Café com Anime - Sarazanmai episódios 2 e 3


Segue para vocês o Café com Anime dos episódios 2 e 3 de Sarazanmai, e as bizarrices e maluquices continuam as mesmas. Será que conseguimos traçar algumas boas teorias? Não deixem de ler para saber!

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Infelizmente nesta edição não contamos mais com a participação do Vinicius do Finisgeekis por motivos de agenda, mas nada impede dele aparecer novamente em outras edições. Além disso, ele continuará participando nas nossas conversas sobre Dororo, que como possui dois cours ainda está em lançamento.

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Sarazanmai, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, continuou responsável pelo anime Dororo, adaptação de um clássico de Osamu Tesuka. Já com o Anime21, temos Carole & Tuesday.

-------------EPISÓDIO 2-------------

Gato de Ulthar

Minha cara ao ver esse episódio!
O gato comeu maconha! COMEU MACONHA! Nunca esperava ver uma situação dessas em um anime.
Tentando ser o minimamente sério, foi um episódio bastante revelador, tivemos mais elementos adicionados à série, como o prato que concede desejos.
Tivemos também um pouco de ação, complementando e episódio passado, dos que talvez sejam os vilões da série responsáveis pelo surgimento dos Kappas zumbis.
E como não podia faltar, mais uma extração anal
E para fechar com chave de ouro, tivemos esta cena:
Não quero adentrar em nenhum tema ainda, primeiro quero saber a opinião de vocês sobre este episódio.

Diego

Impressão minha, ou esse episódio soou ligeiramente menos bizarro? :smile: Acho que uma vez que você sabe o que esperar, muito do esquisito deixa de o ser (como, digamos, a multidão, ou toda a sequência de transformação e luta)
Foi um episódio bem interessante sobretudo por nos introduzir a algumas revelações desses personagens. Kuji lidando com drogas. Kazuki sequestrando um gato. Enta beijando seu amigo quando este está dormindo. Todo mundo nessa história parece seriamente quebrado de alguma forma :smile: Resta saber, porém, como o anime vai desenvolver isso. Ikuhara tem uma tendência de ressignificar as coisas conforme seus títulos andam, vide muito do terço final de Penguindrum. Vou chutar desde já que o Kazuki sequestrando o gato é algo que será importante no futuro, quando descobrirmos de quem aquele gato de fato era.
E bom, outra coisa que me chamou a atenção no episódio foi a repetição. Ikuhara gosta de reutilizar cenas, algo que as pessoas gostam de atribuir à sua passagem pela Toei e, mais especificamente, por Sailor Moon. Utena é bastante repetitivo, não apenas em sequências (como a de transformação), mas a própria obra segue uma estrutura bastante repetitiva (que tem lá sua função na história). Penguindrum tem a sequência de transformação. E aqui temos tanto a de transformação quanto a de luta. Até me faz pensar se realmente veremos algum outro personagem revelando seus segredos pelo Sarazanmai ou se será apenas o Kazuki.

Fábio "Mexicano"

Gato, esqueceu de "Meça suas palavras para falar com os irmãos Kuji":
O segredo do Kazuki não pode ser tão complexo a ponto de só ele revelar coisas até o final do anime, não é? Acredito que passaremos por cada um deles, conforme eles ficam mais determinados a cumprir seus próprios desejos.
Descobrimos um pouquinho mais sobre o Kazuki. A pessoa importante para ele e com quem ele quer se conectar é seu irmão mais novo. Mas por que um adolescente iria tão longe, se importaria tanto com um irmão mais novo? Aposto que ainda descobriremos isso. Se o Gato quiser especular, eu já disse que não gosto de especular sobre Ikuhara mas um comentador no blog notou algo tão potencialmente relevante que se o Gato quiser, eu comento =)
Sobre o Toi, ele só tem o irmão? Que bom, é um bandido. Talvez eles vivam sozinhos e ele tenha medo de perder o irmão? O Enta, por sua vez, parece o mais simples por enquanto. Ele gosta do Kazuki e é isso aí. Mas o que ele pode fazer a respeito? Aposto que ficou com ciúmes da aproximação, ainda que meio acidental, meio pragmática, entre o Toi e o Kazuki nesse episódio. Isso explica porque tentou convencer o amigo-pessoa-especial-secreta a se afastar do Toi.

Gato de Ulthar

Fábio conte logo esse "algo tão pitencialmente revelador"!

Fábio "Mexicano"

O Haruka não aparece andando em nenhum momento no episódio. Quando ele sai de casa, pede para o Kazuki esperá-lo. E na casa deles há barras de apoio, a mais visível delas no banheiro.
Faça as contas.

Gato de Ulthar

2 + 2 = 4? Se bem que para o Ikuhara 2 + 2 pode ser igual a qualquer coisa.... mas não é sobre este tipo de conta que estás falando né Fábio?
Dei uma olhada no episódio e é isso mesmo, acho que tem consistência nessa teoria, a não ser que haja mais alguém na casa deles com algum tipo de problema com mobilidade, tipo uma pessoa idosa. Mas e mais provável que seja o Haruka mesmo.

Diego

Fui rever algumas cenas e também notei que o Haruka nunca move as pernas, nem uma vez. Mesmo quando está sentado, é comum que personagens crianças sejam desenhados balançando as pernas, mas nada aqui. Dito isso, mesmo quando estão do lado de fora também não vemos nenhuma muleta ou cadeira de rodas. Mas a possibilidade parece alta mesmo, meus parabéns ao povo que consegue perceber esses detalhes :smile:

Gato de Ulthar

Sou uma tábua prestando atenção nos detalhes, dificilmente capto alguma coisa.
Queria ser mais sagaz neste ponto.

Fábio "Mexicano"

A partir daí a gente especula, né? Para o Kazuki se sentir dessa forma com respeito ao irmão, talvez ele seja o culpado (ou se sinta culpa) pelo problema motor do irmão.

Gato de Ulthar

Um acidente talvez?

Fábio "Mexicano"

Daí que ele estivesse desesperado o suficiente para roubar um gato pelo irmão.

Gato de Ulthar

Já tivemos no Café um anime no qual uma irmã se culpa pela tragédia ocorrida....

Fábio "Mexicano"

Sim, teria que ser algum tipo de acidente.

Gato de Ulthar

Mesmo que de fato não tivesse culpa.

Fábio "Mexicano"

Tivemos né? Eu estava pensando nisso quando li o cara comentar no blog :smile:

Gato de Ulthar

E vamos falar sobre outra coisa agora, o que vocês pensam sobre estes policiais?

Diego

Eu sinceramente não tenho ideia do que pensar ainda (fora que o número musical deles foi bem legal :smile: ). Parece que serão os antagonistas, mas acho que mesmo isso está no ar. Provavelmente trabalham para alguém, seja uma pessoa de fato seja um sistema maior. Complicado fazer suposições agora.

Fábio "Mexicano"

O que eu acho de mais curioso sobre eles é que aparentemente o ritual que eles realizam é o mesmo que o Keppi, a "extração de desejo". A diferença é que eles fazem alguma coisa, ou talvez seja por causa das pessoas que eles escolhem para isso, que o resultado acaba sendo um kappa zumbi que começa a sugar do mundo real o objeto de seu desejo. Nos dois casos, a transformação os habilita a estar naquele espaço paralelo, nem vivos nem mortos. Os protagonistas então extraem a shirikodama deles e eles não apenas morrem, como desaparecem da realidade, aparentemente (e isso é spoiler do episódio 3, desculpa).
Outra coisa notável é o que parece ser um dispositivo com engrenagens montado sobre o coração de um deles. É isso o que os policiais fazem de especial em seu ritual de extração de desejo? Ou, já que não são kappas, é graças a isso que conseguem realizá-lo em primeiro lugar?

Gato de Ulthar

Este tipo de uso de transformações e mundos paralelos é bem comum nos trabalhos de Ikuhara e geralmente querem significar algo não é? Mas não sei ao certo o que deve ser isso nesse caso dos policiais. Acho que está claro que eles são antagonistas, mas nem isso é garantido, nem sempre o que parece acaba sendo na realidade. O que sabemos é que eles também estão atrás de pessoas com desejos reprimidos, mas qual o motivo delas virarem Kappas zumbis?
E algo que me intriga, porque os kappas zumbis são representados como doninhas em alguns momentos?
Dei uma pesquisada no folclore japonês, e as doninhas são vistas como símbolos de má-sorte, muitas vezes comparadas a Yokais.

Fábio "Mexicano"

São lontras, e é outro trocadilho em japonês que tem a ver com os kappas mas eu esqueci.

Gato de Ulthar

Lontras?
São bichos parecidos...

Fábio "Mexicano"

Sim. Todos mustelídeos, meu clado favorito de carnívoros.

Gato de Ulthar

São animais muito interessantes mesmo.

Fábio "Mexicano"

Elas aparecem naquele símbolo de placa também, segurando um coração. Enfim, é o Ikuhara se divertindo sendo engraçadão.

Diego

Lontras (kawauso) são também parte do folclore japonês. A maioria dos contos destacam que são seres que enganam as pessoas, muito como os tanuki e kitsune. Mas é interessante que em algumas regiões elas são consideradas um tipo de kappa (provavelmente de onde saiu a inspiração do Ikuhara) https://en.wikipedia.org/wiki/Otter#Japanese_folklore
Otters are carnivorous mammals in the subfamily Lutrinae. The 13 extant otter species are all semiaquatic, aquatic or marine, with diets based on fish and invertebrates. Lutrinae is a branch of the weasel family Mustelidae, which also includes badgers, honey badgers, martens,...

Fábio "Mexicano"

Acho que era isso mesmo que eu tinha visto. Em algumas regiões do Japão, kappas são imaginados como lontras, não aquele sapo-tartaruga com o qual estamos mais acostumados.
E pensando bem (bem sujo), lontras são mais ergonômicas como animais que arrancam coisas da nossa bunda...

Gato de Ulthar

Já emendando o episódio 3, o que tivemos de relevante?
ORDEM E PROGRESSO!
Um cu de um felino (sempre tiro uma screenshot dos cus dos animais em animes...
Sim, o que citei acima não foi relevante eu sei...
Me desculpem, mas falando sério, descobrimos que o Enta está sim muito apaixonado! A conotação sexual dessa cena é gritante...
E sua paixão se mistura com o desejo de fazer novamente uma dupla com o seu "crush" no futebal.
Curioso o fato da tornozeleira que eles usam se chamar "miçanga", uma palavra em português... Se bem que para mim uma miçanga é apenas uma das bolinhas das quais formam uma pulseira e outros tipos de bijuterias...
Ahhh, e sim, a teoria estava certa, o Haruka não pode andar.
Também descobrimos que os policiais possuem um superior, talvez o principal antagonista... Seria ele uma lontra?
As ações dos kappas zumbis estão cada vez mais bizarras...
E antes de adentrar mais profundamente em alguns tópicas, me digam o que acharam do episódio?

Diego

O Enta não está apaixonado, ele claramente quer o corpo do Kazuki nu :smile: Ao ponto de umas atitudes que mais parecem saídas de algum hentai, até... Mas é curioso. Pensando na edição passada do Café com Anime, um dos títulos que cobrimos foi Asuka, que criticamos a beça por ter cenas que mais pareciam um doujinshi animado. Aqui, porém, essas cenas do Enta não me incomodaram, provavelmente porque o próprio anime reconhece que ele está... bom, que ele está exagerando, pra dizer o mínimo.
E parece que esse vai ser um tema bem forte na série: até onde você deve ir por aquilo que deseja? Os kappa zombies são justamente criaturas tão dominadas pelo desejo que não medem esforços para ter o que querem, e eu diria que nossos três protagonistas estão perigosamente perto dessa linha.
No mais, só teve uma coisa nesse episódio que me incomodou. Após verem as memórias do Enta, incluindo ai a que ele beija o Kazuki, o próprio Kazuki diz que o beijo provavelmente foi um desafio do time e deixa por isso mesmo... ignorando por completo todas as outras memórias que vimos durante o Sarazanmai. Tipo, oi? Tudo bem que protagonistas de anime ultrapassam buracos negros em densidade, mas isso também já é ridículo :smile:

Fábio "Mexicano"

Será, Diego? O Kazuki diz isso e imediatamente emenda um dos delírios do Enta. É possível que tenha sido tudo um delírio desde o começo, desde que o Kazuki se "confundiu". Em todo caso, o Kazuki já demonstrou nos dois primeiros episódios estar completamente absorvido em si mesmo pela sua obsessão pelo irmão - mais ou menos como o próprio Enta está completamente absorvido por causa dele, a ponto de se declarar "a pessoa que mais conhece o Kazuki no mundo" e pouco tempo depois demonstrar que não o conhece tão bem assim, quando ele descobriu que o Kazuki não sorri na frente do Haruka e se perguntou por quê, brevemente, antes de dar de ombros e decidir que "não é da conta dele". Que sentimento convenientemente meia-boca quando interessa, né?

Gato de Ulthar

Tendo a concordar com o Fábio, de fato não dá para dizer que isso foi ou não um dos não poucos delírios do Enta. Além disso, tudo é muito subjetivo, ninguém pensa direito quando se está apaixonado né? O Enta apenas supõe que sabe tudo do Kazuki....

Fábio "Mexicano"

O amor nos torna bastante egoístas :smiley: Especialmente quando ainda somos adolescentes bobalhões e não entendemos nada do mundo.

Gato de Ulthar

Mas uma coisa me intriga, os três sabem que se forem realizar as missões de pegar o troço do cu dos Kappas Zumbis terão seus desejos e pensamentos expostos, mas nem mesmo o Enta se preocupou com isso não é mesmo?

Fábio "Mexicano"

Bom, acho que ele estava mais preocupado com a irmã naquele momento. Ou com a miçanga. Realmente não ficou claro :smile:

Diego

O caso do Enta pode até ser justificado com um "bom, só vimos as memórias do Kazuki até agora, então vai que isso só rola quando é com ele". Mas acho que não tem nada de muito racional nas ações deles não. Cai de novo no que falei sobre até onde se vai em prol do que se deseja: os três parecem dispostos a assumir o risco de se expor aos demais se isso der a eles o que querem.

Fábio "Mexicano"

Acho que pessoas apaixonadas são capazes de se expor dessa forma quando não tem coragem de se declarar. Se colar, colou.

Gato de Ulthar

Mudando de assunto, vimos que os policiais se reportaram a alguma entidade que lhes é superior hierarquicamente. Um palpite do que seja essa entidade? Será que também há um príncipe dos Kappas lontras?

Fábio "Mexicano"

Aliens. E o que eles significam? Sei lá. Aliens.

Diego

Eu apostaria em um príncipe mesmo, algum tipo de contra-força ao Keppi. Mas mais do que isso é pedir demais :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Eu devo ter meus motivos para ter achado que eram aliens, mas no momento só me lembro que quando assisti fiquei com uma impressão forte que eram aliens. Em todo caso, especular além disso, não importa o que seja, é complicado.

Diego

Me parece muito "out there" ser aliens. O próprio Ikuhara tende a trabalhar muito mais com o inexplicável do que com aliens, se isso faz sentido pra vocês.

Fábio "Mexicano"

Acho aliens totalmente inexplicáveis.
Mas sim, eu entendo. Estou falando por falar também.

Diego

Ainda me parecem mais explicaveis do que, digamos, literais encarnações do destino :stuck_out_tongue: (olhando pra você, Penguindrum)

Fábio "Mexicano"

Como eu não entendi Penguindrum até hoje, admito que é realmente inexplicável, no mais óbvio dos sentidos.

Gato de Ulthar

Penguindrum nem eu entendi bem até hoje!
A maioria das coisas que vemos em Sarazanmai nem dá para saber se realmente significam algo ou são apenas uma "verborragia visual", ou seja, só um amontoado de símbolos que remetem a alguma coisa mas que não são realmente relevantes
Como separar o que é ou não importante nesse anime?
Acho que a resposta melhor é assistir tudo e ver o que acontece, se bem que em Penguindrum pouca coisa ficou clara.
Ou seja, com Ikuhara só sobra especular, especular, especular e se dermos sorte, conseguir termos impressões semelhantes sobre o significado de algo. O que pensam sobre?

Diego

Sinceramente, eu acho que isso meio que já se tornou parte do charme das suas obras. Muita coisa nos seus animes de fato parece sem qualquer sentido maior, e símbolos significativos se mesclam com pura estética, e é muito difícil dizer onde começa um e onde termina o outro. O katakana "A", por exemplo, estou até agora sem saber se ele significa qualquer coisa que seja. Mas é o que torna os animes do Ikuhara obras tão legais de se discutir.

Fábio "Mexicano"

Especular é divertido, mas pois é, com o Ikuhara não adianta muito. Então, prefiro analisar o que já tenho. Claro que algumas coisas dá pra sacar, mas isso é exceção, não regra.

Gato de Ulthar

Adiantando ou não, vamos dando prosseguimento às nossas discussões quando conversarmos sobre o próximo episódio! Então é isso, encerro por aqui e até logo!

Postagens mais visitadas