Café com Anime - Hanebado! Episódios 12 e 13


Demorou mas saiu não é mesmo? Mas esse atraso foi justificado, como eu havia anunciado anteriormente, fiquei afastado por motivo de uma viagem que tive que fazer (inclusive essa viagem motivará um artigo no Dissidência Pop, fiquem ligados). Mas deixando o papo-furado de lado, terminamos aqui a cobertura de um ótimo anime de esportes, plenamente recomendável a todos. Sentiremos saudades de Hanebado! Que nos proporcionou bastante diversão e um pouco mais de conhecimento sobre este fascinante esporte de petecas.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Hanebado!, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Shoujo☆Kageki Revue Starlight, um estreia com uma ótima animação e um enredo bem curioso. Já o Finisgeekis cobrirá o anime mais polêmico a temporada, o controverso Happy Sugar Life. E no Anime21, temos as discussões sobre Banana Fish, adaptação de um mangá clássico dos anos 80.


Gato de Ulthar

Finalmente Hanebado! acabou, não sem deixar saudades. Teve um mérito em poder ver e conversar sobre os dois últimos episódios juntos, pois os dois se complementam de uma forma exemplar. Vi um atrás do outro como se fosse um só. Me sinto privilegiado por ter podido acompanhar um anime tão bom no Café co Anime. Que partida né? E que desfecho? Creio que foi um final mais do que justo para o anime. Mas antes de entrar em qualquer mérito sobre estes episódios, quero saber a opinião de vocês sobre eles.

Diego

Ninguém meteu um socão na mãe da Hanesaki. 0/10, não recomendo. Mas piadas de lado, o anime foi de fato muito bom num geral, e a partida final foi tudo o que eu esperava dela. Emocionante, imprevisível, e sabendo fechar muito bem os arcos das duas protagonistas. Dito isso, a minha piada tem lá um quinhão de verdade: achei que a relação entre a Hanesaki e sua mãe se fechou bem demais para o quão horrível a mãe foi.

Vinicius Marino

A partida final me deixou eufórico e desapontado. Eufórico porque foi uma das cenas mais eletrizantes de toda a temporada. E envergonhado por não ter dado mais atenção a animes de esporte no passado.
Sério, que espetáculo! Eis uma série que nos pega do começo ao fim, e consegue combinar uma fórmula bem estabelecida com um foco surpreendentemente inovador. Ou fui o único que não esperou a seriedade e o pathos que Hanebado! nos trouxe?

Fábio "Mexicano"

Eu confesso que nem pretendia assistir Hanabado ("ah, um esportivo com garotas, pff, e de badminton, aquele esporte esquisito com petecas, lol"), mas quando escutei o burburinho após a sua estreia tive que assistir. E não me arrependo, bem pelo contrário.
Para um anime esportivo, ele fez tudo o que tinha que fazer. Suas protagonistas cresceram, superaram dificuldades aparentemente insuperáveis, e, de alguma forma, "venceram" - mas isso ainda é só o "começo", elas ainda têm muito caminho pela frente.
A resolução da relação entre Ayano e sua mãe no final foi apenas um acidente de percurso. Talvez tenha sido forçado para caber no anime - o mangá ainda está em andamento. Talvez seja assim no mangá mesmo. De todo modo, por frustrante que seja, não deixa de ser verossímil, e isso merece ser reconhecido.

Gato de Ulthar

Devo concorda com o Fábio, Hanebado! me surpreendeu super positivamente, pois nunca havia assistido um anime de esportes "sério". Eu havia assistido Captain Tsubasa na infância, mas isso não conta. Se não fosse pelo Café com Anime eu não teria assistido Hanebado! Por isso agradeço a todos! E também agradeço o fato de que meu anime inicial não havia sido legendado em tempo. Dessa forma, escapei de uma bomba para cair em um anime muito competente.

Fábio "Mexicano"

Minha única experiência boa com esportivos havia sido com Slam Dunk mesmo, o mangá. Não assisti o anime, mas parece que é bastante fiel. Tentei assistir Yowamushi Pedal e achei muito ruim. Ano passado teve Two Car que foi uma porcaria também. E se eu pensar vou lembrar de outros. Eu não dou sorte com esportivos. Ah, Ping Pong é muito, muito bom também!

Gato de Ulthar

Então todos podemos afirmar com propriedade que Hanebado! é um bom animes de esporte e merece ser recomendado?
Por mim eu digo que é sim um bom anime esportivo, e não só esportivo, foi um anime bom no geral, com um desenvolvimento muito competente das duas personagens principais, que aprenderam com seus erros e vivenciaram seus acertos.
No mangá até a Ayano pode ser a protagonista principal, mas vendo o anime, a Nagisa foi tão ou mais emblemática que a própria Ayano.
Isso sem falar do elenco de apoio, que não negligenciado e cada um teve o seu momento de brilhar.

Fábio "Mexicano"

Um bom drama, bem animado, com boas personagens - inclusive Ayano, sua protagonista odiada por tantos.

Gato de Ulthar

Aí que está! A Ayano não foi odiada por ser uma personagem ruim e mal desenvolvida, mas por sua personalidade doentia, o que é mérito do próprio anime e provavelmente do mangá, se ele foi fiel a ele.

Fábio "Mexicano"

Exatamente. O anime queria que tivéssemos raiva dela

Diego

Só posso concordar. O anime foi enormemente competente, sabendo muito bem o que queria fazer e como. E o resultado foi de fato uma grata surpresa. Antes de Hanebado, acho que o único anime de esporte que eu tinha visto era Yuri on Ice (fora Captain Tsubasa na infância, claro), e vou dizer que Hanebado me convenceu a dar mais chances para o gênero.

Vinicius Marino

Meus repertório de esportes se resume a Yuri on Ice, Shokugeki no Souma e Hikaru no Go. Posso estar sendo hiperbólico, portanto, mas acho que o duelo final entre Ayano e Nagisa foi a cena de esporte mais impressionante que já vi na vida. E uma das melhores cenas do ano no geral, rivalizando com a morte da Shouko em Happy Sugar Life e o clipe final do penúltimo episódio de Revue Starlight.
Vou até fazer um breakdown porque ela merece:
Primeiro nós tivemos aquelas vinhetas intercaladas à ação, um estilo reminiscente ao mangá que Happy Sugar Life também usou (o que me leva a crer que possa estar na moda ultimamente).
Então aquelas belíssimas tomadas em P&B, em que todo o som é suprimido em função do pulso e arfadas das atletas. Uma celebração visceral do que é o esporte competitivo - pelos olhos de quem joga.
E o final, que conseguiu manter um suspense melhor que qualquer filme samurai ou battle shounen. Eu juro que não tive certeza de quem tinha ganhado a partida - mesmo quando a Nagisa começou a chorar. A partida foi tão sofrida, tão bela que de certa forma isso não importa. O choro podia ser de alegria ou de tristeza, de exaustão ou de alívio. E, de certa forma, foi de todas essas coisas juntas.
Fábio costuma dizer que a cena de patinação ao final de Death Parede é uma tomada que faz o anime. Eu digo o mesmo para esse embate. Se Hanebado! fosse apenas isso, já teria valido a pena.

mexicano21

Concordo. Assistir angustiado a Nagisa forçar o limite do próprio corpo, arriscar o futuro, porque ela precisa provar algo para si mesma e para a Ayano (que ela pode vencer, e sem truques, apenas pelo esforço e força de vontade), é de tirar o fôlego e aplaudir de pé. Mais ou menos a mesma reação da torcida nas arquibancadas

Gato de Ulthar

O Vinicius se adiantou a mim, queria entrar no ponto das "vinhetas" utilizadas no jogo e do recurso de tirar a trilha sonora :stuck_out_tongue:
Escutar apenas a respiração e o coração batendo nas duas foi super emocionante, e foi como o próprio Vinicius disse, o suspense foi construído perfeitamente, não dava para saber quem tinha ganhado até o último momento.
E só uma nota aleatória.
Nestes dois últimos episódios a Ayano não pareceu ser muito mais velha do que era? Principalmente durante o jogo? Pareceu-me que ela envelheceu uns 10 anos no mínimo, ficou a cara da mãe dela, tanto em fisionomia como em porte corporal. Será que foi uma tática para mostrar o quanto ela estava parecida com sua mãe e perdido toda sua inocência infantil, a qual foi recuperada, pelo menos em parte, no final do episódio?

mexicano21

Ela deixou de ter aquele olhar vidrado. O que melhorou a animação e mostrou como a partida contra a Nagisa, antes mesmo dela começar a perder, a tirou de sua zona de conforto

DiegoSG

É até difícil acrescentar algo, já que só posso concordar com tudo :stuck_out_tongue: A partida final foi absolutamente excelente, exemplo de direção e condução, e a cena final de fato gera uma enorme angústia momentânea por não conseguirmos dizer quem de fato venceu. Mas pra só não repetir todo mundo, eu vou então ser o chato da vez :stuck_out_tongue: Ao longo de toda a partida, temos as duas protagonistas repetindo algo como "o que você vê do outro lado da rede é sempre...". Após os créditos, temos uma cena final da Nagisa e a Ayano treinando uma contra a outra, e o anime completa: "é sempre o seu próprio reflexo". Mais alguém acha que esse complemento foi desnecessário? Porque eu meio que já tinha entendi isso... Não sou nenhum purista do "show, don't tell", mas sei lá, foi um detalhe ridiculamente pequeno que me incomodou um pouquinho.

mexicano21

Eu não tinha entendido isso, então foi necessário sim, obrigado :smile:
Nessa cena eu fui uma "daquelas pessoas" para quem o anime precisa contar :smile:
E quantas vezes vocês acharam que a Nagisa tinha rompido o tendão de vez? Teve uma hora que ela pisou e mostra ela gritando pro alto que eu pensei "pronto, lascou-se", mas teve outras também

Vinicius Marino

Isso faz sentido se pensarmos naquela cena do opening, que mostra a "oponente" mudando de rosto. Mas sim, para mim também não ficou muito claro. Tal como o Fábio, agradeço a comprensão :smile:
Já o joelho da Nagisa me deixou arrepiado a cada grito. Eu sei que isso é um anime, que tudo geralmente é exagerado e tudo o mais. Mas poxa, joelho é complicado. De fato, dependendo do machucado, você pode dizer tchau ao esporte.
E ela é uma garota alta e grande. Péssima combinação. Gente alta tende a sofrer mais com esse tipo de lesão.

DiegoSG

Mas foi justamente por conta dessa cena da OP que eu praticamente "completei" automaticamente a frase quando ela primeiro veio :stuck_out_tongue: E de fato, essa cena em particular, da Nagisa gritando, é de arrepiar de nervosismo. De certa forma, o anime nos colocou não tanto na pela das personagens, mas dos espectadores - sobretudo os companheiros delas do clube, que sabiam dos limites da Nagisa e estavam igualmente apreensivos a cada salto da garota.

Vinicius Marino

Eu gostei particularmente de como o anime usou a plateia. Deu um brilho final a personagens que já tinham saído, mas puderam voltar, na posição de "comentadoras". Tipo a garota de cabelo rosa cujo nome nunca me lembro. Ou a garota linda com o grampo no cabelo e seu treinador feioso.
Shokugeki no Souma usa muito esse tipo de recurso. Como são muitas as personagens, você coloca algumas no "banco" em algumas temporadas para torcer pelas outras.

DiegoSG

Acho que muitos animes fazem isso, sinceramente. Yu-Gi-Oh é especialmente infame por colocar a platéia para comentar cada carta que alguém joga. Idem para Pokémon, onde a plateia precisa comentar cada ataque :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino

Infame mesmo é Shigatsu wa Kimi no Uso, que bota a plateia para falar como as pessoas estão tocando. O que, vai lá, faz sentido no mangá, mas anime tem áudio! A gente é capaz de ouvir por conta própria! :smile:

mexicano21

É, odeio quando anime musical coloca gente falando por cima da música
Foi um dos motivos de eu (injustamente) não ter gostado de KimiUso quando ele foi lançado. Mas em esportivo é outra coisa. Só não pode exagerar, e acho que Hanebado acertou em cheio nesse equilíbrio

Gato de Ulthar

Já que estamos falando da plateia de Hanebado! Ela teve um destaque bem grande além do mencionado, lembrando que ela foi composta por várias personagens do núcleo de apoio do anime. Um ponto de nota foi a ajuda que a Yuu e a Sora prestaram à Ayano. Foi interessantíssimo a análise das duas, que perceberam a mudança brusca de caráter da Ayano nos últimos episódios, e que até sentiram medo dela neste último jogo, mas que notaram que a maneira certa de agir era também apoiar a Ayano, visto que era uma companheira de time. Isto ressaltou na cabeça de nossa protagonista a importância dos amigos, já que ela tinha a total ciência de que estavam todos torcendo pela Nagisa. A Ayano sabia que estava sendo uma cuzona e mesmo assim foi tratada como amiga, isso foi um dos motivos que a fez cair na real, junto com o próprio jogo em si, não acham?

mexicano21

Elas já haviam conhecido a Ayano legal, companheira, então sabiam que aquilo era só uma face dela, mas se ela fosse ostracizada provavelmente era tudo o que ia restar.

Gato de Ulthar

É mesmo, mas o desejo mais forte, inclusive o meu, era dar uma surra na Ayano ou expulsá-la do time, ou ainda a punir de alguma forma. É preciso coragem e lealdade para acolher alguém como a Ayano.

mexicano21

Acho que quase todas na equipe ficaram com raiva da Ayano pelo menos em algum momento. A Sora foi a única que teve raiva dela desde antes da transformação, o que dá um peso especial para o suporte que ela dá para a protagonista no jogo final.

DiegoSG

Paciência de Jó a das duas, diga-se de passagem :stuck_out_tongue: Eu teria falado pra Ayano perder mesmo, que ela precisava disso pra cair na real um pouco.

mexicano21

Bom, ela caiu na real mesmo sem perder, ainda durante o jogo (mas é questionável o que teria acontecido se ela tivesse conseguido vencer no final das contas), e acabou perdendo de qualquer jeito :smiley:

Gato de Ulthar

Outra coisa que eu gostei é que a Ayano não perdeu totalmente seu lado obscuro, como foi apresentado no final do episódio, onde ela desafiou e provocou a Nagisa, além da cara de psicopata especialmente eficiente dela. Claro que esse lado competitivo e provocador faz parte de sua personalidade, e não é uma coisa que se perde do dia para a noite, mas digamos que ficou em um patamar saudável.

mexicano21

No final o lado "sombrio" dela ficou parecendo só excesso de competitividade misturado com infantilidade. O que faz sentido, ela foi "mimada" pela mãe no badminton. Quando ela estava no topo do mundo, porém, ninguém tinha coragem de contradizer ela, e ninguém conseguia convencer ela. Ela ter perdido, ainda que há muito custo e risco, quebrou essa barreira e agora ela parece só ridícula mesmo, como deveria ser desde o começo. Foi uma solução muito boa.

Gato de Ulthar

E foi particularmente engraçado quando a Yuu disse que a Ayano exagerou na mudança de personalidade :stuck_out_tongue:
A falta de uma figura materna presente fez bastante mal para a Ayano. E uma coisa que só agora parei para pensar, quem é o pai dela? É bastante comum nos animes (a CLAMP que o diga), criar famílias disfuncionais ou famílias apenas com um dos pais ou nenhum e não dar nenhuma bola ou menção de existência do genitor ausente. Mas só por divagação, a Ayano não teve pai nem mãe presentes, claro, teve os avós, mas eles nem me passaram muita confiança como capazes de criar uma criança decentemente.

mexicano21

O pai deve ser um atleta qualquer com quem a mãe da Ayano nunca quis nada sério porque só queria se dedicar ao esporte, e nunca contou para ele também. Totalmente especulativo isso, claro, mas parece o tipo de coisa que ela faria.

Gato de Ulthar

Bem a cara da mãe da Ayano mesmo.

Vinicius Marino

Confesso que não consegui "perdoar" a Ayano, mesmo depois da sua metamorfose. Ela é mimada demais e agiu de forma indesculpável ao longo do anime. Felizmente, Hanebado! tirou leite de pedra para fazee valer com o restante do elenco. Não é toda história que sobrevive a uma protagonista pouco carismática.

mexicano21

Não acho que seja o caso de perdoar. Ela é mimada, ponto. A personagem é coesa, e fico feliz com isso.

DiegoSG

Eu "perdoo" pela história de vida dela. A mãe abandonou e os avós claramente não souberam criar. Normal ela ser mimada. Mas sim, um ligeiro tapa na cara não faria mal :stuck_out_tongue:

mexicano21

Tem que dar um desconto pros avós porque parece que algo muito ruim deve acontecer com eles se ficarem afastados daquela mesa por muito tempo. Assim fica difícil mesmo

Gato de Ulthar

Hahahahaaha :stuck_out_tongue:
Além disso eles são bem idosos. Claro que uma vida difícil não é desculpa para ser um cuzão com ninguém, cada um é responsável pelos seus atos e Ayano também, mas nestes casos se faz um desconto e vejo que a Ayano mostrou que melhorou e a tendência, assim esperamos, é que melhore e evolua continuamente, seguindo o exemplo da Nagisa, que realmente foi um exemplo de superação.

mexicano21

Um exemplo de alguém que começou o anime cuzona e percebeu isso sozinha e melhorou. Se a Ayano precisava de um modelo saudável, pra substituir a mãe, encontrou

Gato de Ulthar

Falando um pouco sobre pontos gerais. O que vocês mais gostaram em Hanebado!?

mexicano21

Me emocionar com as partidas e apreciar a riqueza de suas personagens

DiegoSG

A abertura :stuck_out_tongue: Poxa, deve ter sido a melhor de sua temporada, ou no mínimo uma das melhores!

mexicano21

Estou com a música na cabeça agora

DiegoSG

hitori datte susume...

Gato de Ulthar

A abertura é muito boa realmente. Sempre teve tanto o que comentar em Hanebado! que esqueci de mencionar a abertura!

Vinicius Marino

Gostei da Nagisa. Uma das personagens mais engajantes, desenvolvidas e redondas da temporada... e quiçá do ano todo.

Gato de Ulthar

A Nagisa também foi minha queridinha, uma ótima personagem!
Então é isso, chegou a hora de se despedir de Hanebado! Não sem uma singela lágrima no rosto motivada pelo anime de esportes que mudou minha visão sobre animes de esporte! ADEUS!
Espero por todos no próximo Café com Anime!

Postagens mais visitadas