Café com Anime - Mahou Shoujo Site 10


Um décimo episódio repleto de revelações! Um dos melhores episódios de transição que vi recentemente, a hora da decisão está se aproximando! Só lembrando que nossa conversa é composta por eu, Gato de Ulthar, juntamente com o Diego do É Só Um Desenho, o Vinicius do Finisgeekis e o Fábio "Mexicano" do  Anime21.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Mahou Shoujo Site, enquanto o É Só Um Desenho ficou responsável por dois animes, Legend of Galactic Heroes e Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online. Já o Finisgeekis publicará nossas conversas sobre Cardcaptor Sakura: Clear Card-Hen. E no Anime21, temos as discussões sobre Hisone no Maso-tan.


Gato de Ulthar-

Como eu estou gostando desse anime! A abertura foi um espetáculo por si só, sendo cantada pela Administradora Nana, dublado pelo dublador que faz a voz do Freeza, foi muito "creepy".
Falando do episódio, aconteceram várias coisas, tinha cara de ser apenas um episódio de ligação, mas rolou muita encrenca! No começo achei que o episódio iria se estender muito na Aya sofrendo pela Nijimim, mas ela superou as expectativas, resolveu agir por si só, indo procurar os bastões mágicos na ruínas. Ela não achou os bastões lá, mas de uma forma muito curiosa eles foram parar em suas mãos por ninguém menos, ninguém mais que a Sarina! E isso não me surpreendeu, já havíamos cogitado que ela faria uma aliança por conveniência com a Aya e as outras, mas só fiquei surpreendido por ela estar com as varinhas da Aya e da Yatsumura, eu realmente pensava que o policial havia pego, mas tudo bem. Destaco que gostei do efeito gerado pela Sarina se aproximando por trás toda encapuzada enquanto a Aya desabafava e prometia lutar contra os Administradores.
Tivemos o enterro da Nijimin, que ela descanse em paz! O melhor do enterro foi a explosão, a Aya foi lá e agiu sem titubear, parece que ela percebeu que não adiantava ficar chorando e lamentando.
E quem diria, o policial era um agente da Nana! Pelo menos isso unifica os inimigos em um só, além disso, foi explicado o motivo dele não ter pego todas as varinhas das garotas, já que foi ordenado apenas para pegar a calcinha. E o irmão da Aya? Parece que virou uma espécie de escravo sexual do policial, creio que seja um destino bem merecido para ele!
E o que falar da Aya querendo resolver tudo sozinha? Confesso que esse tipo de discurso me irrita, mas o que mais me incomoda é a velha técnica, que só funciona na ficção, de dar um tapa na cara da pessoa e ela acordar para a vida e se tocar que estava fazendo merda. A Yatsumura poderia fazer o ótimo discurso dela sem precisar ter dado o malfadado tapa.
Agora, com a Nana pensando que elas estão mortas, as garotas estão um passo a frente dos Administradores, espero que criem uma tática eficiente para a batalha final, estou ansioso e vocês!
R.I.P Nijimin

Diego-

Foi um episódio bem legal mesmo, com o destaque indo para como a Aya conseguiu superar a perda da Nijimin e decidiu tomar uma atitude por si mesma. O retorno da Sarina é um fator curioso. Quando começamos o café todos mencionamos como não queríamos a Sarina do lado dos "mocinhos", mas agora que as coisas chegaram no ponto em que chegaram acaba mesmo que toda ajuda é bem vinda. E bom, o tapa é um clichê realmente irritante, mas confesso que a Aya bem estava precisando :stuck_out_tongue: Acho que entre o tapa e o discursinho "vou fazer tudo sozinha por vocês", o segundo me irrita um pouco mais.

Fábio "Mexicano"-

Clichês, é? Bom, ainda que alguns, como vocês, não gostem do clichê do tapa na cara (que pode ser soco na cara também), ele ainda está vivo e passa bem. É largamente reconhecido com o significado de "para com essa bobagem e volte a si". A Rina até mesmo disse isso literalmente antes: "Alguém precisa meter bom senso na cara dela" (eu assisti em inglês, é assim que eu traduziria, não sei como serão as traduções dos outros). A Tsuyuno foi lá e fez e todo mundo entendeu - inclusive quem "não gostou".
A coisa dos clichês é que eles funcionam, por isso eles são usados. A Aya estava fora de si, estava quase atravessando a linha de não retorno - e sabemos como isso é importante em Mahou Shoujo Site, e como ela é a única que ainda não fez isso, que não se deixou corromper. Foi por pouco! O episódio inteiro foi sobre isso, na verdade. A abertura assustadora cantada pela Nana estabeleceu o clima. A Aya não saiu mais de seu quarto. Estava se sentindo culpada. Imediatamente, só por causa disso, a Rina e a Tsuyuno ficaram sem teto - ela prejudicou as amigas (sem querer, sem perceber) - por causa disso. Tem algo de alucinado no semblante dela quando se lembra do que a Tsuyuno a havia dito e decide agir por conta própria. Ela sai de casa sem olhar pra trás. Ela está determinada, mas ainda frágil. É como correr à beira de um precipício.
Isso tudo em um episódio cheio, em que aconteceram algumas coisas que deram muito o que pensar - será que entendemos direito mesmo o arranjo que a Nana havia planejado? O clima pesado mas não melodramático do funeral da Nijimin. O desespero dos fãs. O aparecimento da Aya no último instante e KABUM! Tudo acontece muito rápido. Acho que dava pra passar sem o tapa na cara, mas não tenho certeza se teria deixado tão claro, tão cristalino, o que estava acontecendo e o quão importante era. Quão perto a Aya esteve de se tornar só mais uma. Tanto o discurso dela quanto o tapa na cara são clichês sim, mas estão ali por um propósito muito específico, e cumprem bem a tarefa. Outro ótimo episódio de Mahou Shoujo Site, e um que para todos os efeitos é sim só um episódio de transição, como o Gato bem colocou.

Vinicius Marino-

Eu já levei um "tapa" metafórico na cara e preciso dizer que funciona sim. Às vezes, quando estamos autoabsorvidos, nada melhor que uma chacoalhada para nos colocar de volta na linha.
O aliado misterioso usando uma capa esvoaçante é outra assinatura do Satou. Perdi a conta de quantas vezes ela aparece em MSS e Mahou Shoujo of the End. Bom, aí está ela pela primeira vez, e que bom que a nada inesperada volte face da Sarina não os desanimou.
Fico surpreendido em como o anime continua a ganhar fôlego. Já mencionei antes, mas vale a pena reiterar: ele faz jus ao manga e até o supera em vários pontos.

Gato de Ulthar-

Acho que é importante mencionar que o problema não é o clichê, mas um mau uso dele. Confesso que senti um pouco de vergonha alheia vendo a Aya levando uma bofetada da Yatsumura bem na cara, mas com certeza foi um tapa MUITO BEM DADO! Eu gostaria de ter dado ela para a Aya acordar para a vida (embora eu batendo em uma colegial pegaria bem mal)
Entendo também o desejo a Aya lutar sozinha para não ferir mais ninguém, mas ora bolas, todas estão pelo fio da navalha, é o típico "se ficar o bicho come, se correr o bicho pega", não faz sentido o tipo de proteção que ela ofereceu.

Fábio "Mexicano"-

Eu defino mau uso de clichê como sendo o momento em que o significado se perde e o clichê passa a ser um fim em si mesmo. Não acho que seja o caso desse clichê na mídia em geral. E sim, na cena que discutimos, além de tudo deu vontade de bater na Aya também, então acho que é o tipo de clichê que atende a um instinto primitivo, e o anime soube provocar esse instinto.

Diego-

Se a pessoa está em um estado alterado - como sob imensa pressão, raiva, ou algum sentimento do tipo - eu suspeito que meter uma porrada na cara dela não só não vai fazer ela repensar suas escolhas de vida até aquele ponto, como tem grandes chances de fazer a pessoa direcionar sua raiva justamente contra quem meteu a bordoada.

Fábio "Mexicano"-

Sim, clichês não necessariamente funcionam na vida real tão bem quanto na ficção.

Vinicius Marino-

Uma vez uma amiga minha, bêbada e chorosa, resolveu dar uma de Yatsumura sobre outra amiga bêbada e chorosa. Elas saíram no tapa no meio do bar e fomos todos expulsos... :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Gato de Ulthar-

Na ficção tudo funciona melhor! Gostaria de um caso real onde um tapa na cara fez alguém acordar para a vida.

Fábio "Mexicano"-

Quando eu era criança (em torno de 5 anos, talvez menos) uma vez na casa de um amigo eu estava triste porque estava na hora de ir embora. Comecei a fazer manha, coisa de criança. Sei lá porque ele me deu um tapa, e eu parei e fui embora. Depois em casa minha mãe me disse que se alguém me bate, eu deveria revidar. Noutra ocasião, era a vez dele ir embora da minha casa e estava fazendo manha. Eu não pensei duas vezes: dei um tapa na cara dele. Qual o raciocínio? Nenhum. Por que funcionou? Sei lá. Foram as únicas duas vezes que funcionou também. Na terceira ocasião eu segurei o braço dele, me antecipando ao que eu estava condicionado que seria a ação dele, e quase nos engalfinhamos. Mas não chegamos às vias de fato - era tão sem sentido que apenas paramos.

Gato de Ulthar-

E como não é de se estranhar, temos um tópico sore o tapa na cara no TV TROPES:
TV Tropes
The Get a Hold of Yourself, Man! trope as used in popular culture. The hero has just gone off the deep end under stress. Proving himself to be Not So Above …
Get a Hold of Yourself, Man!

Diego-

Com uma seção "real life" :smile:
Com DOIS exemplos...
Um dos quais uma prática budista...

Fábio "Mexicano"-

Considero irrelevante se o clichê é igual na vida real ou não, se não havia deixado isso claro ainda, deixo agora.

Gato de Ulthar-

Gostei do exemplo do general George S. Patton que esbofeteou um soldado em choque na Segunda Guerra Mundial, e deu certo. Temos um exemplo pratico histórico!

Diego-

UM!

Fábio "Mexicano"-

Uma história é uma sequência de símbolos combinados, e um clichê é só mais um símbolo. Na vida real a mesma situação não seria necessariamente símbolo de nada.

Gato de Ulthar-

E também não me importo realmente se há semelhança com a realidade, quando se trata de clichê.
Os animes estão repletos de situações que só funcionam nos animes.(editado)

Diego-

No meu caso, varia bastante. Tem clichês que eu deixo passar, mas esse em específico me incomoda, talvez justamente pela combinação do quão onipresente ele é com o quão contra-indicado ele seria no mundo real.

Fábio "Mexicano"-

Mas no caso do tapa na cara suponho que para tirar de estado de choque deva funcionar. É uma reação também, se uma pessoa desmaia, entra em choque, parece mal e não se comunica direito, uma das coisas que pessoas fazem é ir direto na cara da pessoa - não para machucar, mas dão tapas leves, chacoalham, molham, etc.
Mas ok, vamos de novo ao caso do anime: a Aya não estava com raiva da Tsuyuno. Era quase totalmente o contrário. É a pessoa com quem ela mais se importa e a quem ela mais quer proteger. Com o episódio da morte da Nijimin, pelo qual ela se culpa, ela sente que pode não apenas ser impotente para proteger a sua melhor amiga como pode ser a causadora de sua morte. Por isso quase se perdeu na loucura de querer resolver tudo sozinha. A Rina iria esbofetear nela, e, realmente, quem é a Rina na fila do pão da Aya? Mas a Tsuyuno parou a Rina. E ela própria foi lá e esbofeteou a Aya. Em uma situação semelhante de vida real, não acho que a Aya-equivalente iria necessariamente ficar com raiva ou se retrair, enlouquecer mais, fugir, etc.

Gato de Ulthar-

Já que estamos falando da Aya, vocês acham a mudança dela natural? Ela se culpou pela morte da Nijimin, e com razão, embora ela não tenha sido a única culpada da história né? Ela tentou se redimir pelo "pecado" cometido, primeiro indo procurar pelos bastões nos destroços, depois, com o aparecimento providencial da Sarina, pode agir, e agiu para valer, sem titubear, foi lá e teletransportou todas, com o maior sangue frio. Ela está se esforçando o máximo para mostrar uma força que não lhe é natural, mas isso não tira o seu mérito, pois as garotas não possuem mais tempo de ficar lamentando e chorando pelos cantos, só resta agir. A Aya também não pensou que elas não poderiam mais levar uma vida normal, mesmo se quisessem. A Yatsumura iria para onde? Além disso há a Tempestade, a ameaça dos Administradores, etc.

Fábio "Mexicano"-

Acho que essa força é sim "natural" da Aya. Ela sempre hesitou em agir quando a vítima era ela, mas sempre foi rápida em defender a Tsuyuno - já havia feito isso contra a Sarina. Também pensou rápido e salvou a Sarina naquela mesma luta, depois da imbecil destruir o edifício. A Aya é capaz de pensar e agir rápido, acho que ela apenas acha que ela não merece consideração - nem mesmo de si própria. Sua auto-estima foi tão destruída que em algum lugar de sua mente ela deve acreditar que merece tudo de ruim que lhe acontece, e por isso ela não reage.
E não é difícil imaginar como a auto-estima dela pode ter sido erodida, com o pai e o irmão que tem.

Diego-

Não tenho o que acrescentar: concordo totalmente com o Fábio. Fora que: é bom ver uma personagem tirar a si própria da fossa pra variar um pouquinho :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar-

A Aya possui uma auto-estima nula, só o que a motiva a viver é proteger as pessoas que lhe são queridas, a Yatsumura principalmente, depois suas novas amigas e até mesmo o seu irmão ela exitou em prejudicar! E sim é natural que ela seja assim, por isso ela não se preocupa com seu próprio bem-estar se isso ajudar os outros, ela só não pensa que se machucando e ferindo vai deixar quem se importa com ela triste, pois não pensa que alguém pode se importar com ela. Se ela sobreviver à "Tempestade", talvez tenha uma oportunidade de crescer mais como pessoa.

Vinicius Marino

O Gato já deve ter percebido, mas gostaria de lembrar que essa é a mesma decisão de Ichika, protagonista de Uta Kata, um dos pioneiros do Mahou Shoujo “dark”. Em dado momento, Ichika começa a agir com altruísmo em excesso, colocando-se na linha de tiro por todos a sua volta. Eventualmente, paga um preço caro pelas ações. Um que a Tsuyuno e as demais garotas já anteciparam à Aya.
Acho que esse é um conflito interessante, pois diz respeito a um tema correlato ao anime. MSS é uma série sobre o sofrimento, mas também sobre como responder a ele. Perder o amor próprio é uma coisa perigosa, até mais, até, que adotar uma agenda de vingança. Uma pessoa sem amor próprio não tem nada a perder.

Gato de Ulthar-

Isso mesmo Vinicius, ela quase agiu como a Ichika, onde o altruísmo em excesso quase acabou com todas as suas relações. Isso ensina uma lição importante, ajudar as pessoas queridas (ou não) é importante, mas não podemos esquecer de nós mesmos. Não sou um pregador nem nada do tipo, mas Jesus foi inteligente ao afirmar que devemos amar os outros como a nós mesmos, ressaltando a importância da auto-estima e da auto-preservação.

Fábio "Mexicano"-

Eu sou cínico, não consigo ver isso como altruísmo. Eu acredito que possa ser essa a intenção do autor sim, representar o altruísmo, mas eu sou só um otaku triste que não acha que a bondade exista no mundo :stuck_out_tongue: Falando sério, vejo o altruísmo como outra forma de egoísmo: a pessoa que se sente bem fazendo algo que julga ser bom para outra pessoa. Se for um amigo próximo, um melhor amigo, como é a relação entre Aya e Tsuyuno, tem mais um motivo ainda para o egoísmo-altruísta: a pessoa lhe faz bem, então você quer dar-lhe motivos para continuar te fazendo bem. É como uma droga. E pessoas com baixa auto-estima, ou com auto-estima nula, como a Aya, precisam muito desse tipo de droga.
De novo, acredito que o autor esteja falando de altruísmo legítimo sim. Mas não consigo deixar de enxergar e interpretar também por esse ponto de vista.

Vinicius Marino-

É porque você está pensando no altruísmo como “ausência de ego”. É possível agir em prol dos outros e ainda “ganhar” com isso. Está é, aliás, o propósito do “amai ao próximo como a si mesmo”. Tratamos as pessoas bem porque isto é melhor para nós também.
Claro, há também formas tóxicas de altruísmo. O filósofo Karl Popper atacava muito o que chamava de “egoísmo coletivo” É a raiz de movimentos identitários, que buscam o melhor para sua tribo em detrimento das outras.
E há, claro, altruísmos movidos por sentimentos mais espúrios. Por exemplo, pela culpa, pelo orgulho ou por um senso deturpado de honra. Pense no “leal e estúpido” dos RPGs, quando uma ação “certa” provoca resultados terríveis.

Fábio "Mexicano"-

Certamente a minha avaliação diz muito mais sobre mim do que sobre o anime, não tenho dúvidas :smile:

Vinicius Marino-

Um excelente exemplo desse dilema é o livro Silêncio do escritor Shusaku Endo. A trama é sobre um missionário jesuíta forçado a renegar sua religião. Se ele não aceitar, as autoridades do shogunato prometem torturar e matar os japoneses cristãos. Em dado momento, ele começa a se perguntar: será que eu estou sendo altruísta me submetendo a essas privações, ou egoísta, atingindo a graça às custas do sofrimento dessas pessoas? O que é melhor? Trair meu Deus ou trair o espírito da Sua religião, deixando os fracos e oprimidos sofrerem?

Fábio "Mexicano"-

Mas enfim, podemos falar sobre a Aya nesses termos então: será que ela não está com seu ego destruído? O que significa então ela ser altruísta?

Vinicius Marino-

Posso fazer uma hipótese polêmica? Eu acho que ela gosta de ser a heroína. Ela não era nada, e agora é tudo. Ela não tinha amigos e agora está cercada de pessoas. Ela não tinha sentido na vida e agora tem uma missão. Ela era uma pessoa tão "vazia" que se insurgir contra o site virou toda a sua identidade.
Ok, não toda: há algo a mais aí: sua relação com a Tsuyuno. Que é, não por acaso, quem a "bota na real". Ela é o link humano que evita que a Aya se torne uma escrava da própria revolta.

Fábio "Mexicano"-

Então avalia que a Aya é a idealista inocente em um meio onde todo mundo é egoísta, movido por motivos espúrios como vingança?

Vinicius Marino-

Não, acho que ela gosta de lutar contra o site. De estar num "time" de pessoas que gostam dela, que tomam banho com ela, que vão à praia com ela. É algo que fica bem evidente nas falas do Kaname e da sua família. A Aya era a menina sem amigas. Depois do site, sua casa vivia cheia de visitas.

Fábio "Mexicano"-

Bom, tratar uma matéria tão séria assim com esse tipo de leviandade ainda é o que eu chamaria de "inocência", mas ok, risca o idealismo.

Gato de Ulthar-

Ela pode até gostar, mas não acho que seja conscientemente. Não penso que ela seja capaz de raciocinar logicamente que está gostando desta situação, mas é um fato de que mesmo a situação das garotas mágicas sendo algo horrível, a vida dela melhorou sem comparações! Ganhou uma amiga muito preciosa, bem como outras amigas e a possibilidade de ser útil.
Eu penso como seria a vida da Aya se não fosse o Mahou Shoujo Site? O Kaname um dia destes a poderia matar, e mesmo se ela crescesse, como seria ela adulta? Que tipo de vida levaria? Nada muito animador vem parar na minha cabeça.

Fábio "Mexicano"-

Na melhor das hipóteses, seria como sua mãe: uma mulher submissa. Ela vê o mal que acontece na sua casa, não duvide disso, mas não faz nada porque o marido não deixa. Ele colocou o Kaname acima de tudo - ou melhor, seu ideal de Kaname, não o Kaname real, esse ele pode espancar para ficar com o mesmo formato daquele. E ela não pode fazer nada.

Diego

Considerando o que a Aya passa eu acho difícil que ela chegasse à vida adulta. Provavelmente se mataria antes. Mas concordo com o Gato que ela mesma provavelmente não vê que a sua vida melhorou. Ela certamente é grata pelas amizades que fez, sobretudo a Yatsumura. Mas ela certamente não quer quer essa luta dure para sempre, e certamente apreciaria deixar de ser uma mahou shoujo (e evitar o fim do mundo também parece uma boa ideia)

Gato de Ulthar-

Já que estamos falando das garotas, que tal falar um pouco sobre a Sarina? Havíamos conversado bastante que não seria uma boa ideia ela se aliar às garotas e porventura se redimir. Isso foi lá no episódio 5, onde houve a luta dela com a Aya, naquele contexto, onde a Sarina foi salva pela Aya, tivemos um receio de que devido a isso, a Sarina poderia se arrepender dos seus erros. Por sorte, não foi bem isso que aconteceu.
No contexto atual, a Sarina aparecer como uma aliada importante veio muito bem à calhar, além disso, foi algo extremamente natural e até, de certa forma, previsível. A Sarina não é idiota, e ela sabe que a Nada e os Administradores apenas querem ferrar com todas. Assim sendo, sabendo que seria muito difícil lutar sozinha, e que a Aya não a atacaria, uma parceria entre elas seria muito proveitosa para ambas. E como a própria Sarina disse, ela não esqueceu o corte que a Yatsumura lhe fez, mas esse é um "problema" pequeno se comparado ao drama do Mahou Shoujo Site.

Vinicius Marino-

Eu acho que se a Rina conseguiu colocar suas desavenças à parte, ela também consegue. Ok, ela foi uma bully escrota, mas bullies podem se redimir. E a Aya parece ter amadurecido muito também. Não é a mesma garota que ela humilhava nos seus dias de escola.
Ela vai se tornar uma amiga? Claro que não. Mas as garotas mágicas estão nadando com tubarões e qualquer ajuda é bem vinda. Creio que as privações que elas enfrentarão daqui para frente serão o bastante para não baratear sua simpatia.

Fábio "Mexicano"-

Ela se aliou, mas tecnicamente não se redimiu de nada ainda. Até fez questão de dizer que ainda guarda rancor e não perdoou a Tsuyuno pelo corte no pescoço! Se e quando ela se redimir, eu avalio. Nesse momento o curso de ação mais inteligente para ela era se aliar às demais, e ela fez isso.

Vinicius Marino-

Dê tempo ao tempo e ela estará tomando banho com a Tsuyuno, a Aya e a Rina :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Vinicius Marino-

Para um anime tão aparentemente misantrópico, MSS bate bem forte na tecla do perdão.

Gato de Ulthar-

Está parecendo a banheira do Gugu :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"-

Mas acho que faz mais sentido e sou capaz de aceitar mais fácil um "perdão orgânico" assim do que uma cena pesada com elas falando e blá blá.

Gato de Ulthar-

Muitas vezes o perdão vem naturalmente, com a convivência. Muito provavelmente, caso derrotem os Administradores, e a Sarina, a Aya e a Yatsumura sobrevivam, não haja mais nenhuma motivação para uma vingança posterior.

Fábio "Mexicano"-

Tem o exemplo da Rina. Lógico que sobre o cadáver da Nijimin é "mais fácil", mas eu não duvido da sinceridade dela quando pediu desculpas por ter matado a amiga da idol.

Diego-

O retorno da Sarina como aliada foi previsível, mas nem de longe ofensivo, como eu temia que pudesse ser. Dado o que está em jogo, "o inimigo do meu inimigo é meu amigo" é uma máxima perfeitamente válida. E não duvido que com o andar da história passemos a apreciar mais a Sarina - a Rina começou como uma maluca psicopata, não realmente mudou essa sua natureza, mas não é nem de longe uma personagem insuportável.

Gato de Ulthar-

Vamos falar um pouco sobre outro personagem, que literalmente foi do "luxo ao lixo" :stuck_out_tongue: Enquanto no episódio passado ele estava pintando e bordando com sua calcinha mágica, neste, bem, no que ele se tornou? Um escravo sexual do policial pervertido? Esse aprisionamento do Kaname obviamente não foi ordenado pela Nana, e também não é nenhum método policial legal, assim, creio que seja mero sadismo do detetive. Mas a pergunta que não quer calar, será que essa é uma punição merecida, e será que depois dessa, se ele sobreviver, se tornará mais humilde?

Diego-

Se ele sobreviver quando muito estará traumatizado demais até pra se mover. Humildade eu acho bem difícil vindo dele :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino-

Exato. Se ele desenvolver algum sentimento não será a humildade, mas um desejo assassino por vingança. Ou uma loucura. Até onde toca a Aya e as amigas, é bom que ele morra ou que nunca escape do calabouço.
Bom, não há porque fazer mistério agora. O tal "ato horripilante" que MSS guardava era justamente esse. O mangá mostrou o policial tentando"quebrar o espírito" do Kaname da mesma forma que traficantes de mulheres fazem com prostitutas escravizadas. Fico me perguntando quanto disto será mostrado no anime.

Diego-

Espero que não muito. Nem tanto pelo potencial gore, mas simplesmente porque não acho que o anime tenha tempo para perder com isso, ao menos não se esperamos que a luta das garotas contra os administradores chegue em algum lugar antes do anime acabar.

Fábio "Mexicano"-

Tortura de nenhum tipo produz seres humanos melhores. Se ele sair daí vivo na pior das hipóteses continua igual, só que ainda pior.

Gato de Ulthar-

O anime está em sua reta final, não duvido que no mangá o Kaname não se dê por vencido, um tipo que nem ele é melhor morto do que vivo em qualquer circunstância. Não duvido que ele finja obediência para depois dar um bote e escapar, talvez até matando o policial.
E o que vocês acharam do policial ser um capanga da Nana? Isso faz sentido? Pelo jeito os tentáculos dos Administradores vão mais longe do que imaginávamos. Me pergunto quantos outros capangas os Administradores fazem uso, talvez de políticos? Médicos? Mafiosos?

Fábio "Mexicano"-

Parece que cada Administrador é bastante independente para escolher como agir. A única coisa em comum é o objetivo e como eles aliciam garotas mágicas.

Vinicius Marino-

Se você parar para pensar, isso pode ser um indício da fraqueza do site. Entidades sobrenaturais realmente poderosas não precisariam depender de humanos. Pessoas, sobretudo pessoas importantes, como políticos e mafiosos, possuem agendas próprias. Imaginem se eles começarem a fazer as admins provarem do próprio remédio?

Gato de Ulthar-

Ai que vem o mistério, o que são dos Administradores? Ainda estamos totalmente às cegas, não sabemos se eles podem ser feridos ou mortos, quais seus verdadeiros objetivos, não a lenga-lenga que eles deixam as garotas saber.

Fábio "Mexicano"-

Isso casa com a avaliação que um leitor meu vem fazendo, e com a qual eu concordo: os Administradores eram mais interessantes quando tinham uma aura mais "de outro mundo". A Nana "andando" até a Sarina naquele quarto de hospital foi de arrepiar. Agora eles estão se parecendo mais com uma organização mundana qualquer - uma composta por criaturas bizarras, mas ainda assim mundana.

Diego-

Acho que disse algo nesse sentido quando tivemos o episódio que primeiro mostrou os administradores em grupo: eles perderam sim bastante da sua aura. Nos primeiros episódios, pareciam seres além da compreensão humana, legitimamente intangíveis. Agora, porém, derrotá-los soa como perfeitamente possível, o que é uma mostra do quão "rebaixados" eles foram. Se isso é ou não um problema, porém, vai depender muito de cada um, eu acho.
Agora, sobre a Nana tendo tentáculos na polícia... Er... Ta? É o tipo de coisa que é melhor não pensar muito a respeito, na real. Do tipo, para que? E por que o policial a seguiria? Talvez não saiba da tempestade? Talvez saiba e a Nana prometeu a segurança dele? Sei lá, melhor só aceitar.

Gato de Ulthar-

Concordo com o Fábio e o Diego, aquela aura intangível e de outra dimensão dos Administradores se perdeu um pouco ao longo da série, saiu de uma esfera "lovecraftiana" para algo mais banal. Mas entendo que isso é necessário, caso seja inevitável um conflito com as entidades, mas que eu gostava das primeiras aparições da Nana, ahhh eu gostava bastante.
Muitas coisas em obras como essa são relegadas ao esquecimento, também não creio que seja em algum momento abordado quais as ramificações da Nana na sociedade e onde elas levam, bem como quais as motivações do policial.

Fábio "Mexicano"-

Conflitos contra abominações eldritchianas sempre são legais também :stuck_out_tongue: Eu diria que mais legal que conflitos contra criaturas bizarras mas humanamente compreensíveis.

Gato de Ulthar-

Digo, você raramente fere ou mata uma criatura nestes termos, no máximo resvala em alguma gosma aleatória, ou arranca um tentáculo do Cthulhu que é logo reposto. Mas em regra, com entidades deste tipo é melhor fugir :stuck_out_tongue:
Olhando por esse viés, creio que os Incubators de Madoka são muito mais lovecraftianos do que os Administradores.
Entidades difusas que possuem uma consciência única.
Que são claramente alienígenas e praticamente imortais.

Fábio "Mexicano"-

Apesar da aparência mundana. Sim, é o exato oposto de Mahou Shoujo Site!

Gato de Ulthar-

Você pode até matar o corpo de um Incubator, mas logo outro aparece, é apenas um receptáculo de uma consciência única. Acho isso fascinante, uma divindade ou ser primordial focado em evitar a entropia do universo.
Por isso gostaria de pelo menos saber qual o objetivo dos Administradores de Mahou Shoujo Site.

Diego-

Mais lovecraftianos que os Administradores, sim, mas acho que o incubator ainda possui uma aura ligeiramente "mundana" a partir do momento em que 1) não parecem possuir poderes próprios (dependem das garotas fazerem um desejo para então conceder poder a elas), e 2) terem um objetivo claro e racional (portanto compreensível, por mais que discordemos dos métodos).

Fábio "Mexicano"-

Eles tem o poder de retirar almas de seus corpos e de limpar as jóias corrompidas (que são os receptáculos das almas, então eles limpam almas), bem como absorvê-las e transformá-las em energia. Me parecem terrivelmente poderosos. Só não conseguem gerar energia, que é o papel das garotas mágicas em Madoka.

Vinicius Marino-

As consequências sociais das ações da Nana começam a aparecer por volta do capítulo 70 e alguma coisa. Basicamente, a mídia começa a suspeitar de coincidências. (Por que tantas garotas mortas? Por que tantas da mesma escola? Por que tantos prédios destruídos de forma tão estranha?). É uma virada interessante, considerando que isso nem sempre é abordado em animes. Vide Sakura: Clear Card, que terminou com uma batalha em pleno céu de Tomoeda sem nem uma fotinho no Instagram.

Gato de Ulthar-

Pelo menos em Madoka, é tudo mais discreto, pelo menos onde ocorrem lutas, nas barreiras das bruxas, é em uma dimensão paralela da realidade.
E as bruxas não aparecerem aos humanos normais.
Tanto é que ninguém se dá conta que desastres naturais são causados por uma bruxa chamada Walpurgis Nacht.

Diego-

Até ai "sobrenatural acontece, ninguém nota" é um trope absurdamente comum, né? Na verdade, muito mais comum que seu oposto. Talvez porque pensar em como a sociedade reagiria ao sobrenatural seja difícil demais?

Gato de Ulthar-

Sakura a gente releva pois é voltado para um público mais infanto-juvenil.

Vinicius Marino-

No mínimo, chutar esse vespeiro transforma o enredo em uma trama pseudo-política. Que é o que acontece com MSS e com Mahou Shoujo of the End antes dele.

Fábio "Mexicano"-

E fugindo totalmente do gênero garota mágica, é o que está acontecendo nos episódios atuais de Gegege no Kitarou :smiley:

Gato de Ulthar-

Não estou vendo para poder opinar :frowning:

Diego-

De fato, Fábio. Mas acho que obras infantis tem um "passe livre" nesse aspecto, como o Gato apontou para o caso de Sakura XD

Fábio "Mexicano"-

Ah, eu não falei isso como um demérito. Apenas citei: sim, quando o sobrenatural, especialmente o super-poderoso, se torna visível, não tem como não envolver política.
O que fazer disso vai de cada obra.

Gato de Ulthar-

E como Mahou Shoujo Site está quase acabando, creio que não veremos essas repercussões, a não ser que tenhamos uma segunda temporada algum dia.

Fábio "Mexicano"-

É o tipo de anime que eu não espero ver continuação nunca. Até o estúdio é totalmente desconhecido, como já comentamos noutras ocasiões.
É uma pena, mas é assim que é. Se tivesse sendo algum sucesso avassalador pelo menos, mas acho que se muito ele vai se pagar.

Gato de Ulthar-

Sei disse, mas vejamos até onde ele vai pelo menos, um final nobre é o que espero.

Gato de Ulthar-

Já que estamos falando de final, quais são suas expectativas para os próximos episódios de Mahou Shoujo Site?

Fábio "Mexicano"-

Eu sei que a chance de uma segunda temporada é baixa e não gosto de finais abertos, mas ficaria triste com um final original que não permitisse uma continuação, então sei lá, é complicado. Bom, que finalizem alguma coisa, que esclareçam uma ou duas dúvidas. Eu quero ter um pouco de gosto de "satisfação", sentir que algo foi realizado, algo foi atingido, ainda que reste muito adiante.

Diego-

Sinceramente: eu não sei. Tem tanta coisa ainda pra acontecer... A luta contra os administradores, aquela garota (coisa?) em uma bola roxa que eles estão alimentando, a cena inicial do episódio 1... Nem me arrisco a dar palpites: só vou esperar e ver o que o anime entrega.

Vinicius Marino-

A julgar pela polêmica do material de origem, a recepção e a inexperiência (aparente) do estúdio, aposto mais em um final original. Neste caso, acho provável que tenhamos um showdown entre as meninas e os admins, meio que sintetizando as disputas entre os dois grupos que marcaram todo o arco posterior do mangá. Algo como Claymore, que apressou um duelo entre Clare e Priscilla que só aconteceria nos últimos capítulos.

Gato de Ulthar-

Só nos resta esperar, então espero a todos mo próximo Café com Anime, até logo!

Postagens mais visitadas