Café com Anime - Mahoutsukai no Yome Episódio 21


Quem conhece o Elias já podia esperar uma dessas, só é perigoso ele ter feito uma burrada destas logo na reta final do anime, qual será o destino de Mahoutsukai no Yome? para conversar sobre o episódio 21 de Mahoutsukai no Yome, eu, Gato de Ulthar, juntamente com o Diego do É Só Um Desenho, o Vinicius do Finisgeekis e Fábio "Mexicano" do  Anime21, nos reunimos do Café com Anime desta semana.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. Se você tem interesse em entender melhor o projeto, recomendo que leia a postagem introdutória da inciativa: 

Café com Anime - Uma nova iniciativa do Dissidência Pop para esta temporada de Outono de 2017


Também é possível acompanhar o Café com Anime e as conversas publicadas por aqui: Análises Semanais - Café com Anime, onde há um menu para acessar todos os episódios analisados, a medida quem forem lançados. Lembrando que o Dissidência Pop também está hospedando nossas conversas sobre o anime Junji Ito: Collection.



Gato de Ulthar-03/03/2018

Parem esse trem que eu quero descer! Passou voando este episódio, com direito a duas reviravoltas. Provavelmente temos o que será o último grande arco do anime. Quem esperava que a Chise iria romper com o Elias e aceitar a oferta/chantagem do Catarphillus? Mas também né, fui pego de surpresa, no começo eu achei que o Elias iria se sacrificar pela Chise, mas não, em uma atitude egoísta e maléfica, ele escolheu sacrificar a menina Stella no lugar da Chise, sendo que ele escolheu ela por que sentia ciúme! E não foi só isso, quem diria que a garota estava possuída pelo Catrphillus. Mas bem, nós já sabíamos que provavelmente ela seria vítima de algo, como foi cantado nos últimos episódios, só não sabíamos o contexto em que isso se daria. Não vou ficar falando sozinho, digam algo!
Ahh, para não esquecer, alguém viu o "easter egg" do episódio? Quem perceber ganha um doce (recomendo ampliar a imagem):

Diego-

O easter egg é que ta escrito "mahoutsukai no yome" no letreiro da loja? :smile: Sobre o ep em si, a história realmente resolveu capitalizar na amoralidade do Elias, bem como no seu aspecto de criança egoísta. Gostei. E gostei também do quão irritada a Chise ficou. Tinha medo de diminuírem o que o Elias tentou fazer com um "oh bem, ele é assim, ha ha, ta perdoado" ou coisa do tipo, então fico feliz de não ter sido essa a direção tomada. Só me surpreendeu o Ruth participar nessa. Faz sentido, mas ainda me surpreendeu rs.

Fábio "Mexicano"

"Quão irritada a Chise ficou":

Gato de Ulthar-

Ele simplesmente pediu desculpas pra ela na maior cara de pau :smiley:
"Quase matei sua amiga por egoísmo e ciúmes, foi mal ai."

Fábio "Mexicano"-

Sobre a Stella: eu disse, eu vinha dizendo desde sempre :stuck_out_tongue: Agora estou mais preocupado ainda, porque por tudo o que eu conheço do Cartaphilus ela pode muito bem já estar morta ou irremediavelmente perdida. Também fiquei satisfeito que o anime tenha retratado o Elias como alguém tão vil quanto o mais vil dos vilões que o anime já teve até agora - essa foi a natureza da escolha da Chise no final do episódio. Se os dois eram tão ruins quanto, ela ia com aquele que estava com a Stella refém.
Achei positivo que ele saiba exatamente o que fez de errado. É o primeiro passo para nos tornarmos criaturas morais: saber o que é certo e o que é errado. Não senti sinceridade nenhuma, mas seria pior se ele sequer soubesse ou se estivesse tentando ser dissimulado.
Tudo isso pesado e considerado, eu não achava que o Elias ainda estivesse assim tão baixo. Achei que já tivesse dado um ou dois passos, pequenos que fosse, em direção à humanidade. Mas ele não hesitou em ser completamente monstruoso na primeira situação em que não encontrou outra saída. De volta à estaca zero, pelo visto.

Vinicius Marino-

Ok, entendo a revolta da Chise, mas o que ela fez foi pular da frigideira para o fogo. Isso não foi nem fugir com o circo. Foi "fugir com o cientista maluco que vai me vivissectar sim ou com certeza".
Está certo que o diabo conhecido sempre é melhor que o desconhecido. Mas é preciso muito sangue frio para achar que se tornar uma gororoba escura é o melhor jeito de provar um ponto.

Fábio "Mexicano"-

Ela certamente não estava raciocinando naquele momento. Você conhece a Chise, sabe que em qualquer caso ela iria atrás do Cartaphilus por causa da Stella. Se ela não deixa nem desconhecidos na mão, que dirá os conhecidos, seus amigos! A raiva ali só fez ela impedir o Elias de ir junto. Ela já foi suicida. Deixou de ser por causa dele. E ele fez o que fez. O estado mental dela deve ser uma bagunça que eu me esforço, mas não consigo começar a imaginar.

Vinicius Marino

Pois é. Mas demônios (e figuras diabólicas) vivem de sentimentos como esses. Eles promovem a raiva e o desespero e depois se aproveitam das pessoas quando ficam fragilizadas. Se o Catárfilo fosse fiel à sua caracterização no início da série, só haveria um desenlace possível para essa reviravolta: ele mataria a Chise e a Stella e deixaria o Elias chupando o dedo. Para ser bem cruel, poderia até mostrar que a Stella já estava morta há dias, e aquilo era só um feitiço para ficar parecido com ela. Todo mundo perde menos ele. Repito: eu entendo a Chise. Mas meu entendimento não muda o fato de que a decisão dela foi igual à do líder da gangue em Tropa de Elite 2. Aceitou se render ao BOPE e levou um balaço na cara assim que largou o refém.
Eu sei que isso não vai acontecer porque a Chise tem plot armor. E saber disso meio que brocha o episódio para mim. Foi muito legal. Foi dramático. Foi de assistir agarrando a cadeira. Mas eu sei que alguém vai pingar Roteirum na bebida do Catárfilo e isso tudo vai acabar com ele pisando na casca de banana e trazendo o status quo de volta. Sério, que raiva! Aumente as stakes ou não aumente, tanto faz. Mas se for para aumentar, que aumente direito! Não fique provocando para depois voltar atrás!
Agora eu quero sangue. Quero sofrimento. Quero destruição! É o único final possível que atende o nível alto desses últimos episódios!

Fábio "Mexicano"

Confesso que me senti ligeiramente incomodado com o prospecto do Cartaphilus ser algo "redimido" também. Não me parece coerente, ele não parece merecer. Mas é isso ou a tragédia, e, como você disse, o anime não vai escolher a tragédia. A terceira opção, que seria alguém chegar a tempo de salvar a Chise, parece ainda mais forçada.

Vinicius Marino-

Na real, se fosse para redimir alguém, que pegassem, sei lá, o Olhos de Cinza. Ia dar até uma circularidade ao arco da Stella. Agora catar o pior vilão da série - que é ruim justamente por ser mal pelo amor da maldade - e transformar num reflexo do Elias é tacanho.
O Catárfilo é o estrupício do Kujira depois de descolorir o cabelo. É nessa praia que Mahoutsukai pretende morrer? É a isso que se reduziu toda a saga que acompanhamos até aqui?

Fábio "Mexicano"-

Eu não diria que tudo é ruim por causa desse arco, mas parece que quiseram só chocar, sim. Foi sobre o episódio anterior que alguém aqui disse que até pareceu outro anime? Então, choque.
Para você que acompanhava o mangá, seria interessante ler e ver se é assim também, ou se quiseram terminar o anime com um BANG!

Vinicius Marino-

Entrei no mangá para dar uma olhada e topei de cara com isso:
É, acho que é isso mesmo. De todas as referências à mitologia e ao folclore, Kore Yamazaki decidiu que o shota psicopata era a imagem com que queria encerrar sua obra.
Não vou virar hater. Gosto demais do que a série trouxe de bom para. Mas, no meu head canon, vou considerar tudo isso como um fanfic

Gato de Ulthar-

Não vou ser tão pessimista como vocês. Creio que Chise ter escolhido ir com o Joseph/Catarphillus foi a única decisão possível e condizente com a personagem que é a Chise. Ele chantageou a Chise utilizando como moeda a vida da Stella, e sabemos como a Chise não pensa duas vezes em ajudar as pessoas que lhe são queridas, mesmo que possa morrer por causa disso.
E também não acho que ele quer simplesmente matá-la, seria muito simples, ele é um pesquisador, do mal mas é, pode ser que ele queira estudar o atual estado da Chise e sua maldição do dragão.
Com algum objetivo macabro certamente. Pode ser que ele procure um meio para morrer, e a maldição da Chise lhe pode dar o seu desejo. Não acho que seria um final tão ruim.

Diego-

O Joseph quer a maldição que está com a Chise. Suspeito que pelo menos até consegui-la, ele precisa dela viva. Eu só faço a seguinte pergunta: essa maldição só não existe por causa do Joseph, que implantou algo no dragão? Ou foi o próprio dragão que a criou, por conta de seu medo? Porque se for a primeira... Em todo caso, não vejo o final previsível da obra como um demérito. Mahoutsukai no Yome nunca foi um gore 2dark4u ou coisa do tipo, e mesmo suas questões mais "problemáticas" sempre foram jogadas pra debaixo do tapete. É lógico que vai terminar tudo bem, porque esse é o tipo de história que Mahoutsukai é, e francamente acho que isso já estava claro desde o começo.

Vinicius Marino-

Ah sim, concordo. Meu problema é que ele começou a insinuar uma vibe "2dark4u" que simplesmente não tem como executar. É que nem um filme com classificação etária baixa se meter a falar de sexo e violência. É óbvio que terão de cortar o que importa e o resultado final ficará sanitizado.
Eu preferiria que Mahoutsukai sequer enveredasse por esse caminho e investisse no tipo de aventura que começou a série. Chise e Elias fazendo errands. Ajudando crianças que se perdem na floresta. Pagando favores ao povo das fadas. Angélica.... fazendo qualquer coisa, pois ela é maravilhosa.(editado)

Gato de Ulthar-

E o que falar sobre o famigerado grupo de bruxas? Achei um tanto brochante, nem serviu nem servirá para a Chise possuir um passatempo ou outro lugar para estudar. Provavelmente essa possibilidade foi totalmente apagado. Claro que a visita às bruxas rendeu a malsucedida ideia do Elias em sacrificar a Stella no lugar da Chise. Achei um potencial bem desperdiçado.

Fábio "Mexicano"-

O Elias é vivido o suficiente pra ter ideias de jerico sozinho, não precisava desse rodeio todo com as bruxas. Mas bom, imagino que elas tornem a aparecer no mangá, de modo que só são inúteis no anime.

Diego-

Isso me pareceu mais foreshadow para um futuro arco do que algo útil (muito menos necessário) neste aqui.

Vinicius Marino-

Gostei da bruxa que criou raízes. Foi uma personagem bem criativa, digna da Kore Yamazaki.

Gato de Ulthar-

Lembram que o interesse das bruxas seria usar o poder do dragão para desfazer a maldição das raízes, contudo, como não conseguiram ajudar a Chise, declinaram do desejo. Isso dá assunto para o futuro.
No anime eu acho meio difícil aparecer, a não ser que tenha uma segunda temporada.

Gato de Ulthar-

Mas sabem o que realmente me incomodou nesse episódio? O Elias mostrou que ainda está muito longe de entender os sentimentos humanos, muito embora ele já tenha aprendido na prática a ser egoísta e ciumento, parece que ele só aprende coisas ruins! O anime está quase acabando, não sei se farão uma segunda temporada ou pararão a história de uma forma diferente do mangá. Tenho medo de que o anime termine com o Elias terminando onde começou. A Chise ainda possui muito problemas, como sua ânsia de se sacrificar pelos outros sem medir as consequências, mesmo assim, ela amadureceu bastante ao longo do anime.

Diego-

Adaptações de mangá (ou de novel também) são, em primeiro lugar, uma propaganda para o material original. Sinceramente, considerando que o mangá ainda está em lançamento, a Chice até que evoluiu bastante para esse pouco tempo. O Elias demorar um pouco mais é apenas natural, para que o mangá não acabe tão cedo. É chato, considerando que o anime provavelmente vai terminar com um Elias talvez até pior do que quando ele começou (considerando o ciúmes)? É, mas faz parte do formato. Fazer o que?

Vinicius Marino-

Meu problema não é ele não evoluir, mas retroceder convenientemente para encher linguiça. Tenho certeza de que já havíamos visto o Elias mais humano do que esteve nesse episódio.

Gato de Ulthar-

Isso é verdade, ele regrediu bastante, ou apenas tenha mostrado o que ele realmente é.

Vinicius Marino

O problema é que essa "boneca russa emocional" - em que uma personagem tem infinitas camadas internas - cansa muito rápido. É muito difícil sustentar isso no longo prazo sem parecer arbitrário.

Fábio "Mexicano"-

Ainda mais quando essa personagem é um bode esquelético que comprou a protagonista como escrava.
(não perco uma chance)

Diego-

Acho que tomar uma atitude desesperada quando todas as demais opções falham é uma atitude bem humana, até.

Fábio "Mexicano"

Sim, eu vivo sacrificando meus vizinhos aqui

Diego-

Eu sacrificaria os meus se pudesse :smile:

Fábio "Mexicano"-

Mas eu tô falando por necessidade, não por prazer

Gato de Ulthar-

Por favor, não devemos incentivar tendências homicidas!
Melhor irmos mudando de assunto. É uma subtrama não muito relevante mas é interessante descobrirmos um pouco da história do Adolf Stroud. Lembram que chamou a atenção o fato dele ser um feiticeiro ao mesmo tempo que no passado foi discípulo do Lindel? Aparentemente ele não foi capaz de virar um mago e teve que partir para outros conhecimentos arcanos. Eu particularmente achei super fofa a cena dele sendo consolado.

Fábio "Mexicano"-

Para mim a importância dessa informação é saber que magos e feiticeiros não são classes estanques. O Elias fez parecer muito pior no começo, mas a verdade é que ele é que é isolado de tudo e de todos.

Gato de Ulthar-

Exatamente, feiticeiros não são vilões como foi pintado no começo da série. é apenas mais uma forma de se lidar com poderes místicos.

Vinicius Marino-

Acho que a Yamazaki pesou a mão no começo para pintar o Renfred como um possível vilão. Ele é mau encarado. Tem cicatriz. Uma braço a menos. Uma aprendiz que parece a versão maligna da Chise. É praticamente um vilão do James Bond!
Isso acabou poluindo nossa impressão dos feiticeiros. De fato, não há nada de errado neles. Pelo contrário, algum dos maiores atos de altruísmo no anime vieram justamente deles. A infame contenda deles com os magos parece muito mais uma rivalidade profissional. Tal como a que existe entre economistas e cientistas sociais.

Diego-

De fato, o anime já deu uma desmistificada nessa rixa entre magos e feiticeiros (ou alquimistas? Tinham comentado que a tradução correta seria alquimista, não?) Mas acho interessante que ainda resta uma espécie de hierarquia, com os magos no topo e os feiticeiros sendo... bem, os que não puderam virar magos (claro, só vimos uma instância disso, mas ainda foi interessante de colocarem).

Gato de Ulthar-

Eu acho que não há uma hierarquia, no caso do Adolf, como ele não conseguiu virar mago, talvez ele não tenha muita afinidade com as fadas? Teve que partir para outras fontes de conhecimento, que não necessariamente são inferiores ou superiores.
Uma outra pergunta, será que podemos chamar o Elias de vilão? Lembro que foi comentado que ele sempre pareceu um tanto maléfico, seja pela sua aparência, seja pelos seus atos. Acho que a cena que melhor demonstra isso é a seguinte:

Vinicius Marino-

Ah, eu não compro ele como malvado. Ele está fora da moralidade, isso sim, o que acaba criando atritos. A Yamazaki já o humanizou demais ao longo da história para simplesmente lança-lo como antagonista.
Bom, pelo menos é o que eu espero

Diego-

De fato, ele não cabe como vilão.

Fábio "Mexicano"-

Não me pergunta essas coisas que eu vou falar de novo qual foi a primeira coisa que ele fez no anime :stuck_out_tongue:
Enfim, de todo modo, ele não é retratado como vilão, e esse é potencialmente o problema. Ele é abusivo, mas isso é romantizado. O Elias supostamente estava aprendendo, mas voltou à estaca zero na reta final. Ele não é um vilão no anime, mas na vida real alguém como ele seria um vilão.

Gato de Ulthar

Ele me parece uma perfeita encarnação de um herói byroniano! Pois se desvia dos padrões morais com atitudes pra lá de questionáveis, mas ao mesmo tempo, é capaz de grande afeição por uma pessoa, no caso a Chise. Comparei-o mentalmente ao Heathcliff, o vil mas apaixonado protagonista do O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë.

Vinicius Marino-

Heathcliff é uma excelente comparação. Por um lado, ele é decididamente maligno. Por outro, você percebe que ele tem razão - ou, pelo menos, uma razão para agir como age. Lembro-me de ter ficado terrivelmente dividido quando li o livro.

Gato de Ulthar-

Foi isso que senti lendo o livro também, o que nos faz ainda poder simpatizar e entender o Elais, mesmo com suas atitudes consideradas más. Com isso, encerro este Café com Anime, e até a próxima semana, e que ela chegue logo, pois estamos ansiosos para a reta final deste anime.

Postagens mais visitadas