Café com Anime - Sarazanmai episódios 4 e 5


Segue para vocês o Café com Anime dos episódios 4 e 5 de Sarazanmai!

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Infelizmente nesta edição não contamos mais com a participação do Vinicius do Finisgeekis por motivos de agenda, mas nada impede dele aparecer novamente em outras edições. Além disso, ele continuará participando nas nossas conversas sobre Dororo, que como possui dois cours ainda está em lançamento.

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Sarazanmai, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, continuou responsável pelo anime Dororo, adaptação de um clássico de Osamu Tesuka. Já com o Anime21, temos Carole & Tuesday.


Gato de Ulthar

Acho que o que mais chamou a atenção neste episódio foi justamente a última fala dele:
Não me parece implausível ele odiar o Haruka, a suposta culpa que ele sente o pode ter feito odiá-lo justamente pela responsabilidade que carrega.
No mais, tivemos um bom aprofundamento na história passada do mais misterioso dos protagonistas desse anime. Quem diria que ele realmente tinha matado alguém com uma arma? Claro que foi em um contexto de matar ou morrer, mas é algo surpreendente para uma criança.
E todo mundo vai acabar se apaixonando pelo Kazuki?

Fábio "Mexicano"

O que dizer desse episódio que uma única cena no final, após os créditos, e praticamente desconectada de tudo o que vimos até então, parece ser muito mais importante do que todo o resto?
Suponho que isso se dê porque esse foi só mais um episódio no mesmo formato dos anteriores, então não surpreende nisso, e no que revela sobre o personagem da vez, é só o passado dele, enquanto no caso dos dois anteriores é a força que os move e segredos que eles mantém de forma ativa até hoje.
Daí tivemos algumas pistas de que aqui começa a mudar. Os policiais especularam sobre eles agirem diretamente, o que seria um desenvolvimento completamente novo e imprevisível, embora pareçam ter descartado por enquanto. E essa doideira no final.

Que não necessariamente significa exatamente o que as palavras querem dizer, mas os cliffhangers anteriores não guardaram segredo nenhum, então a gente fica aqui confuso.

Diego

De fato a cena pós créditos é a que mais chama a atenção, mas não acho que o restante soe desimportante em comparação. E também não acho que vimos "só" o passado dele. Há ai um segredo guardado também: que foi ele quem matou o mafioso lá, e não o irmão. E acho que esse momento perfeitamente descreve o que o move: um desejo de ajudar o irmão provavelmente movido por um senso de culpa por fazer o irmão levar a culpa do que ele fez. Me pareceu perfeitamente em linha com o que os episódios passados vinham trabalhando.

Agora, sobre essa cena final... Complicado especular mesmo. A cara que o moleque fez (um dia eu decoro os nomes de todo mundo... eu acho :stuck_out_tongue: ) faz pensar que não se trata de exagero nenhum: só de falar do irmão ele demonstrou uma raiva bem verdadeira. Claro, pode ser uma raiva mais para consigo mesmo, por pensar assim, ou não. Só o tempo vai dizer.

Fábio "Mexicano"

Que ele está com raiva e que ela tem a ver com o irmão eu não duvido. Mas ele odiar o irmão? A gente nem descobriu a história inteira ainda, não sabemos o que o fez querer se dedicar tanto para o Haruka, estamos ainda especulando sobre isso, e ele já mudou de ideia? Ok, não é impossível, só acho que é um pouco mais complexo.

Gato de Ulthar

Eu lembrei de um anime e mangá que gosto muito, Gunslinger Girl, desde o começo os protagonistas demonstram um amor fraternal muito bonito e tocante, mas em determinado momento, José, o protagonista masculino, deixa escapar que cuida tão bem e é tão carinhoso com a menina que é a sua ciborgue apenas por culpa e que no fundo não gosta nenhum pouco dela.
Mas é como o Fábio disse, só vamos saber direito quando a história evoluir mais um pouco

Gato de Ulthar

Sarazanmai ainda está muito vago e não sabemos ao certo para onde esta história irá, mas vocês tem algum palpite?

Fábio "Mexicano"

Eu ia começar a soltar spoilers dos finais dos outros animes do Ikuhara aqui, mas melhor não, LOL. O ponto é: pense neles. O único "previsível" desde o começo é Yurikuma.

Gato de Ulthar

Não vi Yurikuma :frowning:

Fábio "Mexicano"

Utena e Penguindrum meio que sei lá, aconteceu qualquer coisa e terminou em wtf.
Ah, Yurikuma é uma história sobre lésbicas em que as lésbicas ficam juntas no final, previsível, né?
Nem chega a ser spoiler. Os outros ... bom, acho que eu poderia contar, mas é melhor não.

Gato de Ulthar

Só vi Mawaru Penguindrum mesmo, e o final, bem, não sei nem dizer o que foi ele, mas lembro que passava uma ou outra mensagem.
Mas uma temática sempre presente nas obras de Ikuhara são os relacionamentos de pessoas do mesmo sexo, majoritariamente mulheres.

Fábio "Mexicano"

Não consigo nem pensar no que acontece depois daquela fala. Aquilo me quebrou as pernas mesmo.
Ele detesta literalmente o irmão ou está insatisfeito com a circunstância atual? E o que ele pretende fazer a respeito? O que os demais irão fazer a respeito?
Daí você me pede pra pensar no rumo do anime. Eu estou perdido. Completamente perdido :smile:

Diego

Eu já assisti o episódio 5, então meio complicado de dar palpites :stuck_out_tongue: Mas bom, enquanto eu espero altos twists do Ikuhara, o fato de que o anime terá apenas 11 (?) episódios me faz pensar que não teremos nada muito louco até o final da série. Ou no mínimo nada insano ao nível que foi o final de Penguindrum.1

Gato de Ulthar

Como o Diego já assistiu o episódio 5 e eu também, vamos emendar a sua discussão aqui!
Acho que o que mais chamou a atenção nesse episódio foi justamente a motivação do Kazuki odiar o irmão e se sentir culpado. Na verdade, na verdade, ele não odeio o Haruka, ele odeia a culpa que sente por se ver como responsável pela paralisia das pernas do menino.
E pincelando por cima, o que mais foi interessante? Eles não voltaram a ser humanos e a extração deu errado, isso foi uma inovação sem sombre de dúvidas...
Ahhh, e ela é uma Kappa também! E isso torna tudo misterioso, já que todo objeto que ela indica no seu programa é justamente o objeto que é a obsessão dos kappas zumbis.
E sua fascinação por pepinos em um nível claramente sexual?
Mas antes de adentrar em temas mais pontuais, digam o que acharam do episódio.

Fábio "Mexicano"

Sobre o Kazuki: ele não odeia o Haruka, concordo, evidentemente. O que o deixa frustrado é que ninguém o culpa por isso. Ele próprio se culpa tanto que provavelmente sente que seria mais fácil se dissessem que ele tem culpa, toda a culpa, a máxima culpa, e o punissem de alguma forma por isso. Se o punissem, estaria tudo bem no final, não é? Como não fazem isso, ele próprio se "pune": abandona o futebol, se torna um ladrão de gatos e um crossdresser que finge ser outra pessoa. Mas quando vai bastar? Nunca vai bastar enquanto o Haruka e sua família não disserem que já é o bastante. O quê, incidentalmente, se eles são mesmo tão amorosos e compreensivos assim com ele talvez esteja mais próximo do que nunca, embora ele não tenha por onde se sentir mais distante disso.

Diego

Olha... foi um episódio bem difícil de assistir :smile: Eu sou bastante sensível a "vergonha alheia", então quando começou o "plano" do Kazuki eu comecei a pausar o episódio a cada dois minutos. E não era difícil prever que o plano ia falhar... ugh. Mas ao menso foi legal descobrir que a idol lá é mesmo uma kappa. Talvez a princesa, para se contrapor ao Keppi? Seja como for, ri muito com a ceninha dela fugindo de todo lugar que o Toi trancava ela :smile:

Gato de Ulthar

O Diego levantou essa questão da idol ser uma kappa. Qual a relevância disso na opinião de vocês? Será que ela é mesmo a princesa do príncipe dos kappas?
Se parar para pensar, cada objeto que ela anuncia no programa de manhã é o objeto que é posteriormente tragado pelo kappa zumbi, como as almofadinhas aromáticas, os peixes e os macarrões.
É mera coincidência? Conhecendo o Ikuhara, eu penso que não :stuck_out_tongue:
O que vocês acham?

Fábio "Mexicano"

Considerando que os policiais sempre criam o zumbi temático no dia anterior ao que ela sorteia a "palavra do dia", é impossível ser coincidência

Gato de Ulthar

Tem isso também.
Ela está de alguma forma relacionada com os policiais?

Fábio "Mexicano"

Ou há contato direto entre eles, ou ambos estão conectados a alguma outra entidade em comum
Isso, claro, diz a lógica normal. Ikuhara aqui, então pode ser qualquer coisa.

Diego

É complicado dizer, porque o Ikuhara tem certo gosto por personagens "de fora" que comentam, mesmo que apenas tangencialmente, o que acontece "dentro" da história. Quem viu Utena vai se lembrar das garotas sombra que faziam a "rádio" da escola, e quem viu Penguindrum talvez se lembre daquele duo de cantoras que vira e mexe aparecem no noticiário do metrô. É possível que a Sara seja apenas algo do tipo, e nisso não tenha relevância maior na história.

Fábio "Mexicano"

Mas ela interage com os personagens, e é uma interação importante. É muito mais do que uma sombra.

Gato de Ulthar

Mudando um pouco de assunto, foi levantado numa conversa informal entre amigos o seguinte: sobre aqueles bichos em que o vilão da semana usou para fazer sachês perfumados. É quase certo que seja uma salamandra japonesa. Mas o curioso é utilizar para o fim de se fazer sachês.

Fábio "Mexicano"

Quando descobrimos o motivo (ele quer reencontrar o cheiro da mulher que gostava), aparece ele cheirando o pé dela. Vai ver salamandras cheiram a chulé. Principalmente quando você dá curry para elas???
Ou vai ver salamandras são mesma usadas para fazer esses sachês aromáticos. Cada coisa esquisita é usada para produzir cheiros e sabores, duvido que essa seja a mais estranha delas.

Diego

Nem sei direito se esse bicho é mesmo uma salamandra, ou se talvez seja algum outro animal ou mesmo ser mitológico. Sinceramente, não vou nem chutar o motivo disso estar ai. Sendo o Ikuhara, pode até ser só porque ele gosta do bicho :smile:

Postagens mais visitadas