Café com Anime - Hanebado! Episódio 8


Bem-vindos a mais um Café com Anime sobre o anime de peteca mais querido da temporada, desta vez conversamos sobre o oitavo episódio de Hanebado! com direito a uma bela e acirrada disputa entre Nagisa e Nozomi na sem-final.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Hanebado!, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Shoujo☆Kageki Revue Starlight, um estreia com uma ótima animação e um enredo bem curioso. Já o Finisgeekis cobrirá o anime mais polêmico a temporada, o controverso Happy Sugar Life. E no Anime21, temos as discussões sobre Banana Fish, adaptação de um mangá clássico dos anos 80.


Gato de Ulthar

Estou chovendo no molhado, mas este foi mais um ótimo episódio de Hanebado! Cada episódio está tendo uma disputa alucinante, nunca pensei que petecas poderiam ser tão interessantes. Aprecio como o anime trabalha bem com seus personagens, até mesmo com os secundários, incrível como o background da Nozomi contribui para o que este episódio foi, nos dando mais uma interessante faceta de uma jogadora de badminton. Quem diria que a Nozomi guardava um rancor contra a Nagisa e ela mesma pelo fato de ter sido escolhida por uma escola de ponta ao invés de quem lhe era muito superior? O drama dela era real e palpável e mais uma vez tivemos uma derrota que não teve um gosto amargo, mas que lhe foi muito edificante, com um gostinho de vitória, não vitória na partida, mas uma vitória pessoal, superando os traumas passados.
A Nagisa também brilhou, e realmente o seu problema era físico, o seu joelho não está nada bom, não dá para dizer que é algo permanente, mas caso o force muito poderá acontecer uma coisa grave. A tática da Nozomi em focar neste ponto fraco, ou melhor a tática do seu professor, poderia ser eficiente, mas não era o jeito que ela gostaria de jogar, felizmente a Nozomi descobriu o seu badminton.
E repito mais uma vez como Hanebado! é incrível em subverter o que pensamos dos personagens, até o professor da Nozomi teve o seu momento de remissão, e não foi algo forçado, ele realmente enxergou que estava exigindo demais e passado do ponto, chegando até mesmo a dar um conselho para o técnico da Nagisa sobre ela jogar as finais.
Prevejo que teremos um drama bem poderoso típico de esportes, será que a Nagisa jogará mesmo correndo o risco de acabar com o seu joelho, ou o professor a deve impedir, lembrando que é o seu último ano, ou seja, sua última chance?
E além disso, tivemos a Ayano sendo mais babaca ainda, estou com uma séria vontade de dar umas porradas para ela acordar para a vida, francamente...

Fábio "Mexicano"

Eu gostei de como essa partida poderia ter acabado de qualquer jeito. Tinha uma "saída" para qualquer resultado possível: a Nagisa poderia perder sem perder (a culpa é do joelho), a Nozomi poderia perder sem perder (poderia não querer arriscar destruir o joelho da ex-colega). No final as duas descobriram como jogar da melhor forma possível e de um jeito que ainda gostam de jogar, e as duas jogaram com tudo o que tinham. E a Nozomi perdeu da forma que a Nagisa tinha previsto antes da partida da Riko: se cansou e depois de dois bons sets (se chama "set" em badminton?) foi massacrada no terceiro.

Vinicius Marino

Eu ouvi eles falando "game". O que é bem confuso, pois "game" também existe no tênis, mas com um conceito diferente. Lá, um "set" é um conjunto de games. Aqui, um "game" é um jogo de 21 pontos, e quem tiver a melhor de 3 games leva a partida: https://www.badmintonbible.com/rules/scoring
Keeping score is pretty simple, but what about serving and receiving positions? Who should stand where, especially in doubles?
Aliás, falando em games e set, estou aprendendo muito de badminton assistindo a esse anime! Amei em particular que o "zero" é chamado de "Love". Zero a zero, então, é melhor ainda: "Love-all!":heart_eyes:

Diego

Acho que vou ser a voz dissidente e dizer que não curti muito o episódio não. Começando pelo drama da Nozomi ter sido escolhida para aquela escola de prestígio: passei o episódio inteiro esperando alguma explicação de porque ela foi escolhida e não a Nagisa, mas acabou que não foi dada nenhuma. O que só faz soar como uma decisão absolutamente arbitrária para gerar algum tipo de conflito entre as duas, já que duas amigas de longa data se enfrentando tem um maior apelo do que duas completas desconhecidas.
Em seguida, eu já reclamei disso antes, mas vou insistir aqui: me incomoda como na vasta maioria dos casos, em se tratando de anime, você pode perfeitamente julgar um livro pela capa. Se é bonito, é bonzinho, mas se é feio, pode apostar que é o diabo em forma de gente. Mesmo quando a retratação não realmente faça tanto sentido... O anime quer colocar que o professor estava errado, quando seu erro foi... ter uma estratégia?
Ta, eu sei, é mais complicado do que isso. Tecnicamente seu erro foi impor a sua forma de jogar na sua aluna, mas... esse não é meio que o ponto da educação em qualquer nível? E ei: quando a Nozomi decidiu jogar por conta própria ignorando as instruções do treinador, ela perdeu. Sim, foi uma vitória moral, um avanço pra ela como pessoa e bla bla bla, mas permanece o fato que ela caiu fora da competição. É uma mensagem um tanto quanto confusa. Seja você mesmo e perca com orgulho? Yey?

Fábio "Mexicano"

Provavelmente a Nozomi foi escolhida porque era boa o suficiente mas não tinha cacoetes - ele disse em outra cena, no presente, que a Nagisa está forçando o joelho por ter um mau costume de jogo. Fazer alguém que é bom e vence todo mundo que enfrenta mudar hábitos é difícil. Ou ele simplesmente viu que a Nozomi era mais adequada para o estilo de jogo dele mesmo - ele disse, no final, que ele "consegue ver". E tudo isso tem a ver com o estilo de treinador que ele é e o drama do episódio.
Ele não estava errado em ensiná-la a jogar. Ninguém disse isso. Mas ficou patente que ele ficar gritando do lado de fora da quadra instruções em tempo real não é exatamente positivo ou admirável. Funciona sim, mas coloca uma pressão psicológica extrema na sua pupila. Na prática, era ele quem estava jogando pela Nozomi.
E ela perdeu o primeiro set jogando do jeito dele, depois perdeu o segundo jogando do jeito dela. A pontuação foi igual nos dois. Corolário: não faz diferença. O terceiro ela perdeu de forma esmagadora mas aí foi como a própria Nagisa havia dito episódios atrás: a Nozomi se cansa mais rápido.

Vinicius Marino

Exato. Eu entendi que o defeito do treinador foi ser agressivo demais no "coaching". Não é fácil ser adolescente, sobretudo uma atleta adolescente. Se alguém passar a berrar o tempo todo que você está errada, sua auto-estima vai para os ares.
Fora que aquele berreiro atrapalhava as outras meninas. Não era a intenção dele, mas bem poderia ser uma estratégia para desestabilizar emocionalmente a rival. O que não é stritu sensu proibido (acho), mas ainda assim uma baita falta de fair play.

Vinicius Marino

E sobre a Nozomi... bom, processos seletivos muitas vezes são arbitrários. É aquela velha história: um aluno que tira 4,9 sabe tanto da matéria quanto um que tira 5,0. Mas, por 0,1, um vai passar e o outro não.
(A não ser que você seja pesquisador da FAPESP. Neste caso, pode ter um projeto com nota máxima em todos os quesitos e ter a bolsa negada por falta de vagas. True story :cold_sweat: ).

Gato de Ulthar

Tenho que defender Hanebado! das críticas do Diego :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Você é flexível e veloz como a Ayano? Teimoso como a Nagisa? Devolve a raquetada, Gato.

Gato de Ulthar

Vejamos Fábio :stuck_out_tongue: Vou dar um smash no Diego e ver se ele rebate :stuck_out_tongue: Não achei esquisito o fato da Nozomi ter sido escolhida, é algo bastante simples. O professor parecia bastante experiente, tanto é que era técnico em uma escola de renome. A Nagisa simplesmente não se qualificaria para o seu método de treino, ela é impetuosa e tenderia a ser insubmissa em relação ao método intensivo de seu técnico. Ele estava querendo uma aluna que pudesse moldar conforme seu estilo de treino, e a Nozomi era perfeita para isso, pelo menos até no jogo contra a Nagisa. O que adiantaria ele ter uma jogadora melhor mas que não tivesse o controle que desejaria sobre ela do que uma um pouco menos eficiente mas completamente submissa ao seu modo de treino?
E também tem o que o Fábio disse, ele bateu o olho na Nagisa e já viu os seus defeitos de jogo.

Diego

O problema nessa explicação é que é puramente especulatória. Eu concordo que ela faz bastante sentido, mas serve no máximo como head canon. Eu gostaria que o anime tivesse dado uma explicação mais concreta.

Gato de Ulthar

Realmente, não faria mal dar só uma palavrinha sobre isso.
Mas vamos especular um pouco mais sobre o episódio.
Deu para ver que a situação da Nagisa não está nada favorável. Seu joelho está mito ruim. Não dá para saber se é algo permanente, mas já deu para perceber que ela tem que repousar e buscar tratamento. Neste contexto se dá o aviso do técnico da Nozomi, sobre a responsabilidade do técnico em evitar que a aluna se prejudique seriamente.
Essa é uma pergunta difícil e não espero uma resposta fácil, entre o desejo da Nagisa de jogar a final e sua saúde, o que deve prevalecer? Esse é um dilema bem forte em obras sobre esportes, sobre até onde vai o corpo humano e quais são os limites que são ultrapassados pela vitória.
obs: enquanto escrevia isso, lembrei que a Nagisa já está classificada para as nacionais, por ter ganho a semi-final, então não há uma necessidade de queela jogue a última partida, seria mais uma questão pessoal dela mesma.
Assim sendo, como o seu técnico e a própria Nagisa reagirão a este dilema?

Diego

Considerando que a oponente é a Ayano? Com toda certeza a Nagisa irá querer jogar. E a Ayano provavelmente vai atacar em seu ponto fraco.

Fábio "Mexicano"

Olha, retomando o ponto anterior, sobre ser uma explicação "especulativa", acho que a menos que haja um narrador dizendo exatamente do que se trata, esse é o caso de qualquer situação em qualquer história, não é? Da forma como o Diego fala parece que eu parei para pensar depois de assistir e então cheguei a essas conclusões, mas não foi o caso. Eu ia assistindo e ia entendendo exatamente dessa forma. Por quê? O episódio foi construído dessa forma. A sequência de cenas foi a seguinte:
1) Flashback (narrado pela Rika) contando como a Nozomi foi escolhida para o Zoshi Sogo embora a Nagisa fosse melhor. 2) O treinador Tachibana conversando com a Nagisa e falando sobre o joelho dela. 3) A Nozomi no banheiro escutando outras atletas conversarem sobre como é "óbvio" que ela é boa porque ela é do Zoshi Shogo, uma delas comenta como ela apenas segue as ordens de seu treinador e a outra retruca que a habilidade de seguir o que lhe é dito é em si meritória. 4) Por fim (e isso foi cronologicamente antes da cena anterior), Nozomi conversando com seu treinador e ele lhe instruindo como derrotar a Nagisa, sobre como seu joelho é seu "ponto fraco". Mais tarde no episódio, durante a partida, essa cena é retomada e ele explica exatamente qual o vício de jogo ela tem que está cobrando caro de seu joelho.
Será mesmo que estou só "especulando"? A mim parece que o episódio tentou dizer isso da forma mais clara possível sem dizer literalmente com todas as palavras. Narrativa não é só palavras de todo modo. E nesse caso, acho que teria "feito mal" sim dar uma "palavrinha". Eu sentiria a minha inteligência menosprezada. Quero dizer, sem "palavrinha" nenhuma eu consegui entender, saca? Daí o episódio vem e me fala, como se eu não tivesse entendido? Ainda bem que não falou!
Agora, sobre a pergunta do Gato. Lembro-me que estávamos aqui considerando (bom, principalmente eu, acredito) como a Ayano precisaria perder para a Nagisa para "abrir os olhos". Mas agora como a Nagisa poderia vencer? Talvez até possa, mas ao custo de nunca mais jogar?
Por outro lado, elas ainda não são profissionais. Mesmo as melhores entre elas não necessariamente irão seguir carreira atlética. Ainda que arruíne seu joelho para o badminton profissional, a Nagisa com certeza ainda poderá levar uma vida absolutamente normal. Não deixaria de parecer trágico, de todo modo, então talvez seja ainda melhor para sacudir a Ayano desse transe que a aflige.

Vinicius Marino

Eu tenho a ligeira impressão de que a Ayano tentará aleijar a Nagisa e tirá-la do esporte. Dado o crescendo de vilania que bate em seu coração este parece ser o próximo passo.
Talvez esse seja o Horizonte de Eventos Moral (https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/MoralEventHorizon) que a faça descambar para a maldade pura e entender que seu transe é coisa do diabo.

Fábio "Mexicano"

Algo como: "Mas por que você continua se só vai se machucar, Nagisa? Me diz, Nagisa! Estou ganhando, Nagisa, sou a melhor, Nagisa, você está machucada, por que continua??".
Parece muito angustiante mesmo. Bom, foi em menor escala, mas a Nagisa conseguiu surpreender a Ayano na partida contra a Nozomi.

Gato de Ulthar

Fábio e Vinicius, vocês levantaram uns cenários bastante dramáticos! Não reclamaria de algo do tipo acontecendo em Hanebado!
E não duvido que ocorra. Mas temos outro fato nesta equação, o técnico. Então vamos falar um pouco sobre ele, será que ele irá simplesmente permitir que a Nagisa jogue? Não seria o seu dever como professor impedir que ela estoure o seu joelho de vez? Certamente a Nagisa insistiria bastante, mas mesmo assim, a autoridade máxima ali é ele, que decide quem joga ou não (eu pelo menos penso que seja assim, a palavra do técnico sendo a última). Está certo que isso tiraria dramaticidade ao anime, mas mesmo assim, como vocês acham que o professor irá reagir a esta situação?

Fábio "Mexicano"

Acho que ficou suficientemente ambíguo para ser imprevisível. E estou gostando muito de como Hanebado tem conseguido manter seus resultados imprevisíveis. Antes da partida entre Nozomi e Nagisa, tínhamos certeza que a Nagisa venceria. Senão por qualquer outra coisa, porque não faria sentido nenhum ela perder para uma personagem aleatória antes de ter sua revanche contra a Ayano. Mas daí descobrimos que ela estava com o joelho machucado, e ela passou a ter uma desculpa (narrativa) para perder, e mesmo assim "vencer" moralmente. E do lado da Nozomi foi a mesma coisa, se seguisse a tática do treinador até o fim provavelmente venceria, mas ela não estava satisfeita com aquilo, então será que iria ou não obedecê-lo? Será que desobedecendo não poderia mesmo assim vencer? Quando a partida começou, eu não sabia mais quem ia ganhar, e adorei isso. Acho que o mesmo se aplica para a decisão do treinador Tachibana de deixar ou não a Nagisa continuar o jogo até o fim.

Diego

É curioso apontar que o anime ainda tem quatro episódios pela frente (imaginando que ele seja um cour apenas). A Nagisa talvez ser parada pelo técnico pode ser uma forma dela tentar resolver as coisas com a Ayano fora da quadra, talvez numa partida em algum espaço mais significativo, como a quadra do colégio ou mesmo aquele parquinho do começo do anime.

Fábio "Mexicano"

Ainda tem a mãe da Ayano...

Diego

Que é uma tremenda de uma incógnita.

Gato de Ulthar

A mãe da Ayano é um rojão que pode estourar a qualquer hora.
Estou curioso em saber como ela vai se encaixar nisso tudo.
E já como estamos falando do professor, ele ainda não está prestando muita atenção na Ayano, mas talvez eu esteja errado, pelo menos eu ainda não percebi nada nesse sentidos, mas convenhamos, ele ainda tem muito trabalho com a Nagisa para ser resolvido. Mas eu gostaria que ele ainda desse uma dura na Ayano.

Vinicius Marino

Bom, o anime já disse que ela já se qualificou, não é? Nesse caso, se eu fosse o técnico impediria mesmo ela de jogar. Descanso é bom para todo tipo de atleta. Mais ainda para alguém como ela, que não é lá profissional e está meio machucada (ou, pelo menos, fragilizada).
Claro, isso arruinaria o cenário trágico (e muito legal!) que previ acima. Mas fazer o quê? Não se pode ter tudo :grin:

Fábio "Mexicano"

Pensando friamente, deixar uma aluna (Ayano) sua jogar contra outra aluna sua (Nagisa) e uma delas acabar ferida, possivelmente fora do esporte para sempre, e quando o jogo já não faz mais grande diferença, deve ser algo muito ruim para a carreira de uma pessoa. Mas bom, anime.

Vinicius Marino

Em condições normais de temperatura e pressão as duas atletas fariam um café com leite básico só para dizer que jogaram. Você vê isto até na Copa do Mundo. Partidas não-decisivas são levadas com muita leniência para não exaurir os jogadores.
O problema do treinador é que uma das meninas é justamente a Ayano....

Fábio "Mexicano"

Agora que a Ayano desenvolveu uma língua de cobra consigo imaginá-la provocando a Nagisa a partida inteira.
E ela com certeza sabe do problema no joelho da Nagisa também. Vai ser uma partida muito interessante, e muito tensa. Grande probabilidade de levar a audiência a odiar a Ayano como nunca antes um protagonista mereceu.

Gato de Ulthar

Se o objetivo for nos fazer odiar a Ayano, o que não é muito difícil, já que eu pelo menos queria dar uns sopapos nela, está fazendo um ótimo trabalho.
Não consigo me lembrar se a Ayano já ganhou a outra semi-final ou ainda tem um jogo pela frente?
Se o próximo episódio seguir o preview de maneira direta, teremos uma episódio mais focado na Connie, que andava um pouco sumida.

Diego

Eu me pergunto como vão enfiar tudo o que falta nesses próximos quatro episódios. A Connie, a mãe da Ayano, a própria Ayano ficando "do mal", a partida contra a Nagisa... Tem chão pra correr ainda, o que é preocupante (mas esperado, sendo a adaptação de um mangá em lançamento)

Gato de Ulthar

Serão mais 5 episódios, afinal de contas serão 13 episódios no total, então temos mais 23 minutos de sobra!
E conferi aqui, realmente o próximo jogo da Ayano é com a Nagisa. A Connie não participou do campeonato, talvez por ser uma jogadora de intercâmbio.

Diego

Achava que seriam apenas 12 episódios, não 13. Bom saber, ao menos :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar

Minha dúvida é se já iniciarão o jogo no próximo episódio (se de fato ocorrer), ou será uma quebra para a Ayano e a Connie serem exploradas em outro viés.
Também me pergunto se não poderia ser o caso de se dar o encontro entre a Ayano e sua mãe antes do jogo com a Nagisa, a Ayano acordaria para a vida de algum jeito e não ferraria com a Nagisa. Seria menos dramático neste caso.
O que acham?

Diego

Acho que não. Na verdade, chego mesmo a pensar que talvez a Ayano nem encontre com a mãe. Embora talvez fosse legal elas se encontrarem e a Ayano responder a mãe de forma extremamente atravessada :stuck_out_tongue:
(Porque né, é Japão, ela não vai mandar a mãe sentar num cactus porque isso já seria impróprio)

Fábio "Mexicano"

(Seria impróprio com o cacto por aqui também)

Gato de Ulthar

Em qualquer lugar do mundo seria impróprio, penso eu :stuck_out_tongue:

Diego

Ta, manda ela pro inferno então :stuck_out_tongue: Ou ficariam com pena do capeta?

Fábio "Mexicano"

Zoeira à parte, não acham interessante pensar que a mãe dela possa ter passado por um processo semelhante? Quero dizer, o esporte profissional não coloca uma pressão psicológica filha da puta nas pessoas, que pode levar algumas a se desumanizar? Ainda mais um esporte individual.
Todas as demais "tinham motivos" para ser assim, desde a redimida Nagisa até a Kaoruko e a Connie, e até mesmo a Nozomi que não chegou a ser uma pessoa ruim mas havia inegavelmente uma "aura de ruindade" ao redor dela.

Gato de Ulthar

É possível, no esporte, como em qualquer outro meio competitivo, facilita que os piores sentimentos e emoções dos seres humanos sejam liberados. Mas cabe a Ayano o que fazer de toda essa pressão do esporte e da família, infelizmente ela está descambando para o lado negro da força, mas sejamos positivos, não penso que hanebado! será uma tragédia no nível de tornar a protagonista uma vilão por completo, se bem que isso poderia se tornar interessante de alguma forma.

Vinicius Marino

Não duvido nem um pouco que ela tenha seus motivos. E acho que fazê-los vir à tona seria um final digno para a série

Gato de Ulthar

Para finalizar eu iria perguntar o que vocês esperam para os próximos episódios, mas meio que isso já foi dito ao longo de nosso bate-papo, sendo assim, vou fazer uma pergunta diferenciada. De todas as personagens, qual delas vocês mais estão gostando, tanto em relação a personalidade como em ao desenvolvimento dentro da série?

Vinicius Marino

Acho que fico com a Nagisa. Ela foi uma das mais "completas" até agora, talvez por estar em cena desde o primeiro episódio. Já a vimos nos altos e nos baixos, em crise e nos seus bons momentos, sob os holofotes e ajudando as outras a chegar lá.
E... sei lá. Também parece uma pessoa legal. Não posso dizer o mesmo de muita gente nesse anime. :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Diego

A amiga da Ayano também parece uma boa pessoa :stuck_out_tongue: Mas sei lá, não consigo apontar uma ou outra personagem específica. A Nagisa é a que tem mais presença, dado ter sido a primeira protagonista apresentada, mas num geral é um elenco bem sólido.

Fábio "Mexicano"

Das jogadoras, a Nagisa é uma personagem que já passou por um arco completo, ajudou a Ayano e está passando agora por outro arco. Além de ser a a deuteragonista e uma pessoa legal no geral. A Elena e a Rika também são pessoas legais, mas não passaram por quase nada.

Gato de Ulthar

Acho que gostar mais da Nagisa é uma unanimidade né? Eu não penso diferente.
Então é isso. Vejo vocês no próximo Café com Anime!

Postagens mais visitadas