Rin Nadeshiko. Uma síntese inteligente entre o passado e o futuro.


Este mês eu não vou apresentar para vocês um artbook convencional de algum autor famoso, mas não fiquem decepcionados, pois o deleite artístico está garantido. Desta vez vou mostrar um pouco da arte de Rin Nadeshiko, uma das mais criativas artistas gráficas do Japão nos últimos anos. Seu trabalho mistura estilos clássicos da pintura Japonesa como o ukiyo-e com temáticas modernas, como garotas colegiais desenhadas em estilo "anime".

Rin Nadeshiko Possuía o sonho de infância de se tornar uma mangaká, assim se formou na Nippon Designers School no ano de 2005 e trabalhou por quatro anos como designer gráfica antes de tirar tempo para viajar e estudar na França por um ano. Ela é uma artista muito versátil, que consegue trabalhar em diversas mídias, tanto físicas como digitais. Parte de seu trabalho são ilustrações feitas digitalmente, e a outra são pinturas tradicionais, no papel ou em madeira. Logo abaixo vocês podem perceber quando a imagem foi pintada ou desenhada no computador, a diferença é visível, o que demonstra a já mencionada versatilidade de Rin Nadeshiko.

Como ela mesmo afirma, seu tema principal é a otome, a jovem donzela na cultura japonesa contemporânea. Em sua série de trabalhos mais conhecidos, Rin Nadeshiko prestou homenagem a Hokusai (um dos maiores expoentes do Ukiyo-e) com ilustrações de meninas vestidas em uniformes escolares ou quimono e colocadas em cenários retirados das Trinta e seis Vistas do Monte Fuji. O uso que Rin Nadeshiko faz da apropriação artística e reprodução digital questiona o conceito de originalidade, perguntando o que significa fazer arte em uma era de imagens e informações tão carregadas. Ela encontrou soluções promissoras usando justaposições inteligentes do passado e do presente em rápida evolução.

Algumas de suas obras podem ser consideradas muito bizarras, misturando suas quase onipresentes colegiais com elementos muitos diversos, como aranhas gigante, dragões, serpentes, dinossauros, o monstro do lago Ness, etc. Outras obras possuem inspiração na arte budista e hindu, caracterizando as as suas colegiais como divindades repletas de braços. Também é notória sua predileção por desenhar guitarras, há inclusive uma série de pinturas com essas musicistas portando os seus instrumentos. Rin Nadeshiko Também desenhou um conjunto de ilustrações com temática inspirada no teatro kabuki

Espero que apreciem a postagem, vou parar de escrever por aqui para que possam dar uma olhada nos desenhos. E não se esqueçam de registra sua opinião lá em baixo. Até uma próxima.





















































































































































Postagens mais visitadas