White Reflection. Música eletrônica dos anos 90 e uma boa animação, um casamento adequado.



Conforme prometido que escreveria de vez em quando sobre um clipe musical animado, desta vez lhes apresento o clipe White Reflection, do duo japonês de J-pop e música eletrônica Two-Mix, de 1997. Essa música além de servir de tema de encerramentos dos OVAs de Gundam Wing: Endless Waltz OVA, ganhou um clipe bem bacana feito pelo Estúdio OLM, famoso pelo anime de Berserk e principalmente pelos animes e filme da franquia Pokemon.

Primeiramente algumas considerações sobre a Two-Mix. É um duo formado em 1995 por Minami Takayama (compositora e vocalista) e Shiina Nagano (sintetizador e letras). Em 2007 Joe Rinoie entrou na composição de Two-Mix. Como não se tratava mais de um duo, e sim de um trio, mudaram o nome do Grupo para || MIX⊿DELTA. O projeto do trio não durou muito, em 2009 a Two-Mix voltou a ativa, lançando o single "Lightning Evolution/I'm Yours". Esse foi o último suspiro do duo, já que no mesmo ano encerrou suas atividades.



A Two-Mix teve uma participação relevante na indústria dos animes, protagonizando temas de abertura e encerramento para diversas obras, como a quinta abertura de Detective Conan, o primeiro encerramento de Bucky, o primeiro e segundo encerramento de Mobile Suit Gundam Wing, o encerramento Gundam Wing: Endless Waltz OVA, o tema de Gundam Wing: Endless Waltz Movie, e mais recentemente, em 2007, do anime Kiss Dum: Engage Planet.

Não posso esquecer de mencionar que Minami Takayama, a vocalista do Two-Mix, possui uma relação ainda mais estreita com a indústria dos animes. Além de cantora ela é uma dubladora experientíssima, com uma longa carreira repleta de papeis de destaque. Dentre os seus trabalhos mais conhecidos estão: Griffith do anime clássico de Berserk, Train Heartnet em Black Cat, Sachiko Fujinuma em ERASED, Irene em Claymore, Conan em Detective Conan, Inveja em Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Kiki em Kiki's Delivery Service, entre muitos outros.



Quanto ao clipe de White Reflection, ele foi dirigido por Yuriko Chiba, que além de diretora e animadora com muita experiência, foi uma das fundadoras do estúdio Oriental Light and Magic, ou mais conhecido como OLM. Ela trabalhou como diretora de animação e designer de personagens de diversos animes, como Aquarion Evol, Berserk, Code Geass, Eureka Seven, Girls und Panzer, InuYasha, Planetes, To Heart, Suisei no Gargantia e Space☆Dandy. Sem sombra de dúvidas o clipe de White Reflection caiu nas mãos de uma pessoa experiente no que sabe fazer.

E quanto ao enredo do clipe? No clipe os integrantes da Two-Mix estão em forma de animação e são os personagens principais do enredo. A história começa com eles realizando um show em uma espécie de plataforma flutuante futurística, trechos desse show são mostrados constantemente no clipe. Enquanto isso, em outro tempo e lugar a história principal de desenrola. Depois uma série de cenas que não dizem muito, apenas mostrando o cotidiano criativo da dupla e certos conflitos entre eles, um estranho fenômeno ocorre, da janela do apartamento veem uma estranho bola de luz azul.



Diante do aparecimento misterioso da esfera brilhante, eles acabam partindo em uma jornada para alcançar o estranho objeto, o qual parece estar direcionando-os para algum lugar misterioso. Nessa jornada eles atravessam o mundo como dois viajantes sem rumo, pedindo uma carona aqui e ali, passando por paisagens e lugares belíssimos. Até mesmo em um trem em movimento eles pegam carona.

Há ainda um momento depressivo, quando aparentemente não alcançam nunca o objeto, até que em um momento eles são atraídos para o alto de uma montanha onde a luz indica o fim da jornada. A esfera simplesmente desse a montanha e os dois pulam suicidamente para alcançá-la, e o incrível acontece, eles vão para naquele show aéreo que aparecia de vez em quando ao longo do clipe. Como é um clipe não é de se esperar uma história muito complexa, mas White Reflection não deixa de ter os seus encantos.



No que diz respeito a letra da música, ela é cantada majoritariamente em japonês, a não ser as recorrentes frases "I feel your love reflection" e "never-ending story". Quanto ao seu significado, bem, ela é uma letra padrão de uma música romântica, um tanto genérica mas que possui o seu encanto, fala sobre vencer as dificuldades que sempre aparecem na vida com a força do amor e viver a história sem fim. Em relação a música,

White Reflection possui um ritmo bem dançante, como era de se esperar das baladas eletrônicas dos saudosos anos 90. Também é presente o uso massivo do sintetizador que casa perfeitamente com a voz de Minami Takayama que é muito agradável e aveluda. O conjunto da obra, animação + música casou de maneira bastante eficiente. A voz firme de Minami Takayama combinou com a aparente personalidade da personagem do clipe.



Agora sobre a animação. Como disse acima, Yuriki Chiba é uma grande diretora de animação. Percebe-se em White Reflection um cuidado especial nos detalhes e na fluidez da movimentação das personagens. As paisagens, veículos e outros elementos também ficaram muito bem animados, não sendo apenas meros elementos de cenário, mas contribuindo para um resultado final, o qual está de parabéns, estando tudo dentro dos limites técnicos da segunda meta dos anos 90.

Para finalizar, devo dizer que White Reflection, tanto a música como a animação, portanto o clipe como um todo, foram uma agradável surpresa. O clipe conseguiu manter a minha atenção prendida durante toda a sua duração, claro que o fato de que o clipe tenta mostrar um enredo com começo, meio e fim também ajuda bastante, mas não é somente isso, já que a música também é muito boa. Assim, fica a recomendação para curtirem uma boa música e uma boa animação.


Postagens mais visitadas