentindo mal aqui agora porque todo mundo parece ter levado bem a sério o tema escrava vendida, mas eu demorei muito para sequer dar bola pra isso."

Diego-

Não só, Fábio. Teve um momento de problema de tom bem semelhante após a transformação em fênix da Chise, quando ela volta para o Elias, numa cena até que bem impactante e bem bonita, e que é cortada justamente com uma piadinha dos dois em chibi.

Fábio "Mexicano"-

Ah, mas não tinha nada moral em jogo nessa cena.

Gato de Ulthar-

Sim, a cena da fênix me irritou um pouco, mas não tanto como no último episódio, com a reconciliação dos dois, isso eu não engulo até agora.(editado)

Fábio "Mexicano"-

Mas sim, Mahoutsukai no Yome adora destruir seus momentos, de todo tipo, com humor na hora errada

Gato de Ulthar-

Não sei se no mangá é assim, mas não acho que o a produção do anime tiraria isso do nada.

Diego-

Outro momento tonalmente surdo: quando chega a toda poderosa e imponente rainha das fadas, e eis que a câmera foca nos peitos de gelatina balançando. Quanta imponência!

Fábio "Mexicano"-

Olha, esse eu engulo porque tem a ver com a personagem

Gato de Ulthar-

Hahahahhaa, justamente por isso eu prefiro mil vezes mais a Rainha das Fadas loli!
Não queria perder a oportunidade de juntar uma foto dela!

Diego-

O fato de eu lembrar desse momento até agora deve ser prova o bastante de que eu não engulo :smile:

Gato de Ulthar-

Claro, uns peitões daqueles são difíceis de engolir....
Desculpe-me o duplo sentido :stuck_out_tongue:
E tem essa peituda também:
Que protagonizou um dos momentos mais bonitos do anime, e com certeza um dos melhores episódios, quem não se lembra do tocante caso de amor e morte dela com aquele escritor que não lembro o nome?

Diego-

Foi de fato uma das melhores cenas do anime.

Gato de Ulthar-

Só uma última pergunta que acho relevante, alguém tem alguma noção de que pé está o mangá? Pergunto isso para tentar entender se há alguma possibilidade de uma segunda temporada. Eu sei que o mangá ainda está em produção, mas não sei até quanto o anime adaptou e se há muito mais a se adaptar. Ouvir boatos de que o mangá acabaria em breve, o que impediria uma segunda temporada, e em virtude disso o final do anime seria próprio, diferente do que será apresentado no mangá, já que haveria pouco material publicado após o término do anime, assim como ocorreu com Girls' Last Tour.

Diego-

Não faço a menor ideia. Espero ter ajudado 'u'

Fábio "Mexicano"-

Idem

Gato de Ulthar-

Talvez o Vinicius saiba de algo, visto que acompanhou o mangá mais a fundo.

Vinicius Marino-

A última coisa que vi eu já compartilhei aqui com vocês. Foi uma capa mostrando a Chise e o Joseph naquele monólogo cerebral.
Preferi ir "virgem" ao final. E devo dizer que gostei, apesar de agora estar bastante curioso

Gato de Ulthar-

Bom, dei uma fuçada sobre o assunto e descobri que o anime adaptou praticamente os 44 capítulos do mangá lançados até agora. Provavelmente ou o anime termina agora ou começa um novo arco, entretanto, já é sabido que o anime criou um final próprio, ou pode ser que apenas tenha antecipado o que virá no mangá com algumas diferenças.

Gato de Ulthar-

Dito isso, acho que é isso né gente? Vamos encerrar por aqui o Café com Anime de Mahoutsukai no Yome. Foi uma longa jornada de 24 episódios até a derradeira hora, e o que podemos extrair disto tudo?
Para mim Mahoutsukai foi um anime bom, mas longe de ser algo memorável, perdeu uma ótima chance de se tornar algo realmente marcante em 2017/2018 e que ainda reverberaria sua influência pelos anos vindouros. Muitos probleminha aqui e acolá tiraram o brilho do anime, como comédia no lugar errado, um vilão totalmente ridículo e certas nuances do relacionamento de Chise com Elias.
Mesmo assim, acho que foi uma empreitada válida conhecer o vasto e riquíssimo mundo criado para Mahoutsukai no Yome, com o seu folclore e referências exuberantes, as quais, elas sim, ficarão com carinha em meu coração.
Assim, mando um abraço a todos os leitores e companheiros do Café com Anime e até uma próxima!

Postagens mais visitadas