Café com Anime - Mahoutsukai no Yome Episódio 13


Bem vindos a mais um Café com Anime, estamos iniciando o segundo "cour" de Mahoutsukai no Yome, o que significa que metade do anime já passou! E o que a metade restante deste belo anime nos reservará? Este 13º já dá algumas pistas!

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. Se você tem interesse em entender melhor o projeto, recomendo que leia a postagem introdutória da inciativa: 

Café com Anime - Uma nova iniciativa do Dissidência Pop para esta temporada de Outono de 2017


Também é possível acompanhar o Café com Anime e as conversas publicadas por aqui: Análises Semanais - Café com Anime, onde há um menu para acessar todos os episódios analisados, a medida quem forem lançados. Lembrando que o Dissidência Pop também está hospedando nossas conversas sobre o anime Junji Ito: Collection.



Gato de Ulthar-

-----------------------Episódio 13---------------------
Bem vindos de volta com o Café com Anime! Finalmente podemos dar prosseguimento à análise do segundo "cour" de Mahoutisukai no Yome. Como é de praxe, começando uma temporada nova tivemos uma nova abertura e encerramento (eu gostei delas, mas sinto que gostei mais das anteriores).
O episódio foi "bonitinho", não foi? Senti muita verdade na dificuldade da Chise entrar no assunto sobre o passado do Elias, bem como da permanente resistência do Elias "abrir" seu coração, embora estejamos vendo que ele está interessado verdadeiramente em aprender sobre os sentimentos humanos.
O episódio teve direito a uma reviravolta no final. Não estava na cara que aquele ser iria fazer alguma coisa estranha?
E bichinhos fofos podem ser muito perigosos, não se esqueçam disso.

Diego-

Apesar de todos os apesares, continuo querendo uma dessas ovelhas aladas pra mim :stuck_out_tongue: Bom, o episódio 13 foi dentro do esperado, um momento mais de calmaria para fazer a ponte entre o episódio passado e a saga que começa agora (seja ela qual for). A narração no início me deixou curioso, mas vou dizer que a Chise seguindo tendo dificuldades de falar com o Elias foi um pouquinho decepcionante. Faz sentido, sim, mas depois da catarse que foi o episódio passado fica parecendo que a autora "deu pra trás", por algum motivo. Sobre o final, era esperado que o recém chegado fizesse algo estranho, mas transformar a Chise em uma raposa certamente não estava na minha lista de previsões. Quero só ver como o Elias vai trazer ela de volta rs.

Diego-

Ah sim, e podemos falar da nova opening? Porque meu senhor isso foi ruim. A antiga não era nenhum primor, mas ao menos a música era legal. Essa nova segue usando apenas clips do anime (dos episódios passados, ainda por cima!) e a música não tem nada da energia da primeira abertura :frowning:

Gato de Ulthar-

Foram só cenas da primeira metade do anime, fiquei meio chateado também.

Fábio "Mexicano"

Dar para trás? De forma alguma. Como eu disse sobre o episódio anterior, aquele foi o momento da Chise, e permanece, e vemos ela agir de acordo. Ela cresceu e não voltou atrás. Agora vamos ver o Elias. Ele tenta entender sentimentos para tentar entender o que é ser humano, talvez com a esperança subconsciente de se tornar um. Mas em sua incapacidade de compreender o que é ser humano ele não entende que a primeira coisa que ele precisa fazer é entender e aceitar a si mesmo. Não é que ele esconda, e sim que ele não acha necessário mesmo - e algumas coisas ele pode até mesmo achar prejudiciais, como quando ele tentou apagar uma memória da Chise. O Caveirão tem um longo caminho ainda pela frente. Para esta temporada, pode ser um exercício divertido para quem for assistir Overlord comparar o Elias e o Momonga: dois monstros-caveira poderosos, mas muito diferentes - o Momonga é um humano, afinal.
E muda temporada, mudam abertura e encerramento (gosto muito mais dos antigos), mas uma coisa não muda: a incapacidade do Elias em proteger a Chise. Começo a me perguntar se ele é mesmo assim tão poderoso. Vemos mais ele do que qualquer outra coisa nesse anime e somos levados a crer que ele é poderoso. E talvez seja, quando comparado à maioria dos feiticeiros humanos. Mas ele não é humano, e talvez quando comparado a tudo o que não é humano no mundo o Elias seja tão fraco quanto relativamente jovem ele parece ser. Alguns séculos? O Judeu Errante tem dois mil anos. O sujeito que apareceu nesse episódio também tem alguns milênios.

Gato de Ulthar-

Comungo com o Fábio, também não vi a atitude da Chise como dar para trás. Ela voltou para casa com a intenção de conversar abertamente com o Elias, mas sabemos que não é fácil entrar em certos assuntos, ainda mais para uma garota com sérios problemas de relacionamento. Ela chegou a conversar com o Elias, não tudo o que ela queria, e mais por uma iniciativa dele do que dela, mas mesmo assim foi um bom avanço. Claro que foi estranho ela perguntando logo de cara ele se ela era GOSTOSA! Fazendo referência à mesma pergunta que Chise fez em episódio passado.
Mas acho que é isso mesmo, agora é a vez do Elias melhorar como ser, aprendendo o que é sentir, já que emocionalmente é apenas uma criança.
Quanto ao poder dele, acho que ele é bastante poderoso, não infalível, caso contrário ele não teria deixado Chise ser capturada daquela forma, e certamente há seres muito mais poderosos.

Vinicius Marino-

Só digo que esses insetos peludos do frio bem que podiam vir aqui para o Brasil. Iam me poupar a grana do ar condicionado.
Brincadeiras a parte, o ponto que vocês levantaram é muito interessante. Também não acho que o Elias seja todo-poderoso. Aliás, sempre tive a impressão de que ele é um mago "iniciante". Claro, é difícil mensurar estas coisas quando sua vida dura milênios.
A título de curiosidade: não sei se o anime vai falar isso com todas as letras, mas o mangá deixa claro que o Olhos de Cinzas é um dos Deuses Antigos. Ou seja, mais do que uma fada ou um ser "sobrenatural". Ele é, literalmente, uma das divindades que reinava sobre as ilhas britânicas antes da chegada dos cristãos.
Há outros deuses do tipo que aparecem ao longo do mangá, e o character design é simplesmente fabuloso. Espero que o anime faça justiça a eles.

Gato de Ulthar-

Teve um momento, não sei quanto a vocês, que achei muito bonito. Lá pela metade final do episódio quando é mostrado, sem falas, só com uma bela trilha sonora e um jogo de cores bem trabalhado, um pouco do cotidiano de Chise e companhia. Esses recursos as vezes são usados para ganhar tempo ou preencher um episódio, mas achei que caiu bem para mostrar um pouco do clima familiar do novo lar da Chise.
Alguns quadros ficaram bem bonitos:

Fábio "Mexicano"-

Esse screenshot está parecendo um livro ilustrado cujas imagens ganharam vida.

Vinicius Marino

Várias vezes ao longo do Café vocês disseram sentir falta de um retrato do treino da Chise. Uma prova de que ela não estava só agindo por instinto, mas ativamente se letrando nas regras desse mundo. Nesse episódio, acho que tivemos um aperitivo disso. Foi um capítulo até lento da jornada, mas que (na minha opinião) enriqueceu a série.
Repito o que já disse de outros episódios: Mahoutsukai não é uma série agitada, e o anime se beneficia quando respeita seu andamento.

Diego-

Eu gostei desse momento mais calmo, e achei ele um excelente contraste para as cenas do Elias isolado do episódio passado. Foram cenas que passaram muito bem o "calor" metafórico da situação.

Gato de Ulthar-

Concordo com tudo que vocês disseram, e digo um pouco mais. Este momento rendeu algumas cenas muito bonitas. Gostei particularmente desta, onde aparecem alguns bichinhos, que parecem o Plankton do Bob Esponja :stuck_out_tongue: , saindo dos livros!
Sem falar nessa cena, onde vemos genuinamente a receita de um feitiço. Será que ele funciona? :)
Pelo que deu para entender, a receita é uma pomada de fadas que seria capaz de fazer um bebê poder ver através das coisas e enxergar fadas, mas deve ser usada apenas em metade humanos e metade fadas, pois o uso exclusivo em humanos seria um tabu e provocaria uma punição. Os ingredientes também são bem "variados", indo na receita moedas de ouro velhas e trevo de quatro folhas.
Esse livro levanta alguns pontos interessantes! Então é possível ter fadas híbridas com humanos. Será que o Elias seria um caso destes? Isso se essa inclusão tiver sido proposital, não meramente um elemento para compor o cenário.

Fábio "Mexicano"-

Eu acredito que essa cena (do livro e da receita) foi proposital. Claro que é o tipo de coisa que funciona mil vezes melhor no mangá, porque no anime não temos tempo para parar e ler (bom, eu fiz isso, mas animação não foi feita para isso, vocês entenderam). Enfim, no momento em que essa cena ocorreu, a Chise estava pensando sobre como o Elias não fala sobre si mesmo. Se foi só para dar atmosfera ou se ela está começando a ter ideias tortas (usar feitiços para "enxergar através" do Elias) vai ficar em aberto por mais algum tempo.

Gato de Ulthar-

E fazendo uma pesquisa rápida, essa pomada de fadas que serve para ver "fadas" ou o munda das fadas é relativamente popular em estórias de fantasias e conto de fadas encontrados na Franças, Escandinávia e Ilhas Britânicas.
Fairy Ointment or The Fairy Nurse is an English fairy tale collected by Joseph Jacobs in his English Fairy Tales. It has been told in many variants. Andrew Lang included one in The Lilac Fairy Book. The ointment itself, as a substance allowing a ...

Fábio "Mexicano"-

Pena que sou 100% humano, senão eu experimentaria... :smile:

Vinicius Marino-

Mudando um pouco de assunto: eu sei que o design da varinha da Chise e legal e tudo o mais, mas onde raios ela guarda esse trambolho?
Em algumas tomadas, ela aparece tirando a bengala de dentro do mini-shorts, como se fosse a bolsa do Gato Félix ou um inventário de RPG(editado)
Sei que é um detalhe pequeno, mas Mahoutsukai é um anime tão cuidadoso em detalhes que isso acaba se sobressaindo. Não custaria nada darem à Chise uma espécie de "bainha" para carregar o báculo, ou mesmo fazê-lo 'transformável" à la Sakura

Gato de Ulthar-

Onde ela guarda a varinha hein? Não consegui deixar de pensar em algo pervertido ( ͡° ͜ʖ ͡°).
Se ela simplesmente materializasse a varinha quando quisesse já seria aceitável.

Diego-

Li que no mangá explica que a bolsa dela é um portal que se liga ao seu quarto, e que é dela que sai a varinha.

Vinicius Marino-

Nossa, esse detalhe me passou despercebido.

Fábio "Mexicano"-

Mas no anime nunca explicou :stuck_out_tongue:
E sim, nesse último episódio isso ficou ridículo, hahaha

Gato de Ulthar-

Uma cena engraçada que eu vi neste episódio foi esse coelho vestido de aviador :stuck_out_tongue: ! A criatura mais enigmática de Mahoutsukai.

Fábio "Mexicano"-

Se eu vejo coelhos na Inglaterra não posso evitar pensar em Alice :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar-

Agora que vi, é impressão minha ou esse coelho tem dois pequenos chifres?

Vinicius Marino-

Pergunto-me se não ele não é um Jackalope, uma espécie de coelho chifrudo do folclore europeu:
(Isso é uma montagem, btw)

Gato de Ulthar-

É possível! Embora os chifres do coelho aviador ainda estejam curtos! Eu conhecia esse bicho como lebrílope, mas acho são sinônimos.

Gato de Ulthar-

Falando em chifres, outra cena me chamou a atenção:

Fábio "Mexicano"-

Notei isso e achei curioso também. Mas provavelmente é só coincidência mesmo.

Gato de Ulthar

Provavelmente sim, mas minha curiosidade não foi tanto pelo encontro entre os chifrudos, mas sim pela estranha propriedade daquele colar que o Elias deu para a Chise, de quando se olhar através dela você algo "além". No final do episódio, pouco antes da Chise ser atacada, ocorreu o mesmo.

Fábio "Mexicano"-

Eu fiquei com a impressão que aquilo foi algo que a Chise fez para o pingente, não uma propriedade que ela tinha desde que o Elias deu.
Até porque tem a ver com a magia que a Chise estava pesquisando antes - e que nós discutimos aqui.

Gato de Ulthar-

Boa sacada! A "pomada de fadas" que poderia fazer o usuário ver fadas ou o mundo das fadas. Como no anime a Chise já pode vê-las, acho que o sentido do feitiço é fazer o usuário ver através das aparências, a verdadeira forma da criatura que está na frente dela.

Fábio "Mexicano"-

E pelo que consegui ler do livro, se me lembro, não falava especificamente sobre ver fadas, mas sobre "ver além", algo assim.

Gato de Ulthar-

Conferi agora, consta a habilidade de ver "através das coisas" , "fadas", "meio-fadas" e etc...
Mas acho que o através das coisas é o ponto de interesse mesmo.

Fábio "Mexicano"-

Exatamente. Acho que foi a primeira vez no anime que vimos a Chise estudar sozinha, por interesse próprio, uma magia tão específica - e o anime mostrar isso de forma ostensiva, já que dava até para ler o livro apesar da qualidade ruim da imagem naquele tamanho e do inglês quebrado. E em seguida a Chise aparece com uma nova habilidade em sua pedrinha - o vínculo é óbvio.

Diego-

Juro que pensava que era uma propriedade do colar em si.

Fábio "Mexicano"-

Seria muito conveniente ter passado esse tempo todo sem ser revelada, dado que é um poder ativo. Se fosse passivo, vá lá. E o colar é basicamente um GPS pro Elias localizar ela, como descobrimos pouco depois dela recebê-lo. Finalmente, por que o Elias daria algo assim para a Chise? O próprio prefere esconder coisas dela.

Gato de Ulthar-

Faz sentido mesmo. É curioso também que ela somente vê seres espectrais e olhos esquisitos.

Fábio "Mexicano"

Isso pode ser coincidência. Ela não procurou ver muitas coisas ainda.

Diego-

Não duvido que tenha mesmo sido algo que a Chise fez. Tem lá seu sentido, embora eu me pergunto porque fazer isso com aquele colar em específico, ao invés de algum outro objeto.

Fábio "Mexicano"-

Ela já tem o colar, o anel, agora o báculo. Mais um objeto e ela vai ficar parecendo o Batman :smile: Se puder reaproveitar, parece melhor :smile:

Vinicius Marino-

Falando em apetrechos: é impressão minha ou a quantidade de objetos nas prateleiras do quarto dela está aumentando?
É uma forma bem sutil (e meiga) de mostrar sua evolução como aprendiz.

Fábio "Mexicano"-

Talvez esteja. É parte do cinto de utilidades do Batman dela também, não é? Não foi você quem disse que ela pode usar a bolsa para acessar o quarto?

Gato de Ulthar-

Apetrechos à parte, Chise está demonstrando um avanço significativo em suas habilidades mágicas, assim como avança como pessoa. Esperaremos o que o próximo episódio revelará! Então, ficamos por aqui com o Café com Anime e até a próxima!

Postagens mais visitadas