Yoshimi Ohtani. Onde o Japão clássico e o moderno se encontram.



Já fazia um tempinho que não postava nada sobre um artbook ou o trabalho de um mangaká né? Vamos consertar isso. Hoje estou apresentando o interessante trabalho de Yoshimi Ohtani.

Yoshimi Ohtani não é necessariamente uma mangaká, mas como é uma ilustradora japonesa de renome e sua técnica representa o "estilo" anime é uma boa representante de artistas que podem e devem figurar no rol do Dissidência Pop. A arte de Yoshimi Ohtani mescla elementos clássicos da cultura japonesa, como os belos e intricados padrões do quimonos e obis, assim como elementos das antigas pinturas japonesas, com o japão moderno, em especial garotas colegiais e elementos kawaii. O seu estilo também pode ser representado como um gothic-lolita que usa e abusa das cores, um encontro entre o moderno e o ancestral.

É possível encontrar o trabalho de Yoshimi Ohtani em diversas mídias, como ilustrações publicitárias. revistas, capas de CDs e livros, bem como em clipes musicais e videogames. Seu projeto mais famoso se chama Funarium, sendo que é o nome de seu perfil no site especializado em desenhos Devianart. Esse é o nome dado também aos artbooks lançados com compilações de seus trabalhos. Esse nome dá ênfase ao que ela objetiva com o seu trabalho, abordar a diversão (fun) com foco na síntese entre a arte ocidental e oriental. O mais interessante de sua carreira é que ela virou ilustradora enquanto procurava um trabalho que desse para conciliar com a criação de seu filho.

Seu estilo lembra muito o de Rin Nadeshiko, que também é uma artista gráfica japonesa que mescla em seu trabalho elementos tradicionais e modernos da cultura japonesa, inclusive já escrevi sobre ela também no blog. Então encerro por aqui minha curta apresentação e espero que apreciem o trabalho desta promissora artista!












































Postagens mais visitadas