Café com Anime - Hanebado! Episódio 11


Valeu a pena esperar mais uma semana para ver este episódio que foi um primor de direção que nos conduziu ao início do confronto mais esperado do anime!

COMUNICADO IMPORTANTE:

Estou aproveitando para avisar que eu. Gato de Ulthar, vou fazer uma viagem de 23 de setembro até 06 de outubro, e por esse motivo o Café com Anime vai ficar suspenso estas quase duas semanas. MAS NÃO SE PREOCUPEM, quando eu voltar vai sair uma conversa dos dois últimos episódios de Hanebado! para finalizá-lo devidamente, e, além disso, daremos continuidade ao projeto do Café com Anime da próxima temporada, então esperem por novidades sobre os animes que iremos acompanhar! O blog não ficará totalmente parada até eu voltar, provavelmente teremos um texto de nossos redatores semana que vem, fiquem no aguardo. Espero a compreensão de todos e estou mandando um abraço cordial para cada leitor do blog! Até mais.

_________________


Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Hanebado!, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Shoujo☆Kageki Revue Starlight, um estreia com uma ótima animação e um enredo bem curioso. Já o Finisgeekis cobrirá o anime mais polêmico a temporada, o controverso Happy Sugar Life. E no Anime21, temos as discussões sobre Banana Fish, adaptação de um mangá clássico dos anos 80.

Gato de Ulthar

Valeu muito a pena esperar uma semana a mais por este episódio. Hanebado! sempre veio se mostrando um anime bem consistente, mas a direção desse episódio foi simplesmente sublime. Os primeiros dois terços do episódio foi uma construção para o que veria a seguir, o confronto final entre Nagisa e Ayano, e essa construção foi contada pouco a pouco pelo ponto de vista das duas jogadoras. A Ayano continuando a ser um monstro insensível, principalmente por descobrir que a mãe apenas a abandonou para que ela melhorasse no jogo, ainda estando longe de qualquer tipo de redenção, e além disso, confiando plenamente nas suas habilidades. Enquanto isso temos a Nagisa, treinando arduamente como o previsto, mas também pensando bastante em suas estratégias, estratégias estas que a fizeram começar o jogo na dianteira, subvertendo tudo o que era esperado dela, um jogo extremamente agressivo e repleto de smashes. Mas como vimos, a Nagisa cresceu muito ao longo do anime, não sendo mais refém do seu estilo de jogo tão bem conhecido. Em suma, foi um episodio excelente, o qual levou o conflito direto para o olho do furacão.
Além da direção competente tivemos uma trilha sonora FABULOSA! Parabéns Hanebado!
E gostei principalmente desta sequência. Primeiramente tivemos a Nagisa olhando para o horizonte, em um belo nascer do sol, que promete um novo começo.
Enquanto isso, vemos a Ayano, contemplando uma sala vazia, sem nenhuma perspectiva de onde seguir. Isso mostra precisamente o estado de espírito das duas.

Vinicius Marino

Esse foi de longe o episódio mais belo de Hanebado! Um primor de cinematografia e produção em cada instante. Não só ele é esteticamente primoroso, mas conseguiu combinar forma e conteúdo de uma maneira magistral. Estudantes de animação deveriam assistir a esse episódio.
Gostei particularmente de como ele trabalhou paralelos nem sempre óbvios entre a Nagisa e a Ayano. O Gato já citou um. Eu citarei outro que me chamou a atenção. Logo no começo do episódio vemos a Ayano em seu quarto, escondida da mãe. Cai uma gota d'água em sua mochila, e presumimos que ela esteja chorando.
Daí a câmera se afasta e entendemos que é apenas sua garrafinha que está pingando. Ayano se cristaliza como uma garota sem coração, que nem de chorar é capaz.
Eis que no meio do episódio uma cena muito parecida acontece. Vemos o joelho da Nagisa (que estava lhe dando trabalho) e uma gota d'água. Estaria ela chorando?
Não, é apenas suor. Pois ela, como atleta madura e dedicada, não se deixa perder ao desespero.
Tudo um exemplo de quão próximas - e, ao mesmo tempo, quão distantes - estão essas duas.

Diego

Foi mesmo um episódio sensacional, e eu ainda destacaria o quão bem a primeira metade constroi o hype pela final. Estou realmente ansioso para saber como essa partida irá terminar! E pela atmosfera que o episódio construiu eu estou bastante preocupado com o joelho da Nagisa...
Numa nota lateral, continuo frustrado com ninguém dar um tapa na cara da Uchika. Povo nesse anime é tolerante até demais com a mulher que abandona a filha. Tudo bem que a Uchika é claramente uma sociopata, mas poxa, um tapa seria bem catártico.

Fábio "Mexicano"

O hype para a partida foi tão bem construído que eu fiquei frustrado no final com tão pouco jogo :stuck_out_tongue: Oh, bem...
E lá vou eu de novo ser advogado do diabo. Não acho, e não foi o que eu entendi pelas palavras da Uchika, que ela tenha abandonado a Ayano especificamente para a filha ficar melhor no esporte. Notem como ela diz que voltou por causa da filha (porque ela continuou jogando badminton), e não que ela foi embora por causa dela. Da forma como ela falou é lógico que a Ayano entendeu que ela foi abandonada para que melhorasse, mas não foi isso o que a Uchika disse. É uma sutileza da linguagem tamanha que até gostaria de saber a tradução literal do japonês para saber se foi bem mantida, ou se no original ela diz mesmo que abandonou a filha para que ela aprendesse a jogar sem ela.
Em todo caso, claro que ela é uma péssima mãe, não se duvide disso. Só não creio que ela tenha sido maquiavélica dessa forma.
Acho que essa distinção é importante, porque é esse tipo de pessoa que a Ayano corre o risco de se tornar. Alguém que machuca os outros, que sabe que está machucando, mas que não está machucando de propósito (só quando ela provoca, mas isso claramente tem muito mais a ver com seu estado emocional alterado por causa da mãe). Ela só não se importa. Ela é egoísta, egocêntrica a ponto de não importa o quanto ela machuque, o quando ela sabe que machucou, ela continuar voltando para a pessoa se achar que é o melhor para ela mesma no momento. A mãe é mais madura e não é tão ridícula, além da gente não estar vendo-a em seu ambiente natural, em meio a seus iguais (ou quase isso), mas consigo imagina-la atropelando os outros igualzinho a Ayano.

Gato de Ulthar

Essa análise dos fatos veio realmente da própria Ayano e não claramente da sua mãe. Quando a Ayano é confrontada pela Estela ela afirma que a mãe a abandonou para que ela melhorasse seu badminton. Não dá para saber se isso foi uma interpretação errônea da mente já deturpada da garota ou se a mãe realmente disso isso para ela, o que eu não chego a duvidar, mas é somente especulação.
Mas então qual o motivo da Ayano continuar jogando? Porque ela ao saber disso não abandona tudo e joga a toalha? Seria por ela querer reconhecimento da mãe? Ou como ela mesmo disse, querer se vingar da mãe, mesmo que eu ainda não consiga entender no que iria constituir essa vingança, pois se ela ganhar no esporte apenas mostraria que a tática da sua mãe deu certo. Acho que no fim das contas ela quer sim o reconhecimento da mãe, só que não consegue admitir em virtude da extrema mágoa.
E o que vocês pensam sobre isso?

Vinicius Marino

Vou ser sincero: acho que a relação da Ayano com a mãe é um daqueles mistérios que faria o Freud mudar de profissão e comprar um carrinho de sorvete.
Quanto mais eu penso a respeito, mais absurda a situação me parece. E quantos mais ingredientes são misturados a ela (como a participação da avó, nesse episódio), menos a coisa faz sentido. E digo isso de um jeito negativo. Acho que esse é o ponto fraco de Hanebado! Acho que o autor decidiu maquiar tanto seu conflito para torná-lo único que o deixou implausível.
Há momentos em que um bom e velho cliché fazem milagres. Dê-me um conflito clássico de mãe e filha, uma história de rivalidade, ciúmes, abandono ou abuso que eu ficaria feliz. Não os quatro de uma única vez, pelo amor de Deus!

Diego

Sou obrigado a concordar com o Vinicius. Acho que o que torna tudo tão inverossímil é que ninguém parece ter algo a dizer sobre a atitude da Uchika. É normal que a própria Ayano não queira conversar, mas os pais da Uchika (e avós da Ayano) passam demais a mão na cabeça da filha que literalmente abandonou os três e foi morar na Europa sem nem se dignar a dar um telefonema. Ao menos a Elena decidiu confrontar a Uchika, mas nesse ponto eu já nem sei mais o que esperar dessa conversa direito. Parece que o próprio anime não entende a severidade das ações da Uchika, e isso já está me dando nos nervos.

Fábio "Mexicano"

Eu acho que o maior problema da Uchika é que não sabemos quase nada sobre ela. Estamos aqui de mãos atadas especulando. Pode ser isso. Ou pode ser aquilo. Realmente, com o que sabemos, podemos traçar muitos cenários completamente diferentes e ainda assim verossímeis que explicariam tudo sobre o comportamento dela. Em particular, acho que sua ação mais difícil de encaixar em qualquer hipótese é a adoção da Connie.

Gato de Ulthar

Será que esse mistério será explicado? Temos mais dois episódios pela frente. Acho um tempo ideal para decidir o conflito da Ayano com a Nagisa e de quebra acertar todas estras pontas. Mas ainda existe a possibilidade do anime deixar algo em aberto já que o mangá está em publicação. No meu entender, para o anime terminar bem precisa ao menos botar a relação entre a Ayano e a Uchika em pratos limpos, elas não precisam nem se entenderem, pode cada uma escolher o seu caminho e deu, mas nós precisamos entender o que se passa aí.
Agora é a hora para especular sobre isso, como vocês acham que vai terminar Hanebado! Levando em conta que temos apenas mais dois episódios?

Fábio "Mexicano"

Acho que a Elena foi conversar com a Uchika justamente para resolver isso. Se for pensar bem, é algo que faz bem pouco sentido. A Elena ainda é só uma adolescente, a Uchika conheceu ela quando era pirralha, que tipo de conversa séria de verdade elas realisticamente poderiam ter? Não obstante, provavelmente terão uma conversa séria o suficiente para saciar nossa necessidade de entender o que se passa com a mãe da Ayano.

Diego

Eu espero que o anime termine com a Uchika e a Ayano separadas, porque se a obra tentar acabar com as duas de mãos dadas como uma família feliz depois de tudo isso eu vou ficar bastante frustrado.

Vinicius Marino

Faço das palavras do Diego as minhas. Aliás, sei que faz pouco sentido, mas gostaria de ver o mínimo possível da Uchika no que nos resta de anime. O núcleo das meninas e seu treinador é tão mais legal que esse drama familiar bizarro da Ayano!
Nessa linha, não me incomodaria se Hanebado! tivesse um final "clássico" de série de esportes. Com um jogo final que ensinasse uma mensagem edificante às atletas. E nos desse, de quebra, um belo de um espetáculo visual.

Gato de Ulthar

O Vinicius falou algo extremamente sensato. Creio que não necessitamos de muito tempo de tela para a Uchika e sua filha Ayano. Penso que um bom meio termo seria que ficassem claros seus motivos e só, a Ayano joga o seu jogo e define a sua vida. Realmente eu não espero que ela termine o anime como uma "cuzona"

Gato de Ulthar

Mas vamos falar agora um pouco sobre o jogo da Nagisa e da Ayano, quais são suas apostas? Quem vai ganhar, a nossa heroína Nagisa ou a Ayano do lado negro da força?
E só para reforçar algo que o anime já vem mostrando, uma derrota nas quadras não é sempre uma derrota na vida pessoal, e nem sempre o vencedor sai vitorioso não é mesmo?
Levando esses aspectos em considerações, qual pode ser o resultado desse embate? Eu pensei em algumas possibilidades, como a Ayano sendo derrotada pela força de vontade da Nagisa e aprendendo a lição com esse "tapa na cara" nas quadras. Também há a possibilidade da Ayano ajudar a ferrar com o joelho da Nagisa e por um estalo divino ela cair na real e ver que está somente machucando todo mundo, ou pode ser bem ao contrário. Assim sendo, o que acham?

Diego

Narrativamente falando, o que eu acredito que faria mais sentido é a Nagisa vencer a Ayano. Mas existe até uma terceira opção: durante a partida, a Ayano recupera a memória do quanto Badminton é divertido, e volta ao normal. Terminamos então com algumas tomadas das duas jogando amigavelmente uma última partida (a terceira da melhor de 3?), e o anime encerra sem mostrar quem venceu.

Fábio "Mexicano"

Para a Ayano cair em si é preciso pelo menos uma vitória moral da Nagisa. A Ayano pode vencer, mas ter tanta dificuldade contra uma adversária ferida que não consegue sentir o gosto da vitória. Talvez a persistência da Nagisa em algum momento da partida a faça pensar que o jogo não está divertido - e aí ela tem o estalo de perceber que ela estava tornando o jogo não divertido para todo mundo.

Vinicius Marino

Eu acho que o fato da Nagisa aparecer usando a proteção no joelho foi uma forma do anime nos dizer que ela acatou os conselhos do técnico. Ela também aparece bem menos confrontativa, inclusive negando o "convite" da Ayano para ser humilhada naquele treino.
Na minha opinião, essa foi uma forma do anime mostrar que ela já tomou a via mais nobre e cresceu como pessoa no incidente. Não é mais o tipo de pessoa que cai tão facilmente na provocação da Ayano.

Fábio "Mexicano"

E isso a torna mais perigosa para a Ayano? Julgando pelos dois primeiros pontos da partida, me parece que sim.

Diego

Eu diria que sem dúvida que sim. Ela se tornou menos previsível. Alguém cabeça quente é bem mais fácil de manipular, e a Ayano aparentemente estava contando com isso.

Gato de Ulthar

Enquanto a Ayano desceu ao fundo do poço, a Nagisa fez um caminho muito bonito até então. Ela começou o anime como uma atleta frustrada que descontava a raiva nos seus companheiros de time. Ela superou ela mesma ao longo do anime.
E foi algo que foi se construindo aos poucos. Se lembrarmos da partida entre a Nagisa e a Nozomi, ela ainda estava sofrendo bastante para se superar como atleta, tanto é que somente quando ela mudou um pouco seu estilo de jogo foi capaz de ganhar.
E neste jogo com a Ayano ela se superou de uma maneira grandiosa, desestabilizou completamente a Ayano, a qual não esperava que a Nagisa se reinventaria dessa forma, não usando e abusando de seus famosos "smashs".
Ela descobriu algo bastante importante em atividades competitivas, que a inovação é uma das chaves da vitória. Manter um mesmo estilo de jogo sempre faz os adversários terem base para elaborar estratégias de vitória. Além disso, a Ayano está sofrendo na pele que não basta apenas confiar na suas habilidades para ganhar.
E acho muito importante a Ayano ter que suar para tentar ganhar da Nagisa, isso vai automaticamente tirá-la de sua torre de marfim e situá-la na realidade.
E mudando um pouco a direção da conversa, a Ayano é a protagonista principal de Hanebado! tanto é que o anime tem o nome baseado nela (Hanebado! / Hanesaki), ou seja o Badminton de Hanesaki. Mas cá entre nós, a Nagisa é a mais querida personagem do anime, ou estou errado? Mas qual o motivo disso? O jeito da Ayano a fez ser odiada, mas isso não seria um mérito do anime, ser capaz de nos fazer sentir repulsa pela própria protagonistas? E se o anime acabasse com ela no "lado negro da força"?.

Diego

Acho que o fato dela ficar "do mal" certamente afeta nossa percepção dela, mas não diria que isso é tudo. O anime começou com a Nagisa, com seus dilemas e problemas, e pelo visto irá fechar é justamente com ela resolvendo de uma vez esse seu passado. A Nagia soa muito mais como a protagonista, e eu me pergunto se isso é uma escolha deliberada do anime ou se é talvez algo que já venha do mangá.

Vinicius Marino

Também acho. Como o Fábio disse numa discussão passada, a Nagisa teve um arco completo de desenvolvimento. Que, diga-se de passagem, não envolve os dramas familiares bizarros da Ayano.
Agora que você mencionou o mangá fiquei pensando: será que a participação da Ayano foi "editada" para caber em um cour? Isso explicaria porque seus "mommy issues" são tão absurdos.

Fábio "Mexicano"

Dado que sabemos que a equipe do anime está fazendo modificações, parece possível. Eu já disse várias vezes que não acho a relação entre a Ayano e sua mãe inverossímil, incômoda, forçada ou qualquer coisa assim, mas falta sim muitas informações. Se for o caso, provavelmente seria melhor desenvolvido em mais tempo. Talvez não seja o caso, quem sabe? Ainda assim isso seria desenvolvido melhor em mais tempo, sem sincronizar perfeitamente os arcos da Ayano e da Nagisa. O da Ayano poderia começar antes, por exemplo, e daí já chegaríamos ao final dessa partida tendo aprendido mais sobre a Uchika e suas motivações.
Mas isso é em um mundo paralelo (talvez no mangá). Aqui no anime só podemos contar com a Elena. Que sua conversa com a Uchika nos esclareça o suficiente.

Gato de Ulthar

Só nos resta esperar para saber o desfecho de todas estas situações né? É isso aí, aguardaremos ansiosos pelos dois últimos episódios de Hanebado! Até mais!

Postagens mais visitadas