Café com Anime - Hanebado! Episódio 9


Que episódio foi esse hein? A Ayano surtou de vez! Sem mais delongas, sejam bem-vindos a mais um Café com Anime, sendo que desta vez conversamos sobre o nono episódio de Hanebado!

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:

Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Hanebado!, enquanto o É Só Um Desenho, desta vez, ficou responsável pelo anime Shoujo☆Kageki Revue Starlight, um estreia com uma ótima animação e um enredo bem curioso. Já o Finisgeekis cobrirá o anime mais polêmico a temporada, o controverso Happy Sugar Life. E no Anime21, temos as discussões sobre Banana Fish, adaptação de um mangá clássico dos anos 80.


Gato de Ulthar

Tivemos uma quebra de ritmo bastante intensa neste episódio, saindo um pouco daquela sequência de disputas acirradíssimas e eletrizantes, mas mesmo assim este episódio teve seus méritos. E não é que a Connie queria esse tempo todo uma família? Chegou com toda aquela marra apenas para não fazer feito para a irmã, que mesmo de longe a idolatrava e buscava por sua aceitação, assim como da mamãe! QUe bela família disfuncional seria essa! Já a Ayano, ela foi longe demais em seu mergulho ao abismo. Desde o começo do episódio eu senti uma extrema falsidade em suas ações no parque de diversões, mas não podíamos esperar outra coisa da Evil-Ayano né? Ela está parecendo o Peter Parker, vulgo Homem-Aranha, interpretado pelo Tobey Maguire na trilogia do Sam Raimi, quando seu personagem foi tomado pela simbiose e virou um "cuzão" mau-caráter. Só que no caso da Ayano não tivemos uma simbiose, mas sim traumas do passado causados pela sua mãe. E novamente neste episódio, ela humilhou e tentou acabar com a Connie, mas pela sorte desta ela tem boas amigas de equipe para ampará-la. Tivemos um pouco na Nagisa forçando o joelho nos treinamentos... A Yuu apaixonada pelo Zé sem conseguir se declarar... E o final, mas que final! Tivemos o encontro mais esperado do anime inteiro!

Vinicius Marino

O "emo-Aranha", você quer dizer? Eu não consigo pensar numa comparação mais maldosa :joy: Nem mais apropriada.
Eu juro. Quando mais vejo sobre a história da Ayano, Connie e mãe mais absurda ela me parece. A Uchika foi até a Dinamarca para arranjar uma filha? A filha biológica cresceu sem nenhuma figura materna? A mãe volta para sua casa com um simples okaeri, como se tivesse saído para comprar pão?

DiegoSG

A Connie não tem culpa, acho que com isso todos podemos concordar. Mas ela foi estupidamente ingênua. A Uchika abandonou a filha. Saiu de casa sem dizer nada, arrumou outra filha do outro lado do mundo, nunca deu nem um telefonema... Dizer que quer que as três sejam uma família foi muita cara de pau da Connie, mesmo que ela não tivesse a intenção de parecer insensível. Pior que acho que se ela só tivesse pedido pra ser amiga da Ayano era capaz dela aceitar. O problema é a mãe! O final foi certamente o twist mais impressionante. E eu realmente espero que a Ayano assuma o modo full psicopata e fale umas poucas e boas pra mãe. E eu vou dizer: independente do que a Ayano disser, a mãe vai precisar dar uma explicação estupendamente fenomenal para eu achar que ela merece qualquer coisa que não um tapa na cara. Se a Ayano chutar a mãe no joelho e mandar ela catar coquinhos ainda vou achar pouco :stuck_out_tongue:

mexicano21

Não acho que a Ayano foi falsa. O sorriso dela é assustador, mas ela é sempre honesta demais. Acho que ela estava se divertindo pra caramba com o mascote baleia também. Mas no que ela se transformou, não é? Ela queria a mãe. Achou que precisava ser boa no badminton para ter a mãe de volta, mas nunca conseguiu. Desistiu do esporte. A convenceram a voltar, porque é divertido, não é? Daí uma série de derrotas humilhantes - a última para a própria Connie - trouxe de volta o fantasma do fracasso. Agora vem a minha especulação. E se ela fracassar de novo e for rejeitada outra vez? Melhor não fracassar então - daí ela virou esse monstro, liberando todo o potencial que ela já tinha. E só para garantir, nada de se apegar demais às colegas de esporte e, para completar, rejeitar a mãe antes que ela tenha chance de rejeitar a filha de novo. Bom, claro que quem passa por coisas assim nunca raciocina exatamente. Isso tudo é desculpa, é tudo inventado depois, é uma narrativa construída para ter aparência de ser lógica. A verdade é que a Ayano continua morrendo de medo de ficar sozinha outra vez, mas é um medo tão grande e a reação dela tão absurda que ela não percebe que está ficando sozinha porque está afastando todo mundo. O que é aquilo que os fãs de Evangelion gostam de invocar? Síndrome de Ouriço? Será que se aplica? Talvez seja isso.
Já a Nagisa, só porque não basta uma jogadora destruída psicologicamente, ela não quer deixar por menos e quer se tornar a jogadora destruída fisicamente. No calor do momento eu teria entendido o treinador deixar ela jogar, apesar de tudo, mas ele absolutamente não deveria deixar ela continuar se forçando no dia a dia do clube.

Vinicius Marino

Né? Os atletas de anime são excelentes competidores, mas eu sempre me surpreendo em ver quão terríveis eles são como esportistas. Gente, não é preciso ser médico do esporte para saber que execício de alta performance destrói seu corpo. Descanso é tão importante quanto atividade física. Pergunte a qualquer treinador.
Não se trata de não ter garra., coragem, obstinação ou qualquer coisa do tipo. Trata-se de não detonar seu joelho com uma lesão ridícula facilmente evitável. Que provavelmente vai te colocar fora da carreira antes mesmo de você começá-la!

DiegoSG

É, existe um ponto onde a teimosia se torna apenas estupidez, e a Nagisa está perigosamente perto dessa linha. Como é um anime eu não espero nada disso: duvido muito que ela estoure o joelho e fique fora da carreira. Mas é uma mensagem complicada de se mandar, ainda que seja uma bastante japonesa, né? Se esforce mesmo quando não fizer bem a você.

Gato de Ulthar

Isso me preocupou bastante enquanto assistia o episódio. Cadê o treinador? Resolveu tirar uma folga enquanto a Nagisa estoura seu joelho? Eu até consigo entender que ele esteja protelando a conversa com a Nagisa por temor de sua reação, mas meu deus, ela precisa ser parada né? Esse é o dever de um treinador, acompanhar a aconselhar sua aluna.

mexicano21

Um rapaz apareceu no Discord do meu blog hoje e pediu para escrevermos um artigo, uma lista de animes "adultos". "Nada disso pra adolescente aí". Acho que todos aqui sabem que isso é complicado no mínimo, e no fim das contas, impossível. "Adulto" não é um tema. Ou melhor, pode até ser: existem temas mais sérios do que outros, mas ninguém vai encontrar essa divisão tão clara ao procurar animes para assistir. Hanebado é um anime sério. Trata de questões sérias, mas, no fim das contas, são coisas sérias para adolescentes. Coisas como aceitação e afeto materno, sentido de propósito, enfim. Sem problema nenhum, adultos podem aprender com isso também! O que nenhum adolescente aceitaria, e talvez nenhum adulto que procura material "adulto" para assistir também não, seria um anime onde a Nagisa fosse proibida de jogar pelo treinador. E de treinar também, até ter o joelho devidamente examinado e tratado e curado. Isso é uma questão, acredito, inequivocamente "adulta".

Gato de Ulthar

Pois isso se chama mundo real! Ninguém que ver uma cópia escarrada do mundo real. O que o povão quer assistir é a Nagisa jogar mesmo com dor e fazer uma partida emocionante e cheia de drama. O mesmo com a Ayano, ninguém espera, ou quer, que ela supere todos os seus traumas procurando ajuda psicológica e fazendo terapia.
Esse tipo de solução, mesmo sendo útil, prática e realista, não agrada no meio ficcional.

mexicano21

A fantasia não costuma ser adulta.

Gato de Ulthar

Pior que "animes adultos", são os "seinen psicológicos" :stuck_out_tongue: Duas classificações convenientes mas vazias em suas próprias essências.

mexicano21

Não me fala em "seinen psicológico" por favor, as pessoas mais ou menos esqueceram que isso existe, não vamos lembrá-las.

Vinicius Marino

Com o risco de fugir do assunto, acho que discordo um pouco de vocês quanto ao caráter “adulto” de algumas histórias. Eu acho que existam sim obras que trazem uma perspectiva adulta – e exigem, muitas vezes, um repertório humano que só ganhamos com o tempo. E Hanebado! com certeza não é uma delas. É um anime sobre adolescentes, para adolescentes e, acima de tudo, contado sob um ponto de vista adolescente. Isto não significa que não seja sério (e é), que seja ruim (e não é) e que não possa ser apreciado por adultos (estamos aqui de prova). Mas há uma diferença entre uma história para adolescentes contada por (e para) adolescentes e por adultos. E não, não acho que isso tenha a ver com ser sisudo, com mostrar o “mundo real”, com incluir ou não a fantasia. Pelo contrário, algumas das obras mais adultas que existem são justamente as mais fáceis e imaginativas. O pianista Artur Schnabel uma vez disse que “as sonatas de Mozart são fáceis demais para crianças, mas difíceis demais para adultos”. Acredito que o mesmo valha para a ficção. Fato: conheço mais adultos que jovens que curtem O Pequeno Príncipe. Não sei o que seu leitor pediu, Fábio, mas eu também sinto falta de animes para “adultos”. Repetindo o que eu disse na conversa sobre Starlight Revue, acho que a mídia está presa no dedal das angústias escolares. E quanto mais eu envelheço e me afasto dessa época (francamente, sem importância) da minha vida, mais eu anseio pelo universo gigantesco da experiência humana que fica de fora.

Gato de Ulthar

Já que chegamos aqui, vamos a frente! Não penso em obras "adultas" como um tema ou gênero em sim é tudo uma questão de perspectiva de como a história é contada. Para a maioria das pessoas uma obra adulta é uma obra com classificação 18+, com sexo violência e sangue, mas essa é simplesmente uma questão de indicação do público.
Além disso, é possível ser adulto e apreciar uma obra para crianças e ser um jovem e apreciar conteúdo mais "maduro". Eu quando era adolescente me aventurei a lei Dostoiévski e me achava super maduro por isso :stuck_out_tongue: Agora que sou adulto ainda encontro muito prazer em ler clássicos como História sem Fim e os livros de Roald Dahl.
Mas para não fugir tanto do ponto, Hanebado é sim uma história contada do ponto de vista adolescente e que visa uma público adolescente, mas todo mundo é livre para gostar de assistir este anime.
E concordo com o Vinicius, não é por ser uma obra juvenil que é algo simples e indigno de atenção.

DiegoSG

Sendo bastante sincero, quando penso em obras "para adulto", eu imediatamente penso em seriados como CSI, Law & Order, House, e N outros programas do tipo :stuck_out_tongue: Uma questão muito mais de público alvo do que realmente de conteúdo. Ou então em histórias que tocam em temas muito mais comuns àqueles um pouco mais velhos: ano passado tivemos o anime Sakura Quest, sobre uma jovem adulta que procura seu lugar no mundo do trabalho (e esse ano tivemos Agretsuko, que não assisti ainda). Hanebado decididamente não se encaixa em nenhum dos dois. Aliás, poucos animes de esporte se encaixam, visto que são normalmente contados da perspectiva de um adolescente num clube em sua escola. De cabeça só me vem à mente algo como Yuri on Ice (ou trabalhos que já remontam há décadas atrás, como Ashita no Joe). Mas é, não é porque não é "adulto" que seja ruim, nem de longe.

Vinicius Marino

Voltando a Hanebado!, não acho que a Nagisa ser relegada ao banco afastaria adolescentes. Dou aqui um exemplo do começo do ano: After the Rain, protagonizado por uma menina da mesma idade, nos trouxe o conflito de uma atleta afastada por uma fratura. Ela passa boa parte do anime relutando em voltar aos treinos com medo de não jogar tão bem quanto antes. Há até uma cena dela no consultório de um ortopedista. A série é ligeiramente mais adulta que Hanebado!, pois seu deuteragonista é um homem de 45 em uma crise da meia idade (explorado super bem, diga-se de passagem). Mas não acho que esse conflito a tornou hermética ao público jovem. Ok, não é um anime sobre esportes, mas não é como se a Nagisa fosse a única jogadora do anime. O sport porn acontecerá de qualquer maneira. Não que eu queira que a Nagisa não jogue. Pelo contrário, acho que a teimosia (e a eventual tragédia) darão uma boa tensão à história.

mexicano21

Admito que a parte sobre "fantasia" foi mais uma provocação impensada do que qualquer coisa. Mas a sobre "realismo" não. Entenda-se por "realismo" a realidade complexa da vida que só percebemos depois que somos adultos - ainda que seja apenas uma falsa impressão de complexidade. Em outras palavras, no limite me refiro apenas à percepção adulta, a um olhar adulto sobre a vida. Esse "realismo" pode ser representado metaforicamente através da fantasia, por que não? Acho que é o caso de O Pequeno Príncipe também, mas vou exemplificar com algo que nossos leitores devem estar mais acostumados. Os filmes do Ghibli, muito especialmente os filmes do Miyazaki, são frequentemente descritos, em tom elogioso, como filmes que crianças e adultos podem assistir e aproveitar, e cada um vai absorver camadas diferentes da história. O que há para adultos nos filmes de Miyazaki? Fazer uma análise dessas seria demais para um comentário em uma discussão sobre um episódio de Hanebado, então proponho que fiquemos apenas com as palavras do próprio. Miyazaki fez uma crítica dura à indústria anime em 2014 (aquela que deu origem a "o anime vai morrer" ou "o anime foi um erro" - https://soranews24.com/2014/01/30/ghiblis-hayao-miyazaki-says-the-anime-industrys-problem-is-that-its-full-of-anime-fans/), mas qual é exatamente a sua crítica? Ele diz que os novos criadores são, eles próprios, otakus, fãs de animes, e como tais, não saem de suas experiências - preferem animes a pessoas reais de carne e osso. Miyazaki diz que um criador deveria sair do estúdio e olhar para pessoas reais, para aprender como elas são. Voltando para a nossa discussão: seus personagens são reais. Ainda que vivam em mundos de fantasia.
Sobre Hanebado, é claro que acredito que possa haver uma forma de explorar a contusão da Nagisa mais realisticamente sem afastar o público adolescente do anime. Só não é algo fácil, portanto não é algo que eu espero que o anime faça. Até agora nenhuma decisão realmente difícil foi tomada, nem assistimos uma reviravolta realmente inesperada.

Gato de Ulthar

Voltando um pouco ao anime, do que nos foi apresentado até agora, qual deve ser o objetivo da mãe da Ayano com tudo isso que vem ocorrendo? Levando em conta também que no final do episódio ela chega na casa da Ayano com a maior cara de pau do mundo. Sei que já comentamos sobre as possíveis motivações da mãe da Ayano em outros episódios, mas agora temos certeza que no próximo episódio teremos um grande (ou não) embate entre as duas. Fico me perguntando se a mãe da Ayano vai sinceramente tentar levar a situação como se nada tivesse acontecido. Isso não é de todo impossível, já que ela andou colocando coisas na cabeça da Connie no que concerne formarem uma família.

Vinicius Marino

Eu tenho sérias dificuldades em imaginá-la de qualquer outra forma. Mas também acho que ela tem um motivo muito específico para ter voltado do jeito que veio. Ok, bolei uma teoria, vejam o que acham:
A Ayano e a Nagisa disputaram aquela partida quase amistosa, não é mesmo? De um lado, vemos a Nagisa se esforçando além da conta, a despeito dos avisos do técnico. Do outro, a Ayano virou o cramulhão encarnado. Já imaginávamos que algum crepe isso ia dar.
E se a mãe da Ayano acabar por influenciá-la a destruir a Nagisa? Ou ela própria, louca para impressionar a mãe, decida levar a partida muito mais sério do que precisa? Estão lá as duas jogando. Ayano vê que a Nagisa pode se machucar e pensa em baixar a bola. Ela já está ganhando. Não precisa humilhar. Mas aí a mãe aparece, ou diz alguma coisa, ou faz um insulto à la Shigatsu wa Kimi no Uso, e ela fica decidida a dar o melhor de si. E Nagisa, sem querer arregar, acaba luxando o joelho.

DiegoSG

Eu acredito que a mãe só voltou porque a Connie decidiu procurar a Ayano. Talvez a Uchika esteja tão curiosa quanto a filha adotiva para saber qual das duas é realmente a melhor. Acho que ela nem pensa no trauma que causou, o que se demonstra níveis altíssimos de cara de pau, também me faz pensar se ela não tem algum grau de sociopatia. Porque olha, ta complicado...

mexicano21

Eu acho que continuo sem saber nada sobre a mãe da Ayano e essa é a intenção do anime. Se for para chutar, acredito realmente que ela não tenha pensado nada demais nesses anos de sumiço. Talvez a Ayano a cobre, agora que ela apareceu em casa, e ela responda meio embasbacada com algo como "ué, e qual o problema?". Isso obviamente só vai irritar ainda mais a Ayano, e confundi-la também. E daí imagino que o resultado do Vinicius seja possível: no momento, ela quer rejeitar a mãe. Mas confusa, ela pode voltar atrás.

Gato de Ulthar

De qualquer forma, saberemos o resultado disto no próximo episódio :stuck_out_tongue:
Vamos falar um pouquinho sobre a Yuu agora? De todas as personagens secundárias do time de badminton ela é a que teve mais destaque individual ao longo dos últimos episódios, de uma maneira discreta mas sempre presente, tirando a Izumi e seu jogo maravilhoso com a Nozomi claro.
Quase todo mundo esquece dela pelo fato de acontecer tantas coisas mais relevantes nos episódios, mas ela está sempre ali, nem que seja para desabafar sobre a diferença de talento e dedicação. Contudo, neste episódio tivemos algo diferente, um caso amoroso mal resolvido entre a Yuu e o Zé, se bem que esse "crush" já estava sendo construído há bastante tempo.
E descobri o nome do Zé, é Yukiteru :stuck_out_tongue:
Além da falta de coragem dela de se declarar para ele, Yukiteru, vulgo Zé, teve o seu pequeno destaque, sendo mencionado que foi ele que convidou o irmão da Sora (que é muito melhor que ele) e a própria Sora para jogarem, e mesmo não sendo um ás do badminton, está se esforçando ao máximo.
Então é isso, o que vocês pensam desta situação e destes personagens, bem como sua importância ao anime?

DiegoSG

Eu gosto de como esse subplot amoroso é passado de forma relativamente discreta. Digo, ta super na cara que ela gosta dele, mas o anime não dedica a isso mais do que o tempo necessário. Só duvido muito que veremos essa paixonite avançar dentro do tempo que o anime tem, infelizmente.

mexicano21

Eu já tinha esquecido o nome do garoto de novo. Eu acho legal esses momentos porque dão um toque de humanidade ao anime e servem de descanso dos dramas centrais também. É como se fosse uma novela. É uma pena que não veremos nada conclusivo sobre esses personagens, mas estão cumprindo sua função.

Vinicius Marino

O Fábio falou em novela, mas esse tipo de recurso também é necessário em séries de TV. Não dá para acompanhar as mesmas personagens em cena por 1h seguida. Quer dizer, dá, mas é difícil fazer sem ficar enfadonho. A solução é criar essas subtramas, diluindo o conflito principal ao longo do episódio.
Quanto às personagens em si, só tenho uma coisa a dizer: jura que no badminton não tem nada parecido com um paredão? O Zé realmente precisa ficar batendo peteca imaginária no meio da noite?
Bom, faz sentido. Não é como se a shuttle fosse quicar de volta se você bater ela contra a parede. Mas é triste mesmo assim, hein? :stuck_out_tongue_closed_eyes:
Não é à toa que o moleque estava revoltado.

mexicano21

Achei estranho também. Mas suponho que petecas quiquem de formas misteriosas, ao contrário das previsíveis bolas
Pela enorme quantidade que eles têm dessas petecas e por uma cena desimportante em um dos primeiros episódios, suponho que estraguem muito rápido também. Imagine o gasto do clube comprando petecas novas.

Gato de Ulthar

E também acho que ninguém gostaria que o Zé ficasse gastando todas as petecas enquanto a Ayano e a Nagisa precisassem treinar :joy:
A Kaoruko também treinava desta maneira, sem peteca, só que no caso dela, a escola possuía um sistema eletrônico que simulava onde a peteca iria bater. A diferença está no orçamento dos colégios para o clube de badminton.
Acho que já falamos tudo que tinha para ser dito, então encerramos por aqui, até a próxima.

Postagens mais visitadas