Café com Anime - Mahou Shoujo Site 8


Hoje no Café com Anime conversamos um pouco sobre um dos melhores episódios de praia que vimos nos últimos tempos. Só lembrando que nossa conversa é composta por eu, Gato de Ulthar, juntamente com o Diego do É Só Um Desenho, o Vinicius do Finisgeekis e o Fábio "Mexicano" do  Anime21.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Mahou Shoujo Site, enquanto o É Só Um Desenho ficou responsável por dois animes, Legend of Galactic Heroes e Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online. Já o Finisgeekis publicará nossas conversas sobre Cardcaptor Sakura: Clear Card-Hen. E no Anime21, temos as discussões sobre Hisone no Maso-tan.


Gato de Ulthar-

Esse esse episódio foi tudo o que eu queria (e esperava). Meu palpite sobre o episódio de praia estava certo, bem como quanto a questão do pouco tempo de vida da Yatsumura. Alguns podem dizer que um episódio de praia em um anime destes é despropositado, e que além disso é um mero clichê típico de animes, mas mesmo sendo algo típico, foi esplendidamente encaixado. Primeiramente, precisávamos deste momento de "criar boas lembranças", pois nem tudo pode ser sofrimento né? Ver as meninas brincando na praia e principalmente a Aya e a Yatsumura em perfeita sintonia e união voando pelos céus não tem preço!
E foi justamente na praia que o anime tomou um rumo obscuro. Que o irmão da Aya iria roubar a calcinha da Nijimim e usá-la não me parecia grande surpresa, já que até na imagem promocional do anime ele aparecia usando. Finalmente pudemos ver ele como vilão completo, e não apenas um maluco com complexo de superioridade. A calcinha lhe caiu muito bem, não visualmente, já que ver aquele "monte" em uma calcinha foi muito esquisito, falando francamente, mas sim como poder que lhe serve para seus propósitos narcisísticos. O fã louco na Nijimin também cumpriu seu papel a ser brutalmente assassinado na praia, além disso, serviu como amostra de quão sádico o Kaname pode ser.
E caramba! O policial está chegando perto do cerne da questão! E todas as pistas levam ao irmão da Aya, estou muito ansioso para ver qual será sua participação impactante no anime. Será que ele é um sádico também?
E novamente vemos a Aya em um dilema moral. Convenientemente ela vê o irmão matando o fã maluco, e consequentemente ela fica com receio de contar o que viu, já que isso botaria a vida do irmão em risco, e com mais receio ainda pelo fato de que ele fará alguma maldade das brabas. Esse receio denigre a imagem de Aya? Não, absolutamente, segue a mesma lógica dela ter salvado a vida da Sarina, a Aya é incapaz de ferir ou permitir que alguém morra por seu intermédio, ela é uma pessoa boa, mesmo que isso atrapalhe sua sobrevivência, já que é melhor que seu irmão esteja morto. Fiquei super contente de que a Kiyoharu possui um poder super conveniente! Ela lê mentes! E provavelmente ela estava vasculhando cada memória e pensamento de todas procurando uma pista sobre o roubo da calcinha, e não é que ela pega tudo mesmo? Tanto o fato da indecisão da Aya, como também a culpa no cartório da própria Nijimin. Juro que fiquei com o coração na boca pensando que por acaso a Aya poderia esconder tudo e simplesmente voltar para a casa, eu teria um treco se isso acontecesse. Pelo menso agora dá para as meninas traçarem um plano.
Estou com um mal pressentimento em relação a Nijimin, já que ela perdeu a autoridade, será que ela pode ser morta pelo Kaname?
Melhor cena impossível.

Diego-

De maneira geral, eu gostei bastante desse episódio. O Kaname como um completo sádico foi talvez o ponto alto da história, e o momento em que ele ganha ares de um efetivo vilão a ser vencido (tomara que morra :heart: ). Os momentos da Aya e a Yatsumura juntas seguem ótimos de ver, e tenho de concordar que ter a Kiyoharu lendo as mentes de todas foi ótimo. Também temia as meninas voltarem para casa sem ninguém ficar sabendo de nada, mas agora podemos esperar algum tipo de plano pelo menos por parte dela. Mas vou dizer que a leveza com que o anime trata a Magical Hunter é algo que não consigo classificar... Ela começou como uma efetiva vilã e não realmente perdeu esse status, mas a proximidade dela com as demais acaba fazendo com que a vejamos numa luz mais positiva. Por um lado, isso é bem interessante narrativamente falando. Por outro... sei lá, parece que o anime não dá o devido peso às atrocidades que ela cometeu. É estranho. Ah, e a Nijimin é burra feito uma porta. Tomara que morra :heart:

Fábio "Mexicano"-

Bom, a Rina não é mais a Magical Hunter. Aquela atitude é a personalidade dela mesmo, sem noção, e acho que o anime foi minimamente eficiente em nos fazer acreditar que a Aya e a Tsuyuno possam ter passado a aturar e se aproximado dela. A estranha ali é a Nijimin. No momento ela é a personagem mais fraca. Precisa de uma ameaça para tornar o ataque da Sarina ainda mais perigoso? Manda a Nijimin. Precisa que alguém vaze os segredos das garotas mágicas para uma pessoa normal? Bom, a Nijimin pode se apaixonar pela pessoa a contar. E ela odeia de morte a Rina, mas isso não é conveniente agora na história, então as duas podem se dar mais ou menos bem por enquanto.

Vinicius Marino-

Acho que esse leva o troféu de melhor episódio de praia em memória recente. Tudo foi necessário, nada (ou quase nada) foi excessivo. As personagens foram autênticas a si mesmas, com destaque para o mordomo. Alguém mais notou sua "alegria" debaixo da areia?
De quebra, devo dizer que o episódio averteu um dos meus grandes poréns com o Kentarou Satou: a forma como lida com anatomia feminina. No mangá, suas personagens parecem feitas de gelatina!

Fábio "Mexicano"-

Ainda sinto falta de uma caracterização melhor das demais garotas, mas acho que não vamos ter isso, né. De fato, esse mordomo que quase não teve fala nenhuma até agora está tão bem caracterizado quanto a garota yakuza.

Gato de Ulthar-

De fato, a caracterização das novas personagens é problemática, mas creio que um rápido flashback, como no caso da crossdresser, resolveria a questão, não é necessário nada muito profundo penso eu, mas se não aparecer, fazer o que né? Estou contente com o desenvolvimento da Aya e da Yatsumura. E vocês, acham que o anime perde em qualidade por não nos fazer entender a situação de vida de todas as garotas apresentadas até agora?

Diego-

Ainda não, mas se alguma delas morrer e o anime tentar tratar como um momento melodramático... bom, é complicado se importar com personagens que você não conhece.

Vinicius Marino-

Lembro-me de Angel Beats ter sido criticado por conta disso, a despeito da recepção geral positiva.
Dito isso, no mangá o background dessas novas meninas demora bastante para aparecer.
Por um lado, não é como se a série as esqueceu. Por outro, não sei se teremos tempo para vê-las em todas as suas cores.

Gato de Ulthar-

Pois é, estamos já no oitavo episódio.
A reta final já está ai.

Fábio "Mexicano"-

É o que o Diego disse. Se não me cobrarem mais do que eu posso pagar por enquanto, sem problemas. Entendo a motivação para inserir novas personagens na história, entendo também a falta de tempo disponível para caracterizá-las devidamente sem pausar todo o desenvolvimento, então vamos em frente, tentando manter o equilíbrio possível.

Gato de Ulthar-

Mas acho interessante fazer uma distinção. Para uma personagem ser bem desenvolvida, não é necessário abordar o seu passado de uma forma clara. Olhem por exemplo a Nijimin, sabemos que ela é uma idol, e já tivemos bastante "background" dela, sabemos que perdeu uma amiga. Não sabemos o que a levou a virar uma garota mágica, mas podemos supor que foi devido aos pesares da vida de idol. Para mim, sua caracterização está ok. A Shioi Rina (Ex-Magical Hunter), também creio que já foi desenvolvida o suficiente, não sabemos o seu passado, mas temos uma personagem um tanto completa, sabemos que é uma maluca e que tinha complexo do seu corpo.

Fábio "Mexicano"-

Mas ao mesmo tempo, a Nijimin é um pouco inocente demais para alguém na sua posição (não saber o que é o amor é ok, eu até já a defendi com base nisso, mas contar aquele tipo de segredo pro Kaname??), e seu "ódio" pela Rina, que a fez esquecer sua posição e subir em uma carteira no meio da sala de aula, virou uma brincadeira com pistola dágua nesse episódio. Não sei mais dizer se ela me satisfaz, como personagem.

Diego-

Enquanto eu concordo que não é preciso mostrar o passado para que nos importemos com as personagens, acho que já disse que não gosto de como apenas a Aya e a Yatsumura tiveram suas histórias contadas, né? É algo que talvez não afete a empatia pelas personagens, mas que pelo menos pra mim afeta a consistência daquele mundo.

Fábio "Mexicano"-

Com a Rina não tenho problema nenhum. Não sei o passado dela, mas ela até agora parece ter uma personalidade e bom senso consistentes.

Gato de Ulthar-

Vou tentar defender a Nijimin, ela ficou totalmente apaixonada pelo irmão da Aya. Não é de hoje que pessoas apaixonadas cometem loucuras né? Acho plenamente plausível ela ter contado para ele o segredo, ainda mais quando ele vem com um papo meloso que sabe algo relacionado às varinhas e vai protegê-la a todo custo. O irmão da Aya é um mestre da enganação, muito mais que a Nijimin.

Fábio "Mexicano"-

Essa é a fácil. Agora a difícil: como ela está suportando a Rina?

Gato de Ulthar-

Essa é uma boa pergunta! Vou tentar teorizar! Bem, penso que ela apenas "engolindo" a Rina, pois não tem como ela fazer nada agora sem a calcinha, não acho que ela seria capaz de matá-la a facadas com suas próprias mãos, não por escrúpulos, mas por não se sentir confiança em suas capacidades. As duas trocaram tiros de arma d'água né? Mas lembrando que foi a Rina que atirou nela, a Nijimin apenas revidou, não creio que ela começasse uma brincadeira com a Rina no final das contas.
É uma explicação meio capenga eu sei, talvez seja só por conveniência mesmo.

Vinicius Marino-

Personagens do Kentarou Satou são surpreendentemente propensas a virar a outra bochecha. Acho que já mencionei para vocês o necrófilo de Mahou Shoujo of the End, que se torna um dos maiores heróis da série. Ele é um exemplo claro: introduzido como vilão, eventualmente vira uma "isca" às garotas mágicas. O plano dá mais certo do que qualquer um imaginava, contudo, e logo ele se torna parte do elenco principal.
Em nenhum momento ele deixa de atormentar seus parceiros - e, especificamente, assediar uma garota que chama amorosamente de "titty-chan". Mas eles o aguentam.
Mais do que isso: eventualmente ganha o coração de uma outra garota (que não é a "titty-chan"!)

Gato de Ulthar-

Acho que teremos que conviver com essas extravagâncias do Satou, que levou a ferro e fogo de que o bem e o mal são relativos, e tudo depende da conveniência do momento.
Confesso que fiquei mais assustado com a naturalidade que a Aya e a Yatsumura receberam a Shioi Rina, não como ela fosse uma assassina e psicopata em série, mas apenas como uma conhecida chata e mala-sem-alça.
Entendo a conveniência delas trabalharem juntas, mas falo por mim, mesmo, será que eu agiria com tanta naturalidade com alguém que até alguns dias atrás era uma assassina serial?
Está bem que a Shioi disse que não as mataria naquele momento e ficou subentendido a conveniência de todas trabalharem juntas, mas mesmo assim, eu não viraria minhas costas para ela!
Se houvesse pelo menos algum entendimento de que ela virou uma assassina doida movida pelo medo e desespero de morrer e com toda a loucura que o Mahou Shoujo Site causou, e que agora a ficha caiu e se mostrasse, não digo arrependida, mas pelo menos com os ânimos mais acalmados, seria outra coisa.

Gato de Ulthar-

E falando sobre episódios de praia, o Vinicius apontou que este foi um excelente episódio de praia e que não foi nada excessivo. Mesmo assim, chovem críticas ao anime pelo mero fato de ter inserido um episódio de praia, como se fosse algo ruim por si mesmo. Episódios/capítulos de praia são de fato muito recorrentes nos animes/mangás, sendo que é tendência popular vê-los apenas como fan-service para mostrar as personagens femininas de biquini, ou, na melhor das hipóteses, como uma quebra da tensão, servindo como prelúdio de algo mais sério, como foi o caso de Mahou Shoujo Site, isto sem falar dos episódios de praia de slice-of-lifes, os quais realmente não possuem grandes pretensões. O ponto nevrálgico é justamente o fato do senso comum virar a cara quando se insere episódios praianos em animes sérios. Ora bolas, isso é uma análise muito pueril, por exemplo, no caso deste episódio, a praia não foi apenas um divertimento, serviu para estreitar a relação das protagonistas, propiciar o surgimento de uma nova crise (roubo da calcinha da Nijimin), e sim, o mero divertimento das garotas prenuncia momentos muito sérios à frente, sendo bem-vindo uma quebra do horror de suas existências. Sei que estou saindo um pouco do escopo do episódio, mas o que vocês pensam sobre os episódios de praia e mais especificamente sobre este episódio em questão, levando em conta as análises precipitadas realizadas na web?

Vinicius Marino-

Acho que esses haters deveriam assistir a Uta Kata, que se passa inteiro em uma cidade praieira :sunglasses:
De resto, eu entendo a birra com o fan-service, mas acho que não se aplica nesse anime especificamente. Este episódio cumpre uma função muito importante, que é proporcionar um "adeus" à Yatsumura. Nós sabemos que ela vai morrer. Várias das meninas também sabem, e querem que ela parta com boas memórias. É uma lição importante sobre o próprio tema que a série aborda. Nós não podemos voltar ao passado para nos livrar de nossos traumas. Mas podemos criar novas lembranças - boas - para redescobrir a beleza da vida
Não sei até que ponto o anime seguirá, nem se teremos uma segunda temporada. Mas acreditem: no mangá, esse episódio (ou, mais precisamente, a lembrança desse dia) se torna um elemento crucial para um dos capítulos mais emocionantes da obra.

Diego-

Assim, eu acho que dizer que esse episódio "subverteu" o clichê do episódio de praia é um tanto quanto exagero da sua parte, Gato. Pelo menos na minha visão, um episódio de fanservice não exclui automaticamente a possibilidade de progressão na trama. Esse episódio foi importante? Sem dúvida nenhuma que foi! O irmão da Aya pegando a calcinha da Nijimi e aprendendo a usá-la. A interação das garotas e criação de memórias para a Yatsumura. Foi um episódio de "calmaria antes da tempestade" que é bastante bem vindo nesse tipo de série: acho que alguém já mencionou mais acima que nem tudo precisa (ou deve) ser desgraça nesse tipo de história, não é? E, ao mesmo tempo, é um episódio que possibilita mostrar as garotas de bikini. Acho que seria ingênuo excluir o fator "fanservice" do quadro. A Yatsumura poderia ter desejado qualquer outra coisa. Podia dizer que queria visitar as montanhas, que queria dar uma festa, que queria saltar de paraquedas, e por ai vai. Mas ela disse que queria ir à praia - um clichê bastante comum, convenhamos. Isso não tira o mérito do episódio, mas entendo quem veja o episódio com um olhar mais cínico

Gato de Ulthar-

Também não acho que "subverteu" o clichê do episódio de praia, mas que, como todos os clichês, ele pode ser bem encaixado em uma obra. E sim, claro que é um deleite para os marmanjos de plantão ver todas as meninas de biquini, especialmente a "ojou-sama" que maltrata o mordomo, ela usa um biquini minúsculo. :smiley:
E ressalto a importância destes episódios de calmaria antes da tempestade. São um elemento muito hábil em ressaltar o drama quando ele vier. Se simplesmente víssemos uma sucessão de sofrimento, não seria tão impactante quanto ver um momento feliz seguido por algo trágico. É um macete antigo, mas que funciona muito bem ainda.

Fábio "Mexicano"-

Não subverteu nada, ué. Mas nem clichê nem fanservice são sinônimos de "ruim". Dizer que o anime é (ou ficou) "ruim" só porque teve um episódio de praia é coisa de quem já não gostava ou estava de má vontade e só queria um pretexto para sair metendo o pau em Mahou Shoujo Site.
Sim, poderia ser qualquer coisa. Em Plastic Memories é um parque de diversões. Em Erased é uma festa de aniversário. E em Mahou Shoujo Site é a praia. A gente fala e fala sobre "as garotas interagindo", e até eu reclamei da Nijimin brincando de pistola dágua com a Rina, mas na verdade a única interação com destaque, e que importou de verdade, foi a da Aya com a Tsuyuno. Que se insere no que o Vinicius falou. E, claro, foi uma forma fácil de dar ao Kaname a oportunidade de roubar a varinha-calcinha. De resto, talvez seja só eu, mas não sei se é o character design, ou a fotografia, ou a iluminação, mas não teve uma só cena nessa praia que eu tenha achado "sexy". O fanservice foi bem baixo. Mostrou a pele das garotas mas e só isso.

Gato de Ulthar-

Bom, realmente não foi nada forçado. Não tivemos closes em partes indevidas e cenas apelativas. Mas quanto ao achar as garotas "sexy", a única que achei foi a riquinha que maltrata o mordomo.
E só para constar, realmente o anime vem melhorando e muito o mangá em questão de desenho:
Tem algumas proporções esquisitas neste desenho.

Fábio "Mexicano"-

HAHAHAHAHA o que é esse braço da Tsuyuno segurando uma melancia aí???
Garota-orangotango!
E todas muito curvilíneas, o que não é exatamente verdade nessa faixa etária.

Gato de Ulthar-

E se você voltar um pouco nosso bate-papo, verá uma imagem da bunda da Yatsumura bem sugestiva e balouçante, por assim dizer.
Detalhe para o mordomo entre as pernas da Shioi Rina.

Vinicius Marino-

Como eu disse, anatomia (sobretudo anatomia feminina) não é o forte do Satou. :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar-

Tivemos nesse novo episódio um novo panorama sobre o poder da Kyoharo. Ao que parece seu poder é de uso contínuo. De alguma forma não explicada ela "sentiu" que perdeu a conexão com alguma garota mágica, e isso a fez sangrar. Será que o efeito negativo de seu bastão só se manifesta quando ela encerra as conexões? Além disso, é muito útil o seu poder para manter um monitoramento sobre todas as garotas conhecidas. Ao meu ver, ela vem sendo uma personagem bastante interessante para o anime, além de ser, entre as novas garotas, a mais bem caracterizada, na minha opinião.

Diego-

Se a conexão for constante, eu só me pergunto como deve ser a bagunça na cabeça dela, ouvindo os pensamentos de todas as pessoas com as quais ela está ligada.

Gato de Ulthar-

Talvez tenha um botão de mudo? :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"-

Ela disse que nem sabia quem foi que morreu. E para ler de fato as mentes das garotas ao redor dela, precisou se concentrar. O uso contínuo é diferente de ler mentes.
Mas uma coisa que eu pensei, e que o Vinicius pode responder mas por favor não responda. Na abertura a Kiyoharu aparece sinistra sozinha no meio de uma sala, com a testa sangrando. Então eu pensei: e se ela não for uma for de pessoa?
Quero dizer, ela pode ler as mentes de todo mundo, quando quiser. Ela pode manipular todo mundo. Ela pode estar trabalhando para um Administrador. Ela pode ser uma Magical Hunter mais sofisticada.

Gato de Ulthar-

Não acho que ela seja má, mesmo que apareça numa sala sozinha sangrando pela cabeça. Como o seu poder é de suporte e pode ser ativado a distância, não é necessário e até temeroso que ela se meta em combate direto, é sempre melhor mesmo que ela fique em um ambiente mais afastado da ação.
Mas Fábio, essa é uma possibilidade interessante, seria uma bela reviravolta digna de Mahou Shoujo Site.

Fábio "Mexicano"-

Se formos falar em bem e mal, estaremos com problemas. A Aya provavelmente é a única que podemos chamar de "boa", e ela acaba de tomar uma decisão moral que pode condenar as demais. A Tsuyuno tem as justificativas dela, mas é uma torturadora sádica. Das demais ou não sabemos o suficiente ou já sabemos mais do que o suficiente para julgar.

Vinicius Marino-

Kyo tem o poder mais misterioso de todos, e não digo isso no bom sentido. Eu tenho o pressentimento de que seu funcionamento pode variar conforme dos ditames do roteiro. Ela não apareceu o suficiente para que isto ficasse evidente (e tampouco me lembro de quebras de imersão no mangá), mas algo na personagem não me cai bem.

Gato de Ulthar

Mistérios, mistérios! Pelo menos sabemos que depois de calmo e fofo (em parte) episódio de praia, teremos uma tempestade (perdoe o trocadilho) para movimentar a vida das garotas. Prevejo muito sofrimento, embora gostasse de proteger a amizade da Yatsumura e da Aya. Mas nos encontraremos no próximo episódio, até lá!

Postagens mais visitadas