Café com Anime - Hanebado! Episódio 10


O confronto final entre Nagisa e Ayano está se aproximando! Bem-vindos a mais um Café com Anime, sendo que desta vez conversamos sobre o décimo episódio de Hanebado! E só para avisar, não foi ao ar o episódio onze de Hanebado! esta semana, pois em virtude do terremoto que atingiu o Japão a produção foi atrasada. Mas não se preocupem, semana que vem o quadro volta normalmente.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Hanebado!, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Shoujo☆Kageki Revue Starlight, um estreia com uma ótima animação e um enredo bem curioso. Já o Finisgeekis cobrirá o anime mais polêmico a temporada, o controverso Happy Sugar Life. E no Anime21, temos as discussões sobre Banana Fish, adaptação de um mangá clássico dos anos 80.


Gato de Ulthar

Este não foi de longe um dos episódios que mais gostei, mas mesmo assim, trouxe uma perspectiva bastante inesperada. Creio que nenhum de nós imaginou que teríamos um episódio onde o foco seria o Zé, ou melhor, o Yukiteru. Mais uma vez Hanebado! mostrou que não se esquece do seu núcleo secundário, nos fazendo entender e compreender melhor suas motivações e medos como também os da Yuu. Devo dizer que a confissão dela para o Yukiteru foi umas das coisas mais anti-climáticas que eu já assisti, mas não foi ruim não, me tirou umas boas gargalhadas quando ela afirmou que não sabia se gostava dele ou não. Em suma, vimos a conclusão do que veio sendo construído a conta-gotas episódio a episódio.
E sobre a Ayano e o encontro com sua mãe? Ninguém levantou essa possibilidade, mas ela agiu da forma mais óbvia para quem tem medo de encarar a verdade e enfrentar os seus problemas, ela fugiu sem dizer nenhuma palavra. Esperávamos uma briga acirrado, com xingamentos e tudo mais, ou pelos menos uma conversa bastante dramática, mas não tivemos isso, não foi nem de perto a atitude mais emocionante, mas foi uma bastante humana. Só no final do episódio que Ayano ficou abalada com o convite de sua mãe para ir ao exterior, vamos ver como ela reagirá a isso.
Em relação À Nagisa, ela resolveu jogar, independentemente do que acontecesse com seu joelho. Mesmo afirmando que se cuidaria e não se forçaria, duvido que na hora H ela dê menos do tudo que pode dar contra a Ayano, pois o conflito das duas pede por uma revanche desde o primeiro episódio. Além disso, é difícil mesmo se manter longe das quadras depois de tantas provocações maldosas da Ayano, que foi especialmente babaca com ela nesse episódio. Acho que é unanimidade que todos estamos torcendo para que a Nagisa dê uma lição nela.
E não achei a situação do professor e a dela semelhantes, afinal de contas a Nagisa já está classificada, mas o que mais a motivou foi a necessidade de revanche e de superação, como ficou estabelecido em sua frase final: "Jogar contra ela é o mesmo que jogar contra a pessoa que eu era."
E vocês, quais são os seus pensamentos sobre este episódio?

Fábio "Mexicano"

Nagisa claramente está racionalizando uma decisão emotiva para que a situação dela pareça diferente da do treinador Tachibana :stuck_out_tongue: O treinador também já estava supostamente dentro do selecionado olímpico, por isso ele decidiu não jogar e se poupar. Mas daí (se entendi direito, ficou confuso) outro japonês jogou em seu lugar, ganhou, e com isso ganhou a vaga também. Ok, a Nagisa já está classificada para o nacional, mas e daí? Essa é sua linha de chegada? Sua meta final? Ela não tem como "perder" essa vaga, mas o quanto a carreira dela pode ser abalada por essa decisão? Tenho certeza que o Tachibana não precisava se aposentar também, mas não suportou o arrependimento de não ter participado. Provavelmente, se ele era bom assim, teria outras chances. É assim que a Nagisa entende sua situação: ela não vai suportar se ela não aproveitar essa chance agora, porque não é de forma alguma garantido que ela enfrente a Ayano no nacional.
Quanto à Ayano, agora ela já está fazendo de propósito, não é? Quero dizer, de propósito sempre foi, mas agora ela está provocando e esperando uma resposta. Talvez no fundo ela sempre quisesse uma resposta, desde o começo. Até agora, não veio nenhuma. O mais complicado de quando se adota um caminho errado na vida é que a gente não sabe que está errado. Eu, no ginásio e em parte do médio, era um bully. Não do tipo que bate e rouba, mas do tipo que zomba e prega peças. Coloquei um amigo meu dentro de um cesto de lixo na frente da turma inteira. Foi engraçado pra caramba. Eu o considerava sinceramente um dos meus melhores amigos. Passava a perna (literalmente, para derrubar), zombava, criava apelidos. E só anos depois que eu percebi que eu havia sido uma pessoa horrível e que nunca deveria ter feito nada disso. Eu sei que a Ayano tem certeza que está certa. Com o passar dos anos talvez ela aprenda também, mas isso é um anime que pede uma solução rápida, então suponho que ela precise passar por uma experiência bastante forte. Alguém precisa responder ela à altura. Isso vai custar o joelho da Nagisa.

Diego

Ok, antes de mais nada, só eu que fiquei absolutamente desapontado com a "resolução" do "romance"? Se danar anime, quero meu investimento emocional de volta :angry: (não que tenha sido muito, mas ainda quero!).
Mas fora isso o episódio foi interessante. Ayano continua sendo uma tremenda babaca - e muito me surpreende não só ninguém falar nada, como nem comentarem direito em como é estanho ela agir assim. Todo mundo parece que meio que aceitou a Ayano babaca. Yey?
A reação da Ayano à mãe foi realista, mas eu realmente preferiria uma mais catártica :stuck_out_tongue: A Uchika ta precisando ouvir uma, e eu espero que o anime não termine sem tocar nisso... Fora que: esses avós são bonzinhos demais! Tinham mais é que ter chutado a filha pra fora, mandado ela de volta pra Dinamarca com as malas na mão. Ingrata babaca :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino

Pô, só eu amei aquela cena de não-confissão? "Eu gostava de você, mas agora sei lá!" Meu Deus, isso é quase tão genial quanto aquela resposta do Han Solo em O Império Contra-Ataca!
E sim, acho que vocês apontaram bem. O episódio foi incrivelmente realista - num sentido humano - mesmo nas partes que poderia ter engatado o melodrama barato.
Eu gostei muito disso. Sobretudo da "fuga" da Ayano ao seu quarto. Eu sei que animes amam fazer jovens que se comportam como adultos, mas a verdade é que gente da idade dela nem sempre tem inteligência emocional para peitar esse tipo de coisa. Quando vemos uma situação muito absurda ou humilhante, não nos levantamos para fazer discurso infodump. Nós fugimos, nos escondemos, trancamo-nos no quarto.
E só para ficar na Ayano, concordo com o Fábio. Ela está provocando. Parece aquele tipo de bully que não é simplesmente insensível, mas tem um problema. E acha que a violência - física ou moral - é o caminho para que a vida o endireite.

Gato de Ulthar

Eu também gostei da cena de confissão! Não digo que amei, foi bastante inesperada, e isso tem o seu mérito!
Mas falando do Yukiteru, vulgo Zé, creio que ele teve seu bom momento de brilhar. Ele trouxe uma perspectiva interessante sobre como o ego pode ser ferido de uma maneira bem específica. O rapaz que apresentou o badminton, bem como ensinou os rudimentos básicos, ao irmão da Sora, que é naturalmente mais talentoso que ele, mesmo que não muito, já que não foi muito longe no campeonato. Interessante como o Zé não se deixou levar por sentimentos ruins e mostrou que o esporte pode sim ser divertido, tanto é que no mesmo dia voltou a dar raquetadas no ar na pracinha. E digam sinceramente, o que vocês acham do Yukiteru e da maneira que o anime dispôs o seu conflito?

Diego

Eu gostei. É um conflito bem crível, e a sua resolução é até que bastante otimista. Não tenho muito que adicionar, foi bom e eu curti.

Vinicius Marino

É um tipo de história que eu ouço com frequência, na verdade. Casos em que a pessoa que introduz outras ao esporte (ou a uma atividade qualquer) acaba ela mesmo não indo longe.
E não digo só em anime ou coisa do tipo, mas na vida real mesmo. Já que o Fábio abriu seu coração aqui para gente, acho que vou fazer o mesmo.
Semana passada mesmo toquei violino num festival organizado por meu professor. Na conclusão, ele fez um agradecimento a três colegas dele da época de moleque que, segundo ele, tinham introduzido a música a ele. Os três, segundo ele, eram muito mais habilidosos. Mas ele acabou insistindo mais, e permaneceu na carreira, enquanto que os três migraram para outras coisas.
Isso me lembra também um caso que o Ayrton Senna uma vez contou. Perguntado sobre qual foi o melhor rival que já teve na vida, ele citou um cara que corria com ele nos tempos de Kart. Segundo ele, foi a fase mais competitiva e gostosa de toda a sua carreira.

Gato de Ulthar

Vou dar um exemplo pessoal e bem menos dramático dos que os citados aqui. Já faz bastante tempo que jogo Magic, aquele jogo de cartas bem famoso. Sempre insisti para minha noiva aprender a jogar, mas ela sempre se recusou, a partir do momento que ela aceitou aprender a jogar, depois de muita insistência, me superou rapidamente :stuck_out_tongue: Sem dúvidas nosso ego fica um pouco abalado com esse tipo de situação, mas nada que não seja superável, claro que a facilidade da superação varia de pessoa para pessoa e da gravidade da situação.

Fábio "Mexicano"

Acho que é o que eu já disse, não é? Uma história paralela pra desafogar. Nesse episódio em particular serviu ao propósito de mostrar o drama de pessoas que se sentem desamparadas pelo talento. Diz-se que é preciso dez anos de treino para dominarmos qualquer coisa, mas quando falamos de esportes ou de qualquer atividade competitiva não existe realmente um limite para isso, porque se você parar de treinar, alguém vai continuar. Não basta apenas dominar quando o objetivo é ser o melhor, não apenas muito bom. E daí esse tipo de drama surge. A Ayano, em que pese ter sido treinada desde muito cedo, claramente tem sim talento. Quando ela começou a jogar a sério ninguém mais teve chance contra ela - e o pior é que nem parece que ela treine mais do que os outros. Deve dar mesmo uma sensação de impotência muito grande para quem a enfrenta.

Gato de Ulthar

Mudando um pouco de assunto, será que as provocações da Ayano realmente contribuíram para a decisão da Nagisa? Ou realmente ela já desejava em seu íntimo enfrentar a Ayano? Não podemos esquecer que embora a Nagisa tenha superado sua fossa nos dois primeiros episódios, ela foi derrotada de maneira bastante feia pela Ayano, e seu ego de esportista anseia por uma revanche que cedo ou tarde deveria ver. Seria realmente interessante que o anime começasse e terminasse com uma partida entre as duas, fechando um ciclo. E estou apostando que será o jogo contra a Nagisa que jogará um balde de água fria na Ayano e a irá fazer acordar para a realidade.

Diego

Eu acredito que a Nagisa ia querer enfrentá-la com ou sem provocações, por tudo que o Gato já mencionou. Tanto que quando ela está falando com o treinador a Ayano nem é mencionada: a Nagisa quer fazer aquilo por ela mesma, e para superar quem ela foi. Se no processo puder dar o troco às provocações da Ayano, isso parece um bônus que mesmo a própria Nagisa não se interessa muito.

Fábio "Mexicano"

Eu acho que ela desejava a revanche de qualquer jeito, mas poderia ser convencida do contrário sem as provocações. Se antes já era difícil, as provocações tornaram a desistência dela impossível. E o clima da partida vai ser horrível, o que não era necessário também.

Vinicius Marino

Esse duelo já está sendo telegrafado há vários episódios. Com tudo o que já se passou entre a Nagisa e a Ayano, entre a Ayano e as outras colegas e entre a Ayano e sua cabeça perturbada, dá para ver agora os tentáculos de um foreshadow que vem de longe. Sim, ela com certeza teria outros motivos para dizer sim.
Mas gostei da provocação, não só porque foi autêntica à figura da Ayano (e serviu para ilustrar a instabilidade da visita da mãe), mas porque jogou uma gasolina sobre seu entusiasmo que a postura conciliatória do técnico estava tentando esfriar.

Gato de Ulthar

A provocação da Ayano foi boa e serviu bem para esquentar as coisas entre ela e a Nagisa, o que fará essa partida ser emocionante e digna para fechar o anime, se de fato foi o último jogo importante.
Mas falando de provocações, creio que o Fábio ou o Diego já mencionaram isso lá trás, todo o resto do time não fala nada sobre a Ayano com quem quer que seja, nem com ela mesma, só quem mais chegou perto de confrontar a Ayano foi a Estela, que é sua amiga de infância, mas mesmo assim ela não teve coragem de ir a fundo na confrontação. Como vocês enxergam essa situação? Será que isso faz parte daquela mentalidade japonesa de não querer se meter na vida alheia? Pois sem dúvidas a Ayano se tornou uma pessoa insuportável para o grupo mas que todo mundo tem vergonha de mandar ela vazar ou tomar jeito.

Fábio "Mexicano"

Acho que é isso mesmo. O jeito ninja japonês de ser deles todos. O que funciona bem nessa história, pois como eu já disse antes, parar a Ayano agora só é possível colocando-a em seu lugar. Derrotando-a na quadra. E a Nagisa foi talhada para isso.

Diego

Eu ainda esperava que adolescentes fossem um pouco mais combativos, mesmo numa cultura como a japonesa. Não digo pra todo mundo ir lá dar um tapa na cara da Ayano, mas ao menos alguém falar um "chega" ou "fica quieta um pouco", qualquer coisa nesse sentido.

Fábio "Mexicano"

Acho que a Nagisa chegou perto disso nesse episódio

Vinicius Marino

Há um ditado que é americano, mas que cabe bem para esse contexto nipônico: "There is no 'I" in a team". Em situações muito corporativistas (e esporte, sobretudo no Japão, é uma delas) o "bem" do grupo é um deles. E vai ver que elas acham que não gerar dissenso interno é menos ruim para a equipe que essa torta de climão.
É o que a gente já tinha comentado do showzinho da Connie daquela partida em dupla. Quando ela disse que não ia jogar até o juiz autorizar o 2x1, o mais sensível para sua parceira era mandar aquilo à merda. Mas ele preferiu jogar, talvez porque achasse que o compromisso com o time era mais importante que sua dignidade pessoal.

Gato de Ulthar

De fato, se nem o professor foi dar uma dura na Ayano, imagina as colegas? Se eu fosse o Tachibana afastava ela dos jogos até que aprendesse bons modos :frowning:

Gato de Ulthar

Penso que alguns aspectos que serão apresentados no final do anime já foram delimitados, afinal de contas, só temos mais três episódios pela frente. O confronte da Nagisa e a Ayano é o mais importante, bem como um desfecho na relação entre a Ayano e a mãe? Mas onde entre a Connie nisso tudo? Será que ela terá uma boa relação com sua irmã e formarão uma família, mesmo que só com as duas sem a mamãe? Não sei bem o que pensar sobre isso.
E outra coisa, o mangá ainda está em publicação, não faço a mínima ideia de que ele já esteja próximo do fim ou se o anime avançou muito na história. A pergunta é, será que teremos um final fechado no anime que rompa com o mangá? Ou teremos um final em aberto, esperando por uma próxima temporada? Ainda há a possibilidade de o anime fechar um arco do mangá sem que seja necessário criar um final alternativo e nem que fique muito forte o gosto de término abrupto, o que acham?

Fábio "Mexicano"

Eu acho que a "conclusão" com a Connie já passou. Agora, no máximo, a Ayano vai ser simpática com ela. Talvez pedir desculpa (ela deve desculpas há muita gente). É a Nagisa e a mãe mesmo. E talvez, porque o mangá está em andamento, talvez nem tenhamos um fechamento de verdade com a mãe.

Diego

Imagino uma finalização de arco, que traga algum tipo de "fechamento pela metade" para a mãe e a Ayano. Imagino que o mangá continue a história com a Nagisa e a Ayano no nacional, talvez com uma eventual partida das duas contra a Connie, com a mãe da Ayano de olho. Mas só chutando mesmo.

Fábio "Mexicano"

Lembrando que o Hane de Hanebado é de Hanesaki Ayano. Nesse arco a Nagisa é deuteragonista, mas nada garante que continuará sendo depois. Está no terceiro ano e com o joelho lesionado, na verdade é até bastante provável que ela suma de cena.
O nome completo do mangá é literalmente O Badminton de Ayano Hanesaki
Devo dizer, inclusive, que é raro um protagonista que é odiado porque é de fato uma pessoa ruim, sem o anime tentar aliviar em nada ou dar nenhuma característica redentora. Hanebado é algo incomum, e está mandando muito bem

Diego

Bom, mas a Ayano tem uma característica redentora, né? Ela está alterada por conta da mãe. Não é muito diferente do velho trope do protagonista de shounen que fica "do mal" por um tempo.

Fábio "Mexicano"

Isso é uma desculpa, não uma redenção.
E sim, em arcos intermediários em histórias longas isso é comum. E ficamos sabendo logo no começo que o anime efetivamente mudou a ordem dos acontecimentos do mangá, não é? Então todo o mérito é da equipe do anime

Vinicius Marino

Muito legal saber disso! De resto, concordo com o Diego. Acho que teremos um fechamento de arco, com um provável gancho para uma provável (ou improvável) segunda temporada.
Eu gostaria que essa conclusão desvirasse a Ayano desse buraco em que se meteu. O Fábio tem razão que esse tipo de protagonista não é tão usual. E por um motivo: é fácil que torne o desenlace decepcionante. Se a tdmporada terminar sem uma redenção, ou pelo menos um merecido puxão de tapete eu ficaria um tanto contrariado

Gato de Ulthar

Estou realmente curioso para esse desfecho de Hanebado!, pois seu final ainda se mostra imprevisível, mas por sorte, faltam poucos episódios, que infelizmente foram atrasados por um terremoto em Hokkaido:
Sometimes, natural disasters can affect a lot of industries, and the anime industry is no different. The recent earthquake in Hokkaido has affected a lot of people and businesses, including one currently-airing anime. This anime is Hanebado, which means bad news for people wh...
Esperamos que esse incidente não prejudique a conclusão do Anime!

Fábio "Mexicano"

Tomara. Perder um slot na TV pode significar jogar o final para meses a frente se não conseguirem acomodar a mudança.

Gato de Ulthar

Por sorte Hanebado! começou bem cedo na temporada, talvez isso ajude.

Diego

Faço nem ideia de como funciona a televisão japonesa quando se trata desse tipo de coisa. Mas rezo para que não tenhamos problemas e para que o anime consiga se concluir sem empecilhos.

Fábio "Mexicano"

Não sabia que você era uma pessoa religiosa, Diego.

Gato de Ulthar

É o tipo de prece que até ateus podem fazer Fábio, não digo que o Diego seja um.
Mas não vamos desvirtuar o assunto! Madoka também teve uns atrasos em virtude do grande tsunami que ocorreu nas alturas do décimo episódio, e acabou tudo dando certo.

Diego

[Insira aqui piada sobre Haruhi e/ou Madoka] :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Faz sentido. Só voltando no tempo pra corrigir o mal caráter da Ayano.

Gato de Ulthar

Pedir para a deusa Madoka voltar ao passado e consolar a Ayano quando sua mãe a abandonou.
E falando em Madoka, rezamos para que ela guie Hanebado! para uma boa conclusão.

Fábio "Mexicano"

Pra ela tudo bem. Mas ainda sou oldschool e prefiro a Haruhi (como deusa, não estou dizendo que o anime seja melhor, veja bem)

Vinicius Marino

Haruhi é uma deusa mais... Digamos... Fulminante. Mas eu não pediria ajuda para ela nisso não. Dado o seu gênio, é capaz de lançar outro terremoto só for the lulz
Vou ser ainda mais old-school e pedir à Belldandy ou outra deusa da agência delas. Veja bem, é uma agência. Elas são profissionais. Deve ter um ramal só para episódios de anime atrasados.

Gato de Ulthar

Que Madoka, Haruhi, Belldandy ou qualquer outra divindade do mundo dos animes dos ajude com Hanebado! Ficamos então por aqui no aguardo do episódio 11!

Postagens mais visitadas