Café com Anime - Hanebado! Episódio 6


Sejam todos bem-vindos ao Café com Anime, desta vez batemos um papo super divertido sobre o sexto episódio de Hanebado! o qual mostrou que nem somente as protagonistas possuem a oportunidade de brilhar, como foi o caso da Izumi neste episódio!

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Hanebado!, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Shoujo☆Kageki Revue Starlight, um estreia com uma ótima animação e um enredo bem curioso. Já o Finisgeekis cobrirá o anime mais polêmico a temporada, o controverso Happy Sugar Life. E no Anime21, temos as discussões sobre Banana Fish, adaptação de um mangá clássico dos anos 80.





Gato de Ulthar

Mais um episódio com uma animação impecável, mas não foi só isso, ele foi interessante por uma série de motivos. Foi realmente muito legal terem focado esse episódio todo (praticamente) na Izumi, isso mostra que o time de badminton não se resume a Ayano e a Nagisa, mas sim que todas possuem o seu espaço para brilhar.
Falando especialmente da Izumi, a estrela deste episódio, o seu drama foi muito bem definido e realista, afinal de contas, ela não possui o talento da Nagisa muito menos da Ayano, ela sabe que em comparação as duas são muito superiores e ela é apenas uma amadora.
Mesmo sofrendo muito com a pressão de ser só mais um peão no time e não possui nenhuma perspectiva séria de se destacar, conseguiu descobrir que o importante é se divertir com o badminton, mas como qualquer ser humano, ela queria vencer e ficou ressentida com a derrota, mas isso é normal e não desmerece a sua evolução neste episódio.
Outro ponto interessante, é que igualmente no que ocorreu no episódio anterior, vencer não é tudo, e nem sempre quem ganha é considerado o melhor da partida. Mesmo tecnicamente inferior, a Izumi estudou a oponente e reagiu da melhor maneira possível, então, de fato, ela jogou muito bem.
E de quebra, não é que a "Mamãe" deu as caras mais rapidamente do que o imaginado? O próximo episódio vai ser quente. Isso sem falar na escrota de cabelos rosa, não perdendo a oportunidade de ser quem ela é.
Mas e vocês, o que acharam do episódio?


Fábio "Mexicano"

A Menina do Cabelo Rosa consegue manter seu nível (baixo) sempre que aparece, hein?
A Ayano parece que está ficando um pouco babaca, ou só eu achei isso? Ela está parecida com a Connie. Não é que ela não se importe com os outros, mas sim que ela está tão absorvida por seus próprios problemas e suas próprias razões que não percebe quando está sendo insensível com os outros. Foi a minha impressão a partir das poucas interações dela nesse episódio, pelo menos. Vai ser interessante se ela continuar assim.
Mas, sim, a estrela do episódio foi a Riko. Suponho que Hanebado! simplesmente precisava derrotar alguém para mostrar a dor que isso causa e tal, mas não queria sacar uma de suas protagonistas agora. Sem problema, a Riko não é uma personagem que surgiu do nada só para matar essa no peito, era alguém que já conhecíamos desde o primeiro episódio, com quem nos importávamos e a quem entendemos.
E é uma pena que ela tenha perdido mesmo. Ela claramente tem potencial, apenas nunca se dedicou o suficiente. Lembram quando a Nagisa estava no fundo do poço e a Riko facilitou para a amiga, uma jogadora muito melhor do que ela? Mas agora acabou. A não ser que ela queira retomar o esporte na faculdade.

Gato de Ulthar

Também percebi, a Ayano foi super babaca com a Izumi, especialmente naquela cena que ela afirmou que seria difícil para colega vencer, foi de uma falta de tato imensa.

Fábio "Mexicano"

É claro que ela não fez por mal, e se parasse para pensar depois perceberia a merda que fez. Como a Connie, após a partida, quando percebeu que tinha magoado sua dupla de jogo.


Diego

Só acho que a Nagisa podia ter chegado na Ayano e perguntado porque ela disse aquilo. Porque ela foi meio babaca isso ela foi com certeza. E estou sentindo que a garota de cabelo rosa ainda vai tomar na cara toda a "babaquice" guardada da Ayano - o que é muito legal pela satisfação que vai trazer, mas também vai fazer a Ayano precisar de uma intervenção logo logo.
E vejam só, a mãe apareceu. Na maior cara de pau, e ainda perguntando qual a quadra que a filha estaria jogando. Tudo isso com a maior cara de paisagem. Alguém soque essa mulher com urgência :D
Ah sim, e a amiga da Nagisa perdeu. Pena né.

Gato de Ulthar

Que frieza com a pobre da Izumi Diego, os leitores pensarão que você não tem coração! :stuck_out_tongue:
Mas concordo com você, a mãe da Ayano merece o troféu cara de pau do ano.

Vinicius Marino

Gente, o que é a Nozomi e esses lábios carnudos? Assim eu gamo!
Er... voltando ao assunto. Pois é, um episódio impecável em diversos aspectos. Não é fácil balancear drama humano com ação esportiva, mas Hanebado! está se superando a cada semana!
Gostei particularmente como o episódio focou em uma atleta de nível mais "baixo" tentando se virar em uma competição. Em parte, por questões pessoais: eu sempre fui um atleta pior que os outros. Nas competições esportivas de que de fato participei quase sempre perdia. E, quando ganhava, era a duras custas, que nem os pontos arrancados pela Izumi.
Mas em parte porque acho que isso reflete uma realidade do esporte que animes nem sempre capturam. Jogos são "jogos" num sentido "gamístico" da coisa. São feitos de talento, mas também de saber as regras, as limitações e saber usá-las como arma. "Travar" um oponente perigoso - como a Izumi fez tentando cansar a Nozomi - é uma tática comum de quem tem pouca confiança no seu ataque.
Não entendo nada de futebol, mas ouvi de meus amigos futebolistas que muitas equipes menores fizeram isso na última copa do mundo. Contra equipes muito agressivas, adotaram estratégias defensivas, segurando o jogo e às vezes garantindo um empate apertado.

Gato de Ulthar

De fato Vinicius, creio que este seja um ponto alto de Hanebado! Mostrar o esporte como ele é, ainda mais no âmbito estudantil, onde a maioria dos atletas nem ao menos possui intenção de avançar no esporte. A maioria das obras de ficção sempre se baseiam em astros ou prodígios, mas nunca em quem é apenas comum, ou moderadamente talentoso. Nem ao menos há espaço para esse pessoal na maioria dos casos, sendo que Hanebado! foi realmente feliz neste aspecto.
O Fábio ainda mencionou que a Izumi não é de tão baixo nível assim, pois chegou a facilitar para a Nagisa. Claro que analisando isso profundamente, tivemos um embate entre uma Izumi focada e uma Nagisa totalmente desmotivada e perdida, que não estava mais rendendo o que era capaz, se a Izumi fosse enfrentar a Nagisa no auge, de mano a mano, duvido que teria alguma chance. Mas não quero desmerecer a Izumi, ela é uma atleta fantástica por superar suas dificuldades técnicas utilizando de sua inteligência.
Também foi digno de nota colocarem uma adversário moderadamente interessante para a Izumi enfrentar, alguém que ela já conhecia dos tempos de escola e que já havia perdido em outro campeonato.
O que aumentou ainda mais o desafio, o design desta personagem também está de parabéns, como o próprio Vinicius afirmou ao ter gamado pelos seus lábios :stuck_out_tongue: Isto mostra que o anime tem um bom cuidado até nos seus personagens menos relevantes.

Gato de Ulthar

E já ia me esquecendo, tivemos um bom exemplo de técnico babaca e com um character design bem esquisito. Neste ponto dá para ter certeza que o time das protagonistas conseguiu um ótimo técnico. Embora a Nozomi não pareça ser má pessoa, possui uma influência muito ruim no comando, não acham?

Diego

Esse técnico é o típico exemplo de como nos animes quase sempre da pra julgar um livro pela capa com precisão de 100% :stuck_out_tongue: Ele é feio, portanto é babaca - ou vice versa, tanto faz. Mas o conselho em si que ele deu nem foi realmente ruim. Ele sabia que a oponente era alguém mais fraca e que a sua aluna ainda teria de enfrentar outras tantas partidas naquele mesmo dia. Dizer para ela vencer logo e não se cansar muito me soou bastante razoável, e estou até agora tentando entender porque o anime quis fazer ele soar um babaca.

Fábio "Mexicano"

Com exceções, essa vem sendo a regra sobre a babaquice em Hanebado, não é? Ninguém é mau que nem o pica-pau. É tudo razoável, ou compreensível, ou humano. As próprias protagonistas têm seus momentos de babaquice: a Nagisa começou uma babaca e já melhorou, e a Ayano está virando outro tipo de babaca mais sutil agora. Tendemos a achar a mãe da Ayano um caso de excepcional babaquice mas só sabemos o lado da Ayano. Claro, como mãe eu acho que ela não tem perdão. Como atleta e como técnica, talvez o que ela fez, talvez na cabeça dela, faça muito sentido, e talvez a gente até concorde, como estamos concordando com o técnico da Nozomi. O único ponto realmente fora da curva mesmo é a Menina de Chiquinhas Rosa. Amarrar e adoecer o adversário dias antes de uma partida é pior do que a pior babaquice esportiva que alguém poderia fazer - é mesmo anti-esportivo, e em um nível que eu não esperava ver em um anime que, no geral, é bastante realista.


Vinicius Marino

Só eu achei ele parecido com o Puri-puri Prisoner de One Punch Man? :stuck_out_tongue_closed_eyes: Vai ver é seu irmão mais novo, que não deu certo na academia de heróis.:joy:

Gato de Ulthar

Se ele for mesmo o irmão do Puri-puri Prisoner e que não conseguiu entrar na carreira de herói, está explicado porque parece um banaca! :stuck_out_tongue:
Vamos especular um pouco agora? A diaba da mãe da Ayano finalmente apareceu, se bem que mais rápido do que eu imagina, e na maior cara-de-pau do mundo, logo perguntando onde estava jogando a Ayano. Acho difícil que o anime enrole o encontro das duas, então é muito provável que se acenderão faíscas no próximo episódio. Minha pergunta é, como o anime lidará com esse encontro? Será que a Ayano terá coragem de jogar tudo na cara da mãe o que vem sentindo todos esses anos? Eu acho um pouco difícil, na minha opinião a Ayano não conseguirá se articular muito bem na presença da mãe, acho que ela ainda não está completamente pronta para superá-la. Ainda há a possibilidade da mãe vir com uma desculpa esfarrapada, que fez tudo o que fez para o crescimento da Ayano como profissional e pessoa, e todo esse lero-lero. Desta forma, qual são vossas opiniões sobre esse fatídico encontro?

Fábio "Mexicano"

Ela perguntou onde a Ayano vai jogar, acho que ela só veio para assistir. Minha hipótese é que a Ayano vai vê-la nas arquibancadas durante a partida, vai se abalar e acabar perdendo.

Gato de Ulthar

Realmente, talvez as duas nem se encontrem neste episódio, mas que vai ser um choque para Ayano vai ser, pois se somente ver o lenço no cabelo da Connie já a desestabilizou de uma forma notável, imagina com o próprio fantasmo do seu passado.

Fábio "Mexicano"

A mãe está acompanhando a Ayano. De longe, mas está. No primeiro episódio ela estava lá para ver a partida dela contra a Nagisa. Eu acredito que o anime está propositalmente nos fazendo pensar muito pior dela do que ela realmente mereça. E ela merece bastante, abandonar a filha não é coisa pouca.

Diego

Eu não acho que a Ayano irá perder porque o torneio precisa continuar, e ter só a Nagisa nele seria meio complicado. E esse é o último ano da Nagisa, então não é como se fosse uma opção fazer todo mundo perder aqui para tentar de novo no ano seguinte. Mas também acredito que a mãe da Ayano só está querendo observar, e não realmente descartaria a possibilidade da Ayano nem a ver ainda. Agora, se as duas se encontrarem, eu espero da mãe da Ayano é que ela fale que a filha ainda está fraca e que fez bem em abandoná-la :stuck_out_tongue: Porque né, por que não adicionar insulto à injúria?

Vinicius Marino

Pior que eu acho que será por aí mesmo.
Sei lá, essa mãe me passa uma vibe Shigatsu wa Kimi no Uso. Não me espantaria de saber que ela torturou emocionalmente a filha antes de largá-la.

Fábio "Mexicano"

Tanto pelas memórias da Ayano quanto pelas da Erena ela parecia uma boa mãe. Bom, não sei se boa mãe no sentido estrito, mas elas pareciam felizes e satisfeitas o tempo todo. O inferno astral da Ayano começou de uma vez só, por tudo o que sabemos, quando ela perdeu para a Garota de Chiquinhas Rosa.


Gato de Ulthar

Na minha humilde opinião, não creio que a mãe seja intrinsecamente má. Para mim é mais provável que ela tenha feito tudo o que fez buscando o aprimoramento da filha, pelo menos essa era sua intenção. Não duvido que ela ainda tenha a cara de pau para dizer que a abandonou para ela crescer como pessoa, para evoluir por si mesma sem o intermédio de ninguém, nem de sua mãe, bem como para aprender a não confiar em ninguém e só em suas capacidades. Coisas deste gênero, uma deturpação que não é de toda incomum de se acontecer em um meio tão competitivo como o esporte e muito menos na ficção.

Vinicius Marino

Tenham em mente que estamos enxergando a mãe pelo olhar das meninas, também. Muitas vezes, pais fazem coisas completamente razoáveis de um ponto de vista adulto, mas que parecem grandes absurdos para os filhos. Uma mãe pode tratar a filha com todo o amor do mundo e este amor ser interpretado como uma grande violência, por exemplo. Várias histórias abordam esse tipo de conflito.
Independente do caráter dela, eu adoraria que as duas tivessem uma conversa "heart-to-heart" em algum momento do anime. Pode ser no último episódio, eu espero. Mas eu quero vê-las se explicarem - de preferência num momento em que a própria Ayano esteja disposta a entendê-la.

Gato de Ulthar

Por isso eu creio que no atual momento do anime ainda não é a ocasião propícia para as duas se encontrarem, a Ayano ainda não está amadurecida emocionalmente para isso, é só a ver a maneira que ela vem agindo ultimamente, pois passou de uma menina relutante e desmotivada para uma babaca de leve que mostra uma proatividade um tanto falsa, como quando fez aquele comentário infeliz para a Izumi.

Diego

A mãe da Ayano sumiu da vida da menina por anos a fio. Eu acho praticamente impossível existir uma explicação "razoável" para isso :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino

Talvez não para ela, mas quiçá exista para a mãe. Seres humanos são capazes de racionalizar qualquer tipo de absurdo. Vide nossas queridas personagens de Happy Sugar Life :stuck_out_tongue:
Como eu disse, não duvido que ela venha com alguma desculpa do tipo "estava te torturando por amor". Nem que, em alguma medida, ela venha a acreditar na sua própria lorota.

Fábio "Mexicano"

É o que eu venho insinuando faz tempo :stuck_out_tongue: Acho que será por aí, sim. Porém ... o mangá ainda está em andamento, não é? Talvez seja bom não esperarmos muito disso, embora eu queira.

Gato de Ulthar

Teve dois diálogos neste episódio que me chamaramu bastante a atenção, entre a Yuu e aquele rapaz o clube de Badminton, não o que é irmão da Sora, o outro. No primeiro, a Yuu, um tanto abatida afirma que ainda está no 2º ano e por isso não teria tantos motivos para sentir medo, já que teria mais uma oportunidade. O rapaz responde que se deve jogar sem ter arrependimentos. No final do episódio, a Yuu fala que suou para conseguir vencer, e compara sua atuação com a da Ayano, que passou sem maiores esforços. Ela diz que essa diferença se dá em virtude do talento da Ayano. Novamente, o companheiro de clube afirma que é cedo para se falar em talento. A conversa é eclipsada pela chegada da mãe da Ayano. Mas o que me chamou a atenção nestes diálogos? Posso estar interpretando errado, por isso quero a opinião de vocês, mas acho que serviu para sedimentar a ideia do episódio que, na figura da Izumi, mostrou que nem tudo é apenas talento, mas o esforço e treino duro são importantes, e mesmo que você não se torne um astro, deve se jogar como se fosse o último jogo de sua vida, dando o máximo de sua capacidade, para que não haja arrependimentos póstumos. Assim, o rapaz disse que é cedo para se pensar em talento, pois a Yuu ainda tem bastante chão pela frente para se desenvolver como jogadora.

Diego

Eu gostei sobretudo da segunda fala porque é bem verdadeira. Aquilo ali não eram nem preliminares direito, era praticamente um classificatório. Se ela não aguenta nem aquilo, dificilmente vai conseguir ir muito longe no torneio de fato.

Fábio "Mexicano"

Olha, eu acho que o anime está sim tentando dizer que nada ou quase nada é talento. Mesmo aparentes vantagens físicas. A Nagisa é alta, mas ela sabe o quanto ela precisa treinar tanto quanto qualquer outra pessoa. E a Ayano ... lembra do começo do anime, quando o treinador ainda era só um pervertido que apalpava garotas? Ele disse que as mãos da Ayano se articulavam de forma perfeita e tal. Isso parece uma vantagem biológica, não é? Eu não teria tanta certeza. Depois a gente descobre que a menina treinou desde muito criança com sua mãe, e jogava muito, todos os dias. Isso pode muito bem ter influenciado no desenvolvimento do corpo dela.
Não quero com isso dizer que não existem vantagens com as quais umas pessoas nascem e outras não. A Nagisa continua sendo alta, e isso é sim uma vantagem. Só não é, sozinho, suficiente. No mundo real, muito se fala do Michael Phelps, que tem praticamente o corpo de um homem-peixe, o tanto quanto isso é possível.

Gato de Ulthar

Entrar no tema de que existem ou não talentos natos é algo bastante delicado. Penso que há realmente pessoas que nascem com habilidades superioras às outras, como esportistas com habilidades corporais mais acentuadas que o normal, ou mesmo artistas como Mozart e companhia.
Ocorre que o talento não trabalhado não serve para nada. Mesmo pessoas naturalmente talentosas precisam se esforçar para desenvolver suas habilidades em um patamar decente, e se param de praticar perdem sua maestria. Acho que é unânime a necessidade treinar seja lá o que for.

Fábio "Mexicano"

Eu acredito que o que se chama de "talento", no sentido biológico, é um teto, é até onde você consegue chegar caso dê tudo de si para tanto.

Gato de Ulthar

Não duvido que seja isso, mas creio que haja pessoas que aprendem ou desenvolvem estas habilidades de maneira mais fácil ou mais rápida que a maioria das outras pessoas. Não existe nada nato, se não ensinassem música para Mozart, ele nunca conseguiria compor uma sinfonia. A título de exemplo, o fato de Mozart ter sido considerado um prodígio se deu pelo seu rápido aprendizado, quando outros jovens de sua mesma idade demoravam muito mais tempo para aprender e desenvolver suas habilidades.


Vinicius Marino

Eu acho que além de um teto é também um piso. Em competições de alta performance (como o esporte profissional) é muito difícil conseguir engrenar em uma carreira sem os devidos atributos físicos e mentais.
Claro que tudo isso depende da vontade, disciplina e disposição para treinar. O talento é um diamante bruto. Sem alguém para poli-lo, é apenas uma pedra bonita
Agora, um conflito que eu acho muito interessante é quando as pessoas com talento não querem perseguir aquilo e sofrem pressão para insistir. 3-gatsu no Lion é um exemplo. Outro de que gosto muito é o filme Gênio Indomável, sobre um jovem de classe baixa que descobre ser um superdotado. Ele é induzido a se tornar um matemático, mas prefere à vida simples da periferia às glórias do mundo acadêmico.


Gato de Ulthar

Talento e esforço são coisas que andam juntas realmente. Para finalizar, vou fazer uma última pergunta. Já que estamos praticamente na metade do anime, o que vocês estão achando dele até agora? Quais os pontos negativos e positivos? E o que esperam com a segunda metade do anime?

Fábio "Mexicano"

Aquela surpresa que senti no primeiro episódio continua valendo. Novos personagens se misturam à trama central e a renovam, sem parecer pura enrolação (bom, pelo menos até agora). O anime não deixou a peteca cair nem no drama nem na qualidade da animação. Sim, isso foi um trocadilho cretino. Depois de construir toda essa expectativa, Hanebado! vai ter que entregar uma resolução satisfatória na segunda metade. Não tenho motivo para duvidar que ele consiga (quero dizer, há um pequeno receio porque o mangá está em andamento, mas depois de tudo o que fizeram simplesmente confio que a equipe do anime vai saber fazer a coisa certa).

Vinicius Marino

Não tenho nada a reclamar de Hanebado! até agora. Está sendo uma experiência perfeita para o que se propõe! Espero um fechamento decente para todo o arco da Ayano com sua mãe e uma encrespada nos desafios do próprio esporte. Animes do gênero são bons justamente quando fazem suas personagens suarem pelo sucesso.

Diego

Só posso concordar com os demais. O anime segue divertido e interessante, e dessa segunda metade eu só espero um avanço nas questões relativas à Ayano e sua mãe.

Gato de Ulthar

Então é isso pessoa. Faço minhas as palavras de você, Hanebado! vem se mostrando um anime bastante consistente em sua qualidade, e, espero eu, não desande em sua segunda metade. Assim sendo, até o próximo episódio pessoal!

Postagens mais visitadas