Café com Anime - Mahou Shoujo Site 5


Chegou a hora do Café com Anime! Deem uma conferida na nossa conversa sobre o quinto e MELHOR episódio de Mahou Shoujo Site até o momento. Só lembrando que nossa conversa é composta por eu, Gato de Ulthar, juntamente com o Diego do É Só Um Desenho, o Vinicius do Finisgeekis e o Fábio "Mexicano" do  Anime21.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Mahou Shoujo Site, enquanto o É Só Um Desenho ficou responsável por dois animes, Legend of Galactic Heroes e Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online. Já o Finisgeekis publicará nossas conversas sobre Cardcaptor Sakura: Clear Card-Hen. E no Anime21, temos as discussões sobre Hisone no Maso-tan.


Gato de Ulthar-

Que episódio intenso! Só eu achei isso?
Bem, o episódio começa com mais uma cena linda entre a Yatsumura e a Aya, eu adoro essa demonstração de amizade delas, derrete meu coração como manteiga em um dia de calor!
E caramba, a abertura está diferente! Aparece mais uma meia dúzia de mahou shoujos e sei lá quantos admins! Eu pensava que apenas focaria no grupo principal que já havia dado as caras, mas vida que segue!
Fiquei realmente tenso com a Sarina chegando no apartamento da Yatsumura e a Nijimin indo no hospital matar a Shioi. Se a Sarina não fosse uma bully que gosta de humilhar suas vítimas, teria matado as duas rapidamente, esse foi seu erro, mais uma vez a Yatsumura se mostra muito esperta em já ter desenvolvido um esquema para proteger a Shioi.
E que luta foi aquela? É interessante a Aya tomando as rédeas de sua vida e enfrentando a Sarina, mas a diaba é uma acrobata e desviou de todos os tiros dela!
A Aya também não é tão burra assim, e conseguiu se defender com o bastão do campo de força. E lá vai o momento vai intrigante do anime, a Aya salva a Sarina! Isso me surpreende? Não, nem um pouco! Acho isso um erro? Talvez, mas posso afirmar que a Aya é mais corajosa em salvar a Sarina do que deixá-la morrer.
E quanto merda no ventilador hein? As duas foram encontradas com o campo de força aberto, e um bocado de gente viu! Aquele policial de cabelo estiloso me parece relevante, ele até apareceu na abertura, talvez ele comece a investigar as garotas mágicas?
E para finalizar, temos uma nova garota mágica de tapa-olho dando as caras, e um cliffhanger que foi jogado no lixo. A cena termina com ela com um estilete próxima da Shioi, se a intenção era fazer que pensemos que ela iria ser morta, não deu certo, já que na abertura ela aparece cortando os próprios pulsos! Talvez o estilete seja a varinha dela... Meu palpite é que ela tenha um poder curativo, e seja a responsável por curar a Shioi, e seria muito bom se ela curasse a Yatsumura e a Aya també. A Yatsumura teve uma parada cardíaca, mas duvido que ela morra nesse momento do anime.
Falei demais, mas é que aconteceu tanta coisa. Bem, digam o que acham!

Fábio "Mexicano"-

Eu não tinha visto esse detalhe na abertura, se teve spoiler foi você que deu, Gato :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"-

Brincadeira, se tá na abertura não é spoiler, mas eu estava realmente tenso pensando em que diabos iria precisar acontecer para a Rina não morrer. Porque pelo menos isso eu sabia: ela não vai morrer agora. Nem ela nem a Tsuyuno. Claro que o anime não pode ficar pra sempre sem matar ninguém, uma história dessas que não mata ninguém de verdade perde toda sua credibilidade, mas por enquanto é isso sim.
Como sempre, gosto dos detalhes afiados de Mahou Shoujo Site. A Tsuyuno à beira da morte grita e geme que quer se vingar e fazer o assassino de seus pais sofrer, para logo em seguida tossir sangue. A Aya não quer que a Sarina morra e por isso a teleporta para a sua carteira na escola, onde a outra havia escrito, entre outras coisas, seu desejo de morte para ela (ainda que fosse "só" bullying/ijime). Aya arriscou a própria vida para isso, enquanto a Sarina nem pensava a sério no que fazia e quase empurrou a protagonista para o suicídio.
E a ação foi realmente muito boa, o que mais posso dizer? Muita coisa, mas vou começar só com isso. Episódio nota dez.

Gato de Ulthar-

E não é mesmo Fábio? Não gosto de dar notas para nada, mas posso afirmar que esse foi o meu episódio favorito até agora.
Tudo foi construído muito bem para deixar uma sensação bem forme de tensão no ar.
Meu coração ficou na boca algumas vezes.

Vinicius Marino-

Antes. eu estava positivamente surpreso com o andamento do episódio. Hoje, eu fiquei embasbacado. Não me lembro qual foi a última vez que um anime nos jogou tanta informação em um único segmento, com tanta competência, deixando-no vidrado do começo ao fim.
Eu estava em cima do muro, mas agora já digo sem medo: o anime de Mahou Shoujo Site está ficando muito melhor que o mangá. A caracterização da Nana já estava nota dez, mas essa batalha entre a Sarina e a Aya superou qualquer coisa que eu tenha visto em suas páginas.
Me deu até vontade de ver Mahou Shoujo of the End finalmente animado. Com seu escopo maior, batalhas entre dezenas de personagens e tramas siderais, seria um espetáculo visual para fazer frente a qualquer blockbuster.
Vai saber? Se MSS fizer sucesso, talvez haja uma esperança.

Gato de Ulthar-

Tomara, eu adoraria ver mais de Mahou Shoujo Site e seu universo, caso seja possível e se o anime manter sua qualidade.

Diego-

Tenho de concordar: foi um ótimo episódio. Tensão bem construída, a luta foi legal, e foi ótimo finalmente vermos a Aya indo de frente contra a Sarina. Só não curti ela cair em choro depois da Sarina dizer que não se importava com ela. Isso tava meio que na cara, né :P
Mas eu vou dizer o seguinte: eu realmente espero que não tentem humanizar a Sarina e dar algum tipo de arco de redenção pra ela. O anime perdeu essa chance no episódio 1, e tentar isso agora seria simplesmente horrível. A Sarina tem é que morrer e fim de papo, é o único caminho razoável para se lidar com essa personagem. Se o anime inventar de fazer dela uma aliada vira insta 1/10.
E indo pra um outro ponto, aquele policial é mesmo estiloso demais para ser irrelevante :stuck_out_tongue: E se realmente tivermos a polícia investigando... WOW, qual foi mesmo a última vez que tivemos autoridades competentes agindo como tal em um anime envolvendo magia? Re:Creators?

Fábio "Mexicano"-

Em Re:Creators foi desde o começo, mas acho que foi mais um caso de as autoridades se adaptarem ao que estava acontecendo do que tentar combater. Eu nunca assisti, mas Death Note é famoso por isso, não é? Mirai Nikki é um anime trash que tem um policial importante pra história fazendo coisas de policial ... enfim, acho que não é tão incomum. No gênero garota mágica talvez seja, de cabeça não me vem um só exemplo agora.
E acho que a própria Sarina disse que ela mesma não quer saber de um arco de redenção, né? :smile: Mas não acho impossível que, no caso de aparecer mais adversárias, ela possa se aliar temporariamente com as protagonistas. Não sei se vai acontecer, naturalmente, estou só chutando.

Vinicius Marino-

Sim, o policial será relevante. Mas não, não dessa forma que vocês estão pensando. A participação dele é... bom, digamos que faz muito do episódio 1 parecer anime kodomo :smiling_imp:

Diego

Mas o anime estava indo tão bem! Uma pena mesmo :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino-

E quanto aos arcos de redenção, não falarei da Sarina especificamente, mas o Kentarou Satou tem o hábito de fazer uns duplos twists carpados morais com suas personagens.
Em Mahou Shoujo of the End, há um cara que é introduzido em uma das primeiras cenas com o pau de fora tentando estuprar cadáveres. Ele eventualmente se torna um dos grandes heróis da trama.
(Eu achei que meu choque tivesse passado, mas eis que escrever as coisas que o Satou concebe é pior que lê-las)

Fábio "Mexicano"-Ú

Acontece nas melhores famílias

Diego-Última Segunda-feira às 19:13

Fábio "Mexicano"-

Bom, nota-se em Mahou Shoujo Site que seu autor é cínico, não idealista. Moral é só uma forma de interpretar, de enxergar, no fundo a moral não é algo com existência concreta, assim que não faz sentido falar em redenção também. Você pode interpretar como quiser, mas esses personagens todos apenas são.
...e ele quer mais é que todo mundo morra também, então que diferença faz?

Gato de Ulthar-

Mas falando francamente, não acho que a Sarina se redime. Mesmo que ela tenha ficado em dívida com a Aya, a Sarina foi muito clara em afirmar que faria de tudo para sobreviver à tempestade. E espero que ela não meça esforços para isso.

Diego-

Discordo, Fábio. Pelo menos no caso de mahou shoujo site, acho que há sim o intento de colocar a Aya como o compasso moral da história. O resto sim é mais NPC com 1 ou 2 humores e é isso ai.

Fábio "Mexicano"-

Eu não acho que a Sarina tenha sequer sentido que deve qualquer coisa à Aya. Mas foi uma cena rápida, posso estar enganado.
E ainda não quero me apressar em enxergar a Aya como a portadora das virtudes. Sim, eu enxergo virtudes nela, e parte do meu artigo sobre o episódio dessa semana se foca justamente em dizer isso, mas eu não diria que a história em si tenha qualquer intenção de dizer que ela está "do lado certo" por causa dessas virtudes. Ou que "mereça" que as coisas deem certo para ela, ou qualquer tipo de recompensa objetiva ou moral por ser virtuosa. Acho que é o contrário, em Mahou Shoujo Site "toda boa ação será castigada".

Diego-

Não espero ela ser recompensada - se sair viva disso tudo já vai ser muito, francamente falando. Mas acho que há sim uma espécie de mensagem como que dizendo "todo mundo é um lixo, menos essa garota aqui, ela é legal" :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar-

Aos meus olhos a Aya também não se afasta do lixo. Temos a tendência de simpatizar com ela, e eu me incluo nisto, por ser vítima de várias violências, mas o seu comportamento também não é louvável, a apatia perante as humilhações, a sensação de culpa, são pontos negativos de sua personalidade. Por sorte, ela vem melhorando depois que conheceu a Yatsumura.

Vinicius Marino-

Acredito que não só são pontos negativos, como podem provocar sofrimento aos outros. Uma pessoa pouco decidida, incerta de si é aquela não oferecerá a mão para ajudar o próximo. Nem se arriscará num sacrifício se a situação o exigir. Isto sem contar em tacitamente "encorajar" bullies e outros vilões com a sua inação.
Isso me lembra de Timothy Upham, personagem do filme O Resgate do Soldado Ryan. Ele é retratado como um técnico não-combatente, inocente, que oferece o ombro mesmo a prisioneiros alemães. Em dado momento, no entanto, ele vê um soldado inimigo em uma briga de facas com Mellish, o soldado judeu de seu pelotão. Muito embora esteja armado até os dentes, ele fica paralisado pelo medo e observa o amigo sendo morto.
A personagem já foi interpretada como metáfora do "pacifismo" ocidental (e, especificamente, americano) no início da expansão nazista, e em como sua postura de colocar "panos quentes" no conflito os tornou cegos ou impotentes diante das atrocidades cometidas. O fato de Mellish ser um judeu só torna o simbolismo mais exacerbado.
Mahou Shoujo Site não é uma história que explora isso a fundo, mas eu acho interessante ter aparecido nessa conversa.

Gato de Ulthar-

O que redimiu, pelo menos um pouco a Aya, foi ela ter começado a ser mais ativa, chegando ao ápice na monumental defesa da Yatsumura neste episódio.
Lembram-se como ela hesitou em atacar a Magical Hunter e teletransportá-la lá no episódio 2?
Levando em conta que o Vinicius levantou o ponto da indecisão e do medo, que faz uma pessoa que presencia uma violência se tornar incapaz de cometer uma atitude, lembro de um exemplo de um anime onde este tema foi levado até a exaustão. Em 3-gatsu no Lion, boa parte da segunda temporada é gasta com este tema. Sem entrar em muitos detalhes, no respectivo anime uma menina é alvo de bullying no colégio, a situação chega a um ponto em que ela é obrigada a se afastar da escola e vai fazer um tratamento intensivo em uma espécie de clínica rural para vítimas de bullying.
A menina realmente perdeu todo o entrosamento social, e dificilmente se recuperará totalmente. Mas este ainda não é o ponto que quero chegar, na escola os alunos e a professora viam tudo mas não faziam nada. Os alunos por medo de serem as novas vítimas. Mas se todos os alunos se pusessem contra a situação de bullying, as valentonas teriam alguma chance? Penso que não, mas o medo e a indiferença impedem uma ação em conjunto. A mesma coisa com a professora, que foge do assunto a qualquer menção da palavra bullying e realmente tem um treco, talvez uma crise da síndrome de burnout, quando é empurrada contra a parede. A situação só começa a melhorar quando entra um novo professor mais enérgico e prestativo.

Vinicius Marino-

Esse é o famoso dilema do prisioneiro: é difícil tomar uma atitude se ninguém mais ao seu redor parece se importar com aquilo. Isso me lembra de um episódio da minha própria vida escolar. Dois alunos roubaram a prova de matemática da bolsa do professor e espalharam aos outros. O professor obviamente notou ao chegar em casa, preparou outra prova e notificou a coordenação. O episódio foi a maior "merda no ventilador", com aulas perdidas, broncas coletivas e um terrível mal-estar. Esse professor ficou tão insultado que tentou até faltar na formatura da classe.
O ponto é o seguinte: eu sabia quem tinha roubado e não tive parte alguma no esquema. Na verdade, só fiquei sabendo do ocorrido no dia seguinte quanto o celeuma começou. Mesmo assim, não disse nada. O medo de ser ostracizado (mais do que eu já era) falou mais alto.
E o resultado? Sem ninguém para fazer frente, a turma foi se tornando mais e mais indisciplinada. Você via a resignação nos olhos dos professores, alguns dos quais desistiram de passar a matéria e acatavam qualquer demanda dos alunos, não porque achassem certo, mas porque não mais se importavam.

Fábio "Mexicano"-

Comportamento de matilha é um troço complexo. Permitiu que chegássemos até aqui e vai nos levar para o futuro, conseguimos empilhar milhões de almas em algumas centenas de quilômetros quadrados em relativa paz e segurança, mas definitivamente não é só flores.

Gato de Ulthar-

Só sei que adorei o pouco que a Yatsumura conseguiu falar nesse episódio, ela foi direto âmago da questão e alfinetou a Sarina bem no cerne do problema!
Difícil saber o que a Sarina realmente pensa, será que ela realmente quer se vingar pela amiga morta e o estuprador?
É uma reversão de noções morais bem interessante, acho que é aquilo que o Vinicius disse sobre não esperar nada fixo do autor.
A Sarina é tão cega em suas ações que não vê que foi ela a responsável por absolutamente tudo desde o início.

Fábio "Mexicano"-

Eu acho que nem sociopatas gostam de ficar isolados no mundo. Mesmo eles precisam de contato humano, e os dela foram espatifados na escola. E tem a questão do orgulho também.
Ela não me parece ter a mesma noção de "responsabilidade" que seria saudável para uma vida em sociedade.

Gato de Ulthar-

Pois é, a afronta da Aya em enfrentá-la foi o que mais deixou-la puta da vida!

Fábio "Mexicano"-

Eu realmente sinto, a partir das ações dela, que ela acha que ela tem o direito de fazer o que quiser, com quem quiser. Ela me lembra bastante o irmão da Aya, que também revela em seus monólogos que se considera superior a todas as demais pessoas.

Gato de Ulthar-

Percebi isto também, um complexo de superioridade nos dois exemplos. A Sarina era a nata da escola, e os insetos, como a Aya, deviam ficar nos seus "lugares".
Mas para mim, ela está longe de ser a principal ameaça, a Nijimin me assusta muito mais! Nesse episódio ela estava assustadora, ainda mais por descobrir a mentira da Aya e a Yatsumura. Além de que seu poder é um dos mais perigosos mostrados até agora.

Fábio "Mexicano"-

A Nijimin é mais perigosa, até por causa de seu poder, mas não a acho (até agora, pelo menos) intrinsecamente maligna, como a Sarina.

Gato de Ulthar-

Não é intrinsecamente maligna, mas supera a própria Sarina no quesito de fixação doentia por vingança. Eu tenho minhas dúvidas se ela voltará alguma hora para o lado da Aya e da Yatsumura.

Fábio "Mexicano"-

Bom, eu acho que o motivo dela pelo menos é muito mais legítimo :smile:
Mas sim, a Sarina é vingativa mas não é irracional. Não acredito que fosse impossível, caso rastejassem aos pés da Sarina, que Aya e Tsuyuno fossem "perdoadas". Mas a Nijimin não está em condições de escutar ninguém quando está em modo vingança.

Diego-

Duvido muito que a Sarina perdoaria as duas. Sobretudo com ela sabendo que precisa das varinhas pra sobreviver à tempestade. Já a Nijimin, talvez seja possível falar com ela. Talvez.
E numa nota completamente não relacionada: meu deus, coitada da garota cujo bastão era "usar magia em outras localidades". É um daqueles poderes 100% inúteis sozinhos lol
Fora que o "bastão" era uma mina terrestre. Como diabos você esconde aquilo?!

Fábio "Mexicano"-

Eu pensei nisso também. Deve ter sido uma garota mágica que ganhou poderes junto com outra. Ficou daí uma coisa entre amigas ou entre irmãs, algo assim.

Gato de Ulthar-

Nem isso, do jeito que Mahou Shoujo Site é, provavelmente a garota recebeu uma varinha inútil sozinha e se ferrou por isso :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"-

Bom, pelo menos até agora não vi nenhuma garota mágica ser trollada logo nessa fase do esquema ... mas vá lá, não descarto.

Gato de Ulthar-

Me lembrou Battle Royale, onde cada estudante recebia uma arma diversa, algumas bem inúteis, como um leque de papel!
Quando tem o apelão que recebe uma metralhadora com trocentos carregadores!
No caso de Mahou Shoujo Site seria a Nijimin com sua habilidade de controlar as pessoas.

Fábio "Mexicano"-

É verdade, em Battle Royale teve umas coisas assim, umas armas muito inúteis ou de uso nada prático (como a garota que recebeu veneno)

Gato de Ulthar-

Mas o veneno fez um estrago na história! :smiley:
Mahou Shoujo Site não deixa de ser uma espécie de "battle royale".

Fábio "Mexicano"-

O veneno fez estrago por pura sorte (ou melhor, azar)
Eu tenho a hipótese sem pistas ainda de que os Administradores estejam competindo entre si para coletar mais varinhas
Depois das varinhas coletarem a força vital das garotas, claro

Diego-

Uma coisa que achei interessante na abertura é o fato de os administradores serem bem diferentes uns dos outros. Imediatamente me lembrei das nossas discussões sobre paralelos com Madoka. Eventualmente aprendemos em Madoka que existem vários "kyubeis", mas todos idênticos justamente por serem meio que uma só entidade, tecnicamente. Os administradores aqui serem tão distintos passa uma sensação de individualidade, o que só aumenta as minhas suspeitas de que pode cada um estar agindo para seus próprios interesses.

Gato de Ulthar-

E o design que cada administrador pega um estereótipo da sociedade japonesa, tem a gordinha, tem a com o maiô escolar, etc.

Diego-

Interessante que nesse print a Sarina está na linha de frente. Será possível um clímax das Mahou Shoujo enfrentando os Administradores? Eu certamente gostaria de ver isso.

Gato de Ulthar-

Seria uma batalha e tanto! Infelizmente ainda não temos uma parâmetro para as capacidades de luta deles.

Fábio "Mexicano"-

Acho que foi coincidência. O fundo e a frente nessa animação se movem de forma independente, se bem lembro direito. Calhou de ter saído assim, nesse momento, a captura de tela do Gato.

Gato de Ulthar-

Mas quem sabe né? Não descarto essa possibilidade.
O Vinicius que leu o mangá vai ficar se conçando para não nos contar se eles realmente luta :stuck_out_tongue:

Diego-

Eu duvido muito, na real :stuck_out_tongue: Por algum motivo, um embate do tipo não soa como algo que essa história faria. Mas né, adoraria ser provado errado nessa :smile:

Fábio "Mexicano"-

Os Administradores parecem muito "de outro mundo" para isso sequer ser possível. Se fazem questão de traçar paralelos com Madoka, enfrentar o Kyubey era inútil.

Diego-

Inútil não era, elas só teriam que matar muito mais do que apenas um :smile:

Fábio "Mexicano"-

Eles são tecnologicamente muito mais avançados, provavelmente é inútil sim não importa quantos você mate.

Vinicius Marino-

Eu estou surpreso com quão "quentes" vocês estão com seus palpites.
Nem posso dizer nada porque, pelo andar da carruagem, vocês já matariam tudo. Mas saibam que é bem por aí.

Gato de Ulthar-

Bom, falando um pouco das novas mahou shoujos. Sei que é cedo para se deliberar sobre ela, pois só vimos a de cabelo cinza no hospital, mas o ponto que quero entrar é sobre se isso é realmente um bom negócio. Será que o anime conseguirá gerenciar um maior número de garotas mágicas, ou era melhor que tivessem apenas focado nas cinco principais?

Fábio "Mexicano"-

Pra mim foi banho de água fria depois daquele episódio intenso aparecer alguém totalmente novo.

Diego-

Se ele conseguirá manejar eu não sei, mas gosto da ideia dele abrir um pouco o escopo. Se mantiver as cinco que conhecemos como principais e as demais como eventuais antagonistas ou figurantes, então acho que tudo bem. Problema vai ser se tentarem ter dez ou quinze protagonistas em um anime de doze episódios

Vinicius Marino

Essa é uma dúvida bem pertinente. O Kentarou Satou tem o hábito de nos metralhar com personagens diferentes. Isto nem sempre se traduz bem para as telas, como vários animes "ensemble cast" já mostraram.
Possível é, mas compartilho a inquietação do Diego. 12 episódios é muito pouco para o número de personagens que a história pede.
Em contrapartida, Mahou Shoujo Site tem mostrado um andamento muito ágil e um excelente poder de síntese. Em 5 episódios tivemos mais informação do que eu imaginei que caberiam em 10. Então não duvido que os roteiristas e diretores façam alguma mágica.
Se nada mais, estou curiosíssimo para ver os outros admins "ao vivo" e em cores. A Nana, até agora, foi a melhor coisa do anime. Uma cena repleta de Nanas? Count me in.

Gato de Ulthar

Realmente é difícil (impossível) chegar em uma conclusão sobre esta questão tão cedo. Tomara que o anime consiga continuar fazendo o bom trabalho que apresentou até o momento, mesmo com a inserção das novas garotas mágicas e Admins. Contudo, não se pode descartar a possibilidade de o anime desandar e ficar muito acelerado e sem conteúdo, mas acho isso difícil, já que vem trabalhando bem com a agilidade.
Dessa forma, encerro este Café com Anime e espero ansiosamente pelo próximo episódio! E só para contar, acho que foi consenso no Café do Anime desta semana que este foi o melhor episódio até o momento!

Postagens mais visitadas