Café com Anime - Hanebado! Episódio 7


Chegou a hora de mais um Café com Anime sobre o anime esportivo mais badalado da temporada, desta vez conversamos sobre o sétimo episódio de Hanebado! com um acirrada partida entre Ayano e Kaoruko.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Hanebado!, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Shoujo☆Kageki Revue Starlight, um estreia com uma ótima animação e um enredo bem curioso. Já o Finisgeekis cobrirá o anime mais polêmico a temporada, o controverso Happy Sugar Life. E no Anime21, temos as discussões sobre Banana Fish, adaptação de um mangá clássico dos anos 80.


Gato de Ulthar

Só eu fiquei com raiva da Ayano nesse episódio? Ela entrou em parafuso completo. Como ela já deu pistas no episódio passado, ela se tornou uma completa babaca, esqueceu tudo que aparentemente havia aprendido sobre badminton ser interessante e a importância de um time e amigos. O episódio foi tão eficiente em ressaltar a Ayano como sacana que até me fez simpatizar e sentir pena pela Kaoruko, a qual foi completamente humilhada e destroçada nesse episódio. Engraçado que não há motivos para simpatizar ou sentir pena da Kaoruko, já que ela sempre se mostrou escrota desde o início, mas a inversão de papeis foi tão grande nesse episódio que a Kaoruko acabou parecendo uma santa perto da Ayano. Interessante que ela disse ter superado a mãe, contudo apenas emulou o seu comportamento, tal ato foi coroado com ela ter prendido o cabelo do mesmo jeito da mamãe e pela frase de que o que importa no esporte é vencer.
Além disso, tivemos um gancho interessante para o próximo episódio, a partida entre a Nozomi e a Nagisa, e pelo que parece o técnico com cara de pilantra sabe de algo que não percebemos até o momento, ou pode ser apenas balela, não sei.
A animação foi muito boa nesse episódio também, creio que essa foi a mais longa e disputada partida do anime até o momento. A produção está de parabéns.
E não tivemos o sinal da mãe, é isso!

Fábio "Mexicano"

Eu gosto de como estou aprendendo mais sobre badminton assistindo esse anime. Não sabia por exemplo que o saque é do meio da quadra, ou que para ser bom jogador é preciso ser babaca. É diretamente proporcional inclusive, tão melhor quanto mais babaca.
Brincadeiras à parte, acho que agora é a hora da gente parar e repensar isso. A Kaoruko não pareceu menos babaca só por contraste: ela foi efetivamente menos babaca. Fica claro que ela é assim por se sentir insegura. O retcon do final do episódio anterior até fez ela parecer menos babaca naquela cena, e a Ayano menos impactada por isso - muito menos.

Gato de Ulthar

Esse retcon foi especialmente bem encaixado, nos faz perceber que pegar uma informação pela metade é muito perigoso para a compreensão. Parabéns ao anime por inverter as expectativas tão bem.

Fábio "Mexicano"

O que não quer dizer que nenhuma dessas personagens sejam babacas, elas apenas estão sendo retratadas superficialmente babacas para representar outras coisas. Sempre que as conhecemos melhor, as entendemos melhor.
E aí se torna crítico entender as personagens. Sem falha, todas que conhecemos melhor percebemos porque agiam dessa forma. E como disse alguém nesse episódio, não dá pra saber o que se passa na cabeça da Ayano. Não dá mesmo. Já fomos íntimos dos pensamentos de todas as demais jogadoras importantes, mas nunca da Ayano.

Vinicius Marino

A Kaoruko pode não ter sido a mais babaca, mas com certeza conseguiu ser a mais ridícula. Quando eu achava que seu visual não podia piorar eis que ela me aparece com um laço de presente na testa :joy:
Mas eu perdôo, pois esse duelo foi super emocionante. Nem vou chover no molhado e elogiar a produção: fico apenas nas estratégias da Kaoruko - e como o anime conseguiu nos colocar na mente dessas personagens. É algo que costumamos ver em obras de arte marcial de qualidade. Pareceu um duelo samurai.
Ah, e a Ayano errou completamente de anime. Com essa cara de maluca, parece saída de Happy Sugar Life. Aliás, reparem como o efeito para simular o "vazio" de seus olhos foi similar ao da stalker da Satou naquele anime:

Diego

Talvez o mais interessante é que a Ayano está se tornando uma completa babaca sem nem perceber direito. O que chega a ser meio bizarro: é como se alguém tivesse apertado um botão errado dentro dela e a personalidade inverteu. O que de certa forma é exatamente o que aconteceu, esse botão sendo a chegada da sua mãe ao Japão. Cada vez mais quero ver as duas se encontrarem :P
No andar da coisa, imagino que as finais desse torneio serão a Ayano contra a Nagisa, de forma que a segunda traga a primeira de volta à sanidade. Se é que duas do mesmo time podem se enfrentar, vai saber...
Agora, sobre a Kaoruko: pra mim ela continua uma babaca. Ver ela se ferrando não foi tão satisfatório quanto eu esperava sobretudo porque ela nem se ferrou tanto assim. Com a Ayano em modo biruta eu esperava ela ganhar de lavada. Da forma que foi feito o comentário da Ayano de que foi uma decepção até parece estranho. Ta, ela ganhou, mas não por uma grande margem: ta orgulhosa demais de uma vitória bem suada.

Fábio "Mexicano"

Para a Ayano não foi suado. Aquele é o tipo de jogo dela. Ela não parecia cansada ao final do jogo.
Nunca esteve pressionada no placar também. Ok, a Kaoruko fez pontos. Nesse tipo de esporte o estranho seria se alguém de alto nível não tivesse feito ponto nenhum. A Ayano é muito boa, mas não é sobre-humana ainda.
E claro que a Kaoruko continua babaca. Eu disse isso, não disse? Dei a entender algo diferente? Mesmo depois de perder ela ignorou a colega de time que só queria ajudar ela - aquilo passa por babaquice também. Naquela cena provavelmente todo mundo, até suas companheiras de equipe, tendem a perdoá-la com mais facilidade porque é visível que ela está em choque, arrasada. E a gente entendeu porque ela age como uma babaca no resto do tempo também: insegurança.
Dá para a gente chutar os motivos da Ayano agir como uma babaca, mas estou ansioso para ver o anime explicar isso. E para ver ela tomar uma lição para retornar a si.


Vinicius Marino

Eu acho que as provocações da Kaoruko sem dúvida não ajudam. Não quero dizer que ela é a culpada pela transformação da Ayano. Como o Diego bem lembrou, ela tem "mommy issues". Mas vocês sabem aquelas pessoas que parecem se transformar na presença de outras? É bem comum na adolescência. Quando está com você, o cara é legal. Quando está perto do bully, vira um bully ele também. Então, eu sinto que essas garotas (e não só a Ayano) sofrem um pouco disso.
Como o Fábio disse, essa liga de badminton parece atrair o pior das pessoas. Normal. Competição é algo estressante, e nem todo mundo leva na esportiva. Mas quando você pega uma personalidade complicada e coloca ao lado de pessoas tão escrotas quanto, num ambiente em que a escrotice é incentivada.... é que nem deixar roupa molhada em ambiente úmido. Está pedindo para aparecer mofo.

Gato de Ulthar

A Ayano ser um mistério faz bastante sentido, já que ela é a protagonista principal (desculpe Nagisa, mas por enquanto você só teve um verdadeiro destaque nos dois primeiros episódios), e pode ser que o anime arraste o seu drama, que também é o principal da obra, até o máximo que puder.
Acho especialmente interessante como a Ayano passou por diversas fazes em tão poucos episódios, isso não é uma crítica, é só para ressaltar o aspecto multifacetado de Hanebado!

Gato de Ulthar

Primeiramente tivemos uma Ayano super melancólica e depressiva, que não queria saber mais de Badminton, depois ela passou a compreender que badminton podia sim ser divertido. Essa volta por cima foi quebrada em dois tempos, primeiro com a quase partida que teve com a Kaoruko durante o treinamento e depois com a Connie. A parti daí tivemos uma Ayano que diz se importar com os outros mas que suas ações mostram o contrário, além disso, abandonou o conceito de diversão do esporte e emulou novamente que ganhar é preciso.
Talvez a Ayano, sabendo que sua mãe estava vindo ao Japão, resolveu seguir o jogo dela para buscar um reconhecimento tardio?


Fábio "Mexicano"

Eu não sei se a essa altura a Ayano está tomando decisões racionais. Acredito que não. No máximo, ela racionaliza depois caso seja confrontada. O problema é que confronto em esporte se dá dentro das linhas do jogo, e como a Ayano reina absoluta dentro da quadra do badminton, ela pode se dar ao luxo de dar respostas atravessadas grosseiras sem nem pensar duas vezes até mesmo para sua amiga de infância.

Diego

Definitivamente a Ayano ainda está tentando se provar para a mãe. Só que ela mesma não parece consciente disso agora. Ele convenceu a si mesma de que superou a mãe, quando isso não poderia estar mais longe da verdade.

Vinicius Marino

Eu concordo com o Fábio. Acho que a Ayano está complemente instável, traçando suas atitudes ao sabor das circunstâncias. E acho que isso voltará para mordê-la no longo prazo.
Cedo ou tarde ela perderá bonito. E não digo só no badminton, mas na vida. Sentir-se-á perdida e aí será obrigada a entender que todas as suas resoluções não passavam de muleta.
Pior que eu até imagino a cena. Ou melhor, uma cena. Fosse eu o diretor, faria ela se olhar no espelho e se chocar com o próprio olhar vazio.

Fábio "Mexicano"

Isso seria mesmo uma imagem forte (literalmente). Mas não consigo imaginar isso em Hanebado...

Vinicius Marino

Bom, temos essa imagem creepy logo no opening. Deixa eu sonhar, vá :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Fábio "Mexicano"

HAHAHAHA, ok, sonhar sempre é bom :joy:

Gato de Ulthar

Como o olho da Ayano é grande em comparação com o da Kaoruko né? :stuck_out_tongue:
Infelizmente não acho que chegue ao ponto do que o Vinicius levantou, creio que a queda da Ayano se dará de um jeito muito mais humano e sutil, sem simbolismos ao melhor estilo de Perfect Blue/Cisne Negro.
E vamos falar um pouco sobre a Nagisa, que ultimamente anda meio apagadinha, mas creio que no próximo episódio ela será o foco principal, já que ela enfrentará a Nozomi, tendo a chance de vingar a Izumi no campeonato, não que a Nagisa pense em vingança claro.
Mas no final do episódio tivemos um vislumbre esquisito com aquele técnico mal encarado da Nozomi, com ele afirmando que a partida já estava praticamente ganha para a Nozomi. O que será que ele quis dizer com isso? Será que há alguma razão séria para isso ou foi apenas um blefe para insuflar confiança na Nozomi? Pode ser também que ele viu algo no condicionamento físico da Nagisa?

Fábio "Mexicano"

Eu entendi que ele viu algo no aquecimento dela sim. Talvez ela esteja cansada? Com dor em algum músculo? Suponho que um profissional consiga ver isso naquela circunstância.


Vinicius Marino

Achei aquela cena bem creepy, no entanto. Pareceu que ele estava "secando" a Nagisa. :stuck_out_tongue_closed_eyes:
Mas sim, acho que o mais provável é que tenha notado algum cacoete ou lesão. Ou algum indício em seu equipamento? Um spray de Gelol ou Biofenac, talvez? Não me lembro se a bolsa dela estava no seu campo de visão.

Diego

Acho que a ideia era mesmo parecer que ele estava secando a garota, para então revelar que na verdade a estava avaliando (eu acho). Me pergunto se a Nagisa tem algum ferimento que não contou ou alguma coisa do tipo, ou se às vezes ele só bolou alguma estratégia para cansá-la ou levá-la ao limite, tornando mais fácil de vencê-la.

Fábio "Mexicano"

Eu achei que ele ia tentar chantagear a Nagisa ou desequilibra-la psicologicamente de alguma forma.
Não fiquei sob a impressão de que ele fosse um pervertido.

Diego

Poxa, a criatura é a perfeita encarnação da tag "ugly bastard" em doujinshi para maiores :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Sobre estratégias para cansar, se lembre que a própria Nozomi, segundo conversa da Nagisa com a Riko, é sujeita a isso. E de fato durante aquela partida pareceu que a Nozomi estava sofrendo mais com a partida sendo esticada.

Diego

"Cansar" não é bem a palavra, acho que eu penso mais em uma forma de jogar que tornaria difícil para o corpo da Nagisa acompanhar. Se faz sentido o que eu digo :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"

Faz sim. Acho que entendi.
Algo como "ela não é veloz o suficiente" ou "não é flexível o suficiente".

Diego

Isso, exatamente.

Fábio "Mexicano"

O que é possível por causa de alguma lesão. Com alguns movimentos prejudicados, é só forçá-la nesse sentido.

Gato de Ulthar

Eu pensei o mesmo que o Diego, cheguei a cogitar que o técnico iria tentar subornar a Nagisa, ou até ameaçá-la, ele tem muito cara de vilão! Ou pelo menos de um cara super sacana. Nestes casos é muito difícil não julgar pelas aparências.
Mudando um pouco de personagem, lembram que na nossa conversa sobre o episódio 6 nós falamos um pouco sobre a questão do talento, se era algo nato ou bastaria esforço para alcançá-lo? E como protagonista desta discussão, tivemos a jovem Yuu, a mais extrovertida do time de badminton.
Pois bem, nesse episódio o seu pequeno drama pessoal se expandiu, ela perdeu para uma primeiro-anista, sendo que ela já está no segundo ano.
Além disso, ela relata que pratica badminton desde os 11 anos:
Como ela já está no segundo ano já deve estar com uns 16 anos, então ela já pratica o esporte a mais ou menos 05 anos.
Nós podemos nos perguntar, já que ela já pratica o esporte a tanto tempo qual o motivo dela não ser tão boa quanto a Ayano ou a Nagisa? Ela mesmo devia estar se fazendo essa mesma pergunta neste episódio.
Será que lhe faltou dedicação? Ou é mera questão de talento, essa não é pergunta de fácil solução, nem pra ela nem para nós.
Então o seu conflito interno é bastante entendível.

Fábio "Mexicano"

A Ayano e a Nagisa treinam desde crianças, não desde pré-adolescentes. Mesma coisa para a Kaoruko e a Connie.

Gato de Ulthar

A Ayano parece que treina desde uns seis ou sete, a Nagisa parecia ser um pouco mais velha, talvez desde os 8 ou 9. Mas isso é especulação.
Mas se a Yuu praticasse desde essa idade, haveria garantia dela ser melhor? Já discutimos isso no episódio passado, mas queria contextualizar com a própria personagem, já que esse seu conflito também perdurou neste episódio. Vejo que a sua decepção é parecida com a da Izumi, de pessoas que não são muito talentosas mas que querem vencer como qualquer outra. Eu já pratiquei karatê, e estava muito longe de ser o melhor da turma, especialmente na luta, mesmo assim eu ficava muito triste quando perdia e muito alegre quando ganhava alguma medalha.

Fábio "Mexicano"

Mas sim, eu entendo a Yuu. Ter um ano apenas de oportunidade para alguém que treina há cinco é revoltante, e definitivamente não serve de consolo logo após uma derrota. Em particular, acho que ela ficou brava porque o ... O ZÉ. Vou chamar ele de Zé porque nem a merda do site oficial diz o nome dele e não tem nem na Wikipedia, nem no MyAnimeList, nem no Anime News Network, nem em nenhuma notícia. Suponho que o personagem não exista, seja uma alucinação coletiva. Enfim. A Yuu ficou brava porque o Zé tentou animá-la com uma frase genérica, da boca pra fora. "Ah, ano que vem tem mais". E daí? Isso a irrita porque ela treina há anos e ela gosta do esporte, talvez não o suficiente para querer seguir carreira, mas para se frustrar com uma derrota. E a única coisa que ele tem a dizer é uma platitude genérica. Adicionalmente, parece que ela gosta dele, não é? É um triângulo amoroso low-profile que está se desenhando já faz alguns episódios entre a Yuu, a Sora e o Zé.

Diego

Perder é frustrante, em qualquer cenário. E pode ser ainda mais frustrante a depender da razão pela qual você perdeu. Por que o oponente tinha mais talento - como quer que você defina isso? Por que você cometeu algum erro? Talvez o pior de tudo seja nem ter uma resposta, não sabendo se é algo que você possa melhorar ou se foi apenas má sorte.
A Yuu parece não ver o esporte com grande seriedade, e nem parece ver a si mesma como particularmente habilidosa. O que faz parecer que ela talvez fosse menos afetada pela derrota, mas é interessante ver como isso não é necessariamente o caso. Talvez a sua atitude seja até uma forma de tentar se proteger da decepção da derrota, mas quando ela vem simplesmente ela não sabe para onde correr. Bom, mas isso já é extrapolar e muito o que vimos até aqui.


Vinicius Marino

Acho que não tem jeito. Esporte competitivo (e qualquer competição de alto nível) é cruel mesmo. Sempre haverá gente melhor que você. E mesmo que você seja o melhor, não o será por muito tempo. Infelizmente, o mundo real não é um battle shounen em que a cada episódio você fica mais forte.
E isso vale mesmo pra coisas intelectuais. Acho que todos nós aqui seguimos páginas sobre escrita por conta de nossos próprios blogs. Outro dia li em uma página de dicas literárias o que fazer quando se percebe que não é um escritor tão bom assim.
Eu só tenho a simpatizar com a Yuu, porque, como já disse aqui antes, vivenciei isso com várias atividades. Fui do time do vôlei do colégio, mas nunca fui brilhante. Só tinha a altura a meu favor. Badminton então esquece. Lutei kendo por um tempo e cheguei a ser bonzinho, mas muito longe do melhor do dojo.
Idem na música . Toco violino há 10 anos, mas há muito profissional por aí com muito menos experiência do que eu. Claro, comecei aos 17 e nunca dediquei 8h por dia a isso, como fazem os aspirantes a solista. Mas não vou dizer que não sinto dor quando vejo um vídeo de uma criança japonesa de 9 anos tocando a peça que estou me matando para estudar :sob:

Gato de Ulthar

A questão do talento e o esforço está longe de ser esgotada, é um tema bastante complexo, mas podemos afirmar que ninguém gosta de perder, aceitar a derrota até é possível, mas vencer é o que todo mundo quer. Aprecio como Hanebado! Mostra todas as facetas de todos os tipos de esportistas, dos profissionais aos amadores, de quem aparentemente possui um talento nato e de quem não.
E para finalizar, vou fazer um último questionamento. No próximo episódio, quem vocês acham que leva a melhor, a Nagisa ou a Nozomi? Façam suas apostas!

Fábio "Mexicano"

Será que já vai ser a disputa das duas? Tem a mãe da Ayano voando de vassoura por aí ainda. De todo modo acredito que a Nagisa deva vencer para pegar a Ayano no final.

Vinicius Marino

Tenho a impressão de que a Nagisa vencerá. Mas torcerei pela Nozomi para ser do contra. E...bom, porque não resisto àqueles lábios :heart:

Diego

Aposto na Nagisa mesmo. Mas seria uma surpresa e tanto se ela perdesse.

Gato de Ulthar

Então é isso galerinha, vamos ver o que será da Nagisa e companhia no próximo episódio de Hanebado!

Postagens mais visitadas