Asatte no Houkou. Como não desperdiçar seu tempo.


"Existem coisas que não alcançamos mesmo com as mãos estendidas. Existem coisas que não voltam quando nos distanciamos. As pessoas sempre estão a procura de alguma coisa... E antes que percebam, elas já se foram." Esta mensagem antecede a abertura em todos os episódios de Asatte no Houkou, e diz muito sobre o curioso slice-of-life que lhes apresento nesta ocasião.

Asatte no Houkou é um anime que segue uma premissa que já foi bastante explorada na ficção, nas suas mais diferentes variações, os romances de "troca de corpos", seja quando a pessoa vai para o corpo de outra pessoa ou para o seu mesmo em outra idade, como no sucesso do cinema japonês, Kimi no Na wa, e no anime Kokoro Connect. Mesmo fora do mundo dos animes este é um tema bastante recorrente, Holywood já explorou-o massivamente, como nos filmes De Repente 30 e Quero Ser Grande, com Tom Hanks. Até mesmo no Brasil essa temática veio aos cinemas, com Se eu Fosse Você.

A troca de idades das protagonistas
No caso do anime que estou apresentando há uma troca de corpos entre as duas protagonistas, Shouko Nogami e Karada Iokawa, o diferencial do anime é que uma é adulta e a outra criança. Antes de falar do anime propriamente dito, vamos aos seus dados técnicos. Asatte no Houkou foi um anime exibido entre 06 de outubro de 2006 até 22 de dezembro de 2006, composto por 12 episódios, e produzido pelo estúdio JC. Staff, o mesmo de Toradora! e Shokugeki no Souma. Foi dirigido por Katsushi Sakurabi, o mesmo diretor de Alice to Zouroku, Flying Witch, Shingetsutan Tsukihime e Kamisama no Memochou. Portanto, trata-se de um diretor experiente. Lembrando que Asatte no Houkou foi adaptado de uma mangá de mesmo nome de autoria de  J-ta Yamada.

Mais profundamente, do que se trata Asatte no Houkou? Existem dois significados para Asatte no Houkou, pode significar "direções opostas" e "em direção ao dia depois de amanhã". O enredo do anime segue a vida de Karada Iokawa, uma menina que parece mais nova do que é. Ela é gentil e esforçada, mas odeia quando é tratada como criança. Ela perdeu os pais quando era pequena, e teve que viver com seu irmão mais velho Hiro, que teve que voltar dos seus estudos nos EUA para cuidar da irmã. Karada se ressente profundamente de ser um fardo para o irmão, por isso deseja crescer logo, e enquanto isto não acontece, trata de fazer todos os serviços de casa.

O par romântico do anime, Karada e Tetsu. O curioso que a Karada adulta fica do mesmo tamanho de Tetsu.

Acontece que a ex-namorada de Hiro, Shouko Nogami, que ele acabou abandonando nos EUA, acaba aparecendo para morar na pequena cidade ons os irmão moram. Shouko age de maneira infantil e irritante, ainda mais pelo fato de se sentir abandonada por Hiro. A atmosfera entre Karada e Shouko logo fica tensa, sendo que Shouko chega eventualmente a chamar Karada de "infantil", quando ela recebeu um laço de presente do irmão. Contudo, essa reação demonstra que a garota mais velha consegue ser mais infantil do que a jovem.

Na pequena cidade litorânea há um pequeno templo (estaria mais para um oratório), onde há uma pedra negra que supostamente concede desejos, mas pouco se sabe de onde surgiu esta história, que é considerada apenas um folclore local. Karada, depois da briga com Shouko, vai para o pequeno templo e deseja fortemente crescer o mais rápido possível para não se tornar um fardo para o seu irmão, e Shouko estava perto dela nessa hora. Não é difícil imaginar o que vem a seguir certo? Ambas, como num passe de mágica, trocam de corpos, ou melhor dizendo, Shouko rejuvenesce até virar uma jovem garota, e Karada cresce até se tornar uma adulta, simplesmente trocam as idades.

Os jovens Hiro e Shouko enquanto namoravam nos EUA

Com as idades das duas revertidas, demora um pouco para cair a ficha, assim sendo, Shouko leva Karada para o seu apartamento e ambas devem chegar em um acordo para sobreviverem nesta condição. Muitos problemas surgem pelo ocorrido, principalmente a relação com Hiro, o irmão de Karada, e Amino Tetsumasa, um companheiro de turma que Karada gostava e esse sentimento era retribuído, sendo assim, o rapaz passa a procurar Karada exaustivamente, já que ela é dada como desaparecida.

Em resumo é isso que é Asatte no Houkou. Tanto Shouko como Karada tiveram que aprender como viverem em suas novas condições. Para Shouko é mais fácil, pois apenas ela volta a ser criança, contudo, para Karada, ela é jogada de supetão na vida adulta, tendo que lidar com problemas que somente adultos teriam que lidar, como procurar empregos, ser assediadas por homens, agir de forma madura, entre outras coisas. O maior desafio de Shouko foi, por exemplo, ter a oportunidade de brincar naturalmente com outras crianças, o que não fez na primeira que vez que foi uma delas.


Asatte no Houkou não é um anime guiado para uma construção de mundo, mas sim exclusivamente focao no desenvolvimento dos personagens. Não é explicado como a pedra realiza desejos, se é algo extraterrestre ou mesmo uma intervenção divina, e isso faz alguma diferença? Absolutamente não! Fico até feliz que o anime não tentou perder tempo explicando isso. As duas protagonistas precisavam trocar de corpo, o esquema da pedra mística foi conveniente, só isso, toda explicação adicional é desnecessária para um slice-of-life deste estilo.

Contudo, o mais importante desta transformação, foi proporcionar para as duas uma possibilidade de se entenderem melhor, pois qual o motivo de Shouko agir como uma criança? Será que ela voltando à tenra idade conseguiria descobrir o que havia de errado com ela? E no caso de Karada, será que sendo adulta ela deixaria de preocupar seu irmão, e será que ela simplesmente conseguiria abrir mão dele e levar uma vida independente?


Asatte no Houkou não apela em nenhum momento para o humor, mostrando para nós o resultado de quando um adulto tem a chance de reviver sua infância, ainda mais quando o seu eu adulto leva uma vida com emoções consideradas infantis, bem como, quando uma criança, se maneira repentina, cresce e é obrigada a encarar a responsabilidade e maturidade que uma vida adulta demanda. É certamente um contexto bastante interessante que bem trabalhado pode apresentar um cenário bastante realista, mesmo que motivado por um evento sobrenatural não explicado.

Asatte no Houkou marcou uma quebra de paradigma em 2006. Naquela épica, até muito tempo depois, romances de troca de corpos era um tropo basicamente utilizado para comédias, sendo difícil achar uma abordagem séria da questão. Além disso, esse tipo de elemento quase sempre era utilizado em animes e desenhos ocidentais de maneira episódica, ou seja, em algum episódio específico, dois ou mais personagens trocam de corpos. Asatte no Houkou trouxe uma abordagem mais madura para o tema, sem nenhum pingo de comédia.

Hiro e Karada perderam os pais cedo.

A partir deste momento se desenvolve um slice-of-life típico. Asatte no Houkou proporciona a quem estiver assistindo uma atmosfera gentil e calma. Cenas como a primeira ida no shopping das duas para procurar uma cama, as trapalhadas da Karada quando tenta se portar como adulta, o contraste que isto gera com a extrema maturidade da pequena Shouko, a tentativa de emprego que a Karada protagonizou também foi digna de nota, para mostrar que o mundo adulto não é tão fácil como ela imaginava que seria, que há muitos perigos pelo mundo a fora. Contudo, nem sempre o anime acerta nestes pontos.

O andamento do anime é na maior parte do tempo lenta, o que é típico de um slice-of-life, contudo, em algumas partes de Asatte no Houkou ele é especialmente lento, nada que atrapalhe muito, mas continua sendo um ponto negativo do anime e um tanto irritante em alguns episódiso. Além disso, uma das maiores críticas que podem ser feitas ao anime, é o fato de que mesmo possuindo um andamento lento do começo até os momentos derradeiros, o fim de Assatte no Houkou é bastante corrido, tudo acontece muito rápido e sem que o anime consiga explorar a emoção ao máximo que faria jus diante de uma história deste tipo.

Primeiro encontro de Shouko e Karada, aparentemente pareceu amigável, mas acabou em mágoa.

O final de Asatteno Houkou foi realmente justo, não direi o que aconteceu para não dar spoilers, vou deixar vocês na curiosidade, mesmo que eu não ache muito difícil identificar qual seria o final de um anime como estes. Como típico slice-of-life focado no desenvolvimento e amadurecimento das personagens, tanto Shouko como Karada superaram suas dificuldades e seus sentimentos conflitantes, só algumas opiniões de alguns personagens importantes mudaram com muito pouco esforço, menos do que seria necessário para parecer natural. Mas foi como eu disse, foi um final justo.

Outra coisa que me incomodou um pouco, foi que tivemos as duas protagonistas, Shouko e Karada, contudo, a Karada teve muito mais tempo de tela, e os principais dilemas a serem resolvidos foram os seus, a Shouko ficou apenas como um "acessório" de Karada, sendo que era parte importantíssima para o anime. Ela voltou a ser criança, seria a possibilidade incrível para rever os traumas do passado, já que ficou subentendido que era uma criança solitária que não brincava com ninguém. Como criança novamente, Shouko teve a oportunidade de quebrar suas barreiras rígidas e se deixar levar pelas brincadeiras das crianças no parque, se divertindo muito. E deu, mais ou menos o único embate com o seu novo corpo de criança foi esse.

Karada orando no pequeno templo momentos antes da transformação.

E falando de personagens, Asatte no Houkou não comete o erro de introduzir dezenas de personagens em uma obra de apenas 12 episódios. Assim sendo, o anime possui um elenco bem reduzido. Entretanto, devo mencionar que mesmo com poucos personagens, alguns foram somente pincelados. Há quem diga que no mangá há mais desenvolvimento dos personagens secundários, mas não posso afirmar nada. E foi como eu disse antes, a maior parte do anime foi gasta com os momentos dramáticos de Karada, mostrando ela chorando para lá e para cá? Isso é ruim por si só? Não, mas tirou um espaço dos outros personagens, o que teria tornado o anime um pouco mais dinâmico e não tão lento, que é uma das principais críticas ao anime.

Visualmente, Asatte no Houkou é lindo. Tirando o fato de que é um anime de mais de 10 anos de idade, sua animação é muito boa, digna do estúdio J.C. Staff. A combinação das cores, cenários luxuriantes do verão japonês e uma bela trilha sonora são o tom da série. É um deleite observar os pequenos detalhes, como quando Shouko e Karada resolvem fazer um bolo de aniversário. Tirando o aspecto belo da cena, que fala por si só, ao ver as duas interagindo e a Shouko mostrando sua inabilidade na cozinha, os detalhes da animação e do cenário casam perfeitamente. A palheta de cores suaves também é bastante positiva.


E falando em verão, assim como outro anime que resenhei anteriormente, Uta Kata, Asatte no Houkou se passa no verão de uma cidade litorânea, além disso, em ambas as histórias há o aspecto místico de um objeto ou amuleto que muda a vida das protagonistas, sendo assim, ambos são uma espécie de anime coming-of-age. Mais curioso é que ambos os animes são de idades próximas, Asatte no Houkou de 2006 e Uta Kata de 2004. Creio que isto seja apenas uma grata coincidência, já que não há nenhuma ligação aparente entre as obras.

Finalizando, o que posso concluir sobre Asatte no Houkou? Ele é um anime de momentos, alguns brilhantes e outros nem tanto. Mas o que significa esse "nem tanto"? Quero dizer que há momentos lentos que atrasam o andamento do anime, e os quais poderiam ter sido reduzidos para dar mais espaço para outros personagens. principalmente a Shouko, que podia ter brilhado mais. Contudo, se você é fã de slice-of-lifes, e não se importa com um andamento um pouco mais lento e calmo, Asatte no Houkou pode ser uma bela surpresa diante do enredo de aquecer o coração.


Postagens mais visitadas